Deputado Joel da Harpa é um dos alvos de operação contra peculato e lavagem de dinheiro

28/02/25

Por Moreu Araújo

hrrpt://blogfolhadosertao.com.br

Em vídeo, parlamentar confirmou que foi alvo de mandado de busca e apreensão e disse que policiais ‘encontraram’

 (Roberto Soares/Alepe)

Roberto Soares/Alepe
O deputado estadual Joel da Harpa (PL) é um dos alvos da Operação Projeto Restrito, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (27), contra uma suposta organização criminosa voltada à prática dos crimes de peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.
A informação foi confirmada pelo próprio deputado em suas redes sociais. Em vídeo, Joel da Harpa contou que, por volta das 8h, saía para trabalhar em uma agenda no interior do Estado quando recebeu uma ligação da esposa informando que a Polícia estava em sua casa.
Em nota, a Polícia Civil não divulgou oficialmente a lista de alvos nem detalhou como funcionaria o suposto esquema investigado na operação. Ao todo, a ação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão domiciliar, em endereços não informados pelas autoridades. Também houve bloqueio judicial de ativos financeiros, de acordo com a Polícia Civil.
“Há 3 dias, houve autorização para que houvesse essa busca. Autorizei, lógico, a entrada da Polícia Civil no meu apartamento e o que eles encontraram? Meus filhos dormindo e minha esposa tomando café da manhã”, declarou Joel da Harpa, sobre a batida na sua casa.

O deputado nega ter cometido irregularidades. Segundo relatou, a casa teria sido “vasculhada” e os agentes “nada encontraram”.
O parlamentar disse, ainda, que teria conversado com o delegado responsável pela operação por telefone e foi informado que “havia uma investigação de 2015” contra ele. Esse caso citado pelo deputado, no entanto, não trata de falsificação de documento — e não dos supostos crimes investigados na Operação Projeto Restrito.
“E aí fica a pergunta: como a polícia encontraria alguma coisa na minha casa, mesmo que supostamente houvesse alguma coisa de 10 anos atrás. Lógico que não encontraria”, afirmou o parlamentar. No vídeo, Joel da Harpa também disse “confiar na Polícia Civil do Estado e na Justiça”.
Outra investigação
Com 19.794 votos, Joel da Harpa foi eleito pela, primeira vez, em 2014, um ano antes da outra investigação mencionada por ele no vídeo.
Em outubro de 2015, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) denunciou que ele teria divulgado um documento falso, no Blog do Joel da Harpa e em diferentes perfis de redes sociais, que daria a entender que ele havia sido alvo de “perseguição por parte do comando da Polícia Militar”.
Ainda de acordo com o MPPE, a falsidade do documento teria sido comprovada pelo Gerência de Correição da Secretaria de Defesa Social (SDS).
“A fraude teve como beneficiário principal o denunciado Joel, cuja votação obtida deveu-se em grande parte à notícia em questão”, diz trecho do documento. “Como vítima a Administração Pública como um todo e, em especial a militar”.
A denúncia foi aceita pelo juiz Francisco de Assis Galindo de Oliveira, titular da Vara da Justiça Militar, no dia 11 de fevereiro deste ano.
“Recebo a denúncia, diante da notícia de crime militar em tese e indícios suficientes de autoria, de acordo com a peça informativa, de modo a autorizar a instauração de relação jurídica processual, não se cogitando causas de extinção de punibilidade”, registrou o magistrado.
facebook sharing button
twitter sharing button
linkedin sharing button
telegram sharing button
whatsapp sharing button
sms sharing button
email sharing button
copy sharing button
sharethis sharing button

Mais notícias

João Campos pede que Carnaval 2025 seja celebrado com “alegria” no Recife

28/02/25

Por Yuri Teixeira

http://blogfolhadosertao.com.br
Prefeito da cidade também destacou os empregos gerados ao longo da Folia de Momo
No dia que o Carnaval do Recife abriu alas para os foliões, nesta quinta-feira (27), o prefeito da cidade, João Campos, pediu que a festividade seja celebrada com “alegria” pelos fãs da Folia de Momo. Neste ano, a expectativa é que a capital pernambucana receba 3 milhões de pessoas no período.

“Expectativa de público enorme. O Recife tem um carnaval de rua, um carnaval democrático, acessível, e é uma festa linda com a cultura popular que temos em todo o Brasil”, iniciou o prefeito.

“A gente deixa uma mensagem de muita alegria. A gente convida todo mundo para brincar no carnaval do Recife, aproveitar, brincar em paz, em harmonia e com respeito. Temos a expectativa de mais de 3 milhões de pessoas circulando na cidade”, seguiu.

Em 2025, a Prefeitura do Recife optou por estender o Carnaval até o fim da próxima semana. Pelo palco do Marco Zero, por exemplo, passarão artistas como Ney Matogrosso, Raphaela Santos, João Gomes, Priscila Senna, Pablo Vittar, Alceu Valença e Alcione.

Exaltando a cultura local, o prefeito João Campos destacou a presença dos grandes artistas na festividade.

“É um carnaval ainda maior esse ano, que a cada ano podemos apresentar nossa cultura e receber a grande cultura brasileira. É um carnaval que acolhe. Fico feliz quando vejo que qualquer grande artista brasileiro quer estar aqui”, seguiu, antes de dar ênfase aos empregos gerados no período da Folia.

“A gente sabe que além da festa, da cultura e do turismo, tem uma movimentação econômica muito expressiva, principalmente com os empregos gerados. São mais de 50 mil postos de trabalho. Só pela PCR tem mais de 6.500 pessoas trabalhando”, pontuou João Campos.

Leia também
• Abertura do Carnaval do Recife empolga o público que lota o Marco Zero, principal polo da folia
• Carnaval de Olinda é aberto oficialmente; shows completam a programação nesta quinta (27)

 

Carnaval 2025: Raquel Lyra acompanha folia em todas as regiões do Estado

28/02/25

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Prestigiando a programação do maior e melhor Carnaval do mundo, a governadora Raquel Lyra I foto) cumpre extensa agenda em todas as regiões do Estado durante o período momesco.

Em 2025, o Governo de Pernambuco investe mais de R$ 54 milhões na festa, garantindo que não falte incentivo às atrações artísticas, segurança e toda a infraestrutura necessária para que pernambucanos e turistas aproveitem a folia desde o Litoral até o Sertão.

A gestora inicia a sua participação nos festejos já nesta quinta-feira (27), às 18h, durante a abertura do Carnaval de Olinda. No Sábado de Zé Pereira (1º), a governadora marcará presença no maior bloco carnavalesco do planeta, o Galo da Madrugada, que arrasta uma multidão no Centro do Recife.

No domingo (2), Raquel Lyra prestigia o Carnaval de Bezerros, no Agreste do Estado, onde nasceram os Papangus. Já na segunda-feira (3), pela manhã ela acompanha a apresentação de grupos de Maracatu de Baque Solto em Nazaré da Mata e à tarde curte a folia na Casa da Rabeca, em Olinda.

Na terça (4), a governadora visita três municípios do interior: Aliança, na Mata Norte, Pesqueira, no Agreste, e Triunfo, no Sertão, terra dos Caretas.

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

18h – Abertura do Carnaval de Olinda

Local: Praça do Carmo, Olinda-PE

Foto: Miva Filho/Secom

Governo do Estado assegura regularização fundiária para mais de 500 famílias da comunidade Nova Morada, no bairro da Várzea, em Recife

27/02/25

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

 

A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quarta-feira (26), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para iniciar a regularização fundiária na comunidade Nova Morada, no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife. A medida é uma ação do programa Morar Bem Pernambuco e contribuirá para realizar o sonho da casa própria de mais de 500 famílias, atendendo a uma demanda de mais de quatro décadas. A participação da gestão estadual ocorre por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart) e em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que cedeu ao Estado o terreno onde os imóveis da comunidade se encontram, e com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

“Através do Morar Bem Pernambuco, o primeiro programa de política habitacional de Pernambuco, recebemos da UFRPE o terreno onde essas pessoas moram há mais de 40 anos. Por meio da Perpart, vamos regularizar as casas e entregar o título de propriedade dentro do tempo previsto no acordo de cooperação técnica. Essa luta foi de muita gente e para nós é uma honra e uma alegria ser o instrumento que permitirá às pessoas viverem em paz e com tranquilidade na sua casa. Já entregamos 8 mil escrituras, mas nossa meta é 50 mil”, destacou a governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause.

O pacto firmado entre as instituições prevê a doação da área de 24,15 hectares pertencente à UFRPE e identificada como Gleba 3/Nova Morada Zona 6 para o Estado. Com o acordo de cooperação técnica, a Perpart iniciará a regularização fundiária das casas de 567 famílias residentes em Nova Morada. Ao final do processo, todas receberão gratuitamente o título de propriedade das suas casas.

“Essa demanda existia há décadas e não era atendida. Mas assinamos um acordo de cooperação técnica que viabiliza a Perpart começar a trabalhar aqui para garantir a titulação dessa área para as famílias. Hoje é um dia muito especial e esperado. São 24 hectares que terão regularização fundiária, e vamos reforçar as ações na comunidade para fomentar o desenvolvimento econômico social dessas famílias”, disse a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

Representando as famílias de Nova Morada, Marise da Silva, que vive na comunidade há 10 anos, comemorou o acordo. “É uma vitória muito importante para quem passa pelo medo de ser despejado a qualquer momento ter esse direito garantido. Hoje somos donos da nossa casa, mas não somos donos do nosso chão e o medo sempre permanece. Esse ato hoje nos permitirá dormir sossegados. Se Deus quiser, em breve, todos os moradores daqui terão direito a sua terra e moradia”, contou.

HISTÓRICO – As reivindicações dos moradores de Nova Morada começaram em 2014, junto à UFRPE com o objetivo de legalizar as moradias. Em 2019, as casas chegaram a ser seladas e cadastradas, acompanhadas do memorial descritivo e da identificação dos moradores, que majoritariamente vivem no local há aproximadamente 40 anos. O trabalho, no entanto, não teve continuidade. Já na gestão da governadora Raquel Lyra, a Perpart articulou com a universidade para conseguir uma solução que beneficiasse os moradores da comunidade. O Tribunal de Justiça se somou aos esforços empreendidos.

“A parceria com o TJPE é para, assim que acontecer a doação da área e ela for registrada no cartório, a gente inicie o processo de cadastramento para regularizar as casas. A Perpart vai escriturar as residências passando para o nome do morador, dentro de um tempo de seis meses a um ano, a depender do trâmite cartorário”, explicou o presidente da Perpart, Francisco Amaral.

“A gente está fazendo a doação definitiva com muitas ações sociais e políticas públicas para a população da Nova Morada. Para a UFRPE, é um momento de muita alegria. Essas pessoas estão aqui há décadas e merecem ter esse título de posse. São gerações e gerações que estão aqui ao nosso redor e fazem parte da nossa história”, declarou a vice-reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria do Socorro Lima, que esteve no evento representando a reitora Maria José de Sena.

O deputado estadual João Paulo participou da agenda e fez um reconhecimento público à iniciativa da gestão estadual. “Vamos comemorar essa vitória, que é a vitória do povo unido, organizado, mas acima de tudo, é a vitória de um governo comprometido com o povo”, pontuou. O vereador Davi Muniz também celebrou a ação. “O tempo de angústia para centenas de famílias chegou ao fim porque o processo de regularização fundiária finalmente se tornou realidade. Cada morador poderá dormir tranquilo, sabendo que o seu lar é seu por direito. Um sonho que parecia distante se tornou possível porque houve compromisso político para resolver um problema histórico”, enfatizou.

Participaram do ato a juíza Roberta Viana Jardim, representando o TJPE; os secretários executivos da Seduh André Fonseca, Francisco Sena e Pedro Ribeiro; os assessores da Casa Civil de Pernambuco, Doduel Varela e Wilson Filho; o conselheiro tutelar do Detran, Lula Legal; e o representante da Associação da Zona 6, Felipe Vicente.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Ação Social: PRF auxilia jovem com confusão mental em Salgueiro

27/02/25

Ascom PRF

http://blogfolhadosertao.com.br

Homem teria recebido proposta de emprego, mas foi abandonado durante a viagem
WhatsApp Image 2025-02-27 at 08.16.32.jpeg

Um jovem de 22 anos que tentava retornar para casa foi auxiliado por policiais rodoviários federais, na noite de quarta-feira (26), na BR 116, em Salgueiro, no Sertão. Ele apresentava sinais de confusão mental e relatou que fazia uso de medicação controlada.

Por volta das 21h40, o jovem foi até a unidade da PRF em Salgueiro para pedir ajuda. Ele contou que havia saído de Teofilândia, sua cidade natal na Bahia, após receber uma promessa de emprego feita por um caminhoneiro, mas ao chegar em Exu/PE, foi abandonado pelo motorista.

O jovem contou ainda que recebeu o apoio da assistência social da região e conseguiu uma passagem para Salgueiro. Os policiais o acolheram e o encaminharam para a assistência social do Hospital Regional de Salgueiro, que se disponibilizou a recebê-lo e buscar contato com os familiares.

Tabira resgata tradição carnavalesca e realiza 1º concurso de Mascarados

27/02/25

Junior Finfa

http://blogfolhadosertao.com.br

 

A Prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, promove, na próxima segunda-feira de carnaval (3), o 1º Concurso dos Mascarados de Tabira. O evento acontecerá às 19h30, no polo da folia, e tem como objetivo resgatar um dos mais tradicionais símbolos carnavalescos da cidade, integrando a programação do Carnaval de Todos 2025.

A manifestação carnavalesca, conhecida originalmente como “Mascarados” em Tabira, remonta ao início do carnaval na cidade. Embora o nome “Papangus” tenha se originado em Bezerros, a prática se consolidou em Tabira com sua própria identidade. Durante muitos anos, os Mascarados foram protagonistas da folia, sendo uma das manifestações mais emblemáticas da cultura local.

O prefeito Flávio Marques ressaltou a importância do evento para fortalecer a cultura tabirense e destacou o compromisso da gestão com o resgate de expressões culturais genuínas. “Incentivar a cultura e dar suporte a quem a preserva e promove é uma das principais prioridades da nossa gestão. Temos orgulho da nossa história, e os mascarados fazem parte dessa tradição. É uma expressão popular que permanece em nossa memória e que merece todo o nosso incentivo”, declarou.

Os participantes serão avaliados em diferentes categorias, que incluem criatividade e originalidade, e os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro.

Além disso, na sexta-feira de carnaval (28), os Mascarados irão às ruas durante o desfile do “Vassourão”, que começará às 19h em frente à Prefeitura. O evento contará com a animação de orquestra de frevo, paredões de som e fará parte da programação oficial do Carnaval de Tabira.

Galo Gigante se ergue na Ponte Duarte Coelho e anuncia a chegada do carnaval

27/02/25

Adelmo Lucena

http://blogfolhadosertao.com.br

Centenas de foliões se reuniram para ver a subida de um dos maiores símbolos do Carnaval do Recife na Ponte Duarte Coelho

sharethis sharing button

A paleta de cores do Galo traz tons quentes que remetem ao frevo e a importantes manifestações carnavalescas (Foto: Sandy James/DP Foto)

A paleta de cores do Galo traz tons quentes que remetem ao frevo e a importantes manifestações carnavalescas (Foto: Sandy James/DP Foto)
Na Ponte Duarte Coelho, todos os olhares se voltaram para o céu do Recife na noite desta quarta-feira (26) para ver a subida do Galo Gigante, que marca oficialmente a chegada do carnaval. Centenas de foliões participaram do ritual que mistura emoção, tradição e cultura.
A estrutura do Galo Gigante deste ano é a maior já feita, com 32 metros de altura — cinco a mais do que nos anos anteriores — e oito toneladas. A peça é assinada por Leopoldo Nóbrega e Germana Xavier e traz referências ao meio ambiente, inclusão social e patrimônio cultural. A alegoria traz ainda outros detalhes, por exemplo, nos seus pés, que trazem mensagens de respeito e deferência à inclusão da população neurodivergente;.
A paleta de cores do Galo traz tons quentes que remetem ao frevo e a importantes manifestações carnavalescas. O branco, verde, amarelo, azul e vermelho também estão presentes nas sombrinhas de frevo, nos brinquedos da La Ursa, bem como nas golas do Maracatu Rural. Além disso, a estrutura faz uma saudação ao meio ambiente com os Jardins Históricos do Recife de Burle Marx e homenageia os catadores de lixo. As sandálias são feitas no estilo Muxarabi e confeccionadas com pneus reciclados.
Nada disso passou despercebido pela dona de casa Susi Iara, de 52 anos, que tem o Galo como uma “divindade” do Carnaval. “Venho todos os anos ver a subida e este ano ele está perfeito, principalmente porque está com o símbolo do autismo. Isso é importante para todos saberem que eles merecem respeito. Quando vi a subida do Galo, me arrepiei toda e até chorei. Fico emocionada. É uma sensação que só quem gosta de carnaval entende. Para mim, essa época do ano significa alegria e paz, que são coisas que todos devem ter. O Galo une crianças, adolescentes, adultos e idosos”, afirmou.
A subida do Galo Gigante é um dos eventos mais aguardados pelos foliões, incluindo os turistas que chegam à capital pernambucana neste período. Foi o caso de Gustavo Lima,de 34 anos, que veio de Manaus para conhecer o carnaval recifense e fez questão de ir para a Ponte Duarte Coelho. “Vim com minha esposa e meu filho, além da minha prima que é daqui de Pernambuco. É a primeira vez que venho para a subida do Galo e achei muito bonita essa cultura. Fiquei sabendo que ele foi feito com materiais recicláveis e achei isso muito importante. Comparando com Manaus, o carnaval de Recife é muito maior porque lá tem apenas blocos de bairros”, disse.
Uma foliã recifense que decidiu ver a subida do Galo Gigante pela primeira vez foi a aposentada Sosia Berenstein. “Achei o Galo maravilhoso e, sem dúvidas, é o mais bonito de todos os anos. O colorido está muito bonito. Como não vou brincar no Galo da Madrugada deste ano, decidi ver a subida e combinei de vir com minha cunhada”, registrou.

Empresa RM e Prefeitura de Salgueiro não pagam salários de mais de 200 trbalhadores

27/02/25

http://blogfolhadosertao.com.br

Comenta-se que  a empresa RM é de propriedade do presidente da  Câmara Municipal do Recife,  Romerinho Jatobá

 

 

Uma situação muito complicada. É o que se pode dizer  sobre o problema criado  pela empresa RM  e a Prefeitura Municipal de Salgueiro na gestão do ex-prefeito Marcones Libório de Sá,   acusadas de não pagar os salários de mais de duzentos empregados referentes ao mês de dezembro de 2024.

Uma comissão de trabalhadores `pediu providências ontem (26)  ao prefeito Fabio Lisandro Barros e à Câmara de Vereadores de Salgueiro, alegando que  a situação está muito complicada porque  tanto a empresa RM quanto o governo municipal  têm conhecimento do problema mas não tomaram nenhuma iniciativa durante o meses de janeiro e fevereiro, que  está terminando.

Jairo Veríssimo, que integra a comissão que representa os trabalhadores,    disse ao Blog Folha do Sertão que os trabalhadores  tentaram levar o caso diretamente ao prefeito Fábio Lisandro, mas foram informados que ele estava com  uma agenda fora da prefeitura. “Fomos recebidos pelo  secretário de administração Tiago Rocha, que  não deu uma resposta satisfatória aos trabalhadores que esperavam uma uma solução para um caso que  é de conhecimento de todos”, comentou.

Os trabalhadores  foram bem recebidos pela Câmara de Vereadores – durante reunião plenária, com direito a fazer o uso da palavra,  e obtiveram  a promessa dos vereadores que  vão   buscar uma solução para o problema que é grave. ” São pessoas contratadas há mais de dois anos, como é o caso da minha mãe, Maria Aparecida,  disse Jairo Veríssimo,  lembrando que  os trabalhadores não receberam o salário de dezembro, os demitidos não foram indenizados e a maioria corre o risco de ter o nome sujo, por não pagarem seus compromissos, como  aluguel de casa, água, luz, e boletos de prestações.

Segundo comentários,  a RM pertence  ao vereador e presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá, que teria  deixado de honrar seus compromissos com os trabalhadores  nos meses de setembro, outubro e novembro.  “Fomos informados que a gestão do ex-prefeito Marcones Libório de Sá teria assumido  estes pagamentos, mas deixou de pagar aos trabalhadores terceirizados  no mês de dezembro, além da devida indenização dos demitidos,  disse Jairo Veríssimo  lembrando que até o momento os trabalhadores ainda não levaram o caso à Justiça do Trabalho.

 

 

 

Tradições do Carnaval: “Os Caretas” e a encantadora festa de Triunfo

27/02/25

Por Letícia Lins/Do Oxe Recife

http:/blogfolhadosertao.com.br

 

Estamos à véspera da maior festa popular do Recife (e também do Brasil, claro). Podemos dizer que o carnaval de Pernambuco é muito mais amplo, talvez o mais diversificado do país. Por esse motivo, nos próximos dias estaremos lembrando as tradições da nossa mais alegre festa, assinalando manifestações que tanto podem ter surgido na capital do frevo quanto no interior do estado. As postagens podem ser escritas por mim, por leitores, ou estudiosos do assunto. O espaço está aberto.

E a primeira da série é escrita pela amiga Wanessa Campos. Na semana passada, assinalei aqui que era difícil um turista do Sul optar por passar o carnaval em uma cidade tão distante quanto Triunfo se tem opções de carnaval gigantesco, como Olinda e Recife. Isso quando a Governadora Raquel Lyra tomou a Avenida Paulista (SP), para vender o carnaval de “Pernambuco, meu País”, mostrando caretas e papangus. Sertaneja da gema – é do Pajeú – a colega Wanessa envia um texto ao #OxeRecife enaltecendo o carnaval de Triunfo, e falando do folguedo Os Caretas, manifestação cultural que é tradição daquele município, localizado a 451 quilômetros do Recife e um dos mais pitorescos e bonitos do Sertão de Pernambuco.

Desafios a serem enfrentados pela governadora de Pernambuco com a ida para o PSD

27/02/25

Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Raquel Lyra vai sair do PSDB e filiação ao partido de Kassab e André de Paula está marcada para 10 de março
Quase dois anos de negociação para mudar de partido e os desafios da governadora Raquel Lyra estão apenas começando. No próximo dia 10 ela migra do PSDB, legenda que a acolheu nas eleições majoritárias, para o PSD do ministro André de Paula, em Pernambuco, ou o PSD de Gilberto Kassab, nacionalmente.

Aliás, o líder da sigla no Brasil virou seu porta-voz, logo dela que até ontem, em entrevista nó município de Itapetim, dizia ser porta-voz de si mesma. Kassab, segundo o site Metrópoles, distribuiu convites de filiação antes de a governadora posicinar-se oficialmente.

Raquel Lyra entrará em um partido sem nomes de Pernambuco na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados e apenas um vereador na capital. O PSD elegeu, em 2020, 14 prefeitos,  e outros quatro no último pleito. Ainda assim manteve o quinto lugar no ranking dos que mais conquistaram prefeituras no Estado.

Vai precisar reforçar as articulações para dar mais musculatura à legenda, que tem três ministérios no Governo Lula: Minas e Energia; Agricultura; e Pesca.

Ajudou a fortalecer o PSDB, que saiu de cinco prefeituras, para 31 em 2024. Mas há algum tempo vem divergindo das posturas, em um processo considerado desgastante e insustentável por alguns.

Agora, o partido acena com a possibilidade de ter o deputado e adversário Álvaro Porto no controle da legenda no Estado. Se isso acontecer e a federação com o Cidadania for mantida, nomes como o da vice-governadora Priscila Krause deverão tomar outro rumo.

O PSDB também discute fusão com o Solidariedade, comandado por Marília Arraes, outra rival, e que deseja liderar a junção.

Está na hora de a governadora não deixar 2026 para 2026.

Depois de Vitória
Uma manifestação levou a Câmara de Vereadores de Moreno a retirar de pauta, ontem, o projeto de lei propondo título de cidadão ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Dos 17 vereadores, 15 são contra, entre eles Mozart Bruno (PSD). No Recife, a vereadora Liana Cirne comemorou. Mas a proposta do vereador Edilson Matias (Republicanos), o Calango, volta à ordem do dia na terça (11).

Moradia
A governadora Raquel Lyra assina hoje à tarde acordo para regularização fundiária da Comunidade Nova Morada, na Várzea. São 500 famílias que moram na área há 40 anos. O terreno é da Universidade Rural  e será doado à Perpart para que Governo e Tribunal de Justiça providenciem as escrituras.

Unanimidade
Nem precisou de eleição. O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) se articulou e conseguiu apoio de todos os líderes partidários para assegurar a presidência da Comissão de Agricultura na Alepe. É a única forma de a indicação ser feita por ofício.

Suplementar

Os pré-candidatos à Prefeitura de Goiana Eduardo Batista (Avante) e Marcílio Régio (PP) estão animados com a decisão do TRE-PE que marcou a eleição para 4 de maio. Antes mesmo do calendário oficial já estão nas ruas atrás de voto.