Na corda bamba: Bolsonaro deve ser denunciado por tentativa de golpe nos próximos dias

03/02/24
Otávio Rosso/ 247
http://blogfolhdosertao.com.br
Ministros do STF apostam que a denúncia será apresentada ainda em fevereiro
Jair Bolsonaro (Foto: Reuters)

 

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado nos próximos dias, informa a jornalista Basília Rodrigues, da CNN Brasil. De acordo com integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), a expectativa é de que a denúncia seja apresentada ainda em fevereiro.

Os ministros do STF apostam no andamento do caso ainda em 2025 para não contaminar o processo eleitoral de 2026. Existe a possibilidade do procurador-geral da República, Paulo Gonet, fatiar as denúncias em grupo, o que dario maior celeridade para que o julgamento ocorra neste ano.

A retomada dos trabalhos no Legislativo e no Judiciário também representa um avanço nas investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro e seus antecedentes. A partir da denúncia, Gonet fará análises e ponderações sobre as investigações da Polícia Federal.

O STF avaliará as denúncias e se é caso de transformar investigados em réus. Após esse processo, a Suprema Corte ainda precisaria marcar o julgamento de mérito das acusações de que o governo Bolsonaro, incluindo o então presidente da República, tentou aplicar um golpe no país.

Ao todo ,a PF indiciou 40 pessoas par participação na trama golpista, incluindo Bolsonaro, e ex-ministros de seu governo, generais como Braga Netto, que foi da Defesa e da Casa Civil, e atualmente está preso; também Augusto Heleno, ex-Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier.

Em Salgueiro: Ação da Vigilância Sanitária garante qualidade da merenda nas escolas e creches do município

03/02/24

Ascom PMS

http://blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo

 

Os pais de estudantes de escolas e creches municipais de Salgueiro podem ficar tranquilos em relação à merenda ofertada pela prefeitura aos seus filhos. A Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, está fazendo vistorias nos equipamentos das instituições de ensino para assegurar a qualidade exigida na alimentação.

Nas visitas às escolas e creches, os agentes verificam o acondicionamento e prazo de validade dos alimentos, bem como estrutura das copas e depósitos. Caso sejam identificadas irregularidades, os gestores e funcionários são orientados a proceder a regularização, atendendo às normas da Vigilância Sanitária.

O trabalho, que evita desperdício de alimentos, já foi concluído nas unidades da zona urbana e agora está sendo realizados na zona rural.  “Assim, o ano letivo começará com toda a orientação e adequação requerida pela Vigilância Sanitária”, informam os titulares da pasta.


Pesquisa: Lula lidera todos os cenários de primeiro e segundo turno, aponta Quaest

03/02/24

Guilherme Levorato/247

http://blogfolhadosertao.com.br

Presidente Lula supera nomes como Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado e Gusttavo Lima, segundo projeções feitas pela pesquisa
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

A pesquisa, realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro, testou quatro cenários para o primeiro turno e seis para o segundo, e os resultados reforçam a vantagem do atual presidente em relação aos adversários. No eventual segundo turno, Gusttavo Lima é quem teria menor desvantagem contra Lula, com uma diferença de seis pontos percentuais (41% a 35%). Em seguida, aparecem Tarcísio de Freitas (Lula 43 x 34 Tarcísio), Eduardo Bolsonaro (Lula 44 x 34 Eduardo Bolsonaro) e Pablo Marçal (Lula 44 x 34 Marçal).

Outros nomes também foram testados. Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula venceria por 45% a 28%. Já contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), a vantagem seria ainda maior: 45% a 26%.

Rejeição e indefinição entre eleitores – O levantamento revela que, em qualquer dos cenários simulados, cerca de um em cada cinco eleitores afirmam que votariam em branco, nulo ou se abstêm de votar. Outros 3% a 4% se dizem indecisos.

Na pesquisa espontânea, onde os eleitores respondem sem que sejam apresentados nomes de candidatos, 78% afirmaram estar indecisos. Entre os que se manifestaram, Lula e Jair Bolsonaro (inelegível até 2030 pela Justiça Eleitoral) aparecem empatados com 9%, enquanto Gusttavo Lima registra 1%.

A pesquisa também mediu o grau de conhecimento e rejeição de algumas figuras públicas. Lula é conhecido por praticamente todos os entrevistados e tem uma divisão equilibrada entre eleitores que dizem votar nele (47%) e aqueles que não votariam (49%). Bolsonaro, por sua vez, apresenta rejeição maior: 53% afirmam conhecê-lo e não votariam nele, enquanto 41% votariam.

Outros nomes testados foram Michelle Bolsonaro, Gusttavo Lima, Fernando Haddad (ministro da Fazenda) e Ratinho Júnior (governador do Paraná). Gusttavo Lima e Michelle aparecem empatados dentro da margem de erro, sendo rejeitados por aproximadamente 50% dos entrevistados, enquanto entre 21% e 22% disseram desconhecê-los. Haddad e Eduardo Bolsonaro são os mais rejeitados: 56% e 55%, respectivamente.

Cenários de primeiro turno – Nos cenários de primeiro turno, Lula aparece com intenção de voto entre 28% e 33%, dependendo dos nomes testados. Sem Tarcísio na disputa, Gusttavo Lima chega a registrar 18%, o melhor desempenho entre os adversários testados. O restante dos votos se distribui entre o governador paulista, Eduardo Bolsonaro, Pablo Marçal e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), variando de 9% a 18% a depender da composição da disputa.

Sobre a pesquisa – A Genial/Quaest entrevistou presencialmente 4,5 mil brasileiros com 16 anos ou mais, em todos os estados do país, entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos. O levantamento foi financiado pela Genial Investimentos, empresa do setor financeiro controlada pelo Banco Genial.

PRF:  Carro cai de ribanceira com 10 metros e ocupante é resgatado de helicóptero em Carpina

03/02/24

Ascom PFR/PE

http://blogfolhadosertao.com.br

Vítima apresentava dificuldade de se movimentar e dores na coluna

 

Um homem foi resgatado de helicóptero, na tarde de domingo (2), após o carro em que ele estava cair de uma ribanceira com mais de dez metros de altura, na PE 41, em Carpina, na Zona da Mata de Pernambuco. O resgate foi realizado em uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e SAMU Metropolitano Recife.

Por volta das 12h30, a equipe aeromédica foi acionada após um carro com cinco ocupantes cair de uma ribanceira. Ao chegar no local, os profissionais de saúde avaliaram os feridos e realizaram o resgate de um homem, de 33 anos, que apresentava dificuldades de se movimentar e dores na coluna.

A vítima foi transportada de helicóptero até o campo do Quartel do Derby, no Recife, e de lá seguiu de ambulância até o Hospital da Restauração.
[06:09, 03/02/2025] +55 81 8222-1494: Os outros ocupantes foram socorridos de ambulância pelo SAMU e Corpo de Bombeiros

Canadá vai impor tarifas sobre alimentos, veículos e eletrônicos dos Estados Unidos

03/02/24

Estadão Conteúdo

http://blogfolhadosertao.com.br

O governo canadense também informou que estabelecerá um processo de remissão para que empresas locais solicitem alívio excepcional das tarifas

O governo canadense também informou que estabelecerá um processo de remissão para que empresas locais solicitem alívio excepcional das tarifas em casos específicos. “O Canadá não ficará parado enquanto os EUA impõem tarifas injustificadas e irracionais sobre produtos canadenses”, afirmou o Ministro das Finanças e Assuntos Intergovernamentais, Dominic LeBlanc, em comunicado. A segunda fase das tarifas, envolvendo US$ 125 bilhões adicionais, será submetida a consulta pública por 21 dias.

Segundo o documento oficial do Departamento de Finanças, a segunda lista incluirá produtos como veículos de passageiros, caminhões, produtos de aço e alumínio, frutas e vegetais, produtos aeroespaciais e carnes. Entre os itens da primeira lista estão café, chá, especiarias, mel, ovos, produtos lácteos, além de equipamentos militares como bombas, granadas, torpedos e mísseis.

CONTRA A OFENSIVA DE TRUMP

A medida responde à ordem executiva assinada por Trump no sábado, que impõe tarifas de 25% sobre produtos canadenses e 10% sobre energia do país. Os EUA já sinalizaram que podem “aumentar ou expandir o escopo das taxas” caso o Canadá implemente medidas retaliatórias, segundo cláusula do documento americano.

O governo canadense destacou que o país é o maior mercado de exportação para 36 Estados americanos, com trocas diárias bilaterais superiores a US$ 2,5 bilhões. O Canadá compra mais produtos dos EUA do que China, Japão, França e Reino Unido juntos, segundo dados oficiais.

 

Relatório mostra que a Polícia já sabia que torcidas organizadas de Sport e Santa Cruz tinham confrontos marcados antes do clássico

03/02/24

Diario de Pernambuco

http://blogfolhadosertao.com.br

A reportagem do Diario de Pernambuco pediu uma resposta da Secretaria de Defesa Social (SDS), mas até agora não obteve resposta

Momento da confusão entre as duas torcidas na Zona Norte do Recife (Crédito: Reprodução / Redes Sociais)
Momento da confusão entre as duas torcidas na Zona Norte do Recife (Crédito: Reprodução / Redes Sociais)
Relatório da Polícia Civil de Pernambuco mostra que os confrontos entre as torcidas organizadas de Sport e Santa Cruz, registrados no sábado (1º), dia do Clássico das Multidões, foram premeditados. As cenas de guerra, que espalharam pânico pelas ruas do Grande Recife, terminaram com ao menos 12 feridos e 20 presos.
No documento, que foi revelado pelo Diario de Pernambuco, a Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva (DPRIE), responsável por reprimir a violência em jogos de futebol, antecipou que os integrantes dos bandos estavam marcando “pistas”, como são chamadas as brigas de rua, e “utilizando plataformas de redes sociais para disseminar o ódio e a rivalidade entre os envolvidos”.
“O monitoramento dessas agremiações foi realizado e vimos que os envolvidos se preparam para possíveis confrontos no dia 01/02/2025, aguardam com grande expectativa”, diz o documento. “Também conseguimos informes que os integrantes preparam bombas caseiras e barrotes com pregos para lesionar o rival com o maior dano possível, bem como danificar patrimônio privados e públicos no deslocamento até o estádio”.
O relatório foi elaborado na véspera do jogo e tinha como objetivo prevenir os episódios de violência nas ruas. Ao todo, 680 policiais militares foram destacados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) para atuar na segurança envolvendo o Clássico das Multidões.
Para a investigação, os “pontos críticos” no Recife, onde havia maior possibilidade de confronto, eram a Avenida Norte e os bairros da Caxangá, Dois Unidos, Cordeiro, Detran, Afogados e adjacências. A orientação era reforçar o policiamento nesses locais.
Já na Região Metropolitana, o policiamento focou em Camaragibe, Olinda, Paulista e nos bairros de Prazeres e Jaboatão Velho, na saída da BR-232, em Jaboatão dos Guararapes.
O esquema priorizou, ainda, o monitoramento nos terminais integrados da Macaxeira, Prazeres, Camaragibe, Abreu e Lima, PE 15 e Pelópidas Silveira. Neste último, três pessoas foram presas em flagrante por tentar invadir o local com explosivos e soco inglês.
A reportagem do Diario de Pernambuco pediu uma resposta da SDS, mas até agora não obteve resposta. No sábado (1/2), na reunião entre Governo, Ministério Público e Judiciário, o Secretário de Defesa Social, Alessandro de Carvalho, disse que “não houve falha do policiamento”.
“São imagens fortes, mas posso dizer que não houve falha no policiamento. O que precisamos é encarar que existem torcedores e existem aqueles que querem brigar. Isso nós vamos apurar. Já estamos identificando algumas dessas pessoas para que respondam”, disse.
Violência
No Recife, houve registro de confrontos nos bairros da Iputinga, Torre e Madalena, que acabaram com 14 pessoas detidas. Já na Região Metropolitana, além do caso de Paulista, mais três prisões foram realizadas no Cabo de Santo Agostinho.
Segundo a investigação, os “bondes”, nome dado aos grupos que participam das brigas de rua, começam a se formar a partir de pequenos bairros, escolhidos com antecedência. Em seguida, integrantes de outras regiões vão se juntando ao bando até formar o maior número possível de pessoas.
Parte dos integrantes nem sequer tem ingresso para o jogo e só vão às ruas para “causar desordem”, de acordo com a polícia Para guardar armas, principalmente barrotes e artefatos explosivos, os bandos se utilizam de veículos de apoio. Carros e motocicletas são usados, ainda, em tentativas de fugir de ações policiais.
“Fica claro que essas supostas agremiações são associações criminosas, pois nos dias de jogos realizam um ajuntamento coordenado para o cometimento de diversos crimes contra o patrimônio e também contra a vida”, diz o relatório.
A violência entre os grupos não é novidade para os investigadores. Em 2023 e 2024, Pernambuco registrou homicídios cometidos durante os confrontos. Em 2020, a Justiça também chegou a decretar a extinção compulsória das três maiores torcidas organizadas, mas os bandos driblaram a medida e mudaram seus nomes de fantasia.
Após o Clássico das Multidões, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou que os próximos cinco jogos de Sport e Santa Cruz vão acontecer sem torcida. “Vimos cenas lamentáveis de selvageria e barbárie. Pessoas revestidas de torcedores estavam praticando ações criminosas, colocando sentimento de terror na cidade”, declarou.

Retrô derrota Náutico na Arena de Pernambuco e volta ao G6 do Pernambucano

03/02/24
Por Ayrton Nino
http://blogfolhadosertao.com.br
Fenixvenceu o Timbu pelo placar de 1×0, neste domingo (02)
Retrô x Náutico - Pernambucano 2025
No duelo dos representantes pernambucanos na próxima Série C, melhor para o Retrô. Neste domingo (02), na Arena de Pernambuco, a Fênix de Camaragibe venceu o Náutico pelo placar mínimo de 1×0 na 6ª rodada do Pernambucano. Com a conquista dos três pontos, o Azulão venceu após três rodadas e de quebra encerrou sequência positiva alvirrubra.
A primeira boa oportunidade foi do Náutico. Igor Fernandes levantou bola na área, Marcos Antônia apareceu como fator surpresa no primeiro pau e testou, a bola passou na frente do gol azulino.

Em seguida, a resposta do Retrô veio com Fernandinho, que arriscou que fora da área, mas Wellerson se jogou para fazer defesa segura.

O Náutico mostrou que poderia ser perigoso com as bolas por cima. Em um mesmo lance, Patrick Allan cruzou duas vezes, na primeira, Bruno Mezenga não conseguiu manda em direção ao gol, e na volta, Jonas afastou quando tudo indicava o gol de Léo Coltro.

No finalzinho do primeiro tempo, após um erro de passe de Patrick Allan, o Retrô conseguiu construir rápido uma ofensiva em que Felipe Augusto ficou de frente para o goleiro mas acertou a trave, na volta, Fernandinho ainda insistiu, mas deve o seu chute bloqueado, desperdiçando as principais chances da Fênix.

O segundo tempo iniciou com uma boa chegada do Náutico. De lateral para lateral, Marcos Ytalo cruzou e a bola passou por toda extensão da área até chegar em Igor Fernades, que de bate e pronto, mandou com perigo pelo lado esquerdo do gol.

Logo na sequência, foi a vez de Marcos Ytalo ter a oportunidade de finalizar. Marco Antônio cortou para dentro e encontrou o lateral-direito no bico da grande área, o camisa 17 dominou e logo finalizou, obrigando Volpi a espalmar para fora.

A resposta do Retrô veio alguns minutos depois com Fernandinho. O camisa 10 recebeu dentro da grande área, superou os defensores e mandou rasteiro, apesar de ser muito forte, Wellerson defendeu o tiro do craque azulino.

Mas aos 15 minutos o goleiro alvirrubro nada pôde fazer. Radsley colocou uma bola venenosa na área, Mascote subiu e deu só uma casquinha para desviar em direção ao gol, abrindo o placar do jogo.

Com o resultado positivo na mão, o Retrô tratou de fazer tudo que fosse possível para manter essa vitória. Mesmo com mais de meia hora de jogo para buscar o empate, o Timbu sentiu muito o gol e passou a criar ainda menos, não conseguindo alterar o placar e perdendo pela margem mínima.

Ficha Técnica

Retrô 1

Volpi; Gedeilson (Sávio), Walce, Jonas e Salomão; Gledson, Fabinho, Radsley (Richard Franco) e Felipe Augusto (Ericson); Fernandinho (Grafite) e Mascote (Júnior Fialho). Técnico: Evaristo Piza.

– PUBLICIDADE –

Náutico 0 

Wellerson; Marcos Ytalo, Léo Coltro, Fagner Alemão (Rayan) e Igor Fernandes; Wenderson (Kayon), Auremir, Marco Antônio (Sousa) e Patrick Allan; Samu Otusanya (Hélio Borges) e Bruno Mezenga. Técnico: Marquinhos Santos

Local: Arena de Pernambuco (Camaragibe/PE)
Árbitro: Rodrigo Pereira (PE)
Assistentes: Humberto Martins e Túlio Caldas (ambos PE)
Gols: Mascote aos 15 do 2T (R)
Cartões amarelos: Radsley e Volpi (R)  Igor Fernandes, Léo Coltro e Wenderson (N)
Público: 2.565
Renda: R$ 68.940,00

Ele está afundando: STF nega pedido de Bolsonaro em caso que poderia anular investigações sobre golpe e joias

03/02/24

Por Hugo Henud/Estadão Conteúdo

http://blofolhadosertao.com.br

Cármen Lúcia negou pedido da defesa do ex-presidente para anular investigação sobre caso das vacinas; ministra não identificou ilegalidade na condução de Moraes e disse que pedido foi apresentado fora do prazo. ‘Estadão’ procurou os advogados de Bolsonaro, mas não obteve retorno
Jair Bolsonaro, ex-presidente
Jair Bolsonaro, ex-presidente Foto: Wilton Junior/Estadão

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia negou o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para anular a investigação sobre a inserção de dados falsos de vacinação contra a covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Caso a ministra aceitasse a argumentação, outros casos envolvendo o ex-chefe do Executivo poderiam ser impactados.

A apuração resultou na prisão preventiva do tenente-coronel Mauro Cid, em maio de 2023, e no indiciamento do próprio Bolsonaro. A decisão foi divulgada no sábado, 1.º.

A defesa de Bolsonaro argumentou pela anulação da investigação em duas frentes. Primeiro, questionou a atuação do ministro Dias Toffoli, alegando que ele teria escolhido de forma irregular o ministro Alexandre de Moraes para a relatoria do inquérito das fake news, o que, segundo os advogados, permitiu a Moraes concentrar múltiplas investigações sob sua relatoria. Procurada, a defesa do ex-presidente não se manifestou até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.

Entre os inquéritos subsequentes ao das fake news, sob o comando de Moraes, está o das milícias digitais, que forneceu elementos para outras investigações, como o esquema de fraude no registro de cartões de vacinação contra a covid-19, formalmente designado como Petição 10.405, além da suposta trama golpista e do desvio das joias sauditas, revelado pelo Estadão – investigações nas quais Bolsonaro foi indiciado.

Todos esses casos ficaram sob a relatoria de Moraes com base na regra da conexão, segundo a qual, quando há vínculo entre os fatos investigados, a competência para julgar os processos deve permanecer com o mesmo magistrado. Dessa forma, a partir do inquérito das fake news, Moraes assumiu, por prevenção, a relatoria de outras investigações devido ao elo probatório entre os casos. Assim, não foi necessário sortear novos relatores quando esses processos chegaram ao STF, como ocorre normalmente. Para a defesa de Bolsonaro, essa condução representou uma manobra para evitar o sorteio e manter os casos sob a relatoria de Moraes, comprometendo a imparcialidade na condução dos processos.

Em outra frente, os advogados argumentaram que a Petição 10.405 foi instaurada de forma sigilosa e sem a devida manifestação do Ministério Público, como prevê o sistema processual penal, funcionando, na prática, como uma espécie de “inquérito paralelo” conduzido por Moraes. Isso porque, em regra, uma Petição (PET) no STF é um procedimento utilizado para formalizar pedidos administrativos ou processuais, como o encaminhamento de documentos, sem características investigativas. No entanto, a defesa alegou que a PET 10.405 foi usada para conduzir investigações próprias e sigilosas, com medidas típicas de um inquérito, como a produção de provas, violando o devido processo legal.

Foi justamente a partir das provas colhidas na investigação sobre a fraude no cartão de vacinação que, em maio de 2023, a Polícia Federal deflagrou a Operação Venire, resultando na prisão de Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro –, além de buscas e apreensões contra outros envolvidos, incluindo assessores e ex-membros do governo do ex-presidente. Na sequência, ainda preso, Cid fechou um acordo de delação premiada em setembro de 2023, posteriormente homologado pelo STF, o que deu origem a novas investigações e reforçou apurações já em andamento.

Apesar das alegações da defesa, a ministra entendeu que não há demonstração de ilegalidade nos atos praticados por Toffoli e Moraes, argumentando que a distribuição da relatoria e a condução das investigações seguiram os critérios adotados pelo STF, especialmente a regra de conexão entre os inquéritos.

Cármen Lúcia também apontou questões formais não cumpridas pela defesa, incluindo o uso inadequado do mandado de segurança, que não pode substituir um recurso contra decisões judiciais, como pretendiam os advogados de Bolsonaro. Além disso, mesmo que esse tipo de ação fosse cabível, a ministra ressaltou que o pedido foi apresentado fora do prazo legal de 120 dias, previsto para ações como o mandado de segurança, o que levou à rejeição do pedido.

Caso a ministra aceitasse a argumentação da defesa de Bolsonaro, isso poderia resultar não apenas na invalidação da investigação sobre a fraude nos cartões de vacinação, mas também comprometer outras apurações conexas, como a suposta trama golpista e o desvio das joias sauditas, todas pelas quais Bolsonaro é indiciado. Como essas investigações compartilham elementos de prova e foram conduzidas sob a regra da conexão, o reconhecimento de alguma irregularidade poderia abrir brechas para questionar a legalidade de outros processos.

Forwarded this email? Subscribe here for more Entender a história dos povos indígenas no Nordeste para compreender o Brasil

03/02/24

Cajueira

http://blogfolhadosertao.com.br