Em Petrolina: Vem ai Petrolina V Seminário de Gestão e inovação empresarial

13/07/24

Por Laerte Agra

http://blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo

Volta à Petrolina, no próximo dia 31 de julho, a 5ª edição do Seminário de Gestão do Sertão do São Francisco. Sob a coordenação da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), do SEBRAE-PE e do Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE), o evento começa às 18h30, no auditório da Univasf – Campus Petrolina, com a participação de especialistas reconhecidos nacionalmente. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site iel.pe.org.br.

Direcionado ao público de empresários, gestores, coordenadores, supervisores, analistas, consultores e demais profissionais que buscam aprimorar sua liderança, comunicação e relacionamento interpessoal, o Seminário vai compartilhar perspectivas e abordagens inovadoras, visando o enfrentamento dos desafios empresariais atuais.

De acordo com a coordenadora da unidade regional do Sistema FIEPE no Sertão do São Francisco, Fabiana Ribeiro, já está confirmada para o evento a participação da empresária, palestrante e mentora no desenvolvimento de profissionais de alta performance, Marilia Silva. Formada em Administração do varejo pela UFC, com MBA em Marketing, ela vai falar sobre ‘O Poder da Comunicação Assertiva’.

Apresentando o tema ‘Trabalhe com Propósito: A Relação do propósito com a carreira de sucesso’, o profissional de marketing João Branco também promete surpreender o público com reflexões sobre temas atuais e relevantes em gestão organizacional. João é formado em Administração pela USP, tem MBAs pela ESPM e FGV, estudou em Wharton, eleito um dos Top 10 profissionais de Marketing do Brasil segundo a Forbes e liderou o time que fez o McDonald’s virar Méqui e bater todos os recordes da história do Big Mac.

“Nosso Seminário será uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimentos, discutir estratégias inovadoras e desenvolver habilidades essenciais para liderar com eficácia em um mundo corporativo dinâmico e em constante evolução”, ressaltou Fabiana Ribeiro.

O V Seminário de Gestão do Sertão do São Francisco conta com as parcerias da Unimed Vale do São Francisco, Centro de Investimentos Imobiliários Metro2, Qbombom, Tambaú, Adepe – Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e Governo do Estado de Pernambuco/Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

​Música romântica é grande atração na segunda noite do 32º Festival de Inverno de Garanhuns

13/07/24

SECOM Garanhuns
 Público prestigiou os shows de José Augusto, Joanna, Maciel Melo, Adilson Ramos e Carlos e Fábio na sexta-feira (12)
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo
O romantismo foi o grande mote da segunda noite do 32º Festival de Inverno de Garanhuns. Nomes de referência nacional no gênero, como Joanna e José Augusto, foram recebidos pelo público da Praça Mestre Dominguinhos.

A dupla Carlos e Fábio foi a primeira a se apresentar. Naturais de Arcoverde, eles capricharam no repertório de grandes hits atuais do sertanejo e da música romântica. Com Adilson Ramos, um dos artistas mais marcantes da música romântica, a plateia cantou grandes sucessos como “Olga” e “Sonhar Contigo”. Com mais de 20 passagens pelo Festival de Inverno de Garanhuns, o cantor foi, mais uma vez, consagrado pelo grande público — desta vez, no principal polo do maior festival multicultural da América Latina.

Maciel Melo foi a terceira atração da segunda noite do FIG. “Caboclo Sonhador”, “Dê cá um cheiro” e “Isso vale um abraço” foram algumas das canções que a plateia cantou junto com o forrozeiro, que também incluiu “Mon amour, meu bem, ma femme” para homenagear o rei Reginaldo Rossi, além de um repertório romântico especial para a noite. “O forró tem que estar em todos os eventos no Nordeste, pois ele é a nossa referência, o nosso sotaque cultural”, comentou.

Para o FIG, Joanna trouxe um show com vários de seus sucessos, além de novidades: a cantora apresentou algumas canções do repertório de seu novo projeto, “Joanna e Elas”, que será lançado com diversas vozes femininas da MPB. No show, além de grandes sucessos próprios e de artistas como Moraes Moreira e Roberto Carlos, ela também cantou “Eu sei de cor”, interpretando um dos vários hits de Marília Mendonça.

Encerrando a noite romântica do 32º FIG, José Augusto, cantor e compositor de renome na música brasileira, encantou a plateia. “Aguenta coração”, “Evidências” e “De que vale ter tudo na vida” são alguns dos grandes sucessos do repertório do cantor, que veio a Garanhuns com a turnê “Histórias em Canções”, comemorando seus 50 anos de carreira.

O Festival de Inverno de Garanhuns, maior festival multicultural da América Latina, segue até o dia 28 de julho na Suíça Pernambucana. Neste sábado (13), a programação continua na Praça Mestre Dominguinhos com os shows de Ycaro Andrade, Yahoo, João Bosco, Ritchie e Biquíni.

Fotos: Hilton Marques e Vinicius Vilela

Dormentes ganha primeiro abatedouro frigorífico de caprinos e ovinos do Sertão

13/07/24

Por G1-Petrolina

http://blogfolhadosertao.com.br

Foto: Emerson Rocha /g1 Petrolina

Quarto maior produtor de caprinos e ovinos do Brasil e dono da maior produção do estado de Pernambuco, o município de Dormentes, no Sertão, ganhou nesta quinta-feira (11) o primeiro abatedouro frigorífico do gênero.

Parentes, amigos e autoridades se despendem da ex-primeira-dama Magdalena Arraes

13/07/24

Por Nicolle Gomes

http://blogfolhadosertao.com.br

Velório da viúva do ex-governador Miguel Arraes acontece no Cemitério de Santo Amaro, no Recife, nesta sexta (12)copy sharing button
sharethis sharing button
 (Foto: Priscilla Melo/DP)
Foto: Priscilla Melo/DP
Familiares, amigos e autoridades acompanham, na manhã desta sexta (12), o velório da ex-primeira-dama de Pernambuco Magdalena Arraes.
As despedidas para a viúva do ex-governador Miguel Arraes acontecem no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife.
O enterro está marcado para as 11h desta sexta, no mesmo cemitério.
Magdalena Arraes tinha 95 anos e faleceu em casa, no Recife, na quinta (11).
Devido à morte de dona Magdalena Arraes, o governo do estado decretou luto oficial de três dias.
Dessa forma, Pernambuco presta uma homenagem para a ex-primeira-dama.
Ela presidiu a extinta Cruzada de Ação Social e se destacou no trabalho em projetos do governo estadual voltados para a população mais necessitada.
Celebrações fúnebres aconteceram na capela do cemitério de Santo Amaro. (Foto: Priscilla Melo/DP)
Celebrações fúnebres aconteceram na capela do cemitério de Santo Amaro. (Foto: Priscilla Melo/DP)
Depoimentos
Bisneto de dona Magdalena, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), esteve no velório logo cedo.
Ele destacou a convivência marcante com Magdalena.
“Tive o privilégio de conviver muito com ela. Vovó Magda era uma pessoa que agregava muito. Era impossivel passar um Dia das Mães, um Natal, um aniversário, sem estar com ela. Desde criança, em meus aniversários, ela não faltava um, sempre estava presente”, relembrou.
João Campos também ressaltou a importância da bisavó nas ações sociais.
“Ela tinha um coração muito largo, muito sensível, muito carinhosa e atenciosa com todo mundo. Também foi uma pessoa que ficou com sua trajetória marcada pelas ações sociais. Quando foi primeira dama do estado sempre atuando nas Cruzadas de Ação Social, na áreas da agricultura familiar, dos trabalhadores, das cooperativas, buscando sempre o fortalecimento daqueles que mais precisavam. Uma sensibilidade humana incrível. A gente se despede hoje dela. Vovó teve uma vida longa, plena, uma vida com muita dignidade. Fica a saudade da família”, disse.
“Quando vovó Magda se apaixonou pelo meu avô, Miguel Arraes, meu pai tinha cerca de cinco anos. Então, quando nasci, ela já era minha avó. Ela nunca foi só minha avó afetiva, ela sempre foi minha avó de sangue mesmo!”, explica a deputada federal Maria Arraes.
“Então, vovó Mada conseguiu desempenhar muito bem esse papel, não só para mim, mas para todos os netos que ela conseguiu abraçar, para todos os filhos que ela abraçou. Somos uma grande família que ela conseguiu abraçar, conseguiu adotar e conseguiu cuidar com muito carinho”, relembra.
Neta de Magdalena Arraes, Marília Arraes também foi ao velório se despedir da avó.
“Minha avó foi uma mulher muito à frente do tempo dela, muito corajosa, e ao mesmo tempo, muito terna, muito calma e de muita sabedoria”, recordou.
Sobre seu legado, Marília afirmou que Magdalena “não foi somente uma primeira dama, ela era uma mulher que se preocupava com a justiça social, que também dedicou sua vida à luta pela justiça social. Eu tenho certeza de que meu avô, Arraes, não teria chegado onde ele chegou, fazendo tudo o que ele conseguiu realizar se não tivesse que ela do seu lado”.
Outra presença nas cerimônias fúnebres foi o deputado federal Pedro Campos (PSB). Pedro falou sobre a figura afetiva da bisavó afetiva e de sua importância política.
“Magdalena enquanto vó era sempre aquele carinho, afeto com os netos, sempre com cuidado para estar cuidando de cada um. Também outra marca dela muito forte era o estímulo à leitura, sempre fez questão de presentear os netos com livros, gostava de ler para os netos, esse estímulo ao acesso a cultura que é marca também dela enquanto figura pública, podendo promover a cruzada de ação social para dar essa mesma oportunidade e esse mesmo olhar de cuidado para o povo de Pernambuco. Ela fez isso muito ao lado de Arraes e deixou marcas muito fortes também, marcas que até hoje a gente anda pelas comunidades do Recife e ainda vê ações feitas pela cruzadas, marcas relacionadas ao empoderamentos da mulheres, ao fortalecimento da capacidade da geração de renda das mulheres e isso como um instrumento também de liberdade delas. Acho que foram algumas das grandes marcas que Magdalena deixou”, disse à equipe do Diario.
Elisa Arraes é neta e morou com dona Magdalena desde a infância. Segundo ela, a avó estava com Alzheimer há alguns anos e enfrentava constantes infecções respiratórias, sendo esta a causa de sua morte.
Memória
Maria Magdalena de Fiuza Arraes foi enterrada ao lado de Eduardo Campos, seu neto, e Miguel Arraes, de quem foi esposa. Junto a Miguel, Magdalena promoveu ações sociais que mudaram a vida de muitos pernambucanos.
 (Foto: Priscilla Melo/DP)
Foto: Priscilla Melo/DP

 

Boa notícia: Remédios para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite passam a ser gratuitos

13/07/24

Estadão Conteúdo

http://blogfolhadosertao.com.br

Programa Farmácia Popular do Brasil amplia lista de itens gratuitos. Ministério da Saúde espera beneficiar 3 milhões de pessoas com a nova medida

Antes, só anticoncepcionais e remédios indicados para diabete, hipertensão, asma e osteoporose eram entregues gratuitamente. O restante fazia parte da lista de medicamentos por copagamento, em que o Estado subsidia até 90% do valor e o paciente compra com desconto – para pessoas cadastradas no Bolsa Família ou pertencentes à população indígena, todos os medicamentos do programa já são gratuitos.

Com a nova medida, o ministério espera beneficiar 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa e projeta que a inclusão dos medicamentos à lista de gratuidade pode gerar economia de até R$ 400 por ano para esses usuários.

A atualização acontece em comemoração dos 20 anos do Farmácia Popular, que soma 70 milhões de pessoas atendidas desde sua criação, em 2004. O projeto passou por cortes no orçamento em 2022 e foi relançado em junho de 2023. No início deste ano, o programa incluiu também em seu escopo a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade.

O PROGRAMA

Para adquirir um medicamento ou fraldas geriátricas pelo Farmácia Popular, o paciente precisa apresentar documento de identidade com número do CPF e receita médica em um dos estabelecimentos credenciados. A prescrição médica pode ser proveniente tanto de unidades do SUS quanto de serviços particulares. Para retirar absorventes, é preciso ter entre 10 e 49 anos e estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), além de emitir o Documento de Autorização do Programa Dignidade Menstrual pelo site ou pelo aplicativo Meu SUS Digital e apresentá-lo nos estabelecimentos credenciados.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Festival Pernambuco Meu País tem noite de abertura em Taquaritinga do Norte com apresentações culturais e shows musicais

13/07/24

ImprensaPE

 
Edição de estreia do festival conta com R$ 25 de milhões de investimento do Governo de Pernambuco e prestigia 14 linguagens culturais
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo
A primeira edição do Festival Pernambuco Meu País teve sua noite de abertura, nesta sexta-feira (12), em Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional. A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause acompanharam a estreia do festival, que segue até o próximo domingo (14) na cidade com atividades culturais e apresentações musicais. O evento, que acontece em finais de semana até o dia 1º de setembro, passando por oito cidades do Agreste e Sertão, conta com R$ 25 milhões em investimentos e uma programação com nomes regionais e nacionais, além de várias linguagens artísticas, entre elas cinema, artesanato, dança, teatro e música. O Pernambuco Meu País terá, no total, 24 dias de celebrações culturais, potencializando o mercado criativo de Pernambuco, fortalecendo a cultura e impulsionando o turismo em todo o Estado. 
 
“Estamos fortalecendo a cultura e dando protagonismo aos arranjos que já existem em cada uma das nossas regiões. É um grande festival que vai circular por Pernambuco, pelo interior do nosso Estado e se encerrará no dia 1º de setembro. Temos certeza de que isso valoriza a nossa cultura, tem inúmeras representações de manifestações culturais e a gente está com expectativa dos hotéis lotados, restaurantes, bares. É um prazer poder inaugurar um tempo novo aqui para trabalhar a cultura pernambucana”, disse a governadora Raquel Lyra.  
 
Durante a abertura, o público contou com shows de Benil, As Januárias, Waldonys e Dorgival Dantas. Na programação em Taquaritinga do Norte, o público local e turistas puderam conferir, também, variadas manifestações culturais pernambucanas, como frevo e maracatu, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e muitas outras atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura. As atividades do evento são gratuitas e para todas as idades.
 
Para  o evento, a gestão estadual reforçou a segurança, com o acréscimo de 300 policiais durante os três primeiros dias do festival. Além disso, também estão sendo realizadas ações específicas das demais secretarias como a Caravana de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco; tenda literária da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com exposição da Galeria Reciclada, lançamento de livros e vendas; Caravana de educação no trânsito do Detran, entre outras ações de apoio.
 
O Pernambuco Meu País homenageia dois grandes artistas pernambucanos responsáveis por divulgar a cultura pernambucana mundo afora com suas obras marcadas pelo amor à terra onde nasceram: o artista plástico Abelardo da Hora e o percussionista Naná Vasconcelos.
 
O festival também passará pelos municípios de Bezerros (Serra Negra), de 19 a 21 de julho; Gravatá, de 26 a 28 de julho; Pesqueira, de 2 a 4 de agosto; Caruaru, de 9 a 11 de agosto; Triunfo, de 16 a 18 de agosto; Arcoverde, de 23 a 25 de agosto; e Buíque, de 30 de agosto a 1º de setembro. 
 
O público participante do festival, ao longo de toda sua realização, será contemplado com 11 palcos: Palco Pernambuco Meu País, País do Cinema, País da Música, País da Literatura, País do Artesanato, País das Culturas Populares, País do Circo, País da Cultura Alimentar, País das Artes Visuais, País das Conexões Visuais e País das Conexões Criativas.
 
Em Taquaritinga do Norte, a governadora Raquel Lyra também conferiu a realização da quinta edição do Festival Café Cultural, que está presente no palco País da Cultura Alimentar.
 
Ao todo, no Festival Pernambuco Meu País serão promovidos 251 shows de música em 11 palcos; 260 apresentações de cultura popular; 18 exposições e atividades de artes visuais; 56 filmes em 22 ações do audiovisual; 50 atividades de circo; 44 apresentações de dança; 30 atrações de design e moda; 14 debates e palestras de mercado em arte e cultura; 20 mostras de fotografia; 18 de gastronomia; 52 ações de literatura; 41 de teatro e ópera; e oito feiras de artesanato. 
 
“Esse festival veio para fortalecer todo o setor cultural, colocar nossos artistas pernambucanos em palcos, nas ruas, para mostrar a nossa cultura, mostrar esse DNA pernambucano. Temos a cultura popular como a grande protagonista”, declarou a secretária de Cultura, Cacau de Paula. 
 
“Além de levar alegria para a comunidade, o festival também gera emprego e renda. Estamos hoje com a taxa de ocupação da rede hoteleira em Taquaritinga do Norte acima de 97%. Temos nossos restaurantes cheios, então é toda uma economia que é movimentada com esse grande festival”, afirmou o secretário de Turismo, Paulo Nery. 
 
O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Além disso, o evento conta com apoio institucional da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), Secretaria de Saúde (SES-PE), Secretaria da Mulher (SecMulher-PE), Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria de Turismo (Setur-PE), Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), além das prefeituras dos municípios que receberão a programação ao longo dos 24 dias. 
 
Também estiveram presentes no evento o ministro de Pesca e Agricultura, André de Paula; os deputados estaduais Diogo Moraes e Edson Vieira; a deputada estadual Débora Almeida; os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura); Renata Borba, presidente da Fundarpe, além do presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
 
Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Univasf sediou 5ª Conferência Brasileira de Restauração Ecológica (Sobre + 10 2024)

13/07/24

Ascom Univasf
http://blogfolhadosertao.com.br

O encontro  marcou os dez anos da Sobre e a Década da Restauração, promulgada pela ONU.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) sediou, durante toda essa semana, a 5ª Conferência Brasileira de Restauração Ecológica (Sobre 2024), que reuniu, no Complexo Multieventos do Campus Juazeiro, estudantes, professores, pesquisadores, representantes de povos originários, quilombolas e defensores das florestas, gestores públicos e outros profissionais das áreas de restauração ecológica, espécies nativas e silvicultura de várias partes do País. O evento, realizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (Sobre), contou com o apoio do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Univasf e aconteceu pela primeira vez na Caatinga.

Com o tema “Sobre +10: O Futuro da Restauração”, esta edição teve o objetivo de promover debates e colaborações técnicas acerca das principais pesquisas e inovações na restauração ecológica do país. O evento também marcou a comemoração pelos dez anos da Sobre e a Década da Restauração, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A programação contou com a realização de palestras, minicursos, apresentação de trabalhos, sessões simultâneas com simpósios sobre diversas temáticas, visitas de campo e plenárias da Sobre.

A solenidade de abertura, realizada no final da tarde da segunda-feira (8), contou com a presença do reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; da vice-reitora, Lucia Marisy de Oliveira; da presidente da Sobre, Maria Otávia Silva Crepaldi; do presidente da Sobre +10 2024, professor Renato Garcia; do coordenador de Programas Ambientais do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Davi Tadeu Borges Marwell; da gerente do Programa de Florestas, Uso da Terra e Agricultura do WRI Brasil, Mariana Oliveira; e do analista Sênior de Meio Ambiente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Daniel Rossi Soeiro. Os participantes presentes assistiram as apresentações da cantora Fabiana Santiago e do grupo Mandala.

A presidente da Sobre, Maria Otávia Silva Crepaldi, destacou que esta edição do evento teve um grande número de participantes inscritos e de trabalhos apresentados, superando edições anteriores. O professor Renato Garcia, coordenador do Nema, ressaltou a importância da realização da Sobre +10 2024 no Vale do São Francisco e na Univasf e a necessidade de promover a restauração da Caatinga.

“Não podemos mais dizer que a Caatinga é um bioma desconhecido. Nesses últimos 16 anos de trabalho no Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), vimos surgir vários centros de pesquisa na Univasf: Crad (Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas), Cemafauna (Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga), Nema (Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental) e Cebive (Centro de Estudos em Biologia Vegetal). E o trabalho desses centros nos possibilitou conhecer bastante sobre o bioma”, disse Garcia.

O reitor Telio Leite ressaltou a relevância do ensino de graduação e pós-graduação e da pesquisa na Univasf para a formação de profissionais que atuam na área de meio ambiente e para promover ações de recuperação da Caatinga. “Nesses 20 anos de Univasf, elevamos as investigações científicas sobre a Caatinga a outro patamar. Então, não se pode mais falar desse bioma único brasileiro sem inserir a nossa Universidade”, afirmou.

Projetos de extensão da Univasf foram apresentados aos participantes da Sobre +10 2024, entre eles o ProÁgua Rural. Um estande também exibiu ao público ações do Nema e do Cemafauna. A Sobre +10 2024 será encerrada nesta sexta-feira (12) com a realização da plenária sobre o tema “Inovações para Restauração em Escala”, Café com pôster e, no final da manhã, a cerimônia de encerramento.

Alepe convoca parlamentares para definir instalação de período extraordinário

13/07/24

Ascom/Alepe

http://blogfolhadosertao.com.br

 

A Assembleia Legislativa se reunirá na próxima segunda, a partir das 10h, para apreciar solicitação da governadora do Estado, Raquel Lyra, para que o Poder Legislativo instale período de sessão extraordinária. A convocação suspende temporariamente o recesso parlamentar e tem como foco a votação, em regime de urgência, de sete projetos de lei do Poder Executivo.

Entre as propostas está a que a busca a adesão do Estado ao PEF, Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal, da Secretaria do Tesouro Nacional. O objetivo, conforme a justificativa, é a melhoria do equilíbrio das contas do Estado e de sua capacidade de pagamento, por meio da definição de metas, compromissos e da concessão de incentivos.

Também constam da pauta encaminhada pelo Executivo projetos que autorizam Pernambuco a contratar duas operações de crédito: a primeira com o BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no valor de 652 milhões de reais, para projetos da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional; e a segunda junto ao Banco Mundial, de até 275 milhões de dólares, com garantia da União.

Os recursos dessa segunda operação serão para a reestruturação e recomposição de parte da dívida do Estado, no âmbito do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Econômica e Ambiental de Pernambuco. Ainda segundo a justificativa, a meta é que o fluxo de pagamento da dívida se torne mais eficiente, por meio da renegociação de contratos – com prazo mais alongado e condições mais atrativas junto ao Banco Mundial.

O pacote da convocação extraordinária também traz outras duas matérias que propõem abertura de crédito suplementar em favor do Ministério Público de Pernambuco e do Tribunal de Justiça de Pernambuco. No caso do MPPE, a suplementação orçamentária será da ordem de 14,96 milhões de reais, num remanejamento proposto para atender ao aumento no número de promotores. Já para o Poder Judiciário, incremento será de 15 milhões de reais, com a justificativa também de cobrir despesas com pessoal, no caso, o aumento no número de magistrados.

Outros dois projetos do Executivo fecham a pauta: o que promove a reestruturação na carreira de diversos cargos públicos, com atualização dos vencimentos, e o que solicita autorização para retirada de vegetação em área de preservação permanente – 3,35 hectares do bioma caatinga entre os municípios de São Caetano e Cachoeirinha, no Agreste Central –, para viabilizar as obras de duplicação da BR-423.