Raquel Lyra recebe o presidente de Portugal e reafirma parcerias estratégicas para o Estado

18/02/25
Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta segunda-feira (17), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que cumpriu agendas no Recife em sua passagem pelo Brasil. Acompanhando uma série de compromissos do chefe de Estado português, a gestora participou da cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e de uma cerimônia e almoço em homenagem ao antigo provedor do Real Hospital Português, Sr. Alberto Ferreira da Costa. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou as agendas.
 
“A presença do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, reforça laços culturais e comerciais entre Pernambuco e Portugal, e sobretudo, celebra as contribuições da comunidade luso-brasileira com o crescimento do nosso Estado e do país. Estive, recentemente, em uma missão oficial em Portugal, assinando convênios e visitando as instalações do novo escritório do Porto Digital Europa em Aveiro. Também estamos buscando em Portugal referências que possam informar o processo de concessão dos serviços de distribuição de água e saneamento aqui em Pernambuco. A relação de Pernambuco com Portugal é sempre sinônimo de alegria e inspiração”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
O presidente de Portugal explicou as razões de escolher Pernambuco como primeira parada em sua passagem pelo Brasil. “Vim homenagear aquele que partiu, o amigo e antigo provedor do Real Hospital Português, Sr. Alberto Ferreira da Costa, e receber o título de Doutor Honoris Causa, que me foi atribuído em 2022, mas acabou se concretizando somente agora. Saio enriquecido destes momentos porque esta visita é importantíssima para a relação bilateral entre Brasil e Portugal”, pontuou Marcelo Rebelo de Sousa.
 
A entrega do título foi feita no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife. A cerimônia foi presidida pelo reitor da UFPE, Professor Alfredo Gomes. “A comunidade acadêmica se sente extremamente prestigiada com a presença do presidente. Este é um título que foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário. O professor contribuiu muito para a área de Direito e representa a defesa de grandes pautas nacionais, como a própria democracia brasileira, e a justiça”, afirmou o reitor.
 
VISITA AO HOSPITAL PORTUGUÊS – Outra agenda voltada para o fortalecimento dos laços entre Pernambuco e Portugal ocorreu na manhã desta segunda-feira, durante uma visita ao Real Hospital Português (RHP), no bairro da Ilha do Leite, no centro do Recife. A visita deu início às comemorações dos 170 anos da instituição de saúde. Na ocasião, houve o descerramento de uma placa em homenagem ao anterior provedor do Real Hospital Português, Sr. Alberto Ferreira da Costa, conhecido como Seu Alberto, que faleceu em outubro do ano passado e é reconhecido como uma personalidade de grande importância no desenvolvimento do hospital.
 
Durante a visita, a governadora e o presidente de Portugal foram recebidos pelo atual provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa Júnior, e Maria do Carmo Ferreira de Castro, filho e viúva do homenageado, respectivamente. A visita seguiu com uma solenidade no Salão Nobre do RHP, com discursos que reforçaram a ligação histórica entre Portugal e Pernambuco, e o reconhecimento da trajetória de uma das instituições de saúde mais tradicionais do Brasil.
 
MISSÃO – Em outubro de 2024, foi realizada uma missão oficial do Governo de Pernambuco a Portugal, liderada pela governadora Raquel Lyra. A missão teve como objetivo o estreitamento de laços entre Pernambuco e Portugal. Na ocasião, a agenda incluiu reunião com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, uma visita ao Instituto Pernambuco-Porto, a assinatura de convênio entre Adepe e Instituto Pernambuco-Porto e o lançamento do Programa de Internacionalização de Startups no Porto Digital Europa, em Aveiro. 
 

Acompanharam as agendas os secretários João Salles (Assessoria Especial e Relações Internacionais), Zilda Cavalcanti (Saúde), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Rayane Aguiar (Executiva de Relações Internacionais); o deputado estadual Renato Antunes; a reitora da UFRPE, Maria José de Sena; a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella; o desembargador Fausto Campos; o embaixador e chefe do Escritório do Itamaraty no Nordeste, Lineu de Paula; o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel; o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; o Conselheiro da Embaixada, Francisco Azevedo; e o prefeito do Recife, João Campos.

Fotos  Janaína Pepeu//Yacy Ribeiro/Secom-

Extrema direita da Argentina: Mais de 100 denúncias criminais são apresentadas contra Milei por golpe com criptomoeda

17/02/25

Por 247

http://blogfolhadosertao.com.br

A expectativa é que, nesta segunda-feira (17), os tribunais definam qual instância federal conduzirá o processo das mais de 100 denúncias
Presidente da Argentina, Javier Milei, discursa em evento, em Montevidéu, no Uruguai - 06/12/2024
Presidente da Argentina, Javier Milei, discursa em evento, em Montevidéu, no Uruguai – 06/12/2024 (Foto: REUTERS/Mariana Greif)

 O presidente da Argentina, Javier Milei, enfrenta uma onda de acusações na Justiça por seu envolvimento no escândalo da criptomoeda $Libra. Até este domingo, 112 queixas criminais já haviam sido apresentadas, incluindo suspeitas de fraude, negociações ilícitas no cargo público, violação da ética e associação criminosa.

Denúncias se multiplicam

Fontes judiciais informaram que 111 dessas denúncias foram registradas digitalmente em diferentes tribunais do país, enquanto uma foi formalizada presencialmente em uma delegacia de Buenos Aires, destaca reportagem da Telesur. O caso foi encaminhado ao promotor Guillermo Marijuan.

As acusações foram feitas tanto por vítimas do golpe quanto por figuras da oposição política, que sustentam que Milei teve participação ativa no esquema. A principal evidência apontada é que o presidente recomendou investimentos na criptomoeda apenas três minutos após seu lançamento público, através de uma postagem nas redes sociais.

Para os denunciantes, a alegação de que Milei teria cometido apenas um “erro” por entusiasmo não convence. Além disso, eles destacam os vínculos diretos entre os desenvolvedores da $Libra e integrantes do grupo político do presidente, La Libertad Avanza.

A expectativa é que, nesta segunda-feira (17), os tribunais realizem um sorteio para definir qual instância federal conduzirá o processo das mais de 100 denúncias.

Ação coletiva na Justiça

O líder da Frente Pátria Grande, Juan Grabois, anunciou que apoiará uma ação coletiva na Justiça Cível contra Milei, buscando indenização para os afetados pelo esquema. Segundo ele, mais de 20 vítimas já aderiram ao processo, que será movido tanto na Argentina quanto nos Estados Unidos.

“O que precisamos demonstrar é que não temos medo”, declarou Grabois. “O medo se espalha, mas a coragem também. Se não enfrentarmos essa situação, eles continuarão cometendo abusos sem fim.”

No mesmo contexto, o deputado Itai Hagman afirmou que também protocolará uma denúncia criminal contra Milei por negociações ilícitas no cargo público, apontando que o presidente interveio diretamente em favor próprio ou de terceiros.

Outro nome de peso na ofensiva judicial contra Milei é Gregorio Dalbón, advogado da ex-presidente Cristina Fernández, que assinou uma das mais de 100 denúncias já registradas. Dalbón rebateu a alegação de Milei de que desconhecia os detalhes do projeto e reforçou que o presidente promoveu publicamente a $Libra no exato momento de seu lançamento.

Pedido de impeachment

O escândalo também ganhou contornos políticos mais amplos. O bloco parlamentar da União pela Pátria (UxP) anunciou que apresentará um pedido formal de impeachment contra Milei. O deputado Esteban Paulon, da província de Santa Fé, confirmou que protocolará a solicitação na próxima segunda-feira, reforçando as acusações contra o presidente pelo mega golpe da criptomoeda $Libra.

A crise gerada pelo caso já abala a gestão de Milei, ampliando a pressão política e jurídica sobre seu governo.

Agenda: Raquel Lyra  recebe  presidente de Portugal, anuncia voo para Madrid e participa de reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE)

17/02/25

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Na manhã desta segunda-feira (17), às 9h30, a governadora Raquel Lyra (foto)  anunciará ações destinadas à Secretaria Estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS-PE). O anúncio será feito durante a 230ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE), da qual participam Estado e municípios.

Em seguida, às 11h, a gestora recebe o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que estará no Brasil pela primeira vez em 2025. Neste horário, o chefe de Estado vai conhecer as instalações do Real Hospital Português.

Às 14h30, a governadora acompanha o presidente de Portugal em uma solenidade na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que concederá a ele o título de Doutor Honoris Causa em função de sua ampla experiência e relevante produção científica na área do Direito.

Ainda nesta segunda, às 17h, Raquel Lyra anunciará, junto à Azul Linhas Aéreas, uma nova operação direta entre o Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, com a capital da Espanha, Madrid, considerada o coração e centro cultural, político e histórico do país europeu.

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Segunda-feira 17 de fevereiro de 2025

9h30 – Participa da 230ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE)
Local: Hotel Jangadeiro (Av. Boa Viagem, 3114, Boa Viagem, Recife-PE)

11h – Visita o Real Hospital Português com o presidente de Portugal
Local: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760, Paissandu, Recife-PE)

14h30- Cerimônia de entrega de título de Doutor Honoris Causa ao presidente de Portugal
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife (Praça Adolfo Cirne, S / N – Boa Vista, Recife-PE)

17h – Anúncio do voo para Madrid com a Azul
Local: Palácio do Campo das Princesas (Praça da República, S/N – Santo Antônio, Recife-PE)

Na manhã desta segunda-feira (17), às 9h30, a governadora Raquel Lyra anunciará ações destinadas à Secretaria Estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS-PE). O anúncio será feito durante a 230ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE), da qual participam Estado e municípios.

Em seguida, às 11h, a gestora recebe o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que estará no Brasil pela primeira vez em 2025. Neste horário, o chefe de Estado vai conhecer as instalações do Real Hospital Português.

Às 14h30, a governadora acompanha o presidente de Portugal em uma solenidade na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que concederá a ele o título de Doutor Honoris Causa em função de sua ampla experiência e relevante produção científica na área do Direito.

Ainda nesta segunda, às 17h, Raquel Lyra anunciará, junto à Azul Linhas Aéreas, uma nova operação direta entre o Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, com a capital da Espanha, Madrid, considerada o coração e centro cultural, político e histórico do país europeu.

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Segunda-feira 17 de fevereiro de 2025

9h30 – Participa da 230ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE)
Local: Hotel Jangadeiro (Av. Boa Viagem, 3114, Boa Viagem, Recife-PE)

11h – Visita o Real Hospital Português com o presidente de Portugal
Local: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760, Paissandu, Recife-PE)

14h30- Cerimônia de entrega de título de Doutor Honoris Causa ao presidente de Portugal
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife (Praça Adolfo Cirne, S / N – Boa Vista, Recife-PE)

17h – Anúncio do voo para Madrid com a Azul
Local: Palácio do Campo das Princesas (Praça da República, S/N – Santo Antônio, Recife-PE)

Castigo: Justiça dá prazo de cinco dias para Eduardo Costa se apresentar e cumprir pena

17/02/25

Midias Sociais

http://blogfolhadosertao.com.br


Imagem colorida do cantor Eduardo Costa - Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que Eduardo Costa se apresente em até cinco dias para cumprir sua pena de prestação de serviços comunitários. A decisão foi tomada pela juíza Maria Tereza Donatti, do 4º Juizado Especial Criminal, após o cantor não cumprir a sentença anteriormente imposta por difamar Fernanda Lima. Ela negou a prisão do sertanejo, que era a recomendação do Ministério Público, mas deu um ultimato.

Determinação judicial

A magistrada estabeleceu que Eduardo Costa compareça à Central de Penas e Medidas Alternativas dentro do prazo “improrrogável” de cinco dias. A decisão reforça que não haverá possibilidade de extensão do período e que o cantor deverá escolher uma instituição conveniada ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para prestar os serviços.

Descumprimento da pena

Eduardo Costa foi condenado por difamação contra Fernanda Lima e inicialmente sentenciado a oito meses de detenção, pena convertida em prestação de serviços comunitários. No entanto, ele não cumpriu a decisão, levando o Ministério Público do Rio de Janeiro a solicitar sua prisão, pedido negado pela Justiça.

A defesa do cantor tentou reverter a pena, pedindo a substituição pelo pagamento de multa, sob o argumento de que sua rotina profissional dificultaria o cumprimento da prestação de serviços. A juíza negou o pedido e classificou a alegação como “risível”.

Origem do caso

O processo contra Eduardo Costa teve início em 2018, após o cantor atacar Fernanda Lima nas redes sociais. Ele criticou a apresentadora por um discurso no programa “Amor & Sexo” e a chamou de “imbecil”, além de acusá-la de promover um programa voltado para “bandidos e maconheiros”. Posteriormente, Costa pediu desculpas públicas, reconhecendo que foi “desrespeitoso” e que deveria ter se posicionado de outra forma.

Papa Francisco está estável e se recupera de infecção respiratória, diz Vaticano

17/02/25
Estadão
http://blogfolhadosertao.com.br

Pontífice argentino, de 88 anos, que está internado desde a última sexta-feira, continua tratamento medicamentoso e está alternando leitura e descanso

Segundo o Vaticano, o papa continua tratamento medicamentoso e está alternando leitura e descanso. O Papa Francisco, de 88 anos, foi internado no hospital Gemelli de Roma na sexta-feira após sua bronquite piorar. É a quarta hospitalização desde sua eleição em 2013, o que levantou questões sobre sua saúde cada vez mais precária.

Os médicos confirmaram que o papa tinha uma infecção do trato respiratório e prescreveram “repouso absoluto” junto com terapias medicamentosas não detalhadas. Com a internação, o papa Francisco não participou de sua tradicional bênção dominical, recusando-se até mesmo a ir até a janela do hospital para acenar para uma pequena multidão.

Apesar de seu diagnóstico de bronquite em 6 de fevereiro, Francisco manteve um ritmo intenso de trabalho nos últimos dias, com audiências privadas e públicas, enquanto assumia as obrigações adicionais de conduzir a Igreja Católica durante o Ano Santo.

O Vaticano cancelou as agendas do Papa até segunda-feira. O Vaticano não detalhou qual é o tipo de infecção do trato respiratório que ele tem.

Assistiu a missa do hospital

O papa Francisco, hospitalizado desde sexta-feira devido a uma bronquite, assistiu à missa dominical no hospital neste domingo (16), incapaz de fazer sua tradicional oração do Angelus da sacada da Praça de São Pedro, anunciou o Vaticano.

A condição clínica do pontífice argentino, de 88 anos, é “estável”, anunciou o Vaticano no fim da tarde neste domingo.

“Ele recebeu a eucaristia esta manhã e assistiu à missa pela televisão. À tarde, alternou leitura e repouso”, acrescentou a Santa Sé.

Francisco, cuja saúde tem se deteriorado nos últimos anos, foi internado no hospital policlínico Agostino Gemelli, em Roma, com bronquite, um dos vários episódios desta condição ou de gripe que sofreu em invernos passados.

O Vaticano afirmou no sábado que os exames médicos mostraram “uma infecção nas vias respiratórias” e que os médicos prescreveram “repouso absoluto” a Francisco, embora os exames indicassem uma melhora em sua condição.

O papa não pôde participar da missa de domingo na Basílica de São Pedro nem liderar a oração semanal do Angelus, e enviou uma mensagem pedindo desculpas a um grupo de artistas e outras personalidades que ele deveria encontrar.

“Eu gostaria de estar entre vocês, mas, como sabem, estou aqui no hospital Gemelli porque ainda preciso tratar minha bronquite”, escreveu.

Durante a missa, o cardeal José Tolentino de Mendonça leu a homilia de Francisco.

“Vivemos em uma época em que novos muros estão sendo erguidos, em que as diferenças se tornam um pretexto para a divisão, em vez de uma oportunidade para o enriquecimento mútuo”, disse o cardeal.

“Mas vocês, homens e mulheres do mundo da cultura, são chamados a construir pontes”, acrescentou.

O chefe do escritório de saúde da Conferência Episcopal Italiana, Massimo Angelelli, disse à AFPTV que é “absolutamente necessário que [Francisco] recupere suas forças”, pois “o Jubileu é longo”.

A Igreja Católica designou 2025 como um “Ano Santo”, e espera-se que mais de 30 milhões de peregrinos se reúnam em Roma para as celebrações.

O Jubileu, organizado a cada 25 anos, é visto como um período de conversão e penitência para os fiéis e é acompanhado por uma longa lista de eventos culturais e religiosos.

Apesar de seus problemas de saúde, incluindo dores no quadril e no joelho que o obrigam a se locomover em cadeira de rodas, o papa manteve uma agenda cheia.

“Oramos por sua saúde e lhe devolvemos as orações que sempre fez por nós”, disse à AFP o operário metalúrgico Savino Delicio.

“Não estamos preocupados. Temos esperança de que se recupere logo”, acrescentou.

 

Uma vergonha: Em Jaboatão, churrascaria desviava energia capaz de abastecer 600 casas por um mês

17/02/25
Folhape
http://blogfolhadosertao.com.br
O desvio foi identificado pela Neoenergia Pernambuco
A Neoenergia Pernambuco identificou um desvio de energia na Churrascaria Leitão, localizada em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.O estabelecimento teve o furto de energia identificado pela inteligência da Neoenergia, em uma ação iniciada há cerca de 12 dias. As equipes técnicas constataram um desvio antes do contador.

A equipe chegou à conclusão que a quantidade de energia que estava sendo faturada não batia com a média da carga de instalada em empreendimentos daquele porte.

O volume de energia recuperada com esta ação foi de aproximadamente 71,5 mil kWh, quantidade que seria suficiente para abastecer cerca de 600 residências por um mês.

Toda energia não medida será cobrada por meio de processo administrativo. A fraude no restaurante foi retirada, o cliente foi regularizado e a energia voltou a ser medida de forma regular

A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves.

Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

Denúncia
Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco, por meio do 116, e fazer a denúncia. Não precisa se identificar.

Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e a confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.

Pesquisa Quaest: pobres se identificam mais com Lula, e direita prevalece entre os ricos

17/02/25

Agência Estado

http://blogfolhadosertao.com.br

Entre os mais pobres, 28% se dizem lulistas ou petistas, número que cai para 16% na classe média e 12% na alta

sharethis sharing button

 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Foto: Ricardo Stuckert/PR
A identificação política no Brasil varia conforme a renda, aponta a nova pesquisa Quaest, divulgada neste domingo. Enquanto a soma dos que se identificam com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou com a esquerda é maior entre os mais pobres, na classe alta, a direita prevalece, considerando tanto bolsonaristas quanto não bolsonaristas.
Entre os mais pobres, 28% se dizem lulistas ou petistas, número que cai para 16% na classe média e 12% na alta. O grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por outro lado, cresce conforme a renda: somam 9% entre os mais pobres, 12% na classe média e 14% na alta, mostra o levantamento.
A Quaest ouviu 2.000 pessoas no decorrer do ano passado e utilizou o Critério Brasil 2024 para fazer a classificação dos grupos em classes. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Somando os apoiadores de Bolsonaro com os eleitores à direita, mas não bolsonaristas, os números de brasileiros de direita chegam a 23% na classe baixa, 34% na média e 43% na alta. Já unindo os eleitores de Lula com os esquerdistas que não se dizem lulistas ou petistas, os brasileiros de esquerda são 39% entre os mais pobres, 31% na classe média e 28% na alta.

Os resultados apontam uma tendência do brasileiro à direita nas classes média e alta, mas isso não significa adesão automática ao bolsonarismo. Nos três segmentos, o apoio à direita é maior do que o apoio a Bolsonaro, chegando a mais do que o dobro na classe alta.

Já na esquerda, Lula tem um apoio esmagador na classe mais baixa: são 28% para Lula e 11% para esquerdistas não lulistas ou petistas. Esse valor muda conforme a renda. Na classe média, são 16% lulistas e 15% esquerdistas, enquanto na alta são 12% apoiadores de Lula e 16% esquerdistas de outra denominação.
A parcela dos que afirmam não ter posicionamento político é significativa em todas as faixas de renda, representando 31% na classe baixa, 32% na classe média e 27% na alta. Ou seja, parte importante da população não se identifica com nenhum dos principais espectros políticos, independentemente do seu nível socioeconômico.
Lula supera Bolsonaro entre os mais pobres. Na classe média, os dois estão tecnicamente empatados, com vantagem numérica para o petista. Já entre os mais ricos, o empate se repete, mas a vantagem é do ex-presidente.
Outro aspecto explorado pelo levantamento, o interesse por política aumenta conforme a renda. Na classe baixa, 38% não são nada interessados no assunto. O desinteresse também é alto na classe média, com 28%, enquanto na classe alta essa parcela cai para 21%.
Já os muito interessados somam 11% entre os mais pobres, 15% na classe média e 20% entre os mais ricos. Os “mais ou menos” interessados somam 24% na classe baixa, 32% na média e 36% na alta.
Liberdade de expressão e confiança nas instituições dividem os brasileiros
Na pesquisa, a maioria dos entrevistados diz defender o direito de se expressar, mesmo que de forma ofensiva. O apoio a essa ideia é numericamente maior entre os mais pobres (64%), seguido pela classe média (59%) e pela alta (56%). Por outro lado, a rejeição ao discurso ofensivo aumenta conforme a renda, com 33% na classe baixa, 38% na média e 42% na alta discordando dessa liberdade irrestrita.
O levantamento também avaliou a confiança em instituições. A Igreja Católica e as Igrejas Evangélicas têm índices de confiança acima de 68% em todas as faixas de renda. Os militares também são vistos de forma positiva, especialmente na classe média (71%). Já o Congresso Nacional é a instituição com pior percepção: a maioria dos entrevistados não confia nele, sendo a rejeição numericamente maior entre os mais ricos (55%) e menor na classe baixa (50%).

Prefeitura de Salgueiro publica edital para contratação de profissionais de Apoio Escolar com 50 vagas

17/02/25

Ascom PMS

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Salgueiro realiza seleção de profissionais de Apoio Escolar

Por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura de Salgueiro publicou neste fim de semana o Edital n° 002/2025, que estabelece a realização de um processo seletivo simplificado destinado à contratação de profissionais de Apoio Escolar da Educação Básica. Foram abertas 50 vagas, mais formação de cadastro reserva, incluindo 5% para pessoas com deficiência (PcD). A remuneração é um salário mínimo.

As inscrições podem ser feitas entre essa segunda-feira, 17, e o dia 21 de fevereiro no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), localizado na Rua Ana Nunes de Carvalho, n° 120, na região central da cidade. O candidato precisa preencher o formulário disponível no Anexo VII do edital e apresentar a documentação exigida, também informada no edital.

A seleção será realizada em etapa única, de caráter classificatório e eliminatório, considerando a análise curricular com apresentação de títulos dos candidatos para o cargo de Apoio Escolar. Os aprovados podem ser contratados por um prazo de 12 meses, prorrogável por igual período, a depender da disponibilidade orçamentária e financeira da Secretaria de Educação.

O cronograma prevê a divulgação do resultado preliminar no dia 27 de fevereiro, com possibilidade da apresentação de recursos no dia seguinte. As publicações da análise dos recursos e do resultado final estão programadas para o dia 7 de março.

 

 

Mudança: Raquel Lyra critica estagnação do PSDB e não descarta saída do partido

17/02/25

blog da folha

http://blogfolhadosertao.com.br

Governadora reforça busca por uma legenda que lhe ofereça segurança e estabilidade
A governadora Raquel Lyra (PSDB-foto) abordou a situação do PSDB, seu partido, em entrevista exibida na Band News na noite deste domingo (16). A legenda tem discutido a possibilidade de uma nova federação ou até mesmo uma fusão para recuperar sua relevância política.

A tucana criticou a postura da sigla em relação à oposição ao presidente Lula, destacando que o partido não acompanhou as mudanças do cenário político e que “a polarização que existia entre PSDB e PT não faz sentido hoje”, classificando esse debate como algo que “está 20 anos atrasado”.

“O PSDB precisa encontrar o seu caminho. No meu ponto de vista, esse caminho passa pela incorporação ou pela federação com algum partido. Tenho pressa nessa decisão, também em razão de questões políticas em Pernambuco e acho que o partido também deveria ter essa pressa”, afirmou Raquel Lyra, ressaltando que a legenda segue adiando essa definição.

A governadora também comentou os rumores sobre sua possível saída do PSDB, reforçando que fala por si mesma e não está à disposição como uma peça no tabuleiro político. Ela destacou a necessidade de estar em um partido que lhe ofereça segurança e estabilidade.

“Independentemente do partido onde eu esteja, e tem a possibilidade sim de sair do PSDB, já tenho deixado isso muito claro com quem estou conversando, em razão do partido tomar rumo mas não tomou, e entrar em uma outra agremiação que me dê segurança, estabilidade, que possa fortalecer o nosso conjunto político e trabalhar pela mudança que a gente iniciou em Pernambuco”, analisou.

Leia Também
• Raquel lembra tio e fala em respeito às regras da democracia, após derrotas na Alepe
• Raquel Lyra reforça diálogo com União Brasil e deseja sucesso a Miguel Coelho
• Raquel diz que espera corresponsabilidade na composição das comissões da Alepe