Bolsonaro diz que Nordeste é a “pior região do país em todos os aspectos”

31/07/24

Por Rodrigo Fernandes

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Declaração do ex-presidente foi dada enquanto ele fazia comparativo com o cenário eleitoral dos EUA, em entrevista a TV do Rio Grande do Sul

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o Nordeste é a “pior região do país em todos os aspectos”. A declaração foi dada durante uma entrevista concedida na última sexta-feira (26) à TV Pampa, afiliada da Rede TV no Rio Grande do Sul.

Bolsonaro falou sobre o Nordeste brasileiro após ser questionado pelo apresentador Paulo Sérgio Pinto se a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos estaria garantida, mesmo após a entrada de Kamala Harris na disputa.

“Se a Kamala estivesse no Brasil, ela estaria no PSOL, ela é de esquerda. Estive três meses nos Estados Unidos e eu vi que há um fluxo migratório de pessoas democratas para [estados] republicanos. Democrata é o pessoal de esquerda. Como há um fluxo migratório no Brasil do Nordeste para cá [Sul] ou para Sudeste e até para o Centro-Oeste. Ou seja, o Nordeste, que tinha que ser a melhor região do Brasil, o PT domina há mais de 20 anos, é a pior região em todos os aspectos que você possa imaginar“, disse Jair Bolsonaro.

    • Em outro trecho da conversa, o ex-presidente reforçou que percebeu o fluxo migratório existente nos Estados Unidos, e novamente fez a comparação com o Nordeste brasileiro.

“Não consigo entender. Um povo com a educação muito mais acurada que a nossa continuar votando na esquerda. Não consigo entender se vem um nordestino para cá, para o Rio Grande do Sul, saiu de lá [do Nordeste] por falta de oportunidade e vir para cá votar no PT, PCdoB, PSOL. Isso aí tem que ser estudado esse cidadão aí”, completou Jair Bolsonaro.

Eduardo já criticou Nordeste

No último mês de maio, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho de Jair Bolsonaro, também afirmou que o Nordeste seria a “pior região do país” ao conversar com um seguidor das redes sociais.

A declaração do parlamentar foi dada em resposta a um usuário que o provocou afirmando: “Direita no Nordeste nunca mais”.

O deputado rebateu: “então vai continuar sendo a pior região do país, com mais criminalidade, pior educação e etc. Só não venha reclamar depois”.

Votos de Bolsonaro no Nordeste

Nas eleições presidenciais de 2022, em que Bolsonaro saiu derrotado por Lula (PT), o petista obteve maioria dos votos em todos os estados do Nordeste, tanto no primeiro quanto no segundo turno.

Na segunda etapa da votação, 68% dos votos registrados no Nordeste foram depositados em Lula e 32%, em Bolsonaro.

 

Renovação é uma questão de vida ou morte para o PT, afirma Humberto Costa

31/07/24

Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Senador admitiu à Rádio Folha que passou da hora de o partido investir em novos quadros
Depois de perder a vice na chapa do prefeito do Recife, João Campos (PSB) à reeleição, ter um vice polêmico, escolhido pelo PCdoB em Olinda, e enfrentar a desistência de Yves Ribeiro em Paulista, só para falar da Região Metropolitana, o senador Humberto Costa (PT) admitiu ser “uma questão de vida ou morte” para o Partido dos Trabalhadores pensar na renovação dos seus quadros.
“O PT já passou da hora de fazer uma grande renovação”, afirmou em entrevista à Rádio Folha FM 96,7. Registrou que a renovação já começou com nomes como os dos deputados Carlos Veras, Doriel Barros, Rosa Amorim, o da vereadora do Recife Liana Cirne e o do candidato a prefeito em Olinda, o vereador Vinicius Castello.E ressaltou ser importante continuar a tarefa. “Temos que atuar fortemente para fazer essa renovação. Talvez alguns candidatos não vençam, mas sairão com capital político para eleição de deputado. Isso ajuda bastante o partido. É uma questão de vida ou morte para o PT.” .

O senador também aposta nessa mudança em nível nacional. Mas só para 2030. “Acho que temos espaço para mais um governo Lula”, que em 2026 estará com 81 anos. “Se esse governo der certo, poderemos completar um ciclo histórico de mudanças que se tornem definitivas, de desenvolvimento, crescimento, civilidade, cidadania.”.

Humberto Costa acredita que na lista de possíveis sucessores do atual presidente estão nomes como o dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil).

Dani Portela e João Paulo
Na última das 18 plenárias que realizou para construir o plano de governo, a candidata do PSOL-Rede à Prefeitura do Recife, Dani Portela, recebeu um convidado especial: o deputado e ex-prefeito do Recife João Paulo (PT). Como o assunto em pauta era orçamento participativo, o petista contou um pouco da sua experiência ao implementar a proposta na gestão. Dani Portela tratou o deputado como “o melhor prefeito que o Recife já teve”. O PT decidiu apoiar a reeleição do prefeito João Campos.

Dois turnos
Olinda, Jaboatão e Petrolina estão entre os municípios com mais de 200 mil habitantes que são prioridade para o PT. Segundo o senador Humberto Costa, o partido aposta em segundo turno nas três cidades.

Em casa
Após desistir de ser candidato à reeleição em Paulista, o prefeito Yves Ribeiros (PT) já esteve com a governadora Raquel Lyra e ontem anunciou apoio à prefeita de Igarassu, Elcione Ramos (PSDB). Nascido na cidade, Yves Ribeiro já administrou Igarassu duas vezes.

Tecnologia
A ministra Luciana Santos entregou ontem ao presidente Lula o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. A proposta prevê investimentos de R$ 23 bilhões até 2028. Para a ministra, o plano é ousado, viável, robusto e factível.

Oposição se mobiliza na Venezuela após protestos que deixaram pelo menos 12 mortos

31/07/24
Por AFP
http://blogfolhadosertao.com.br
Apoiadores de González Urrutia e da líder opositora María Corina Machado se concentraram em Caracas, capital da Venezuela, para contestar o resultado do pleito de domingo
 A líder da oposição venezuelana Maria Corina Machado e o candidato presidencial da oposição Edmundo Gonzalez Urrutia cumprimentam apoiadores durante um comício em frente à sede das Nações Unidas em Caracas
Com gritos de “liberdade, liberdade!”, milhares de opositores saíram às ruas da Venezuela nesta terça-feira (30) para reivindicar a vitória nas eleições presidenciais do opositor Edmundo González Urrutia, que por sua vez pediu que o povo não seja reprimido, após protestos que deixaram pelo menos 12 mortos e centenas de presos.

Apoiadores de González Urrutia e da líder opositora María Corina Machado se concentraram em Caracas e em outras cidades venezuelanas para contestar o resultado do pleito de domingo, que, segundo o Conselho Nacional Eleitoral, alinhado ao governo, concede um terceiro mandato ao chavista Maduro.

“Devemos permanecer nas ruas, não podemos permitir que nos roubem os votos tão descaradamente. Isso precisa mudar”, disse a administradora Carley Patiño, de 47 anos, à AFP.

Liderada por María Corina Machado, a oposição afirma ter provas de sua vitória, enquanto a comunidade internacional pressiona por uma recontagem transparente dos votos.

Durante a concentração em Caracas, González Urrutia pediu calma às forças armadas após a morte de pelo menos 11 civis nos protestos, nos quais dezenas de pessoas também ficaram feridas.

“Senhores da Força Armada: não há razão alguma para reprimir o povo da Venezuela, não há motivo para tanta perseguição”, disse o rival de Maduro nas eleições.

O presidente responsabilizou González Urrutia e Machado pela violência nas manifestações e garantiu que “a justiça vai chegar”.

“Responsabilizo você, senhor González Urrutia, por tudo o que está acontecendo na Venezuela, pela violência criminosa, pelos delinquentes, pelos feridos, pelos mortos, pela destruição”, disse Maduro nesta terça, no palácio presidencial de Miraflores.

“Estamos vivenciando uma tentativa de desestabilização em massa”, afirmou.

A Casa Branca considerou “inaceitável” a repressão aos manifestantes, enquanto o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, e o responsável pela diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, pediram respeito à manifestação pacífica dos opositores.

“Número alarmante de mortos”
A ONG de defesa dos direitos humanos Foro Penal relatou que pelo menos 11 civis morreram nos protestos, incluindo dois menores de idade.

“Preocupa-nos o uso de armas de fogo nestas manifestações. O fato de terem ocorrido 11 mortes em um único dia é um número alarmante”, considerou Alfredo Romero, diretor da Foro Penal.

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, também relatou a morte de um militar e anunciou que 749 pessoas foram detidas.

A ONG Encuesta Nacional de Hospitales informou que 84 civis ficaram feridos nos protestos, enquanto o Ministério da Defesa mencionou que 23 militares sofreram ferimentos.

Nesta terça-feira, os seguidores de Maduro realizaram uma grande manifestação de apoio que se estendeu até o palácio de Miraflores.

Já o líder opositor Freddy Superlano foi preso, no que a oposição classificou como uma “escalada repressiva”.

As forças armadas, principal sustentação do governo, expressaram “lealdade absoluta e apoio incondicional” a Maduro, declarou o ministro da Defesa, general Vladimir Padrino, que respaldou a tese de um golpe contra o presidente.

“Perseguição”
Familiares esperavam do lado de fora do comando da Guarda Nacional – um componente militar com funções de ordem pública – onde estão detidas várias mulheres desde os protestos de segunda-feira, incluindo menores de idade.

“Minha filha é menor de idade, tem 16 anos, está com uma amiga que tem 25 anos, elas saíram ontem por volta das 11 ou 12 horas para dar uma volta e foram detidas […] não estavam participando de manifestações”, disse à AFP uma mulher de 50 anos, que pediu anonimato.

“Estou muito preocupada, minha filha é estudante, é musicista, é uma moça de família”, acrescentou.

Um médico de 32 anos também aguardava informações sobre um familiar que foi preso no protesto.

“Infelizmente, estamos sofrendo perseguição deste governo”, disse o homem, que também preferiu não revelar seu nome por motivos de segurança.

María Corina Machado afirma ter cópias de 84% das atas de apuração que comprovariam a suposta fraude, projetando uma vitória de González com 6,27 milhões de votos contra 2,75 milhões de Maduro.

A divulgação das atas de votação também é uma exigência da comunidade internacional, que questiona a reeleição de Maduro, incluindo Colômbia, Brasil e Estados Unidos.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, pediu que aqueles que questionam e até denunciam uma fraude eleitoral “não metam o nariz” nos assuntos internos da Venezuela.

O governo venezuelano expulsou o pessoal diplomático de Argentina, Chile, Costa Rica, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai, em resposta ao que considera “ações intervencionistas” desses países.

Seis colaboradores de María Corina estão refugiados há seis semanas na embaixada argentina.

A líder de oposição denunciou um cerco policial à sede diplomática. A Argentina afirmou que se trata de “assédio” contra sua sede diplomática.

Leia também
• Casa Branca afirma que repressão a protestos na Venezuela é “inaceitável”
• Presidente do México, López Obrador, recomenda que “não metam o nariz” na Venezuela
• Lula e Biden defendem divulgação de atas da eleição da Venezuela

Oportunidades: Recife gera quase o dobro de empregos no 1º semestre de 2024 do que no mesmo período em 2023

31/07/24

Imprensa PCR

htt://blogfolhadosertao.com.br

Recife gera quase o dobro de empregos no 1º semestre de 2024 do que no mesmo período em 2023 – Blog Ponto de Vista

De acordo com dados do CAGED, divulgados nesta terça-feira (30), em junho deste ano foram criados mais 1.397 empregos com carteira assinada na cidade. De janeiro a junho deste ano o saldo positivo é de 12.457 postos de trabalho formais, 88% superior ao registrado no ano passado

O Recife completou o sexto mês consecutivo de alta na criação de postos de trabalho formal em 2024 e encerra o semestre entregando números expressivos nesse indicador. Foram 1.397 empregos com carteira assinada criados em junho, que colaboraram para a cidade atingir o volume de 12.457 gerados nos seis primeiros meses do ano (janeiro a junho). O total conquistado nesse período neste ano é praticamente o dobro do alcançado em 2023, quando foram registrados 6.631 postos de trabalho formais. Com isso, o bom desempenho foi determinante para o Recife ultrapassar a marca histórica de 90 mil empregos formais gerados na cidade desde janeiro de 2021. Com isso, o estoque de empregos ativos na cidade atingiu a marca de 552.492. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados nesta terça-feira (30).

“Quando se encerra um semestre, a gente tem um recorte bom para analisar o cenário e monitorar os resultados das políticas públicas de desenvolvimento econômico e, consequentemente, de geração de emprego e renda. A gente entrega o sexto mês de crescimento consecutivo, com um semestre que atinge quase o dobro de empregos gerados no mesmo período do ano passado e colaborando para superar a marca de 90 mil empregos criados desde janeiro de 2021. É um resultado de grande importância e nos orienta a reforçar os projetos que movimentam serviços nas cidades e trazem o setor privado para participar ativamente da economia da cidade”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio.

Os números completos do semestre funcionam bem para mostrar o comportamento do ano e ter um recorte expressivo temporal. Para efeito de comparação, foram criados 12.457 empregos formais de janeiro a junho deste ano, contra 6.631 postos de trabalho com carteira assinada em 2023, um aumento de 88% no período.

DADOS ESTRATIFICADOS – Em relação ao mês de junho, o saldo de 1.397 é resultado de 17.683 admissões e 16.286 desligamentos. Pela vocação histórica da atividade econômica da cidade, o setor de serviços foi o principal responsável pela geração de empregos, com a contratação de 11.171 profissionais e o desligamento de 9.995, resultando em um saldo positivo de 1.176 empregos. Os setores de Construção (59) e Comércio (219) também contribuíram positivamente. Já o setor da Indústria apresentou saldo negativo  (-57) e a agropecuária se manteve estável (0).

Estratificando os dados por gênero, escolaridade e idade, Em relação ao sexo dos contratados, os homens representaram a maioria, com 777 novos empregos contra 620 para mulheres. Os profissionais com ensino médio completo apresentaram o melhor saldo positivo por grau de instrução, com 1.348 contratações em junho de 2024. Quanto à faixa etária, o maior número de contratações ocorreu entre os 18 e 24 anos, totalizando 1.241 novos empregos.

 

Oportunidades: Pernambuco gera 8 mil empregos em junho e soma 68,9 mil novos empregos desde janeiro de 2023

31/07/24

Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
Com 8 mil novos postos formais criados em junho, o Estado é o segundo maior empregador do Nordeste, de acordo com o Novo Caged
Miniatura do anexo
Pernambuco encerrou o último mês de junho registrando, mais uma vez, saldo positivo de empregos. Com 8.022 novas carteiras assinadas no mês, o Estado soma 17.508 postos de trabalho criados de janeiro a junho de 2024. O acumulado é três vezes maior do que o observado no primeiro semestre do ano passado (5.834), confirmando a tendência de elevação da empregabilidade. Nos últimos 18 meses, desde o início da atual gestão, Pernambuco já registrou a criação de 68,9 mil novas vagas formais de emprego. Os dados são do Novo Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nesta terça-feira (30).
 
“Estamos trabalhando dia e noite desde o início da nossa gestão para que Pernambuco retome o lugar de líder no Nordeste brasileiro. Esses oito mil novos empregos gerados no mês de junho são resultado desse esforço. Estamos investindo pesado na infraestrutura do Estado para que ele se torne um ambiente favorável para a instalação de indústrias e negócios, gerando mais oportunidades de emprego e renda. Celebramos esses números porque eles representam a mudança de vida que a nossa população tanto deseja e merece”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
O saldo do mês de junho deste ano, especificamente, corresponde a mais do que o dobro do obtido no último mês de maio (3.992) e é 50,6% maior do que o observado em junho do ano passado (5.327). “Com o resultado de junho, Pernambuco se torna o segundo maior gerador de empregos do Nordeste. Isso reflete os esforços que a gestão estadual vem empenhando para estimular a economia pernambucana e gerar, cada vez mais, oportunidades para trabalhadores e trabalhadoras”, afirma a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires.
 
SETORES –Todos os cinco grandes setores produtivos em Pernambuco tiveram saldo de empregos positivo no mês de junho deste ano. O resultado foi puxado, principalmente, pelos setores de Serviços (com 3.920 novos postos), Comércio (1.498) e Indústria (1.442). Em seguida, vieram Agropecuária (645) e Construção (517). Vale destacar o setor da Agropecuária, que reverteu o saldo negativo (-725) do mês anterior, influenciado, principalmente, pelo cultivo da uva (356) e da manga (71).
 
Outro setor que obteve aumento significativo do saldo de empregos foi a Indústria, com crescimento de mais de 200% em relação a maio, alavancado pela fabricação e refino de açúcar (507). O setor de Serviços, grande destaque no mês de junho, teve seus principais resultados motivados pelas novas carteiras assinadas nas áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (2.261), administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (508), e alojamento e alimentação (343).
 
NOVO CAGED – O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.
 
Foto: Gabriel Santana/SEDEPE

Pesqueira é o próximo destino do Festival Pernambuco Meu País

31/07/24

Ascom Cultura PE
http://blogfolhadosertao.com.br
De sexta (2/08) a domingo (4/08), Governo de Pernambuco promoverá dezenas de ações culturais com artistas pernambucanos e nacionais para todos os públicos e idades
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo

Seguindo sua itinerância pela nação pernambucana com várias ações culturais em diversas linguagens, o Festival Pernambuco Meu País (@festivalpernambucomeupais) se prepara para aportar no município de Pesqueira, no Agreste do Estado. De sexta (2/08) a domingo (4/08), durante três dias e em diversos polos espalhados pela cidade, serão realizadas ações culturais com artistas pernambucanos e nacionais para todos os públicos e idades. O evento, promovido pelo Governo de Pernambuco, segue reunindo uma das mais ricas identidades e diversidades culturais do País com vários nomes da cena artística do Brasil. Confira abaixo a programação.

A presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, explica que o evento se coloca como uma política pública guiada por critérios que fortalecem e valorizam a cadeia produtiva do setor. “A curadoria tem como prioridade o protagonismo dos artistas, em especial da cultura popular, além das outras linguagens artísticas, bem como espaços de capacitação, entre tantas outras abordagens”, ressalta.

Para a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, “o Festival Pernambuco Meu País será uma plataforma de construção de novos saberes e fazeres culturais, através do intercâmbio dos nossos artistas com artistas de todo país, e deixará um legado importante na formação e valorização da identidade pernambucana”.

PROGRAMAÇÃO – Em Pesqueira, além do palco Pernambuco Meu País, outros polos voltados para as mais diversas linguagens artísticas também compõem a programação, com mais de 90 atrações, nos palcos País da Literatura, País das Conexões Criativas, País das Culturas Populares, País da Conexões Visuais, País das Artes Cênicas, País da Música, Palco Conservatório Pernambucano de Música, Lona Alakazam – País do Circo e o Cortejo Brincantes, itinerante pelas ruas da cidade. A proposta é promover ações voltadas para todos os públicos e de todas as idades.

O País da Literatura realizará uma ação itinerante no município com o projeto Livros Livres. A iniciativa tem como referência o conceito de bookcrossing, ou seja, o ato de ”esquecer” livros em lugares públicos para que as pessoas que os encontrem possam lê-los e, eventualmente, deixá-los em outro lugar para que mais pessoas o levem. Com livros doados pelo Funcultura e pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e devidamente etiquetados com um selo explicativo, a proposta é incentivar as pessoas a deixar livros em lugares públicos e transformar a cidade em uma grande biblioteca.

No País das Conexões Criativas, além da ação contínua Pesqueira Vestida de Renda, de Cecília Pessoa, o polo se dividirá em vários espaços e reunirá atividades formativas e debates sobre design e moda em Pernambuco.

No País da Conexões Visuais, exposições com várias temáticas estarão abertas ao público, tais como Multicolorida Cel – Desfronteire-sem, de Alice Celina; Gigantes nos Festivais, de André Luiz; A Cultura do Agreste Pernambucano nas Linhas da Xilogravura, de Ricardo Pessoa; Exposição Fotográfica: A Cultura do Município de Nisia Floresta, de Alanée Rodrigues; Exposição Fotográfica: Nadadores do Mundo, de Mitsy Queiroz; Exposição Fotográfica: Alagoas em Preto e Branco, de Pablo de Luca; Exposição Fotográfica: Os Afoxés e o Carnaval do Recife ‘O Povo de Candomblé na Rua’, de Renata Mesquita; e Intervenção: Orixás, Mestres e Folhas, de Hermes Costa Neto.

No País das Artes Cênicas, haverá espetáculos para todas as idades, como o Sertão Latino e o Tempo de Vagalume, na sexta-feira (2/08); o Liberar-te e o Monólogo Clamor Negro, no sábado (3/08); e o Corpo Atento – Subjetivação do Gesto Popular, de Breno Liberato; Chão de Lula: Uma Homenagem a Memória de Lula Calixto e o Espetáculo Pa(Ideia) – Pedagogia da Libertação, no domingo (4/08); entre tantos outros.

O País da Música reunirá nomes da cena independente e contemporânea, como Jay Ferrí, Mirela Hazin, Orquestra 100% Mulher, Nonô Germano, Gilú Amaral, Duo Repercuti e Lucas dos Prazeres. Já no Palco do Circo, que em Pesqueira faz uma homenagem ao mágico, Alakazam, o Patrimônio Vivo de Pernambuco levará sua magia ao público em duas apresentações, sexta-feira (2/08), às 15h e 17h.

O País da Cultura Popular vai apresentar manifestações da cultura popular pernambucana representadas por grupos como Orquestra Henrique Dias, Coco de Roda do Grupo Cultural Caboclo, Mestre Anderson Miguel e a Ciranda Raiz da Mata Norte, Bloco Afro Lamento Negro, Adiel Luna e o Coco Camará, Afoxé Ylê Xambá e Elisete Cirandeira, dentre outros. O palco também será levado, na sexta-feira (2/08), para a Aldeia de Cimbres, com apresentações do Samba de Coco Toype Ororubá, Coco do Amaro Branco e Coco de Toré Pandeiro do Mestre.

Além da intensa agenda de atividades, o público poderá curtir em Pesqueira três dias de shows no palco Pernambuco Meu País. Na sexta-feira (26), sobem ao palco O Espetáculo Pernambuco Meu País e as atrações Silvério Pessoa, Mundo Livre S/A e Nando Reis. No sábado (3/08), Banda N’zambi, Tribo de Jah, Gabriel O Pensador e Marcelo Falcão. No domingo (4/08), encerram a programação os nomes Grupo de Choro Ororuba, Pagode do Didi, Patrimônio Vivo de Pernambuco, (com participação de Gabi do Carmo, Gerlane Gell, Maria Pagodinho, Helena Cristina e Paz Brandão), Fundo de Quintal e Diogo Nogueira.

PERNAMBUCO MEU PAÍS – O Festival Pernambuco Meu País passará também pelos municípios de Caruaru (9 a 11 de agosto), Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro). Ao longo da programação, serão realizados shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e muitas outras atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura, de forma gratuita, para todas as idades.

O objetivo é promover a conexão de linguagens artísticas pernambucanas e nacionais e apresentar à população do estado e turistas, de forma lúdica e comunicativa, uma conexão entre as regiões, cidades, identidades, gêneros, conceitos artísticos e dinâmicas do fazer de um povo que, historicamente, tem sua cultura como parte da identidade de estado-país. Ao todo, o Festival Pernambuco Meu País contará com 80% de artistas locais, beneficiando 700 mil pernambucanos de forma direta.

O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) em conjunto com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Contando ainda com apoios das prefeituras das oito cidades que receberão o evento, assim como das Secretarias de Meio Ambiente (Sema-PE), de Saúde (SES-PE), da Mulher (SecMulher-PE), de Defesa Social (SDS) e de Turismo (Setur-PE), além da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e também da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).