Especial de Domingo: Os 40 anos da morte de Pedro Jorge

06/03/22

blogfolhadosertao.com.br

 

Por Ítalo Rocha Leitão *

( Atualizado em: 02/03/2022 23:12)

 

Eram 18h40m do dia 3 de março de 1982. Um homem saía da padaria em direção ao carro. Carregava nas mãos um pacote de pão e um saco de leite. Faltavam poucos minutos para mais uma ceia ao lado da esposa e das duas filhas pequenas. De repente, um pistoleiro se aproximou e lhe acertou três tiros à queima-roupa. Houve correria e pânico no local.

O homem que morreu ali na frente da padaria Panjá, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, se chamava Pedro Jorge de Melo e Silva. Tinha 35 anos e era procurador da República. Casado com Maria das Graças Viégas e Silva, o casal tinha duas filhas: Roberta e Marisa, 4 e 3 anos.

Aquela quarta-feira tinha sido mais um dia de trabalho para  Pedro Jorge de Melo e Silva, na Procuradoria da República, no Recife.  Ele era responsável pelo inquérito que apurou o desvio de dinheiro da agência do Banco do Brasil, em Floresta, no Sertão pernambucano. O caso ficou conhecido como o Escândalo da Mandioca. Um grupo de proprietários de terras da região era acusado de desviar milhões de reais para uma fictícia plantação de mandioca – daí a origem do nome dado ao escândalo. Eles agiram em conluio com o então gerente da agência. Entre os que foram denunciados pelo procurador Pedro Jorge por desvio de recursos públicos estava  José Ferreira dos Anjos, o “Major Ferreira”,  da Polícia Militar de Pernambuco. De acordo com as investigações da Polícia Federal, foi por ter sido incluído entre os denunciados que o Major Ferreira planejou e ordenou o assassinato do procurador. Ele e outros cinco acusados foram julgados e condenados.

O júri popular durou 6 dias e aconteceu em outubro de 1983, no Tribunal de Justiça de Pernambuco, na área central do Recife. O julgamento foi presidido pelo juiz federal Adaucto José de Melo. Atuaram na acusação o procurador da República Hélio Maldonado e o advogado criminalista Gilberto Marques. Na defesa, os advogados criminalistas Juarez Vieira da Cunha e Mírcio Ferreira. O Major Ferreira, expulso da Polícia Militar, foi o único a fugir da prisão, mas anos depois foi recapturado e também cumpriu a pena. Morreu de enfarte em 2018.

O homem que desferiu os tiros no procurador Pedro Jorge foi o pistoleiro Elias Nunes Nogueira. Ao ser preso, confessou o crime, deu detalhes e disse que tinha sido contratado pelo Major Ferreira. Entre os outros condenados, estavam um topógrafo, um servidor público e dois policiais, um da Civil e outro da PM. Eles também perderam suas funções.

Pedro Jorge de Melo e Silva era alagoano de Maceió. Ainda muito jovem, migrou pro Recife para estudar. Foi seminarista e depois decidiu pela carreira acadêmica, tendo sido o primeiro lugar no vestibular de Direito da UFPE. Aos 29 anos, foi aprovado com destaque num concurso público para uma vaga de procurador da República.

Como procurador, Pedro Jorge teve sua atuação marcada pela integridade e pelo zelo na defesa dos bens públicos.  Deixou como legado um exemplo de retidão que até hoje é seguido e admirado pelos seus colegas do Ministério Público Federal, em Pernambuco.

* Ítalo Rocha Leitão é jornalista

Terceira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia será amanhã (07/03)

06/03/22

Por AFP
blogfolhadosertao.com.br
Desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, em 24 de fevereiro, os dois países se encontraram duas vezes

 

MAXIM GUCHEK / BELTA / AFP
Na segunda rodada, os combates não foram interrompidos, mas foi acordado a abertura de corredores humanitários para a população civil – FOTO: MAXIM GUCHEK / BELTA / AFP
—-

A terceira rodada de negociações entre a Ucrânia e a Rússia acontecerá na segunda-feira, anunciou neste sábado (5) David Arakhamia, membro da delegação ucraniana, no 10º dia da invasão russa.

“A terceira rodada de negociações acontecerá na segunda-feira”, escreveu Arakhamia em sua página no Facebook.

Desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, em 24 de fevereiro, os dois países se encontraram duas vezes, a primeira na última segunda-feira, na região de Gomel, em Belarus, perto da fronteira ucraniana, sem grandes avanços.

A segunda, na quinta-feira, na fronteira entre a Polônia e Belarus, na cidade de Belovezhskaya Pushcha, na região bielorrussa de Brest, segundo fontes bielorrussas e russas.

Nesta segunda rodada, os combates não foram interrompidos, mas foi acordado a abertura de corredores humanitários para a população civil.

Santa Cruz vence o Vera Cruz, de virada : 2 x 1

06/03/22
Ricardo Bezerra
blogfolhadosertao.com.br
Leston Júnior destaca equilíbrio do elenco e enaltece vitória sobre Vera Cruz: “Fundamental”
Pelo Estadual, Santa Cruz visa uma vaga na Copa do Brasil e Série D de 2023
Pelo Estadual, Santa Cruz visa uma vaga na Copa do Brasil e Série D de 2023 – Foto: Rafael Melo/Santa Cruz
A quinta vitória do Santa Cruz no Campeonato Pernambucano veio com uma pitada extra de emoção na tarde deste sábado (05). Nos acréscimos e de virada, o Tricolor superou o Vera Cruz no Arruda, por 2×1, e assumiu a vice-liderança da competição. Após o jogo, Leston Júnior enalteceu a entrega do elenco coral dentro das quatro linhas. 
“O grupo teve um equilíbrio emocional muito forte, para conseguir superar as adversidades e a vitória, saindo atrás do placar e vindo de uma derrota que doeu muito no jogo passado. Hoje era fundamental vencer, a forma só o jogo poderia dizer, mas tínhamos que vencer e eu parabenizo o clube pela entrega”, declarou o comandante tricolor.

A vitória deixa o Santa Cruz na zona de classificação direta para a semifinal do Estadual, com 16 pontos. Porém, poderá perder essa posição ainda nesta semana, já que possui dois jogos a mais que o Náutico, com 13, que jogará na quarta-feira (09). Uma vitória no próximo duelo entre as equipes pode garantir à Cobra Coral um calendário recheado no ano de 2023.

“Hoje não conseguimos ser agressivos no primeiro tempo, e o jogador que nós temos com maior capacidade de agressão é o Mateus Anderson, que nós não tínhamos a disposição no jogo passado, acabei tendo que antecipar sua entrada para aumentar essa agressividade. Com um maior volume ofensivo, que nos expôs um pouco mais, gerando contra-ataques agudos do Vera Cruz”, pontuou o treinador.

Com 11 dias de preparação até o Clássico das Emoções, Leston busca afastar qualquer sensação de facilidade no início de temporada coral. “O clube vive um momento muito delicado, vindo de uma temporada muito ruim, onde as dificuldades são inúmeras. Porém, vamos continuar firmes, trabalhando todos os dias para tentar atingir a missão de recolocar o clube no trilho”, declarou.

Leia também
• Santa Cruz possui melhor ataque e pior defesa entre os seis primeiros colocados do PE
• Após semana de correções, Leston Júnior reforça confiança em elenco do Santa Cruz
• De virada e debaixo de chuva, Santa Cruz derrota Vera Cruz no estádio do Arruda

Sport consegue sua primeira vitória contra o Bahia pela Copa do Nordeste

06/03/22
Por Raoni Nunes
blogfolhadosertao.com.br
Luciano Juba e Maílson foram os destaques do grande triunfo rubro-negro
Luciano Juba comemorando o primeiro gol do Sport na partida
Fim do tabuNo primeiro jogo após a eliminação para o Altos na Copa do Brasil, o Sport venceu o Bahia, de virada, por 3 a 2, neste sábado (05), na Arena Fonte Nova, pela sétima rodada da Copa do Nordeste. O triunfo foi o primeiro do Leão contra o rival nordestino pelo torneio regional na história. Com o resultado, o Rubro-negro chega a 11 pontos e está praticamente garantido na próxima fase da competição.

O Sport entrou em campo sem quatro titulares. Sander e William Oliveira estavam suspensos e Everton Felipe teve lesão constatada no meio da semana. Além deles, poucas horas antes da partida, o meia Blas Cáceres foi poupado por desgaste físico.

O jogo

Quem não faz, leva. Essa máxima do futebol se fez presente no primeiro tempo da partida. O Bahia controlou as ações ofensivas, mas não teve capacidade para abrir o placar. O goleiro Maílson brilhou fazendo três grandes defesas em chances claras do artilheiro Rodallega.

Apesar desse domínio Tricolor, o Leão conseguiu ter boas escapadas, principalmente com Luciano Juba. Aos dez minutos, o ponta Rubro-negro finalizou uma bola perigosa na trave e, depois, aos 41 minutos, aproveitou o passe de Pedro Naressi e chutou com a perna direita, de fora da área, para abrir o placar. Um belo gol.

A segunda etapa começou frenética. o Sport continuou oferecendo espaços na zaga e dessa vez o Bahia aproveitou. Em 12 minutos, os baianos viraram o jogo numa blitz feita a partir da entrada de Mugni. Aos nove minutos, Raí Nascimento concluiu de forma precisa o cruzamento de Douglas Borel. Três minutos depois, o artilheiro da Copa do Nordeste, Rodallega, venceu o goleiro Maílson pela primeira vez e virou a partida.

Quando parecia que o Bahia controlaria as ações, o Leão respondeu rapidamente, aos 15 minutos. o volante Pedro Naressi deixou tudo igual após aproveitar uma bela assistência de Rodrigão. Após os gols, o ritmo da segunda etapa caiu um pouco e nenhuma das equipes foi capaz de exercer uma pressão muito grande. Já nos acréscimos, no momento em que o empate parecia bom para os dois times, Luciano Juba fez bela jogada pela esquerda e cruzou uma bola perfeita na cabeça de Rodrigão, que não desperdiçou e garantiu o triunfo leonino.

O próximo compromisso do Sport é na próxima terça-feira (08), às 19h30, contra o Salgueiro, pela sexta rodada do Campeonato Pernambucano. O Time baiano volta a campo é no sábado (12), às 16h, contra a Jacuipense, pela oitava rodada do Campeonato Baiano.

Ficha técnica:

Sport 3
Maílson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino (Chico) e Lucas Hernández (Fábio Alemão); Ronaldo, Ítalo (Bruno Matias) e Pedro Naressi; Jaderson (Cristiano) (Ray Vanegas), Luciano Juba e Rodrigão. Técnico: César Lucena

Bahia 2
Matheus Teixeira; Douglas Borel (André), Luiz Otávio, Ignácio e Luiz Henrique; William Maranhão ( Lucas Mugni), Rezende e Daniel (Miqueias); Raí Nascimento (Ronaldo); Marco Antônio (Everton) e Rodallega. Técnico: Guto Ferreira

Local: Arena Fonte Nova (Salvador)
Horário: 17:45
Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa
Assistentes: Rogério de Oliveira Braga e Márcio Iglésias Araújo Silva
Cartões amarelo: Ewerthon (Sport); William Maranhão e Matheus Teixeira (Bahia)

Leia também
• Sport nunca venceu o Bahia pela Copa do Nordeste; relembre os principais confrontos deles no torneio
• Everton Felipe sofre lesão no joelho, passa por cirurgia e desfalca Sport no Estadual e Nordestão
• Florentín afirma desejo de voltar ao Sport um dia e exalta Copa do Brasil: ‘Ritmo de Libertadores’
• Com diretoria buscando novo técnico, Sport encara o Bahia, em Salvador

Joaquim Bezerra deixa a presidência do Santa Cruz

06/03/22
JC
blogfolhadosertao.com.br
O atual presidente do Conselho Deliberativo, Marino Abreu, assume interinamente e terá de convocar novas eleições
FELIPE RIBEIRO/ JC IMAGEM
Joaquim Bezerra entregou, neste sábado (5), a carta renúncia da presidência do Santa Cruz – FOTO: FELIPE RIBEIRO/ JC IMAGEM
Joaquim Bezerra não é mais presidente do Santa Cruz. Através da assessoria de comunicação do clube, o então mandatário coral anunciou a sua renúncia do cargo, após a vitória tricolor de virada, na noite deste sábado (5), em cima do Vera Cruz, no estádio do Arruda, pela 6ª rodada do Campeonato Pernambucano.

No comunicado enviado pela assessoria, Joaquim Bezerra não deu explicações para a sua renúncia. Ele já vinha bastante pressionado no cargo após o rebaixamento à Quarta Divisão e isolado politicamente após as renúncias de nomes que também encabeçaram a sua chapa na última eleição, casos de André Frutuoso (seu então vice-presidente) e Mário Godoy (presidente do Conselho Deliberativo), ambos declinaram do cargo no ano passado e se afastaram por completo das atividades no clube.

Com a saída de Joaquim, quem irá presidir o Santa Cruz interinamente é o atual presidente do Conselho Deliberativo, Marino Abreu – era o vice de Mário Godoy e assumiu o posto com a sua renúncia -, que terá de convocar novas eleições no clube, como manda o Estatuto.

COMUNICADO

O Santa Cruz Futebol Clube informa que, na noite deste sábado, 05, o diretor-presidente, Joaquim Bezerra, entregou carta de renúncia ao seu cargo.

A partir deste momento, Marino Abreu, presidente do Conselho Deliberativo, assume como presidente interino e deverá convocar novas eleições nos próximos dias.