Recife celebra 328º Festa de Nossa Senhora do Carmo com muita fé e emoção

16/07/24

ImprensaPCR

http://blogfolhdosertao.com.br

Diversas secretarias e órgãos da Prefeitura atuaram em conjunto com a Arquidiocese de Olinda e Recife para preparar os tradicionais festejos da padroeira da capital pernambucana, ao longo dos últimos dias, reuniram milhares de fieis e devotos

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Diversas secretarias e órgãos da Prefeitura atuaram em conjunto com a Arquidiocese de Olinda e Recife para preparar os tradicionais festejos da padroeira da capital pernambucana, ao longo dos últimos dias, reuniram milhares de fieis e devotos.

Nesta terça-feira (16), a cidade do Recife celebrou a festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital pernambucana. Os fieis e devotos se reuniram na Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, para participar deste momento de fé e devoção, onde a figura da padroeira é celebrada pelo 328º ano. A festividade foi comandada pelo Arcebispo de Recife e Olinda Dom Paulo Jackson e reuniu milhares de pessoas no Largo do Carmo.

Ao longo dos dez dias celebrações, várias secretarias da Prefeitura do Recife trabalharam de forma conjunta para dar suporte à organização do evento. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) disponibilizou 108 agentes de trânsito para cuidar da fiscalização e operação de tráfego, com o intuito de proporcionar mobilidade no entorno do Centro do Recife. A Secretaria Executiva de Controle Urbano e a Vigilância Sanitária do Recife também atuaram na fiscalização do comércio no entorno do Largo do Carmo.

O secretário de Governo e Participação do Recife, Aldemar Santos, destacou a importância de Nossa Senhora do Carmo para o Recife. “É sempre bom a gente estar cultuando e reverenciando Nossa Senhora do Carmo. Hoje eu só queria pedir a Deus que ele possa abençoar a nossa cidade, abençoar todos os recifenses, dando muita paz, saúde, muita sabedoria. E como Dom Paulo disse em sua oração belíssima, que Nossa Senhora cubra com seu manto sagrado todos os recifenses, sobretudo aqueles que mais precisam nesse momento”, afirmou.

Em sua homilia, o Arcebispo de Recife e Olinda Dom Paulo Jackson lembrou o significado da palavra Carmelo, que significa jardim, e pediu aos fieis que buscassem seguir os princípios cristãos. “Hoje, aprendemos que é da seca, da fome, da dor, que nasce Maria. Como a nuvenzinha, símbolo de uma torrente de esperança, de uma torrente de graça, dando-nos a possibilidade de recomeçar, de sobreviver, de renascer e de resistir. Que a mãe do carmel nos ajude a construir na vida pauliana um verdadeiro carmel. Em lugar que seja ambiente de jardim, de vida e de produção do amor”, proferiu.

Entre os cânticos e as demonstrações de fé, a devota Francisca da Silva de 68 anos e moradora de Casa Amarela falou sobre a emoção de participar da missa. “Eu faço questão de vir todos os anos e peço a Deus que me dê saúde para continuar vindo. Porque este é um momento em que agradeço pelas minhas preces que sempre são ouvidas. Nossa Senhora do Carmo nunca me abandona”, disse, emocionada.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Decisao da nacional do PDT consolida pré-candidatura de Evilásio Mateus a prefeito de Araripina, com apoio de lideranças históricas

16/07/24

Ascom PDT/Araripina

http://blogfolhadosertao.com.br

 

O evento contou com a participação de lideranças históricas de Araripina, como os ex-prefeitos Lula Sampaio e Emanoel Bringel

 

 

Primeiro colocado na última pesquisa do Diário de Pernambuco para prefeito de Araripina, o pré-candidato Evilásio Mateus (PDT) mostrou, nesta terça-feira (16), a força da sua pré-candidatura. Em coletiva de imprensa realizada no auditório do Araripina Palace Hotel, Evilásio reuniu grandes lideranças do Partido Democrático Trabalhista, além de ex-prefeitos e vereadores, e reforçou o seu compromisso de trabalhar para garantir mais oportunidades em Araripina.

“A força que vem das pessoas nas ruas, e desse momento aqui, unindo lideranças históricas, é o que me dá a certeza de que farei muito mais por Araripina. Essa é a minha forma de trabalhar pelas pessoas: sempre dialogando e unindo. Eu tenho uma história nesta cidade e as pessoas reconhecem isso. Tô pronto e preparado pra mostrar o que eu fiz por Araripina e que posso fazer muito mais”, afirmou Evilásio durante o evento.

O evento contou com a participação de lideranças históricas do município, como os ex-prefeitos Lula Sampaio e Emanoel Bringel. Rivais históricos, Lula e Emanoel anunciaram apoio à pré-candidatura de Evilásio e reafirmaram que sua história de trabalho pelo município  coloca como a melhor opção para fazer uma gestão que entenda as necessidades das pessoas de Araripina.

Para o vice-presidente do PDT em Araripina, Rafael Bobinha, a capacidade de dialogar e de unir pessoas em torno do avanço de Araripina é uma das principais qualidades de Evilásio. “Evilásio tem a aprovação das pessoas, que conhecem seu trabalho de anos pelo desenvolvimento da cidade. Ele é uma pessoa muito coração, que dialoga, que une as pessoas. E essas são características que não podem faltar num gestor.

Estiveram presentes na coletiva o pré-candidato a vice, Bringel Filho, os vereadores Luciano Capitão, Evandro Delmondes, Kaligia Mateus, Aurismar Pinho, Camila Sampaio e o presidente da Câmara Municipal de Araripina, vereadpr Roseliton Oliveira.

 

Foto: Jaine

Dois ex-ministros de Bolsonaro não devolveram relógios de luxo mesmo após decisão do TCU

16/07/24

Por Tácio Lorran

http://blogfolhadosertao.com.br

Tribunal entendeu que recebimento dos bens por sete autoridades do governo Bolsonaro ‘extrapolou os limites da razoabilidade’, mas, mesmo assim, houve quem ficasse com as peças; ministro diz que questionou pedido e ex-presidente da Apex afirmou que está disposto a entregar o relógio

 

Ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra não se manifestou sobre o fato de não ter devolvido o relógio
Ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra não se manifestou sobre o fato de não ter devolvido o relógio
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Estadão

 

BRASÍLIA – Os ex-ministros Gilson Machado (Turismo) e Osmar Terra (Cidadania), além do ex-presidente da Apex-Brasil, o contra-almirante Sergio Segovia, ainda não devolveram os relógios de luxo que ganharam de presente durante uma comitiva oficial ao Catar realizada em outubro de 2019.

Em março de 2023 o Tribunal de Contas da União (TCU) entendeu que o recebimento dos bens por sete autoridades do governo Bolsonaro “extrapolou os limites da razoabilidade”. Em seguida, a Comissão de Ética Pública (CEP) e a Casa Civil da Presidência da República enviaram ofícios determinando a devolução dos relógios. No entanto, somente quatro dos sete notificados devolveram os itens de luxo.

Gilson Machado, que, na época da viagem oficial, era presidente da Embratur, informou ter contestado o pedido da CEP para devolver o relógio, alegando que houve cerceamento do direito de defesa e um ataque à ampla defesa e ao contraditório. Ele também solicitou uma perícia técnica sobre o bem. Sergio Segovia explicou que está disposto a devolver o relógio, mas acrescentou que nunca soube como proceder. Osmar Terra não respondeu.

Por telefone, Sergio Segovia explicou que, após ter sido notificado, perguntou à Comissão de Ética como deveria proceder para devolver o relógio, mas nunca recebeu resposta. “Estou esperando há mais de um ano para saber como entregar”, disse, acrescentando que tem total interesse em devolver o item.

Nos ofícios, a Casa Civil e a Comissão de Ética explicam que o item deveria ser entregue à Caixa Econômica Federal. Segovia considerou a informação insuficiente. “E eu não vou correr atrás [disso], da mesma maneira que isso foi surpresa pra mim, pois eu nem sabia inicialmente que eu tinha ganhado, não quero ter trabalho nenhum para devolver isso”, disse ao Estadão. Segovia explicou que recebeu o relógio cerca de três meses depois da viagem ao Catar, quando um tenente e um sargento entregaram o presente.

A assessoria de Osmar Terra não se manifestou.

 

 

Governo inicia qualificação empreendedora em sete municípios do Estado de Pernambuco

16/07/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

Oficinas e palestras serão ofertadas de forma gratuita e presencialmente, neste mês de julho, em sete cidades. A primeira formação começa nesta terça-feira (16), em Arcoverde
De acordo com a gestão estadual, os cursos são voltados, principalmente, para jovens e mulheres a partir dos 16 anos, mas outros públicos também podem participar (Foto: Divulgação)

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), segue ampliando o programa QualificaPE. Depois dos cursos de formação técnica chegou a vez de iniciar os módulos voltados para a formação empreendedora. Serão mais de 2 mil vagas disponíveis em sete cidades do Estado neste mês de julho e as primeiras turmas começam nesta terça-feira (16), em Arcoverde. Na sequência virão Petrolândia, Paudalho, Vitória de Santo Antão, Ouricuri, Feira Nova e Petrolina. As oficinas e palestras são gratuitas, presenciais e em parceria com Sebrae-PE.

O público alvo são jovens e mulheres a partir dos 16 anos, no entanto, isso não exclui que qualquer pessoa se inscreva para aperfeiçoar sua formação. Cada município receberá uma trilha com oito qualificações e formação terá duração de duas a quatro horas, totalizando mais de 20 horas/aula na trilha completa. Porém, os interessados podem escolher entre seguir as oficinas e palestras de forma isolada ou a trilha completa, que lhe dará uma formação mais consolidada em seu sonho de empreender ou ampliar o seu negócio.

“Estamos muito felizes em começar mais esse braço do programa Qualifica Pernambuco, agora, voltado para o empreendedorismo. Montamos uma trilha onde as pessoas podem fazer uma qualificação em gestão com foco em finanças, redes sociais, vendas, entre outras oficinas. Isso vai ajudá-los a abrir os horizontes, ampliar o leque de atuação e focar em resultados melhores para quem já empreende ou sonha em abrir o seu próprio negócio”, avalia Frederico Ferreira, secretário executivo de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo da Sedepe.

INSCRIÇÕES – Os interessados podem se inscrever de forma gratuita acessando o site: www.sedepe.pe.gov.br. Lá é só clicar na aba Qualifica Pernambuco, que será direcionado para a plataforma onde poderá consultar as formações disponíveis em sua cidade. São 40 vagas por turma. Vale lembrar que todas as oficinas e palestras darão direito a certificado do programa Bora Empreender – Qualifica Empreendedor.

CONFIRA AS CIDADES, DATAS E LOCAIS DAS OFICINAS EM JULHO

Arcoverde
Datas: 17, 30 e 31/07
Local : Sesc Arcoverde

Petrolândia
Datas: 19, 22, 23, 24, 25, 26 e 29/07
Local: Casa da Juventude

Vitória de Santo Antão
Datas: 22, 24, 29, 31/07
Local: Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura

Paudalho
Datas: 22, 23, 24, 25, 26, 29, 30 e 31/07
Local: Casa da Juventude

Ouricuri
Datas: 22, 23, 24, 25, 26, 29, 30 e 31/07
Local: IX Geres

Feira Nova
Data: 29/07
Local: Casa da Juventude

Petrolina
Data: 30 e 31/07
Local: Sebrae Petrolina

Diretório nacional do PDT faz intervenção no diretório de Araripina e terá decisão final sobre eleição no município

16/07/24

Blog da Folha

http://blogfolhadosertao.com.br

Atual vice-prefeito  de Araripina, Evilácio Matheus é  cotado pela legenda para disputar pleito
A Executiva Nacional do PDT notificou a direção estadual do partido sobre a constituição de uma comissão especial da Executiva Nacional, com total autonomia para conduzir a conjuntura no município  de Araripina, no Sertão de Pernambuco.

Atual vice-prefeito do município, Evilácio Matheus era cotado pela legenda para disputar a prefeitura do município pela legenda. O projeto dele contava com o apoio do grupo dos Queiroz, no entanto, a decisão da nacional pegou lideranças do município de surpresa.

Evilácio Matheus rompeu com o prefeito da cidade, Raimundo Pimentel (União Brasil). O vice foi preterido pelo gestor municipal, que preferiu a ex-secretária de Educação, Ana Paula Ramos, sobrinha do ex-governador José Ramos.

O colegiado estatutário do PDT, em reunião realizada de forma híbrida, na Sede Nacional do PDT, na última quarta-feira (10), de forma unânime, aprovou o parecer do secretário nacional de assuntos jurídicos e presidente da Comissão de Ética Partidária, Marcos Ribeiro, e constituiu comissão especial da Executiva Nacional, com total autonomia, formada por Sirley Soalheiro, vice-presidente nacional, Marli Mendonça, vogal da executiva nacional, Marcos Ribeiro, secretário jurídico nacional e Fernando Barbosa, secretário nacional de organização estatutária e administrativa.

A instância ficará responsável, inclusive, pela condução da convenção municipal do PDT do município, que definirá qual será o pré-candidato da legenda.

Canalha: Witzel pediu vaga no STF para resolver ‘rachadinha’ de Flávio, diz Bolsonaro

16/07/24

Estadão Conteúdo

http://blogfolhadosertao.com.br

Em nota, Wilson Witzel diz que Bolsonaro “deve ter se confundido” e que “não foi a primeira vez” que mencionou conversas que eles nunca tiveram

Durante a reunião em que discutiu estratégias para anular o inquérito das “rachadinhas”, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel tentou negociar uma vaga no Supremo Tribunal Federal em troca de “resolver” a investigação que mirava o senador Flávio Bolsonaro, filho “01” do ex-chefe do Executivo.

“O ano passado, no meio do ano, encontrei com o Witzel, não tive notícia [inaudível] bem pequenininho o problema. Ele falou, resolve o caso do Flávio. Me dá uma vaga no Supremo”, relatou Bolsonaro no encontro, realizado um mês depois da prisão de Fabrício Queiroz, peça-chave na investigação sobre as “rachadinhas”.

Em nota, Wilson Witzel diz que Bolsonaro “deve ter se confundido” e que “não foi a primeira vez” que mencionou conversas que eles nunca tiveram, “seja por confusão mental, diante de suas inúmeras preocupações, seja por acreditar que eu faria, a nível local, o que hoje se está verificando que foi feito com a Abin e Policia Federal” (veja a íntegra da nota abaixo).

As advogadas de Flávio Bolsonaro apontaram que Witzel tinha a “Polícia Civil na mão”. Em seguida, Augusto Heleno e Bolsonaro disseram a mesma frase: “Sede de poder”. “Então, você sabe o que vale você ter um ministro irmão teu no Supremo”, completou o então presidente. Em seguida, Bolsonaro esclarece que a vaga seria para o juiz Flávio Itabaiana, que foi responsável pelo caso Queiroz.

Defesa do ex-presidente

Após a divulgação do áudio, o assessor e advogado de Bolsonaro Fabio Wajngarten saiu em defesa do ex-presidente, dizendo que a conversa “só reforça o quanto o presidente ama o Brasil e o seu povo”. Ele citou especificamente um trecho retirado do áudio no qual Bolsonaro diz que não estaria procurando o favorecimento de ninguém.

A gravação da reunião faz parte dos autos da Operação Última Milha, que desmontou a Abin paralela, grupo instalado na Agência Brasileira de Inteligência durante o governo Bolsonaro. Nesta segunda (15), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, levantou o sigilo do áudio.

O teor da conversa indica que o ex-presidente e o então diretor da Abin, delegado Alexandre Ramagem, planejaram uma forma de emparedar a investigação sobre Flávio Bolsonaro e a “rachadinha”

O general Augusto Heleno, então chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), também participou do encontro, ocorrido em agosto de 2020, um mês depois da prisão de Fabrício Queiroz – ex-assessor de Flávio – no escritório do advogado Frederick Wassef, em Atibaia, na Grande São Paulo.

Ao tornar o áudio público, Moraes esclareceu que alvos da quarta fase da Operação última Milha pediram acesso aos autos – o que inclui a gravação. Nessa linha, o ministro do STF alertou que uma divulgação parcial e até mesmo uma manipulação do arquivo “tem potencial de geração de inúmeras notícias incompletas ou fraudulentas em prejuízo à correta informação à sociedade”. Com esse argumento, Moraes retirou o sigilo do áudio.

Confira a íntegra da nota de Wilson Witzel:

“Nunca mantive qualquer relação pessoal ou profissional com o juiz Flavio Itabaiana e jamais ofereci qualquer tipo de ‘auxílio’ a qualquer um durante meu governo.

O Presidente Jair Bolsonaro deve ter se confundido e não foi a primeira vez que mencionou conversas que nunca tivemos, seja por confusão mental, diante de suas inúmeras preocupações, seja por acreditar que eu faria, a nível local, o que hoje se está verificando que foi feito com a Abin e Policia Federal. No meu governo a Polícia Civil e militar sempre tiveram total independência e os poderes foram respeitados. A história e tudo o que aconteceu comigo comprovam isso.”

 

“Abin paralela”: Moraes retira sigilo de áudio de Bolsonaro com Ramagem; ouça na íntegra

16/07/24

Agência Brasil

O áudio faz parte de investigação do monitoramento ilegal de pessoas e autoridades públicas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
sharethis sharing button
A decisão foi tomada nos autos da PET 12732 (foto: Carolina Antunes / PR)
A decisão foi tomada nos autos da PET 12732 (foto: Carolina Antunes / PR)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou há pouco o sigilo do áudio no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno e o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem conversam sobre o uso ilegal da Abin para espionagem.

Segundo as investigações, a conversa foi “possivelmente” gravada por Ramagem e ocorreu em agosto de 2020. O áudio foi citado no relatório da investigação chamada de “Abin Paralela”, divulgado na semana passada. Além do áudio, o STF disponibilizou a degravação da conversa feita no processo da Polícia Federal.

A gravação tem 1 hora e oito minutos e estava sob segredo de Justiça. Segundo a PF, a conversa está relacionada ao uso ilegal da Abin para obter informações sobre inquérito no qual o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi investigado por “rachadinha” quando ele ocupou o cargo de deputado estadual.  Em 2021, a apuração foi anulada pela Justiça.

Gravação

Durante a reunião gravada, as advogadas de Flávio, Juliana Bierrenbach e Luciana Pires, discutiram formas de obter informações sobre a investigação envolvendo o senador na Receita Federal e no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Durante um trecho do áudio, Bolsonaro e o general Heleno demonstraram preocupação com o vazamento da conversa.

Heleno: Tem que alertar ele [chefe da Receita], ele tem que manter esse troço fechadíssimo. Pegar de gente de confinaça dele”.

Em seguida, Jair Bolsonaro parece desconfiar que está sendo gravado e disse que não queria “favorecer ninguém”.

“Tá certo. E deixar bem claro, a gente nunca sabe se alguém está gravando alguma coisa, que não estamos procurando favorecimento de ninguém”, afirmou.

 

Prevenção: Empresas beneficiadas pela renovação do PERSE devem ficar atentas a prazos estipulados pela Receita Federal

16/07/24
Por Fabiana Nunes e Marcelle Penha
http://http://blogfolhdosertao.com.br
Setor hoteleiro e demais beneficiários do PERSE têm até   sábado (20/07) para apresentação da DIRBI e até dia 02 de agosto para requerer habilitação ao programa

Advocacia: saiba tudo sobre essa área do Direito

A  advogada da área tributária do Nunes | Costa Advocacia (NCA), Maria Eduarda Simões, alerta que empresas do setor de eventos, turismo e hotelaria, beneficiadas pela renovação do PERSE – Programa Emergencial do Setor de Eventos – até 2026, devem ficar atentas a dois prazos novos estipulados pela Receita Federal.

Os contribuintes contemplados deverão apresentar até este sábado, dia 20, a Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária – DIRBI, instituída pela Medida Provisória nº 1.227/2024 e regulamentada pela Instrução Normativa nº 2.198/2024, indicando os valores dos benefícios fiscais utilizados a partir de janeiro deste ano.

Quanto aos períodos subsequentes, a DIRBI deverá ser apresentada até o vigésimo dia do segundo mês subsequente ao do período de apuração. A não apresentação da declaração sujeitará a pessoa jurídica ao pagamento de multas de 0,5% para pessoas jurídicas sobre a receita bruta de até R$1 mi; 1% sobre a receita bruta de R$1 mi até R$10 mi e 1,5% sobre a receita bruta acima de R$10 mi.

“Ainda que essa penalidade esteja limitada a 30% do valor dos benefícios econômicos usufruídos, a multa pode alcançar patamares muito elevados, razão pela qual é importante que os contribuintes estejam atentos à observância desta obrigação acessória, para que possam continuar usufruindo dos benefícios fiscais que lhe são concedidos em sua integralidade”, orienta a advogada do NCA.

Além disso, nos termos da Instrução Normativa nº 2.195/2024, o usufruto do PERSE está condicionado à apresentação de um pedido de habilitação no prazo de 60 dias a contar de 03 de junho de 2024, que se encerrará no dia 02 de agosto deste ano. As pessoas jurídicas que, atendidos os requisitos da lei, apresentaram os seus pedidos de habilitação no início do prazo já tiveram os seus pedidos de habilitação deferidos pela Receita Federal, em um prazo médio de 15 dias. É o caso do Hotel Solar Porto de Galinhas e do Viva Porto de Galinhas Resort, cuja habilitação foi publicada em 20 de junho de 2024.

IMPACTO – Para Maria Eduarda, a renovação do PERSE é positiva para o setor, pois dá continuidade, com algumas exceções, à alíquota zero para os tributos federais: IRPJ, CSLL, PIS e COFINS. Porém, a advogada ressalta que, em contrapartida, o governo federal impôs a observância de obrigações acessórias que, se não forem observadas, reduzirão a extensão do benefício fiscal concedido ou restringirão o próprio acesso ao mesmo.

Destaca, ainda, que a nova lei restringe o usufruto do benefício para as pessoas jurídicas sujeitas ao regime tributário do lucro real, dispondo que essas sociedades apenas poderão usufruir da alíquota zero de IRPJ e CSLL neste ano. A partir de 2025, a redução a zero se restringirá às contribuições ao PIS e à COFINS.

“Diante desse novo cenário, essas pessoas jurídicas deverão buscar alternativas para se manterem competitivas no mercado, seja por meio da mudança do regime para o lucro presumido, caso o faturamento não supere o limite de R$ 78 milhões anuais de receita bruta, seja através da judicialização do tema, buscando a extensão do benefício tal qual aplicado às demais pessoas jurídicas, ou mesmo por meio de outros benefícios fiscais, a exemplo do ofertado pela Sudene, que concede redução de 75% do Imposto de Renda e adicionais calculados com base no lucro da exploração, também aplicável ao setor hoteleiro” orienta a advogada.

 

 

Univasf sedia II Simpósio Nordestino de Floricultura e Plantas Ornamentais, que começa amanhã (17)

16/07/24

Ascom Univasf

http://blogfolhadosertao.com.br

O Vale do São Francisco é uma região reconhecida pela relevância na cadeia produtiva da fruticultura irrigada e possui diversas potencialidades para a produção de flores e plantas ornamentais. Com o intuito de apresentar resultados de pesquisas desenvolvidas no território e destacar a importância desse setor na geração de renda, o II Simpósio Nordestino de Floricultura e Plantas Ornamentais (II Sinflor) será realizado em Petrolina (PE). O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Plantas Ornamentais no Vale do São Francisco (Povasf) e a Liga Acadêmica de Fisiologia da Produção Vegetal (Lafisv) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A programação do II Sinflor começa nesta quarta-feira (17), no Cineteatro, no Campus Sede da Univasf.

Com o tema “Floricultura e Paisagismo no Nordeste: desafios e oportunidades de negócio”, esta edição do Sinflor tem como objetivo principal promover o fortalecimento e a expansão da atividade econômica da floricultura no Nordeste. A programação terá início com os minicursos, na manhã da quarta-feira (17), a partir das 8h.

A solenidade de abertura será realizada às 18h30 e terá palestra sobre o tema “Desafios e Perspectivas para Impulsionar o Crescimento Sustentável na Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais na Região Nordeste do Brasil”, a ser ministrada pelo vice-presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais (Ibraflor), Walter Luís Winge.

A programação do Sinflor também proporcionará aos participantes palestras com profissionais da área; oficinas; lançamento de livro; mesas-redondas; apresentações culturais e visitas técnicas para conhecer o mercado da floricultura no Vale do São Francisco. Dentre os minicursos ofertados, que possuem foco em temáticas como empreendimento do setor de floricultura e o seu papel no contexto do agronegócio, serão ministrados: Cultivo de Orquídeas; Explorando a Ilustração Científica Botânica com Plantas alimentícias não convencionais; Como validar uma ideia e montar uma startup; e Design Thinking: transformando ideias em soluções criativas.

Por ser um evento dedicado à discussão e promoção da floricultura e do paisagismo na região do Nordeste, o Sinflor também promove a exploração do potencial regional para a produção de flores, estimula a integração entre academia e setor produtivo e organiza espaços para divulgação de avanços científicos e tecnológicos. Com base nisso, durante o evento serão apresentados trabalhos acadêmicos acerca das seguintes áreas temáticas: Agricultura Familiar, Economia e Desenvolvimento Sustentável; Botânica, Biodiversidade e Conservação; Melhoramento Genético; Fitossanidade; Fisiologia Vegetal e Fitotecnia; Cultivo in vitro; Paisagismo e Arborização; e Tecnologia e Inovação.

Esta edição do Simpósio Nordestino de Floricultura e Plantas Ornamentais é realizada em parceria com o Conselho de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) e com apoio da Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO). A primeira edição do evento aconteceu em 2023, na cidade de Bananeiras (PB). Mais informações estão disponíveis no site  e no Instagram do II Sinflor.

Reforço: Compesa inicia obra para instalação de nova Estação de Tratamento de Água em caruaru

16/07/24
Ascom Compesa
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo
A ampliação da distribuição das águas do rio São Francisco na cidade de Caruaru é uma realidade cada vez mais próxima. Com o avanço das obras da Adutora do Agreste, que vão resultar no incremento de 600 l/s na vazão de água para o município, a Compesa tem realizando também investimentos para aumentar a capacidade de tratamento, como a implantação da nova Estação de Tratamento de Água Bela Vista, que está sendo instalada no bairro Encanto da Serra. O equipamento terá capacidade para tratar 200 litros de água por segundo.

Foram investidos pela Compesa R$ 4,5 milhões na aquisição dessa unidade, que é compacta e em fibra de vidro, e a Companhia deu início à construção das bases em concreto que receberão a estrutura. O modelo é de fácil instalação e manutenção, além de empregar um conjunto de processos sofisticados para transformar a água bruta em água potável, segura para consumo humano.

Em Caruaru, as águas do rio São Francisco já estão sendo Tratadas na ETA Petrópolis com uma vazão de 200 l/s de água. Além da ETA Bela Vista, que deverá entrar em operação em outubro, a ETA Salgado também receberá o novo volume de água que chegará à cidade de Caruaru neste ano.

O presidente da Compesa, Alex Campos, reforça que a meta estabelecida pela governadora Raquel Lyra é desenvolver as ações necessárias para eliminar o rodizio na distribuição de água em Caruaru, iniciativa que está cada dia mais próximo. “A nossa expectativa é que neste segundo semestre a ETA Bela Vista já esteja em operação e pronta para receber as águas do São Francisco pela Adutora do Agreste, uma realidade que vai mudar o padrão de abastecimento na cidade”.

O gestor da Compesa lembra que investimentos em obras complementares precisarão ser realizadas na rede de distribuição até a eliminação do rodízio na cidade. “As tubulações antigas no município serão paulatinamente trocadas para garantir que o volume de água que será disponibilizado para Caruaru chegue em todos os pontos da cidade com pressões adequadas”, finaliza Alex Campos.