Índices apontam eleição para prefeito em 1º turno no Recife e em outras quatro capitais

2607/24

Por Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Ipespe mostra que João Campos cresceu 19 pontos na pré-campanha, atingindo 70% das intenções de voto
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), é o terceiro pré-candidato entre os gestores de capitais do Brasil, que mais avançou na intenção de votos na pré-campanha. O levantamento é do agregador de pesquisas, compiladas pelo Ipespe Analítica, em 103 cidades  com mais de 200 mil eleitores, e nas 26 capitais.O resultado foi divulgado ontem pelo Índice CNN, produto da CNN Brasil, e se refere a uma média dos números registrados do início do ano, quando o índice foi criado, até agora. Os dados mostram um crescimento de 19 pontos do prefeito João Campos. Ele saiu de 51% para 70% das intenções de voto.

Na frente dele, em número de pontos conquistados, entre os gestores de capitais, Bruno Reis (União Brasil), prefeito de Salvador, que pulou 25 pontos, de 38% para 63%, e João Henrique Caldas (PL), prefeito de Maceió, que cresceu 22 pontos, avançando de 41% para 53%.

Com essa alavancada, o sociólogo e cientista político Antônio Lavareda coloca as três cidades na lista de cinco capitais onde hoje há certeza de que a eleição será resolvida no primeiro turno. Em conversa com a CNN Brasil, lembrou que a campanha ainda vai começar. Oficialmente ela só pode acontecer após as convenções, que devem ocorrer até 5 de agosto.

Admite que uma aposta a essa altura pode ser considerada ousada e inclui outras duas capitais: Macapá, com Antônio Furlan (MDB), que tem 72%, e São Luís, com Eduardo Braide (PSD), registrando 55% das intenções de voto.  “Dificilmente ocorrerá segundo turno. É preciso haver um fator absolutamente imprevisível”, acredita Lavareda.

Buscando explicação
Candidato à Prefeitura de Olinda, o petista Vinicius Castello teve de explicar por que um bolsonarista virou seu vice. O empresário Celso Muniz Filho, dono do Shopping Patteo e recém-filiado ao PCdoB, era negacionista e contra as vacinas, como constatou o site Marco Zero Conteúdo. “Aqui, é a união da diferença de pessoas que têm um só propósito: transformar a vida dos olindenses.”

Honraria
João Campos (PSB) recebe hoje o título de cidadão paulistano, em nome do pai, o ex-governador Eduardo Campos, que morreu em agosto de 2014. Será na Câmara de Vereadores, às 19h30. O requerimento, de junho de 2014, foi do vereador Eliseu Gabriel (PSB).

Punição
O PSB destituiu a comissão provisória em Água Preta, comandada pelo ex-prefeito Noé Magalhães. A coordenação agora fica nas mãos do ex-prefeito Eduardo Coutinho e do pré-candidato João Fernando. Argentina Carneiro, ex-secretária de Educação, é a nova presidente.

Extraordinário
Hoje é o último dia para apresentação de emendas aos projetos do Executivo que tramitam na Assembleia Legislativa no período extraordinário. A Comissão de Justiça deve reunir-se dia 6 para apresentar e votar os pareceres a cada uma das matérias.

Deixe um comentário