18/02/25
Por JC
http://blogfolhadosertao.com.br
Segundo o governo, o valor significa um crescimento de 30,4% em relação a 2024 e representa a maior pactuação da história do Estado para a área social

Logo após os anos críticos da pandemia da covid-19, em 2022, a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) apresentou um relatório sobre a fome no Brasil. Na época trouxe um recorte dos Estados e apontou que 2,1 milhões de pernambucanos conviviam com a insegurança alimentar, de moderada a grave. O levantamento constatou que a cada 10 pernambucanos, 4 estavam com fome. No País, chegava a 33 milhões o número de brasileiros sem ter um prato de comida.
Além da fome, sobretudo a capital pernambucana, sofre com o crescimento da população em situação de rua. O Censo da População de Rua realizado, em 2023, pelo Instituto Menino Miguel, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a prefeitura do Recife, mostrou que a cidade tem 1.806 moradores de rua. No dia-a-dia esses moradores vão se deslocando e se abrigando em diferentes locais. Recentemente, o histórico Teatro de Santa Isabel se transformou em local de ocupação à noite.
NO ORÇAMENTO
“Assistência social é prioridade no nosso governo e demonstramos isso com atitude e coragem, colocando no orçamento ações que há muitos anos o Estado não via. Estamos trabalhando junto aos municípios garantindo recursos e pagamento em dia para que eles possam chegar mais perto da população que mais precisa”, afirma Raquel Lyra.
