O que se sabe sobre Thomas Matthew Crooks, homem que atirou em Trump, segundo FBI

14/07/24

Reuters/ e agências

http://blogfolhadosertao.com.br

O homem que atirou em Trump, segundo FBI, tem 20 anos. Ele era filiado ao Partido Republicano, de acordo com a imprensa americana.

 

Trump se abaixou quando ouviu tiros -  (crédito: Reuters)
Trump se abaixou quando ouviu tiros – (crédito: Reuters)

O homem suspeito de atirar no ex-presidente dos EUA Donald Trump foi nomeado pelo FBI como Thomas Matthew Crooks.

Ele tinha 20 anos e era de Bethel Park, Pensilvânia, disseram os investigadores em um comunicado. Segundo a imprensa americana, Crooks era filiado ao Partido Republicano.

Trump foi baleado durante um comício na Pensilvânia. Agentes do Serviço Secreto retiraram o ex-presidente do palco após uma série de tiros. Trump foi visto com sangue na orelha e chegou a erguer punho depois de se levantar do chão.

Em seguida, ele entrou em um veículo e, depois de atendimento médico,retornou à sua casa em Nova Jersey. Ele está “bem” e é grato aos policiais, diz um comunicado publicado no site do Comitê Nacional Republicano (RNC).

O FBI afirma que está tratando o incidente como uma “tentativa de assassinato” contra Trump.

Em uma postagem em sua rede Truth Social, Trump disse que uma bala perfurou a “parte superior” de sua orelha direita.

“Eu soube imediatamente que algo estava errado, pois ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele”, escreveu Trump. “Houve muito sangramento, então eu percebi o que estava acontecendo.”

O sangue estava claramente visível na orelha e no rosto de Trump quando os agentes o retiraram às pressas do comício.

A declaração do FBI acrescenta que o incidente é uma “investigação ativa e em andamento”.

A polícia da Pensilvânia afirma que não há mais ameaças após o tiroteio.

O suspeito foi morto a tiros no local por um atirador do Serviço Secreto dos EUA, disse o porta-voz da agência, Anthony Guglielmi.

Ele acrescentou que um espectador foi morto no tiroteio e outros dois ficaram gravemente feridos. Todas as três vítimas eram do sexo masculino, confirmaram as autoridades posteriormente.

Atirador usava rifle

Fontes policiais disseram à CBS News que Crooks estava armado com “um rifle estilo AR” e disparou de um prédio a algumas centenas de metros de distância do local.

O agente especial Kevin Rojek confirmou que o FBI está tratando o tiroteio como uma tentativa de assassinato.

Ele acrescentou que Crooks não estava portando identidade e que os investigadores usaram DNA para identificá-lo formalmente.

O FBI ainda não se manifestou sobre o motivo da tentativa de assassinato.

Registros eleitorais estaduais mostram que Crooks era um republicano registrado, segundo a imprensa americana.

O candidato republicano à presidência tinha acabado de começar a se dirigir a seus apoiadores em Butler, Pensilvânia — um estado decisivo na eleição de novembro — quando os tiros começaram.

Os estrondos soaram enquanto Trump falava sobre o presidente Joe Biden, e sua administração. Vários apoiadores segurando cartazes, posicionados atrás de Trump, se esconderam quando os tiros foram ouvidos.

Espectadores que falaram com a BBC sugeriram que os tiros podem ter vindo de um prédio de um andar à direita do palco onde ex-presidente estava falando.

Uma testemunha – Greg – disse à BBC que avistou uma pessoa de aparência suspeita, parecendo um “urso rastejando”, no telhado do prédio cerca de cinco minutos depois de Trump subir ao palco. Ele disse que apontou a pessoa para a polícia.

“Ele tinha um rifle, podíamos vê-lo claramente com um rifle”, disse ele. “Estamos apontando para ele, a polícia está lá embaixo correndo pelo chão — dizemos: ‘Ei, tem um cara no telhado com um rifle’ e a polícia não sabia o que estava acontecendo.”

Tim, que também estava no comício, disse à BBC que ouviu uma “enxurrada” de tiros.

“Vimos o presidente Trump cair no chão e todo mundo começou a se jogar no chão porque era um caos.”

Warren e Debbie estavam no local e disseram à BBC que ouviram pelo menos quatro tiros.

Eles disseram que os dois se deitaram no chão quando agentes do Serviço Secreto entraram pela multidão, gritando para que os participantes se abaixassem.

“Não podíamos acreditar que isso estava acontecendo”, disse Warren.

Debbie disse que uma garotinha ao lado deles estava chorando por não querer morrer e dizendo “como isso está acontecendo conosco?”

“Isso partiu meu coração”, disse Debbie.

O congressista republicano Ronnie Jackson disse à BBC que seu sobrinho foi ferido no tiroteio. Ele sofreu um pequeno ferimento no pescoço e foi tratado no local, disse Jackson em um comunicado.

Reação de Biden

Falando de seu estado natal, Delaware, o presidente Biden condenou o ataque, chamando-o de “doente”.

“Não há lugar nos Estados Unidos para esse tipo de violência”, disse ele. “Todos devem condenar isso.”

Mais tarde, a Casa Branca disse que o presidente Biden conversou com Trump antes de retornar a Washington DC.

Trump continua em uma disputa acirrada com o presidente Biden – o candidato democrata – em uma revanche da eleição de 2020.

Políticos de ambos os partidos se juntaram a Biden na condenação do ataque.

O ex-presidente Barack Obama disse que “não há absolutamente nenhum lugar para violência política em nossa democracia” e que estava “aliviado que o ex-presidente Trump não tenha sido gravemente ferido”.

O ex-vice-presidente de Trump, Mike Pence, disse que ele e sua esposa estavam orando pelo ex-presidente.

O líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries, disse em um comunicado: “Meus pensamentos e orações estão com o ex-presidente Trump. Sou grato pela resposta decisiva da polícia. A América é uma democracia. Violência política de qualquer tipo nunca é aceitável.”

O primeiro-ministro do Reino Unido, Sir Keir Starmer, liderou a condenação internacional do tiroteio, dizendo que estava “estarrecido com as cenas chocantes do comício do presidente Trump”.

“A violência política em qualquer forma não tem lugar em nossas sociedades e meus pensamentos estão com todas as vítimas desse ataque”, disse ele em um comunicado.

Trump continua pronto para aceitar a indicação de seu partido para a disputa presidencial na convenção em Milwaukee na segunda-feira, disseram seus gerentes de campanha. Alguns especularam que ele estava prestes a revelar seu companheiro de chapa no comício de Butler.

Alguns republicanos rapidamente culparam o presidente Biden pelo tiroteio, acusando o presidente de alimentar temores sobre o possível retorno de Trump ao cargo.

O senador JD Vance, que se acredita estar na lista de finalistas para se tornar candidato à vice-presidência de Trump, disse que a retórica da campanha de Biden levou diretamente a esse incidente.

Mike Collins — um congressista republicano — acusou o presidente de “incitar um assassinato”.

Enquanto isso, James Comer, presidente do poderoso comitê de supervisão da Câmara, disse que convocaria o diretor do Serviço Secreto perante seu painel.

Bolsa Família: Governo de Pernambuco encontra irregularidades e define data para pagar o 13º

14/07/24
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Pelo menos 600 mil cadastros têm sinais de fraude e não receberão valor que sai em agosto
Uma cobrança feita pela oposição na Assembleia Legislativa, especialmente pelo deputado Sileno Guedes (PSB), para este ano, sairá do papel. Mas para menos gente. O Governo de Pernambuco vai pagar o 13º do Bolsa Família dia 19 de agosto.
Criado em 2019, o benefício caía na conta de 1,6 milhão de famílias em fevereiro. Existe motivo para seis meses de atraso. Em entrevista à Rádio Folha, o secretário de Fazenda do Estado, Wilson José de Paula, informou ter passado um pente-fino na base de dados e encontrou irregularidades em 600 mil cadastros.

“Foi um aprendizado. Na gestão passada, simplesmente se pagava o 13º. Mas resolvemos olhar quem são essas pessoas. Elas são do CadÚnico, e ele merece um olhar especial”, explicou. Com a limpeza, o pagamento será destinado a um milhão de famílias.

“Para se ter uma ideia, tem gente com Porsche, Toyota, carro elétrico. Tem sócio de empresa com capital superior a 200 mil reais e gente com vínculo empregatício.” A revisão rendeu ao Estado uma economia de R$ 170 milhões. “Continuamos gastando com qualidade, para fazer o benefício social chegar a quem realmente interessa.”

Informalmente, já expôs o problema a autoridades do Governo Federal. As 600 mil pessoas que estão fora  terão oportunidade de contestar. Uma equipe vai ouvi-las e corrigir se for o caso. O secretário registrou que já no ano passado houve quatro mil reclamações e apenas 60 delas foram revistas.

Incentivo a montadoras
O secretário Wilson de Paula minimizou a reclamação da bancada nordestina na Câmara. Deputados estranharam a não defesa de governadores pelas montadoras. “O movimento mais importante, pela manutenção do benefício, foi feito ano passado e a governadora Raquel Lyra teve total protagonismo.” Lembrou que a partir de 2033 não haverá mais estímulo. “Administração pública e empresas precisam se preparar para o mundo novo da reforma tributária.”

Problema
O deputado Sileno Guedes vai fazer um esforço hercúleo para participar da instalação da convocação extraordinária da Alepe, na segunda. Presidente estadual do PSB, ele tinha, até ontem, 32 convenções programadas para de 20 de julho a 5 de agosto.

Elite 

O deputado Augusto Coutinho está entre os 75 federais da Elite Parlamentar 2024, elaborada pela consultoria Arko Advice, destacando a atuação. Coutinho fez parte do grupo de trabalho da reforma tributária e é relator do projeto dos aplicativos de transporte.

Cidades inteligentes
A pré-candidata do PL à Prefeitura de Olinda, Izabel Urquiza, está em busca de práticas exitosas para solucionar problemas críticos, especialmente nas áreas da saúde, segurança e infraestrutura.

Sport vacila e fica no empate com América-MG na Arena de Pernambuco

Sport e América-MG estão na parte de cima da classificação da Série B do Campeonato Brasileiro e separados por dois dois pontos após empate

O Sport empatou por 1×1 com o América-MG, neste sábado (13), na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O duelo foi válido pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Éder abriu o placar para o Coelho no primeiro tempo. Na etapa final, Fabrício Domínguez igualou o marcador para o Leão.

Com o resultado, o clube rubro-negro continua no G-4. Agora, temporariamente, porque a rodada só acaba na quarta-feira, em 3º lugar com 24 pontos.

Chama no Zap!Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

O próximo jogo do Sport acontece somente no dia 23 de julho (terça-feira). O Leão visita a Chapecoense, às 19h (de Brasília), na Arena Condá. Vale lembrar que o embate contra o Operário foi adiado.

Vacilo caro

Mais uma vez, o Leão saiu atrás no placar com um erro de um dos integrantes do sistema defensivo. Agora, o goleiro Caíque França. Aos 17 minutos, o América-MG abriu o placar com Éder.

Depois da cobrança de escanteio, o goleiro leonino errou ao tentar afastar a bola e o zagueiro do Coelho não teve trabalho para fazer o gol. É importante ressaltar também que os companheiros ficaram “parados” no lance e deram espaço.

Do meio para o fim do primeiro tempo, o Sport buscou a reação. Teve mais de uma oportunidade de empatar e virar o placar, mas desperdiçou.

Dava para ter virado

Após o intervalo, o Sport continuou melhor no jogo. Não à toa, conseguiu o empate aos 16 minutos. Também após em uma cobrança de escanteio.

Fabrício Domínguez apareceu na grande para desviar de cabeça e igualar o marcado para o Leão: 1×1. Durante toda a etapa final, o time rubro-negro pressionou o adversário, que quase não ameaçou.

A melhor chance do Sport foi na reta final da partida. Gustavo Coutinho apareceu livre pela ponta esquerda e cruzou na pequena área. Vini Faria tentou fazer de peito, mas isolou.

Errando bastante na conclusão das jogadas, o time do técnico Mariano Soso desperdiçou pontos em casa e acabou o duelo sob vaias da torcida. Placar final: Sport 1×1 América-MG.

Ficha do jogo

Sport

Caíque França; Roberto Rosales (Fábio Matheus), Luciano Castán, Alisson Cassiano e Chico (Riquelme); Fabricio Domínguez, Felipe e Lucas Lima; Chrystian Barletta (Gustavo Coutinho), Tití Ortiz (Vinícius Faria) e Zé Roberto (Dieguinho).

Técnico: Mariano Soso.

América-MG

Elias; Mateus Henrique (Flávio), Ricardo Silva, Éder e Marlon; Alê, Juninho (Gustavinho) e Moisés (Felipe Amaral); Adyson (Wallisson), Brenner (Renato Marques) e Fabinho (Felipe Azevedo).

Técnico: Cauan de Almeida.

  • Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE.
  • Árbitro: João Vitor Gobi (SP).
  • Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Leandra Aires Cossette (ambos de SP).
  • VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP).
  • Público: 16.916 torcedores.
  • Renda: R$331.480,00.

 

Motorista é detido após oferecer dinheiro a PRF durante fiscalização em Petrolina

14/07/24
Ascom PRF
http;//blogfolhadosertao.com.br

 

Conduta é considera crime de corrupção ativa
corrupção ativa.jpg

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve, neste sábado (13), um motorista após ele oferecer uma quantia em dinheiro a um policial durante fiscalização na BR-407, no município de Petrolina. O homem não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e várias irregularidades foram observadas no veículo Gol que ele dirigia no momento da abordagem.

O carro estava com o licenciamento atrasado e último Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) havia sido emitido no ano de 2020. Informado sobre os autos de infração emitidos pelas infrações de trânsito e também sobre a medida prevista de recolhimento do veículo, o motorista prontamente ofereceu a um dos policias rodoviários federais a quantia de R$500 reais.

A intenção do condutor era que em troca do dinheiro o agente deixasse de autuar e até mesmo liberar o veículo, deixando de cumprir com sua obrigação legal. A conduta de oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício é um crime previsto no Código Penal. A legislação prevê ainda pena de reclusão, de 1 a 8 anos, e multa.

Recusada a oferta indevida, a equipe PRF deu voz de prisão ao motorista, que foi encaminhado para a Polícia Federal em Juazeiro/BA.

Cultura no Sertão: Instituições que atendem idosos em Petrolina recebem espetáculo de dança

14/07/24

Adriano  Alves

http://blogfolhadosertao.com.br

Projeto do Coletivo Tripé foi aprovado na Lei Paulo Gustavo Pernambuco

 

 

As poéticas ribeirinhas presentes no espetáculo “Janelas Para Navegar Mundos”, do Coletivo Trippé, circulam por lares de idosos e instituições sociais de Petrolina (PE). A “temporada de acolhimento” iniciou na última terça-feira (9) e contemplará cinco sessões atendendo gratuitamente o público da terceira idade.

“Repensar o local da nossa dança e propor a difusão da linguagem para novos espaços da cidade está sempre em nossos planos. Esse espetáculo traz em sua estrutura uma temática poética, voltada para públicos diversos e formação de plateia na Dança, e achamos que seria importante essa ponte com um público tão especial que é a terceira idade”, afirma Adriano Alves, diretor do espetáculo.

A primeira apresentação foi realizada no Cantinho do Aconchego, na tarde de terça. A supervisora da casa, Sandra Campos, 38, destacou a importância de atividades culturais nesses espaços de acolhimento para idosos. “A maioria dos idosos interagiram e gostaram bastante. Queria que tivesse mais vezes, aqui a gente nunca teve apresentação desse tipo e eu gostei bastante”, afirma. O músico aposentado Carlos Souza, 71, que mora no cantinho, diz que “anima, coisa diferente é bom. Ver gente nova”.

Na quarta-feira (11), o projeto chegou ao abrigo para idosos Casa de Vó. “É muito importante para a alegria dos nossos idosos. Muitos deles ficam mais aqui do que saem e trazendo a atividade para dentro da nossa casa é muito bom”, diz a diretora Maria Luzineide Menezes, 54.

Nos próximos dias, também serão contemplados os idosos do Centro Social Urbano (CSU), Cantinho do Abraço e Centro de Convivência de Idosos Mimi Cruz. Todas as sessões contam com o recurso de acessibilidade de intérprete de Libras e um programa de mediação cultural, onde há a realização de bate-papos e distribuição de material educativo.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Sinopse da obra:

O que acontece quando nos permitimos olhar? Contemplar o mundo em seus pequenos detalhes é momento de entendimento, de amplitude, de também se enxergar. Após um mergulho nas correntezas que são as palavras dos poetas da ribeira do São Francisco, entregamos em cena o que ficou úmido nos corpos que se propõem poéticos, nesse doce desejo de ser dança. Rasgos, memórias, nuvens, cheiros e um pouco mais do que até então nos habita deságua agora nessas janelas para que você trace sua própria rota de navegação. Viajemos!

Sobre o coletivo:

O Coletivo Trippé é um espaço que une desejos em comum, vontade de ser cena e afetividade entre corpos. Criado em 2011 com a união de novos criadores do forte movimento que transborda na ribeira do São Francisco, além de espetáculos, também vem investindo em projetos de pesquisa, produção de mostras e experimentações nas áreas de intervenções e performances.