Lílian Knapp: morre cantora da dupla com Leno na jovem guarda

23/02/25

Agência O lobo

http://blogfolhadosertao.com.br

Em carreira solo, a estrela estourou em 1978 com ‘Sou rebelde’, versão feita por ela mesma de hit do pop espanhol
Morreu neste sábado (22), aos 76 anos, a cantora Lílian Knapp, sucesso na jovem guarda em dupla com o cantor Leno. Ela lutava contra um tumor agressivo na pélvia.

Marido da artista, o produtor Cadu Nolla chegou a pedir ajuda para custear ao tratamento e a internação, através de uma vaquinha virtual.

No Instagram oficial da cantora, veio a notícia: “É com muito pesar que anunciamos a morte da cantora, compositora e artista Lilian Knapp. Estamos em luto pela nossa maravilhosa cantora. De toda sua equipe de mídia social, fica nosso respeito e carinho. Seu legado vai continuar eterno na música. Lilian vai continuar no nosso coração. Sua estrela ainda brilha entre nós.”

Carioca, Sílvia Lília Barrie Knapp conheceu o potiguar Gileno Osório Wanderley de Azevedo (o Leno) aos 6 anos de idade. Quando ela tinha 15, os dois, que eram vizinhos em Copacabana, começaram a cantar juntos. Em 1965, quando Leno retornou do Nordeste, formaram a dupla Leno e Lílian.

Em 66, eles estouraram com uma composição de Lílian, “Devolva-me”, parceria com Renato Barros, seu ex-namorado e líder do grupo Renato e Seus Blue Caps. No ano de 2000, a canção voltaria a ser sucesso em uma regravação da cantora Adriana Calcanhotto. Os dois ainda tiveram sucessos como “Pobre menina” e “Eu não sabia que você existia”.

Primeira mulher a compor um rock original em português, “O pica pau” (gravado originalmente por Erasmo Carlos), Lílian se destacou também como versionista de canções dos Beatles, como “You´re going to loose that girl (Meu primeiro amor)”, e “You wont see me (Até o fim)”, gravadas por Renato e Seus Blue Caps. Em 1967, ela assinou “Se tu não fosses linda”, versão para a canção italiana “Se tu non fossi bella come sei” lançada por Agnaldo Timóteo, no LP “Obrigado querida”.

Em 1968, com o fim da dupla, Lílian passou a seguir carreira solo. Voltou a se reunir com Leno em 1972 e 1973, quando lançaram mais dois discos pela CBS. Pouco depois, a dupla novamente se separou. Em 1975, ela voltou às paradas de sucesso com “Como se fosse meu irmão”, de sua autoria e de Márcio Augusto, em disco que vendeu 500 mil cópias, e chegou a ser incluída na trilha sonora do longa-metragem “Pixote”, de Hector Babenco.

Em 1978, porém, viria o maior sucesso de sua carreira solo: “Sou rebelde”, versão sua para “Soy Rebelde”, do espanhol Manuel Alejandro (hit da cantora Jeanette), que vendeu cerca de um milhão de discos no ano seguinte e teve regravações de Paquitas, Chico César, Marisa Orth e a banda Virgulóides.

Ao longo dos anos 1980 e 90, Lílian trabalhou em estúdios como backing vocals para artistas como Gal Costa e compôs para Sandra de Sá, José Augusto, Sandy e Júnior e Zezé di Camargo e Luciano. Em 1995, ela voltou a se reunir a Leno para participar das gravações e shows em homenagem aos 30 anos da Jovem Guarda. No ano seguinte, fez com o parceiro uma grande excursão que percorreu todo o país. Em 2001, lançou o CD “Lílian Knapp”.

Em 2008, a cantora lançou seu projeto de rock underground Kynna, com o o guitarrista Luis Carlini e o marido Cadu Nolla, na bateria, gravando composições de artistas de rock da época, como Júpiter Maçã, Graforréia Xilarmônica, Bidê ou Balde e Autoramas. O grupo lançou, de forma independente, o álbum “Underground”.

Com a morte de Leno, em dezembro de 2022, Lilian seguiu definitivamente em carreira solo. Em novembro do ano passado, ela fez seu último show na Ed Carnes, churrascaria pertencente a Ed Carlos, outro astro da jovem guarda.

Leia também
• Morre Mércia Pinheiro, mãe do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, aos 75 anos
• Morre Souleymane Cissé, cineasta maliano pioneiro do cinema africano em Cannes, aos 84 anos
• Morre Marian Turski, presidente do Comitê Internacional de Auschwitz

Papa Francisco precisou de transfusão de sangue e estado de saúde segue ‘crítico’

23/02/25

AFP

http:blogfolhdosertao.com.br

Comunicado divulgado neste sábado menciona crise respiratória asmática de longa duração, anemia e indica que o pontífice passou por transfusões

 

O estado de saúde do papa Francisco, que tem 88 anos e está internado há mais de uma semana, segue sendo “crítico” e seu “prognóstico é atualmente reservado”, indicou o Vaticano na tarde deste sábado (22). O comunicado menciona que o pontífice teve uma crise respiratória asmática de longa duração e anemia, e revela que o papa passou por transfusões de sangue.

“As condições do Santo Padre continuam críticas, portanto, como explicado ontem [sexta-feira], o papa não está fora de perigo. Esta manhã [de sábado], o Papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática de longa duração, que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio”, diz o comunicado.

“Os exames de sangue de hoje também mostraram uma plaqueostomia, associada a anemia, que exigiu a administração de transfusões. O Santo Padre continua vigilante e passou o dia na poltrona, embora mais debilitado do que ontem. No momento, o prognóstico é preservado”, completa a nota.

A “plaquetopenia” citada na nota é a diminuição no número de plaquetas no sangue. A condição também é conhecida como trombocitopenia e pode surgir por diversos motivos clínicos, como infecções, deficiências vitamínicas, doenças do sistema imunológico ou patologias hereditárias.

O Papa Francisco está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. Ele deu entrada na unidade após sentir dificuldade para respirar por vários dias. No hospital, foi diagnosticado infecção respiratória polimicrobiana, quadro causado por mais de um agente, como bactérias e/ou vírus.

Vamos conversar no ZAP?Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

RISCO DE SEPSE

“O papa está fora de perigo? Não, o papa não está fora de perigo”, declarou na ocasião o médico Sergio Alfieri aos jornalistas no hospital romano de Gemelli, onde o papa está internado.

“O verdadeiro risco neste caso é que os germes passem para o sangue”, provocando assim uma sepse potencialmente mortal, explicou. Além disso, “são necessários dias, até semanas, para ver a eficácia […] das terapias que estamos utilizando”, acrescentou.

O papa provavelmente continuará hospitalizado durante toda a próxima semana e, pela segunda vez consecutiva, não fará a oração do Angelus neste domingo.

A hospitalização, a quarta desde 2021, reacendeu a preocupação com a saúde do líder da Igreja Católica, já debilitado por uma série de problemas nos últimos anos, incluindo operações de cólon e do abdômen, além de dificuldades para caminhar.

FAKE NEWS E ESPECULAÇÕES SOBRE RENÚNCIA

A inquietação com a saúde do pontífice aumentou após a divulgação de informações falsas nas redes sociais, principalmente na plataforma X, que noticiavam sua morte em vários idiomas.

A internação de Jorge Bergoglio, líder espiritual de 1,3 bilhão de católicos e chefe de Estado da Cidade do Vaticano, também alimentou especulações sobre sua capacidade de continuar no cargo. O direito canônico, no entanto, não prevê nenhum dispositivo para o caso de um problema que afete sua lucidez.

Também levantou especulações sobre uma possível renúncia, alimentadas pelos opositores de Francisco, em particular nos círculos conservadores católicos.

“Tenho a impressão de que são especulações inúteis”, comentou neste sábado o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado e número dois do Vaticano, em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera.

“Não vale a pena que alguns grupos pressionem por uma renúncia. Já o fizeram várias vezes nos últimos anos, e esta só pode ser uma decisão completamente livre do Santo Padre, para que seja válida”, declarou ao jornal La Nación o cardeal argentino Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé e muito próximo de Francisco.

“Não vejo clima de pré-conclave, não vejo mais conversas sobre um possível sucessor do que algo que acontecia há um ano, ou seja, nada especial. Até o momento, percebo bastante respeito”, afirmou.

Vários fiéis e religiosos se reuniram ao redor de uma estátua de João Paulo II localizada em frente ao hospital para rezar pela recuperação de Francisco.

Apesar dos problemas de saúde dos últimos anos, o papa Francisco, conhecido por sua força de caráter, manteve uma agenda intensa, embora seus médicos insistam que ele deveria reduzir um pouco suas atividades.

Carnaval 2025: Salgueiro terá camarote de inclusão social e cultural

23/02/25

Ascom PMS
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo

 

Com objetivo de propiciar uma animada experiência de Carnaval para todos, a Prefeitura de Salgueiro vai instalar o “Camarote da Inclusão Social e Cultural” no Polo Bomba, onde grandes artistas se apresentarão no palco principal entre os dias 1° e 4 de março. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social, em consonância com as diretrizes da Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) do Governo de Pernambuco.

As inscrições podem ser realizadas entre essa segunda, 24, e quinta-feira, 27, nos CRAS I a II, localizados no Loteamento Asa Branca e Cohab, respectivamente. Para quem não puder se deslocar às unidades, existe a opção de se inscrever pela internet, através deste formulário virtual (colocar o link). Serão disponibilizadas 40 vagas por noite para pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla e seus acompanhantes. Os critérios de participação podem ser consultados no edital.

O camarote contará com uma equipe multiprofissional de assistência, incluindo intérprete de Libras, além de uma estrutura sinalizada com rampas de acesso, corrimão e banheiro químico adaptado. Aos participantes que precisarem de auxílio para a locomoção até o Polo Bomba, a Secretaria de Desenvolvimento Social disponibilizará transporte gratuito. O coletivo tem horário de saída previsto para as 17h, seguindo um itinerário que será publicado no site da prefeitura após o encerramento das inscrições.

Link do formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeEXvi23u6IU_te-tl93M7o8RXnDzpA1ERZzFIYDgWPN9aB8g/viewform

Link do edital: https://salgueiro.pe.gov.br/20250222-02/EDITAL-001-2025-CARNAVAL-DA-INCLUSAO.pdf

Santa Cruz e Maguary ficam no empate e avançam juntos à semifinal do Pernambucano

23/02/25

Por  Maria Eduarda Lima

http://blogfolhadoserto.com.br

Com as vagas no G-2, o Tricolor e o Azulão aguardam os vencedores das quartas de final para conhecer seus próximos adversários; Cobra Coral volta à Copa do Brasil
Campeonato Pernambucano já tem seus dois primeiros semifinalistas definidos. Em um jogo morno e pouco criativo, Santa Cruz Maguary empataram sem gols neste sábado (22), na Arena de Pernambuco, e avançaram juntos para a semifinal do Estadual.Com a classificação garantida, o Tricolor e o Azulão aguardam agora os vencedores dos confrontos entre Decisão e Sport, e entre Retrô e Náutico, respectivamente, para definir seus próximos adversários. Os primeiros jogos da semifinal estão agendados para os dias 8 e 9 de março, e as partidas de volta acontecem nos dias 15 e 16.

O ponto conquistado, acima de tudo, foi crucial para o Santa Cruz se consolidar na liderança e garantir vaga na Copa do Brasil de 2026, competição na qual o Tricolor não disputa há dois anos.

Leia também

• Santa Cruz: titular absoluto no gol do Tricolor, Rokenedy renova contrato até 2026

• Santa Cruz: Matheus Melo reforça discurso de manter humildade para sair na liderança

• Santa Cruz oficializa as compras de João Pedro e Thiaguinho

O jogo

Os primeiros 45 minutos da partida entre Maguary e Santa Cruz foram marcados por um futebol pouco atrativo e abaixo do que ambas as equipes já apresentaram na competição. Diferente das boas atuações que os mantiveram na briga pelo G-2, os times tiveram uma atuação apagada em um primeiro tempo morno, com poucas finalizações e muitos erros na construção ofensiva.

O Santa Cruz teve suas duas primeiras chances nos minutos iniciais com João Pedro, em cobrança de falta, e Thiaguinho, que arriscou de fora da área, mas sem sucesso. Já o Maguary apostava nos contra-ataques de João Guilherme, que teve seus lances travados pela defesa tricolor.

Aos 12 minutos, a ausência de um centroavante ficou evidente para o Santa. João Pedro arrancou bem e cruzou na área. O goleiro do Azulão espalmou para frente, mas ninguém apareceu para finalizar. O Maguary teve sua melhor oportunidade aos 23, quando Eduardo Guedes, ex-Santa Cruz, finalizou por cima após uma cobrança de falta. Cinco minutos depois, o Tricolor respondeu com João Pedro, que furou na hora decisiva e desperdiçou a oportunidade.

Nos minutos finais, uma chance para cada lado. O Maguary tentou com Erick Cunha, mas o goleiro Rokenedy saiu bem e evitou o perigo. O Santa, por outro lado, teve a grande chance no último minuto, com Matheus Vinícius, mas a defesa do time de Bonito travou no momento certo e a primeira etapa se encerrou com o placar zerado.

Segundo tempo

As equipes voltaram para a segunda etapa com mais intensidade, criando oportunidades logo nos primeiros minutos. Logo aos dois, o Santa Cruz teve sua primeira finalização perigosa após cobrança de falta de Thiaguinho. Lucas Siqueira subiu bem, mas cabeceou na trave. Pouco depois, Thiaguinho arriscou chute pela esquerda, mas parou nas mãos do goleiro.

O Maguary respondeu com Marquinhos, que cabeceou por cima do gol após cruzamento. O Santa seguiu pressionando e, em um intervalo de dois minutos, João Pedro teve duas boas chances. Na primeira, finalizou por cima. Na segunda, bateu forte de fora da área, obrigando o goleiro do Maguary a fazer a primeira grande defesa da partida.

Aos 20 minutos, Eduardo Tanque caiu na área após dividida com Guedes e reclamou de pênalti, mas a arbitragem mandou seguir. Dois minutos depois, o Santa voltou a chegar com perigo, mas João Pedro ficou caído dentro da área.

O ritmo caiu na parte final do jogo, e as defesas levaram a melhor sobre os ataques. Nos minutos finais, o Santa Cruz pressionou e teve duas chances claras de gol. Na primeira, Rafinha cobrou uma falta rasteira e obrigou Juliano a trabalhar. Na segunda, Vini Moura cabeceou e assustou o adversário, mas sem sucesso. Com o placar zerado e a derrota do Náutico para o Decisão por 1×0, Santa Cruz e Maguary avançam diretamente para a semifinal do Pernambucano.

Maguary 0

Juliano; Dudu, Guedes, Sandoval e Pedrinho (Renilson); Memo, Jalysson e João Guilherme (Guilherme Vintém); Ruan (Vitinho), Marquinhos (Jonnathan Lima)  e Erick Cunha (Mateus Henrique). Técnico: Sued Lima.

Santa Cruz 0

Rokenedy; Toty, Matheus Vinicius, William Alves e Rodrigues; Lucas Siqueira (Rafinha), Wagner Balotelli e João Pedro (Vini Moura); Thiaguinho (Vinicius Hora), Matheus Melo (Israel) e Douglas Skilo (Eduardo Tanque). Técnico: Itamar Schülle.

Local: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)

Horário: 16h30
Árbitro: Diego Fernando (PE)
Assistentes: Túlio Caldas e Fernando Antônio (ambos de PE)
Cartões amarelos: Ruan e Renilson (MAG); Vinicius Hora (STA)
Público: 7.806
Renda: R$ 221.009,95