Olho no Olho: Raquel Lyra reúne 1º e 2º escalões para debater as prioridades da gestão

25/05/23

Imprensa PE
bogfolhadosertao.com.br 
A governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause Foto)  se reuniram, nesta quinta-feira (25), com todo o time de secretários, secretários executivos e dirigentes de órgãos do Governo de Pernambuco para um encontro amplo de trabalho. Durante a reunião, realizada no auditório do Cais do Sertão, no Recife, foram debatidos os projetos prioritários que já estão sendo executados pelo governo, o alinhamento de diretrizes como a racionalização de gastos, a observância do diálogo interfederativo, além da conformidade e transparência dos processos. 
 
“Nosso time está integrado, trabalhando para fazer as entregas que o povo precisa, seja na assistência social, na saúde, na educação ou em tantas outras áreas. Todas as pastas estão se dedicando para que esse seja o melhor governo que Pernambuco já teve em condições adversas. Somos capazes de fazer muito pelo nosso Estado”, afirmou Raquel Lyra.
 
A vice-governadora destacou a importância do momento para alinhar as diretrizes de trabalho com o primeiro e segundo escalões do governo. “Nossa equipe está abrindo caminhos, construindo ações e desenvolvendo soluções para realizar nosso propósito legitimado pelo povo, que é transformar de verdade a vida dos pernambucanos”, ressaltou.
 
Ainda durante a reunião, a governadora celebrou ações já realizadas pelo Governo do Estado nos primeiros quatro meses da gestão. Na área da saúde, por exemplo, Pernambuco ganhou 149 novos leitos em hospitais da rede estadual. Com o lançamento do Programa Cuida PE, os serviços de consultas, exames e cirurgias ganharam mais agilidade, diminuindo as filas de espera. 
 
Garantindo mais segurança para a população, o Estado também aumentou em 30% o efetivo policial nas ruas e adquiriu 12 novas viaturas para a Patrulha Maria da Penha. Seis Delegacias da Mulher passaram a operar em regime de plantão por 24h na Região Metropolitana do Recife e no Sertão.
 
Dentre outros resultados, o governo destravou obras de abastecimento de água e lançou o Programa Morar Bem, com a entrega de 272 unidades no Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes. Como consequência da articulação com o governo federal, o ramal Salgueiro-Suape da Transnordestina também foi garantido e o Estado voltou a fazer parte da obra de infraestrutura.
 
Fotos: Miva Filho/Secom

Dia do Trabalhador Rural: Reconhecimento à força e dedicação dos agricultores de Granito

25/05/23

Ascom PMG

blogfolhadosertao.com.br

 

 

 

Hoje, 25 de maio, é um dia especial em que celebramos o Dia do Trabalhador Rural, uma oportunidade para honrar e valorizar aqueles que cultivam a terra e fazem do campo a base da nossa comunidade em Granito-PE.

Neste dia, gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão a cada trabalhador rural que dedica sua vida ao desenvolvimento do nosso município. São vocês, agricultores, pecuaristas e todos os envolvidos na atividade rural, que fornecem alimentos saudáveis para nossa população e impulsionam a economia local.

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Granito-PE está ao seu lado, apoiando e fortalecendo o setor agrícola. Nosso compromisso é fornecer assistência técnica, programas de capacitação e políticas públicas que promovam o crescimento sustentável da agricultura em nosso município.

Sabemos que o trabalho no campo requer esforço, dedicação e resiliência. Vocês enfrentam desafios diários, superam obstáculos e garantem o abastecimento alimentar da nossa comunidade. É através do seu trabalho árduo que temos alimentos frescos e de qualidade em nossas mesas.

Neste Dia do Trabalhador Rural, reafirmamos nosso compromisso em apoiar e valorizar cada um de vocês. Vocês são a força motriz de Granito-PE, impulsionando nosso desenvolvimento e preservando as tradições agrícolas que tanto nos orgulham.

Parabenizamos todos os trabalhadores rurais de Granito-PE! Continuem cultivando com amor, honrando a terra e contribuindo para o crescimento sustentável do nosso município. Conte com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural para continuar avançando juntos!

#DiaDoTrabalhadorRural #GranitoAgrícola #ApoioAoCampo #DesenvolvimentoSustentável

João Bosco volta à Brasília em busca de apoio para o desenvolvimento de Granito

25/05/23

Ascom PMG

blogfolhadosertao.com.br

Na extensa agenda de trabalho que cumpre esta semana em Brasília, o prefeito de Granito, João Bosco (Na foto, ao lado do senador Humberto Costa), vem se reunindo com líderes pernambucanos para tratar de questões do município e da região.

João Bosco, já esteve com o senador Humberto Costa, um dos principais articuladores do governo Lula no Senado Federal. Humberto vem sempre sendo acionado para defender as prioridades dos municípios em nosso estado.

Mau exemplo: Alepe e mais 22 Assembleias Legislativas do país são reprovadas em análise de transparência, aponta estudo

25/05/23

Rodrigo Fernandes/ JC

blogfolhadosertao.com.br

Instituto Transparência Internacional elaborou ranking que analisou a transparência das Assembleias Legislativas do país

Divulgação
Sede histórica da Alepe, no Recife – FOTO: Divulgação

Um estudo realizado pelo movimento “Transparência Internacional” mostrou que somente quatro das Assembleias Legislativas brasileiras têm resultado satisfatório no quesito transparência. As outras 23, portanto, tiveram desempenho considerado insatisfatório, incluindo a Assembleia Legislativa de Pernambuco, que ficou em 11º no ranking.

De acordo com o apontamento, divulgado nesta quinta-feira (25), as casas legislativas foram avaliadas sobre salários de funcionários e deputados, cotas parlamentares, viagens oficiais, presença em plenário, regulamentação de atividades de lobby e agenda de seus presidentes.

Somente as Assembleias do Distrito FederalEspírito SantoMinas Gerais e Ceará obtiveram resultado satisfatório, sendo classificados como “Bom” num índice que pontua as instituições de 0 a 100. Outras 12 casas foram classificadas como “Regular”, oito como “Ruim” e três como “Péssimo. Nenhuma casa atingiu a classificação de “Ótimo”.

Divulgação/Transparência Internacional
Mapa do ranking da Transparência Internacional com o nível de transparência das Assembleias Legislativas do país – Divulgação/Transparência Internacional
Para elaborar o ranking, o índice avaliou oito dimensões: Legislação, Plataformas, Governança, Transparência Legislativa, Transparência Administrativa, Comunicação, Participação e Engajamento, e Transformação Digital. VEJA O RANKING COMPLETO ABAIXO.
Ranking de Transparência das Assembleias Legislativas do Brasil
  1. Distrito Federal: 75 pontos  – Bom;
  2. Espírito Santo: 71 pontos – Bom;
  3. Minas Gerais: 69,8 pontos – Bom;
  4. Ceará: 60,8 pontos – Bom;
  5. Goiás: 59,3 pontos – Regular;
  6. Mato Grosso: 58,2 pontos – Regular;
  7. Rio Grande do Sul: 49,1 pontos – Regular;
  8. Paraná: 47,5 pontos – Regular;
  9. São Paulo: 46,8 pontos – Regular;
  10. Bahia: 46 pontos – Regular;
  11. Pernambuco: 45,2 pontos – Regular;
  12. Rondônia: 44,9 pontos – Regular;
  13. Santa Catarina: 44,4 pontos – Regular;
  14. Maranhão: 43,5 pontos – Regular;
  15. Pará: 41,4 pontos – Regular;
  16. Roraima: 41,3 pontos – Regular;
  17. Rio Grande do Norte: 38,2 pontos – Ruim;
  18. Mato Grosso do Sul: 36 pontos – Ruim;
  19. Paraíba: 35,9 pontos – Ruim;
  20. Alagoas: 33,3 pontos – Ruim;
  21. Sergipe: 32 pontos – Ruim;
  22. Amazonas: 27 pontos – Ruim;
  23. Tocantins: 26 pontos – Ruim;
  24. Rio de Janeiro: 24,4 – Ruim;
  25. Piauí: 19 pontos – Péssimo;
  26. Amapá: 18 pontos – Péssimo;
  27. Acre: 14,4 pontos – Péssimo.
Transparência da Alepe

11ª colocada no ranking, a Alepe alcançou 45,2 pontos no índice, que vai até 100, alcançando o nível “Regular”.

De acordo com o instituto realizador da pesquisa, a casa legislativa pernambucana não publica uma base de dados completa e nominal, com periodicidade mensal, sobre o salário de servidores efetivos e comissionados, o que poderia prevenir esquemas como a rachadinha.

O relatório também diz que a Alepe não estaria oferecendo medidas para proteção de denunciantes de corrupção e que não possui regras para a divulgação de reuniões ou interações de agentes públicos com grupos de interesse, prática que poderia ser adotada como norma para regulamentar as atividades de lobby.

Sobre o índice

O Índice de Transparência e Governança Pública foi publicado pela primeira vez em julho de 2022, com a avaliação dos níveis de transparência estaduais e distrital de todo o país.

A regularidade da publicação busca incentivar a elevação contínua de padrões e oferecer um mecanismo permanente de monitoramento e promoção da transparência e da boa governança na administração pública.

VEJA ESTE CONTEÚDO RELACIONADO:

Greve: Professores programaram paralisação para hoje (25) no Estado

25/05/23

jc

blogfolhadosertao.com.br

Categoria cobra da governadora Raquel Lyra proposta diferente da que foi enviada à Alepe sobre reajuste do piso salarialLucas Moraes

Foto: Acervo JC Imagem
As paralisações acontecem de maneira coordenada em todas as unidades de ensino do Estado – FOTO: Foto: Acervo JC Imagem

Nesta quinta-feira (25), os professores da rede estadual de ensino de Pernambuco paralisam as atividades nas unidades de ensino. Em campanha salarial, a categoria cobra da governadora Raquel Lyra (PSDB) uma nova proposta para pagamento do reajuste do piso salarial, de 14,95%. O Estado já enviou à Assembleia Legislativa um projeto em regime de urgência para pagamento do aumento, porém só contempla um pequena parte da categoria.

Contrários à atual proposta apresentada pela governadora, os professores prometem paralisar as aulas em todas as unidades de ensino do Estado. De acordo com o sindicato dos profissionais da educação de Pernambuco (Sintepe), o dia será de diálogo com a população sobre a Campanha Salarial Educacional 2023, mobilização em torno das escolas e panfletagem.

Irão paralisar as atividades professores, analistas e administrativos de cada escola, além de terem sido convocados os profissionais que atuam em outras unidades administrativas. Atualmente, a Rede Estadual de Ensino conta com 1.056 escolas e atende 519.229 estudantes na educação básica.

Segundo o sindicato, apesar das paralisações, o dia letivo estará garantido, pois haverá aula em uma parte do turno. Também não será interferido o serviço de almoço/merenda aos estudantes.

As paralisações acontecem de maneira coordenada em cada unidade de ensino. Nas escolas integrais de 45 horas/aula a paralisação será após o almoço. Nas escolas integrais de 35h/a, a parada das atividades é após o lanche.

Após o lanche ser servido,  as escolas regulares do turno diurno terão as atividades paralisadas, mesma situação das escolas de turno vespertino.

No caso das unidades com ensino noturno, haverá aula e demais atividades apenas durante meio expediente.  Nas demais unidades de trabalho a paralisação também contempla metade do turno. Novas paralisações estão marcadas para os dias dois e seis de junho.

Projeto de Raquel Lyra para os professores na Alepe

A governadora Raquel Lyra enviou em regime de urgência à Alepe proposta de reajuste do piso dos professores que contempla apenas 32% da categoria, sem nenhum percentual de reajuste para a maioria dos professores.

O governo do Estado alega ser “inviável” aplicar o reajuste de 14,95% a todos os professores, mas mesmo aberto à negociação, não apresenta nenhum outro percentual de reajuste.

Na terça-feira (23), profissionais da educação realizaram passeata até o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do Estado. Segundo Ivete Caetano, presidente do Sintepe, apesar da categoria ter sido recebida, foi “decepcionante a reunião com o Governo”.

“Fomos recebidos por técnicos que apenas confirmaram os dados que trouxemos, mas nenhum deles tem poder político de decisão. Os dados estão aí, o Governo sabe que temos ciência dos números, falta vontade política”, explicou.

Os professores cobram que a governadora apresenta uma nova proposta de reajuste, contemplando toda a categoria, retirando de pauta o texto já enviado à Alepe.

Na Casa Legislativa, o projeto atual tem até o dia 31 de maio para o recebimento de emendas. Após 10 dias úteis é que o texto vai ser votado na Comissão de Justiça, tendo ainda que passar por outras três comissões antes de chegar ao plenário da Alepe. Parlamentares se propuseram, inclusive, para em comissão, discutirem com a Casa Civil o regime de urgência e necessidades de mudança no texto do reajuste do piso enviado pela governadora.

LEIA TAMBÉM

Vítima da Ditadura: Padre Henrique recebe homenagem que marca sua morte no Recife há 54 anos

25/05/23

Midias Sociais

blogfolhadosertao.com.br

 

Nesta sexta (26), às 11h, na Praça do Parnamirim, vamos homenagear a memória do Padre Antônio Henrique, vítima do regime brutal de 1964.

A Ditadura perseguiu e assassinou trabalhadores/as, religiosos, estudantes e todos aqueles que lutavam por liberdade. Lutamos hoje, em nome desses guerreiros e guerreiras do nosso povo! ✊🏽✊🏽

O Padre Antônio Henrique Pereira da Silva Neto tinha apenas 28 anos de idade quando foi sequestrado, torturado e assassinado, na cidade do Recife. Jovem, poliglota e ordenado padre havia três anos e cinco meses, ele era auxiliar do então arcebispo dom Helder Camara, na Arquidiocese de Olinda e Recife.

Por muito tempo sua morte foi tratada como um crime comum pela polícia. Somente em 2014, através da Comissão Estadual da Memória e Verdade, ficou provado que o crime teve motivação política, com o envolvimento de agentes do Estado e civis integrantes da extrema direita pernambucana, como consta em relatório elaborado e divulgado pela Comissão.

Venha participar desse momento. Faremos uma importante homenagem com a presença de vários ex-perseguidos do Regime Militar.

Padre Henrique, Presente!

https://www.instagram.com/p/CsoAsMfLd7Y/


Biografia Cordel Página Inicial
Você sabe quem foi Padre Henrique?Por Olívia Mindêlo

 

Antônio Henrique Pereira da Silva Neto foi um jovem padre da Arquidiocese de Olinda e do Recife. Ligado ao arcebispo Dom Hélder Câmara, um dos nomes mais expressivos da Igreja Católica nos tempos da repressão militar brasileira, o sacerdote seguia com sua missão junto à juventude estudantil pernambucana quando o destino cruel o colocou na história do País. De jovem padre virou mártir da ditadura, regime do qual foi vítima em 1969, poucos meses após a implantação do rigoroso Ato Institucional nº 5 – o AI-5.

Era manhã do dia 27 de março daquele ano quando seu corpo foi encontrado largado na Cidade Universitária. As marcas eram de um assassinato brutal: hematomas por todo corpo, rosto desfigurado, tiros na cabeça, cordas no pescoço, sinais de facada. Um retrato sombrio da tortura. A revelação de um regime político de recessão que não poupou nem mesmo a igreja.

Em 1986, depois de quase 20 anos de processo, o caso do padre foi arquivado por falta de provas, apesar das evidências apontarem para um crime de cunho político, bem comum nos porões de chumbo. Naquele tempo, qualquer “ameaça” ao governo era perseguida, arrastada e eliminada. Foi assim com Padre Henrique, que, de acordo com pesquisadores e pessoas que conviveram com ele na época, representava um incômodo ao regime, sempre a postos para combater a politização da igreja.

A despeito dessa tentativa, a sua morte fez o movimento político contra a ditadura em Pernambuco se intensificar, apesar das perseguições à família do padre e a estudantes ligados a ele. Logo após seu assassinato, o pai dele foi preso e interrogado por cinco horas, e um dos irmãos, perseguido. Enquanto isso, a família recebia ameaças de todo tipo. O historiador Diogo Cunha explica que sua missão não era exatamente política, de enfrentamento ao regime, mas assim foi vista, porque trabalhava junto a jovens e, sobretudo, porque estava ligado a Dom Hélder. Era tempos de ditadura, revolução estudantil, mas sua missão, segundo Cunha, era aproximar a família, promover união e paz entre pais e filhos.

Uma das passagens de seu livro Estado de exceção, igreja católica e repressão: o assassinato do padre Antônio Henrique Pereira da Silva Neto, se expressa também em outro sentido, a partir da fala do padre Romano Zufferey, outra personagem importante do movimento político católico da época. Ele diz que o padre Henrique fora assassinado “por sua tentativa de libertar o povo, através da pregação de um evangelho autêntico.”

BIOGRAFIA – Padre Henrique nasceu no dia 28 de outubro de 1940, no Recife, durante a ditadura de Getúlio Vargas. Primogênito de uma família de 12 irmãos, filho de um pai marçom e de uma mulher que resolveu fazer direito só para estudar o caso do seu assassinato, Antônio Henrique entrou para o Seminário da Imaculada Conceição, na Várzea, aos 16 anos. Só nove anos depois foi ordenado padre por Dom Hélder Câmara. Antes disso, chegou a trabalhar em um banco.

Depois de sua morte precoce aos 29 anos, seu nome virou uma referência na história do Recife. Na cidade, está lembrado em praça, monumentos e numa escola, a Escola Municipal Padre Antônio Henrique, situada no Derby, com mais de 350 alunos. Todos os dias eles honram, na própria farda, essa personalidade cujo desfecho de vida lamentável não o tornou menos importante na história de construção por uma juventude mais esclarecida. Um nome para não esquecer, um fato para não se repetir.

Escola Municipal Padre Antônio Henrique
Rua Viscondessa do Livramento, 290, Derby. RPA1.

Sport perde para o Criciúma e conhece primeira derrota na Série B

25/05/23

Por Yuri Teixeira

blogfolhadosertao.com.br

Derrota faz o Leão estacionar no meio da tabela da Segundona
Criciúma 1x0 Sport, pela Série B

O tabu continua. Ainda não foi desta vez que o Sport derrotou o Criciúma na condição de visitante. Na noite desta quarta-feira (24), o Rubro-negro visitou o Tricolor pela nona vez na história, esta em confronto válido pela 8ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no Heriberto Hülse. E com um gol marcado no início da partida por Rômulo, os pernambucanos perderam por 1×0.

O resultado fez a equipe leonina sofrer um revés pela primeira vez nesta Segundona, além de estacionar na 10ª colocação, com 11 pontos. São seis pontos a menos que o Tigre e quatro para o Botafogo-SP, time que abre o G-4.

O jogo

O Sport entrou em campo no Heriberto Hülse desconfigurado. Se já não bastassem os desfalques que ficaram no Recife, o Leão ganhou outros dois em terras catarinenses. Às vésperas da partida, Ewerthon sentiu um desconforto na coxa direita. Com isso, Fabinho foi deslocado para fazer a lateral. Já no aquecimento do jogo, Thyere também alegou um desconforto e teve que ser substituído por Chico.

Com tantas modificações, o Rubro-negro demorou a se encontrar em campo e não conseguiu impedir que os donos da casa abrissem o placar ainda no início do confronto.

Ainda aos três minutos, Fellipe Matheus cruzou da esquerda e Rômulo se antecipou a Chico para cabecear e fazer 1×0. A bola ainda tocou no travessão antes de vencer Renan. Com o Sport desnorteado, o Tigre seguia no campo ofensivo, mas sem eficácia não conseguia ampliar o marcador.

A melhor oportunidade leonina veio só aos 38 minutos. Felipinho avançou pela esquerda e finalizou com desvio para uma grande defesa de Gustavo. No rebote, o próprio lateral voltou a finalizar. No entanto, o goleiro tricolor operou outro milagre para evitar o empate.

Mudança de postura

Sem criação, Enderson optou por voltar com Jorginho na vaga de Pedro Martins. A alteração surtiu efeito e o Sport foi melhor que o Criciúma na etapa complementar. Apesar de, na maioria das investidas, parar no bom sistema defensivo tricolor, o Leão teve três boas chances de sair com um ponto de Santa Catarina.

Aos 23, Juba cobrou falta de longe e Gustavo mandou para escanteio. Na sequência, Sabino desviou a bola levantada na área e viu Vagner Love acertar o travessão. Já aos 41, Juba deu lindo passe de calcanhar e Felipinho bateu cruzado para boa defesa do goleiro mandante.

Ficha do jogo

Criciúma 1
Gustavo; Cristovam (Claudinho), Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes (Hélder); Fellipe Mateus, Arilson, Rômulo (Léo Costa) e Marquinhos Gabriel (Crystopher); Éder (João Carlos) e Felipe Vizeu. Técnico: Claudio Tencati.

Sport 0
Renan; Fabinho, Chico, Sabino e Felipinho; Ronaldo (Gabriel Santos), Pedro Martins (Jorginho) e Ítalo; Fabrício Daniel (Wanderson), Luciano Juba e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.

Estádio: Heriberto Hülse (Criciúma/SC)
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos de SP)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Gols: Rômulo, aos 3′ do 1T (CRI)
Cartões amarelos: Walisson Maia (CRI); Ronaldo Henrique, Felipinho (SPT)

Comissão mista aprova Medida Provisória que tira poder da ministra Marina Silva 

25/05/23

Da redação

blogfolhadosertao.com.br

Reprodução/Agência Brasil
Reprodução/Agência Brasil

A Medida Provisória (MP) que reestrutura os ministérios do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi aprovada nesta quarta-feira (24) pela comissão mista instaurada no Congresso Nacional. O relatório, que havia sido apresentado pelo deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), faz alterações sobretudo no Ministério do Meio Ambiente e propõe uma mudança na competência da demarcação de terras indígenas.

A medida foi autorizada por 15 votos a 3 entre senadores e deputados. Agora, o relatório segue para votação nos plenários da Câmara e do Senado. A aprovação do texto deve acontecer até o dia 1º de junho. Caso contrário, a medida perde a validade.

Principais modificações da MP

Segundo o texto, o Ministério dos Povos Indígenas passa a não ter mais a competência de reconhecimento e demarcação de terras indígenas. O novo responsável pela função seria o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Durante uma entrevista coletiva, a ministra Sônia Guajajara criticou a alteração:

“Hoje estamos vendo um ataque. Mulher indígena é atacada pelo Congresso”, enfatizou.

Além disso, mais cedo fez postagem nas redes sociais chamando a mudança de “equívoco perigoso”, já que “coloca em risco direitos dos povos indígenas”.

A demarcação de terras quilombolas também passa a ter gestão compartilhada entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério da Igualdade Racial. Outra mudança é a de que o Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro obrigatório de imóveis rurais, sai da responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente e vai para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Além disso, a pasta da ministra Marina Silva passa a não ter mais controle da gestão dos sistemas de informação e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Corrupção, agiotagem e lavagem de dinheiro  na prefeitura de Água Preta

25/05/23

Por g1PE

blogfolhadosertao.com.br

Outros crimes

A operação também coletou evidências do uso de diversas contas de “laranjas”, empresas fantasmas e de postos de gasolina para movimentar dinheiro desviado dos cofres públicos. Entre os crimes, estão:

⏩ Corrupção;

⏩ Desvio de recursos públicos;

⏩ Fraudes em licitação;

⏩ Lavagem de dinheiro;

⏩ Agiotagem.

Somadas, as penas máximas estimadas para os crimes investigados podem ultrapassar 40 anos de reclusão.

A TV Globo tentou entrar em contato com a prefeitura de Água Preta e com o prefeito Noé Magalhães, mas ninguém atendeu aos telefonemas nem respondeu os emails enviados.

Também procurado, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) disse que não vai comentar o assunto.