11/07/24
Http://blogfolhadosertao.com.br
Setores da comunidade educacional de Salgueiro participaram – terça-feira à noite, do primeiro debate da pré-campanha eleitoral de 2024, sob a liderança do pré-candidato a prefeito pela oposição Fabinho Lisando Barros, acompanhado do pré -candidato a vice Emanuel Sampaio, postulantes de um mandato na Câmara Municipal de Vereadores e setores da sociedade civil.
O encontro realizado em um hotel da cidade, marcou o início do movimento denominado “Fala Salgueiro”, criado com o propósito de incluir no debate político ações e projetos nos mais diversos setores da gestão municipal, com destaque para educação pública, que passa a ser considerada peça fundamental do programa de governo, tanto que contou com a participação de professores e professoras da rede municipal, estadual e particular, estudantes, pais e pré-candidatos a vereador e vereadora participaram da plenária.
O líder oposicionista assegurou que “o principal vetor do potencial de Salgueiro será a educação e, por meio dela, vamos formar cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, acrescentando que o município mais importante do Sertão Central ” precisa se preparar para oferecer cursos do ensino superior, para que possamos acabar com o êxodo de universitários que também constitui um enorme prejuízo para outros municípios da região separando alunos do seio do seio familiar”. Entende Fabinho, que é imprescindível o envolvimento de todos os atores sociais, desde gestores públicos até os profissionais da educação e da comunidade em geral”
No debate, os pré-candidatos foram abordadas sobre questões como a valorização dos profissionais da educação, a melhoria das condições de trabalho nas escolas, a implementação de políticas públicas que promovam a inclusão, e a igualdade de oportunidades. Os pré-candidatos se comprometeram ouvir as demandas da comunidade educacional e a trabalhar em conjunto na buscar soluções para os problemas existentes no município, numa interlocução com setores que formam o polo educacional do Sertão Central.
“Ouvir as demandas da comunidade é o primeiro passo para a construção de políticas públicas mais eficazes e inclusivas. A educação deve ser tratada como prioridade em qualquer gestão pública, pois é por meio dela que se constrói um futuro melhor para todos,” comentou Emanuel Sampaio.