João Campos não muda data de anúncio do vice

29/06/24

Por Betânia Santana/Folhape

http://blogfolhadosertao.com.br

Chefe do Executivo municipal mantém anúncio do vice para o último fim de semana das convenções
A decisão do Partido dos Trabalhadores de indicar  apenas um nome para concorrer à vaga de vice na chapa do prefeito João Campos (PSB) à reeleição não muda em nada a agenda do chefe do Executivo municipal.
“Os partidos já tiveram posicionamento formal sobre isso, tanto a direção nacional do PSB quanto a direção do PT”, declarou João Campos, durante a inauguração da sexta unidade do Compaz, no bairro do Pina, Zona Sul da cidade.O prefeito do Recife mantém o cronograma de anuncio da chapa completa para o período das convenções, de 20 de julho a 5 de agosto, como já havia informado em março deste ano.

“A nossa será no último fim de semana. O roteiro está sendo construído pelos partidos, assegurou.

O PT apresentou na sexta-feira (28) o nome do assessor da Secretaria de Relações Institucionais Mozart Sales para a vaga de vice.

CPRH e Ibama repatriam 98 animais de Pernambuco para os estados da Bahia e São Paulo

26/06/24
Wilson Maranhão
http://blogfolhadosertao.com.br

 

Segundo o CPRH, os animais, parte deles foram levados para o Sul da Bahia, na quinta (27), onde passarão por nova avaliação, outros seguiram para o estado de São Paulocopy sharing button
sharethis sharing button
Entre as espécies, estão: Araras Vermelhas, bicudos, papagaio de peito Roxo, coleirinhos e ararajuba. (Foto: Divulgação/CPRH )
Entre as espécies, estão: Araras Vermelhas, bicudos, papagaio de peito Roxo, coleirinhos e ararajuba. (Foto: Divulgação/CPRH )
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) anunciou uma ação em conjunto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que repatriou 98 animais que estavam sob os cuidados do  Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) Tangará, unidade gerida pela CPRH, e que não são originários da fauna pernambucana.
Segundo o CPRH, os animais, parte deles foram levados para o Sul da Bahia, na quinta (27), onde passarão por nova avaliação, outros seguiram para o estado de São Paulo.
Entre as espécies, estão: Araras Vermelhas, bicudos, papagaio de peito Roxo, coleirinhos e ararajuba.
Ainda segundo a CPRH, as araras-vermelhas e a ararajuba serão integradas em projetos de conservação das espécies.
“Esses animais estão sendo enviados para áreas onde não existem mais em vida livre. A Ararajuba, por exemplo, é uma espécie ameaçada de extinção. Esses animais serão importantes para os projetos de conservação e para manutenção das espécies em seus habitats de origem.”, explicou Joice Brito, gestora do Cetras.
Ao todo, foram repatriadas 16 araras vermelhas, 65 coleiros, seis bicudos, quatro arapongas, um tie tinga, uma ararajuba, um papagaio de peito roxo, e quatro pintassilgos mineiro.
De acordo com a CPRH, os animais chegaram ao Cetras através de ações de fiscalização, apreensão ou entrega voluntária. Antes da repatriação eles passaram por um processo de avaliação, exames, tratamento e reabilitação.

‘Mais importante é ver prefeitos eleitos do campo progressista’, diz Gleisi Hoffmann sobre chance do PT perder vice de João Campos

29/06/24

Guilherme Anjos
http://blogfolhadoseertao.com.br
Presidente do PT frisou que formação de chapa ainda requer diálogo, e reforçou que partido mantém alinhamento com PSB no Recife mesmo sem protagonismo no pleito
sharethis sharing button
Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann prestou apoio aos pré-candidatos de Recife e Olinda (Ruan Pablo/DP)
Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann prestou apoio aos pré-candidatos de Recife e Olinda (Ruan Pablo/DP)
Durante sua passagem pelo Recife para receber o título de cidadã da capital pernambucana, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, comentou o futuro próximo da sigla no Estado após a definição da pré-candidatura de Vinicius Castello (PT) em Olinda, e da indicação de Mozart Sales (PT) ao PSB para vice de João Campos (PSB).
O discurso de Hoffmann, entretanto, não difere das respostas cansadas das lideranças petistas quando o assunto é a chapa da frente ampla no Recife. A presidente reforçou a necessidade de aproveitar cada segundo para dialogar com a Federação Brasil da Esperança, composta ao lado do PCdoB e PV, e demais aliados. Agora que o PT encontrou unidade no nome de Sales, só falta o prefeito bater o martelo.
“É um processo inigualável de exercício da democracia. Temos que, na Federação, sempre sair com consenso, e depois discutir com os partidos parceiros. As vezes, gostaria que as decisões fossem mais rápidas, mas infelizmente não temos governabilidade sobre o tempo”, disse.
“Obviamente gostaria muito que o PT compusesse a vice aqui, por isso estamos apresentando a pré-candidatura do Mozart, mas também acho que é legítimo o PCdoB, ou outro partido da coligação, apresentar. Isso tem acontecido em várias cidades. A política é a arte da conversa e da construção coletiva”, completou a presidente, se referindo à chance de Campos optar por seu ex-chefe de gabinete, Victor Marques (PCdoB), ou pela ex-secretária de Infraestrutura, Marília Dantas (MDB), ambos fortes candidatos a assumir a vice.
Mas apesar da preferência pela presença do PT na candidatura majoritária, a dirigente adianta que a legenda está mais interessada em estar presente em palanques de candidatos do campo democrático-progressista – mesmo sem protagonismo – para firmar uma frente contra a direita nas eleições de 2026.
“Estamos conversando no Brasil inteiro. Claro, é importante ter candidaturas do PT, acho que teremos um desempenho melhor do que em 2020, seja para prefeitos ou vereadores, mas o mais importante é ver quantos prefeitos e prefeitas do campo democrático-progressista foram eleitos, e que vão estar no palanque contra a extrema direita em 2026. Esse, para nós, é o principal objetivo dessa eleição”, garantiu.

Ação de Governo: Raquel Lyra entrega sistema de dessalinização e autoriza obra de infraestrutura de abastecimento de água em comunidades do município de Sertânia

29/06/24

Imprensa PE
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Dando continuidade à agenda no Sertão do Moxotó, a governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (28), o sistema de dessalinização da comunidade Sítio Tigre dos Manos, localizada em Sertânia. O equipamento, que beneficiará com água potável um total de 200 pessoas, é resultado de um investimento de R$ 200 mil e funciona através de energia solar. Ainda durante o evento, a gestora estadual assinou a ordem de serviço para execução das obras de infraestrutura de abastecimento de água para 1.300 pessoas que vivem nas comunidades de Maxixe, Favela e Barro Vermelho, também situadas em Sertânia. 
 
“A maior obra é chegar à vida daqueles que por muito tempo foram invisibilizados. O sistema de dessalinização é um exemplo de solução que pode ter um orçamento menor, mas faz uma enorme diferença na vida das pessoas. Com relação à ordem de serviço assinada aqui, as comunidades que serão beneficiadas pelas obras ficam próximas à Transposição do Rio São Francisco e, ainda assim, sofrem com a falta d’água. Então, além de garantir que a água chegue às torneiras, vamos melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos e das pernambucanas”, ressaltou a governadora Raquel Lyra. 
 
Por meio do Projeto de Integração do Rio São Francisco, estabelecido através de um convênio entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, as comunidades de Maxixe, Favela e Barro Vermelho receberão um sistema de abastecimento de água, cada. A obra está orçada em R$ 7,4 milhões e conta com recursos do Estado e do governo federal. 
 
“Essa obra atende àquelas comunidade que foram diretamente afetadas pela implantação do projeto de integração do Rio São Francisco. A obra deve seguir até o próximo mês de novembro, quando a população já terá água nas suas torneiras”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes.
 
Já o sistema de dessalinização instalado na comunidade Sítio Tigre dos Manos funciona a partir de poços que são perfurados em rochas cristalinas, que produzem água salobra, imprópria para o consumo humano. O dessalinizador, então, extrai o sal e potabiliza essa água. “É a primeira vez que o Governo do Estado se faz tão presente na vida das pessoas, em lugares que nunca chegou antes. Agora comemoramos essa conquista de ter água tratada chegando à casa das pessoas. Isso representa mais qualidade de vida para todos”, afirmou o deputado estadual Kaio Maniçoba. 
 
Após ver a divulgação do Programa de Dessalinização de Pernambuco, a moradora Sheila Lins solicitou a instalação da solução hídrica no Sítio Tigre dos Manos, por meio das redes sociais do Governo do Estado. “Em apenas dois dias, a equipe da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento já estava no local, iniciando os trabalhos. Estamos muito gratos pelo olhar atento que o Governo do Estado teve com nossa comunidade. E mais ainda pela presença da governadora Raquel Lyra, que veio inaugurar pessoalmente esse sistema, conhecendo nossa realidade”, agradeceu. 
 
O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, explicou que a instalação de sistemas de dessalinização é uma boa alternativa para atender às necessidades de locais com populações menores. “Os moradores desta comunidade dependiam de carro-pipa, ou se deslocavam por aproximadamente 10 quilômetros em busca de água. A solução para localidades como esta, em que há um pequeno aglomerado de famílias onde não é possível instalar estruturas complexas de abastecimento, como as adutoras ou estações elevatórias, é a dessalinização”, detalhou. 
 
A atual gestão do Governo do Estado tem um contrato com a empresa AcquaPura, que prevê a implantação de 50 novos sistemas de dessalinização em comunidades rurais localizadas no Semiárido, além de realizar a manutenção de outros 250 já existentes. Até agora, já foram recuperados e estão em funcionamento 150 dessalinizadores, beneficiando aproximadamente 39.400 mil pessoas. Para solicitar uma avaliação da viabilidade de aplicação dessa tecnologia, é preciso encaminhar um oficio à secretaria formalizando o pedido através do endereço eletrônico srhs@srhs.pe.gov.br.
 
Participaram do evento o secretário estadual Hercílio Mamede (Casa Militar), o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, e a liderança política de Sertânia, Pollyana Abreu. 
Fotos: Hesíodo Goés/Secom

Futebol na veia : Vinnícius lidera goleada do Brasil por 4×1 sobre Paraguai

29/06/24
Por JC
http://blogfolhadosertao.com.br

Com o resultado, a seleção praticamente encaminhou a classificação para a segunda fase do torneio continental. Agora, enfrenta a Colômbia

Se errou a pontaria diante da frágil Costa Rica, contra o igualmente limitado Paraguai o Brasil pôs o pé na forma e desencantou na Copa América. Vinicius Junior fez apresentação digna de um atleta candidato a ser eleito o melhor do mundo e resolveu para a seleção brasileira, que goleou os paraguaios por 4 a 1, nesta sexta-feira, em Las Vegas. Foram dois gols do astro do Real Madrid, um de Savinho e outro de Lucas Paquetá, este que também poderia ter ido às redes duas vezes, mas chutou para fora uma cobrança de pênalti.

O volume de jogo foi semelhante ao da partida de estreia. A diferença é que os atacantes afinaram a pontaria para garantir a primeira vitória da seleção no torneio e encaminhar a vaga às quartas de final. O último adversário da fase de grupos será o mais difícil: a Colômbia, embalada por duas vitórias. O duelo está marcado para terça-feira, 2, às 22h, e valerá a liderança da chave. No momento, o Brasil tem quatro pontos e os colombianos, seis. O Paraguai amarga duas derrotas e está eliminado.

Merecidamente criticada, a seleção de Dorival Júnior deu a resposta de que se esperava. Com Savinho no ataque no lugar de Raphinha, foi inteligente, criativa, consistente e eficiente e construiu a vitória no primeiro tempo, com três gols. Foram trinta minutos duros e truncados até que, depois de muita insistência e um pênalti desperdiçado por Paquetá, a bola entrou

Foi um prêmio a Vini Jr, o melhor em campo. Ele provocou, irritou e driblou os paraguaio – às vezes até em excesso – desde os instantes iniciais. E a bola lhe encontrou quando estava livre. O atacante recebeu de Paquetá, passou pelo marcador e tocou por debaixo do goleiro Morínigo para marcar o primeiro gol do Brasil na competição que não vence desde 2019.

Os brasileiros foram competentes e também tiveram sorte. Savinho foi o sortudo depois que a bola caiu em seus pés na pequena área depois de rebote do goleiro. O atacante do Girona empurrou às redes e fez o segundo. O terceiro foi resultado de uma falha do zagueiro Alderete, que não se deu conta de que estava pressionado por Vini Jr na sua área de defesa e demorou a cortar a bola. Quando o fez, ela bateu no astro do Real Madrid e terminou nas redes, para a alegria de Neymar, que assistiu ao jogo de um dos camarotes do Allegiant Stadium.

Alderete se redimiu do erro e fez o único gol dos paraguaios na partida. Saiu de seus pés um bonito chute que morreu no canto esquerdo de Alisson no início da segunda etapa. Foi o que de melhor fez o Paraguai, incapaz de reagir e com claras limitações técnicas. Para piorar, estavam nervosos e descontaram em faltas e protestos contra Vini Jr, o mais caçado em campo. Terminaram com um a menos depois que Cuba foi expulso por acertar o pé em Douglas Luiz.

Savinho, outro dos destaques da seleção, participou do quarto gol. Saiu de seus pés o chute que acertou o braço de Villasanti. Mais um pênalti marcado pelo chileno Piero Maza. Desta vez, Lucas Paquetá converteu e definiu o placar em Las Vegas. Foi uma alegria para Dorival, que perdeu nesta sexta-feira o tio Dudu, um dos maiores ídolos da história do Palmeiras.

FICHA TÉCNICA

PARAGUAI – Rodrigo Morínigo; Velásquez, Balbuena, Alderete e Espinoza (Giménez); Ramirez, Cubas, Villasanti e Bobadilla (Caballero); Almirón (Sosa), Arce (Bareiro) e Enciso (Romero). Técnico: Daniel Garnero.

BRASIL – Alisson; Danilo, Marquinhos, Militão (Gabriel Magalhães) e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães (Douglas Luiz) e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Savinho (Raphinha), Rodrygo (Endrick) e Vinicius Junior. Técnico: Dorival Júnior.

GOLS – Vinicius Junior, aos 34 e 49, e Savinho, aos 42 minutos do primeiro tempo. Alderete, aos dois, e Paquetá, aos 19 do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Wendell, Militão, Villasanti, Lucas Paquetá, Vini Jr, Caballero.

CARTÃO VERMELHO – Cubas.

ÁRBITRO – Piero Maza (Chile).

PÚBLICO – 46.939 torcedores.

RENDA – Não disponível.

LOCAL – Allegiant Stadium, em Las Vegas (EUA).

Cuidado: Pesquisa revela presença de microplásticos em praias de Pernambuco

29/06/24
Thais Araújo
http://blogfolhadosertao.com.br
Resultados revelam média de mais de 300 fragmentos de microplásticos em cada amostra de 200 ml de sedimento nas praias
Praia do Paiva
Pesquisa realizada pelo Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (Iati) sobre a presença de microplásticos nas praias do litoral de Pernambuco mostrou um resultado preocupante.
Os resultados destacam uma média de mais de 300 fragmentos de microplásticos em cada amostra de 200 ml de sedimento, evidenciando a presença significativa desses resíduos nas praias estudadas.Um dos achados mais surpreendentes, na coleta feita neste ano, foi a constatação de que a praia do Paiva, que é uma área reservada e pouco habitada do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife,, apresentou a maior quantidade de microplásticos (695 fragmentos no total). Esse número supera até mesmo praias com maior atividade turística, como Porto de Galinhas (320 fragmentos).

Os trabalhos começaram em 2019, em naufrágios na costa pernambucana. A partir daí, em 2022, foi iniciada a coleta de amostras de sedimentos em diferentes praias da região, incluindo Paiva, Suape, Porto de Galinhas e Tamandaré.

A investigação, divulgada na última quarta-feira (26), é liderada pelo biólogo e coordenador Múcio Banja e pela pesquisadora Jéssica Mendes.

Veja o vídeo

Essa descoberta levanta questionamentos sobre as fontes de contaminação e a necessidade de investigar a influência de fatores ambientais e humanos nesses cenários.

Além disso, a pesquisa também está explorando a presença de microplásticos em animais marinhos, como as esponjas, que são animais filtradores e que capturam partículas presentes nas correntes marítimas.

Os resultados preliminares indicam uma quantidade alarmante de microplásticos acumulados nesses organismos, o que ressalta a importância de entender os impactos dessa contaminação na fauna marinha.

“A quantidade de microplásticos encontrados em nossas amostras é extremamente preocupante. Essa contaminação representa um sério risco para o ecossistema marinho e para a saúde humana”, disse a pesquisadora Jéssica Mendes.

Os pesquisadores do Iati ressaltam que esses resultados são apenas o começo de um estudo mais amplo e que ainda há muito a ser investigado. Mas os dados obtidos até o momento são preocupantes e exigem ações imediatas para mitigar os efeitos negativos dos microplásticos no ecossistema costeiro.

“O impacto dos microplásticos no meio ambiente é, muitas vezes, subestimado pela população. No entanto, esses pequenos fragmentos representam uma ameaça real à vida marinha e ao equilíbrio dos ecossistemas costeiros “, comentou Múcio Banja.

Técnica
O estudo, realizado ao longo de períodos de estiagem e chuvoso, contou com a coleta de sedimentos por mergulho autônomo.

As amostras foram submetidas a protocolos de análise que incluíram separação do sedimento e dos microplásticos por meio de flotação, identificação em microscópio estereoscópio e análise granulométrica para classificação sedimentológica.

Os resultados revelaram a presença de 1.406 partículas de microplásticos nas amostras analisadas, com destaque para o nylon azul, que representou 63% do total. Todas as praias estudadas apresentaram registros desses micropoluentes, sendo a do Paiva a mais afetada.

A pesquisa também buscou correlacionar a presença de microplásticos com fatores como ação das correntes marinhas e influência dos rios como o Jaboatão (praia do Paiva), Massangana e Tatuoca (praia de Suepe).

Os resultados indicaram uma associação direta entre a presença de microplásticos e a dinâmica costeira, destacando a praia do Paiva como uma área especialmente sensível aos impactos antrópicos (ações realizadas pelo homem).

Além de estudar a presença de microplásticos no sedimento litoral, o Iati está desenvolvendo tecnologias inovadoras para separar as pequenas partículas de microplásticos dos corpos dos animais estudados.

Para isso, estão sendo desenvolvidos métodos para dissolver a matéria orgânica associados a distúrbios controlados, a partir de vibrações e produção de microbolhas ultrassônicas, que deverão otimizar os resultados dos estudos.
Sobre o Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (Iati)
O instituto é uma entidade privada sem fins lucrativos e, como um instituto de ciência e tecnologia (ICT), se dedica ao desenvolvimento de soluções inovadoras para enfrentar desafios tanto tecnológicos quanto ambientais.

Com sede no Recife, o instituto conta com uma equipe de mais de 150 cientistas e especialistas qualificados para a construção de um futuro sustentável.

Ação de Governo|: Nos Torrões, Prefeitura do Recife entrega mais um Gramadão

29/06/24

Imprensa PCR
http://blogfolhadosertao.com.br

Campo da Vila, próximo à Chesf, é 11º contemplado pelo programa, que tem elevado o padrão dos tradicionais campos de várzea da cidade

Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
O Recife ganhou mais um espaço esportivo totalmente revitalizado. No bairro dos Torrões, na rua Doutor Domingos de Abreu Vasconcelos, o Campo da Vila se tornou o 11º contemplado pelo Gramadão. O programa transforma locais de prática futebolística na capital pernambucana. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, com operacionalização pela Secretaria de Esportes. A inauguração ocorreu na noite desta sexta-feira (28) com a presença do prefeito João Campos e do secretário executivo de Fomento ao Esporte, Gabriel Perrusi.

“Lembro que tínhamos, aqui, uma área muito degradada, uma área com lixo, com muito depósito irregular de metralha. Queríamos fazer uma melhoria nesse local e a Prefeitura precisava se fazer presente. Por isso, lançamos um programa de requalificação dos campos de várzea, colocando grama sintética,  proteção com telas, pintura, e, hoje, estamos inaugurando o décimo primeiro Gramadão, aqui no Campo da Vila, transformando essa meta em realidade. Recife, agora, tem um novo padrão de equipamento público e as revitalizações dos tradicionais campos de várzea dão o direito a qualquer jovem de jogar bola de forma gratuita”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.

A obra no local envolveu a instalação de grama sintética e uma revitalização completa, incluindo terraplanagem, drenagem, substituição das traves, troca e pintura de alambrado e tela de proteção. Os serviços realizados pela EMLURB abrangeram a pintura da mureta, do parquinho e a pavimentação da rua onde o espaço está localizado.

“Um equipamento como esse tem a capacidade de mudar toda uma região. Não é barato alugar campos particulares para praticar o seu futebol, e temos aqui um com grama sintética da maior qualidade. Investir nisso é atacar de frente várias questões. Tem o social, com as relações entre os praticantes, e a saúde. É mais gente tendo a oportunidade de se exercitar numa área de lazer de qualidade. É um projeto que já deu certo e seguiremos em expansão”, destacou Gabriel Perrusi, secretário executivo de Fomento ao Esporte.

O jovem Eric Henrique, 20 anos, morador do bairro de San Martin e que sonha em ser jogador de futebol, falou sobre a nova quadra de society. “Antes, aqui, era cheio de buracos, as barras eram velhas, enferrujadas, o chão tinha muita lama e a tela de proteção furada, a bola vivia saindo do campo para a rua. Hoje, estamos vendo uma quadra totalmente diferente, arrumada. Isso é uma grande vitória para todos da comunidade, que jogam nos times de várzea. O campo está super iluminado, com grama sintética, novas barras, está bonito”, comentou.

Outras 10 localidades já foram transformadas pelo projeto, começando pela Arena 1×1, no Ibura, na antiga praça do Lixão; seguido pela Vila Aliança, no Ipsep; o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira; o da Campina do Barreto, no bairro homônimo; o do Bueirão, na Torre; o Parque do Caiara e na Coronel Furtado, na Iputinga; Vila Cardeal, em Areias; Campo do Onze, em Santo Amaro; e Campo dos Milagres, no Ibura.

FOTOS: Edson Holanda / PCR