Compesa publica licitação para as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Serra Talhada

22/01/22
ImprensaCompesa
blogfolhadosertao.com.br

Conforme anúncio do governador Paulo Câmara, em dezembro, foi publicado no Diário Oficial do Estado de hoje (21) a autorização para licitação das obras de ampliação e adequação do Sistema de Abastecimento de Água de Serra Talhada, um investimento de R$ 22 milhões que possibilitará a retirada da zona urbana do município do esquema de rodízio e um incremento no abastecimento para municípios atendidos pela Adutora do Pajeú, beneficiando 130 mil pessoas.

O edital do certame está disponível no site da Companhia,[http://www.compesa.com.br%3chttp:/www.compesa.com.br]www.compesa.com.br<http://www.compesa.com.br>, e a disputa tem data marcada para 31/03.

O projeto prevê implantação de uma nova estação de tratamento de água com capacidade de 200 litros de água por segundo, o que representa um aumento em 100% da capacidade de tratamento para as localidades atendidas atualmente pela Adutora do Pajeú, que são os municípios de Calumbi e Serra Talhada, e os que estão previstos para serem atendidos em 2022, que são Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo. Também haverá implantação e substituição de cerca de 40 quilômetros de tubulações, possibilitando a retirada da zona urbana de Serra Talhada do sistema de rodízio.

“As intervenções promoverão a universalização do abastecimento de água na cidade, incluindo áreas de expansão com a implantação de 300 ligações novas. Pelo projeto, serão implantados, ainda, dois reservatórios de concreto armado com 600 m³, e executados os serviços de energização, urbanização e reforma do reservatório existente. São intervenções muito importantes que permitirão a melhoria da oferta de água na região”, explica a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Ciro Gomes (PDT) oficializa pré-candidatura a presidente com promessa de rever reforma trabalhista

22/01/22
 Agência O Globo
blogfolhadosertao.com.br
O  presidente do PDT, Carlos Lupi, disse que  a pré-candidatura foi aprovada por unanimidade durante a convenção do partido ocorrida nesta sexta
Ciro se apresenta como pré-candidato à Presidência pelo PDT
Ciro se apresenta como pré-candidato à Presidência pelo PDT – Foto: Reprodução YouTube

PDT lançou oficialmente nesta sexta-feira (21) a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, em Brasília. Será a quarta tentativa de Ciro chegar ao Palácio do Planalto. Em seu discurso, Ciro disse ser a favor da revisão da reforma trabalhista, do teto de gastos e da política de preços da Petrobras.

Por outro lado, defendeu o equilíbrio fiscal para ajudar no crescimento, mas disse que isso é possível sem sacrificar os mais pobres e sem estagnar o país. Afirmou ainda que está comprometido com o fim da reeleição, e que vai propor uma reforma tributária e a taxação das grandes fortunas. Disse também que vai ajudar os brasileiros endividados, assim as “cinco ou seis famílias de banqueiros” e os “poucos milhares de especuladores” poderão “tremer de medo”.

Ciro também criticou a insistência dos governos que, segundo dele, desde a redemocratização insistem no mesmo modelo econômico e na mesma política poiada no conchavo e na corrupção. Embora as críticas tenham sido generalizadas, os maiores alvos foram o atual presidente Jair Bolsonaro, e o seu antecessor, Michel Temer (2016-2018). Ele chamou a política de enfrentamento à pandemia no Brasil, por exemplo, de “genocida”.

Ciro também prometeu a criação de um programa de renda mínima universal, que receberia o nome do ex-senador Eduardo Suplicy. O benefício agruparia os pagamentos do Auxílio Brasil, seguro desemprego e aposentadoria rural. Disse ainda que vai fomentar o acesso à internet e smartphones. Em entrevista coletiva após o discurso, questionado sobre qual seria sua principal promessa de campanha, afirmou que é ensino integral a todos os estudantes no Ensino Médio.

Segundo o presidente do PDTCarlos Lupi, a pré-candidatura foi aprovada por unanimidade durante a convenção do partido ocorrida nesta sexta. Na última vez em que foi candidato, em 2018, ele ficou em terceiro lugar, com 12,47% dos votos válidos.

Ciro se apresenta como uma alternativa de esquerda, mas tenta captar parte do eleitorado de centro, sobretudo entre os que rejeitam tanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto o atual presidente Jair Bolsonaro, que lideram as pesquisas de intenção de voto. Levantamentos divulgados em dezembro, porém, mostram Ciro Gomes bem atrás dos rivais.

Segundo o Ipec, em levantamento divulgado em 14 de dezembro, ele tinha 5% das intenções de voto em dois possíveis cenários, enquanto Lula variava de 48% a 49%, Bolsonaro de 21% a 22%, e o ex-juiz da Lava-Jato e ex-ministro Sergio Moro tinha entre 6% e 8%. Já a pesquisa Datafolha, publicada em 16 de dezembro, mostrou Ciro com 7% em dois cenários diferentes. Lula ia de 47% a 48%, Bolsonaro variava entre 21% e 22%, e Moro aparecia com 9%.

Ciro Gomes também não poupou ataques a Moro, que compete com ele na tentativa de ser o nome a romper a polarização entre Lula e Bolsonaro. Ciro afirmou que Moro ajudou a eleição de Bolsonaro ao colocar seu principal adversário da disputa em 2018, Lula, na cadeia. O pedetista também disse que o ex-juiz, ao não respeitar o processo penal, facilitou a volta do petista ao cenário política. Destacou ainda que Moro não tem preparo para ser presidente e afirmou que ele é um “candidato a se derreter em contradições, mentiras e despreparo”.

“Foi lambe-botas de Bolsonaro”, disse Ciro, que ainda afirmou: “Há um inimigo da República, não um adversário político, tentando subtrair a liberdade do povo brasileiro”.

Em entrevista coletiva após o evento, ele criticou bastante Lula. Ciro tem um histórico de desavenças e aproximações com o PT e o ex-presidente. Após perder a eleição para presidente em 2002, a primeira que Lula ganhou, Ciro se tornou ministro do petista. Depois saiu do governo, e tentou novamente voo próprio. Em 2018, após perder a eleição, ele se recusou a fazer campanha para o PT contra Bolsonaro no segundo turno.

“Será que existiria Bolsonaro se não fosse a contradição econômica, social e moral do Lula? Por que 70% votou em Bolsonaro em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais? Será que virou tudo fascista? Não. Foi o Lula. Para ele o Brasil é um objeto. Se ele não estiver na eleição, nada presta para o Brasil. Eu não posso ficar de novo sustentando as inconsistências do Lula”, disse Ciro Gomes, concluindo: “Capricho do lulo-petismo, nunca mais”.

Questionado na entrevista sobre o governador de São Paulo, João Doria, pré-candidato do PSDB a presidente, Ciro lembrou que ele já foi aliado de Bolsonaro: “Doria é uma viúva do Bolsonaro”.

Ciro fez críticas à paralisia dos últimos dez anos no Brasil. Nesse período, passaram pelo Planalto: Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro. Em outro momento do discurso, criticou nominalmente os três primeiros presidentes eleitos após a redemocratização: Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, por favorecer os mais ricos. Segundo ele, Lula pegou as sobras e como “filantropo” ajudou os mais pobres, numa referência ao Bolsa Família.

“Paramos no tempo e no espaço. Enquanto boa parte do mundo avançava [ao longo dos últimos dez anos, começávamos a andar para trás. Caranguejos atolados no mangue do atraso”, disse Ciro, que ainda afirmou:

“Por mais que tivessem personalidades e estilos diferentes, todos os presidentes repetiram e querem continuar repetindo o mesmo modelo econômico e a mesma governança política centrada, apoiada no conchavo e na corrupção”.

Depois, defendeu a revisão da reforma trabalhista, mas sem fechar os olhos à nova realidade e sem atender interesses corporativos.

“Enquanto isso, nosso povo sofre nas favelas e com a famigerada reforma trabalhista do governo Michel Temer”.

Ele seguiu com as críticas às políticas implantadas no governo Temer e prometeu acabar com o teto de gastos, a qual chamou de “total draconiana austeridade de araque”: “Esse tal teto de gasto é a maior fraude da economia brasileira”.

Ciro afirmou ainda que vai propor uma reforma tributária e taxação para grandes fortunas: “Eu taxarei sim as grandes fortunas. Eu cobrarei sim imposto sobre lucros e dividendos. Eu modificarei sim a estrutura tributária para acabar com a porca vergonha e a injustiça dos pobres e da classe média brasileiros pagarem mais impostos que os ricos”.

Ele também fez menção ao governo atual, chamando Bolsonaro de “verdadeiro boçal”: “Tantos erros, enganação e manipulação grosseria, só poderiam resultar nessa tragédia que é o governo Bolsonaro”.

E mencionou a irresponsabilidade dos governantes que contribuíram para o grande número de mortes por Covid-19 no Brasil. Segundo ele, houve uma “política genocida”.

“Embora eu ore todos os dias para que proteja a nação brasileira. E oro também para que Deus conforte as quase 650 mil famílias e amigos. Perdemos tanta gente não só pela fatalidade da pandemia, mas também pela irresponsabilidade dos nossos governantes”, disse Ciro.

Ciro se comprometeu com o fim da reeleição: “Neste momento, reexaminaremos tudo que não esteja funcionando bem e já começaremos a preparar o país para o meu sucessor. Sim, porque entre as primeiras reformas estará o fim da reeleição. Depois de cumprido este mandato voltarei para o meio do povo e de lá definirei o meu novo papel. Depois voltarei para minha terra e definirei o que farei com o meu futuro”.

Afirmou ainda que quer tirar o país das “garras do ódio”. “Quero ajudar o Brasil a se libertar das garras do ódio e da mediocridade paralisante. Ajudar o Brasil a retomar seu destino e colocá-lo no centro das decisões mundiais”.

Também criticou a falta de investimentos em conhecimento: “A incompetência de Bolsonaro só agravou uma situação que piorava ano após ano”.

Sobre a aliança com outros pré-candidatos, Ciro disse que só se aproximará de quem estiver disposto a mudar o modelo econômico e político do país, o que, nas palavras dele, “não será tarefa fácil”. Questionado sobre a possibilidade de ter Marina Silva como vice, o pré-candidato do PDT teceu elogios à ex-ministra, mas se esquivou de fazer afirmações:

“O que posso dizer de Marina Silva é que ela tem todos os dotes para ser a presidente do Brasil. Portanto, não é justo que eu mencione a Marina como vice. No meu arco de aliança idealizado, não sei se vou conseguir, a Rede da Marina faz parte”.

O slogan da campanha do pedetista é “A rebeldia da esperança”, numa tentativa de atrair eleitores jovens. O marqueteiro contratado pelo PDT para cuidar da imagem de Ciro é João Santana, que trabalhou em campanhas presidenciais vitoriosas de Lula e Dilma Rousseff. Ele volta às disputas eleitorais depois de ter sido alvo da Operação Lava-Jato e firmado acordo de delação premiada pelo qual admitiu ter recebido recurso de caixa 2 do PT. No discurso após a oficialização de sua pré-candidatura, Ciro fez referência ao slogan:

“Rebeldia e esperança são as únicas forças capazes de retirar o país das trevas”. Ao longo do discurso, telões do evento mostravam imagens do livro de Ciro e lemas da campanha, como “equilíbrio fiscal”, “presidente da esperança e rebeldia” e “meu patrão e o povo”.

Em um discurso ressaltando a “rebeldia” e a “esperança” de Ciro, palavras que são o mote da campanha do pedetista, o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, fez acenos a Getúlio Vargas e a Leonel Brizola, que faria 100 anos no sábado.

“O PDT honra o legado de Getúlio Vargas, presidente que mais aliou esperança e rebeldia”, disse Lupi, que também afirmou: “Assim como Getúlio, Brizola sempre teve a esperança como sua companheira inseparável”.

Lupi disse que Ciro é rebelde, citando alguns episódios de sua vida pública, como em 1994, quando foi ministro da Fazenda no governo do presidente Itamar Franco.

“Como ministro da Fazenda, Ciro foi rebelde. Enfrentou especuladores, salvou o Plano Real de fracassar”, disse Lupi, que ainda afirmou: “Ciro é o mais rebelde dos políticos brasileiros. É o que traz a esperança de poder transformar o Brasil na nação que tantos sonhamos. Foi movido a rebeldia. Desafiou a velha política do Ceará”.

O presidente do PDT também criticou os indicadores econômicos ruins, como o desemprego e a desigualdade social.

Leia também
• Após notícias falsas, TSE diz que não há discussão sobre passaporte de vacina nas eleições
• Rodrigo Maia coordenará programa de governo de Doria
• Moraes abre investigação por acusações sem provas de Weintraub a ministro do STF

Covid-19 : Prefeitura de Salgueiro baixa decreto proibindo festas, shows e música ao vivo até o dia 28 de fevereiro

21/01/22

blogfolhadosertao.com.br

 

O decreto  editado hoje (21 ) suspende  na sede do município,  nos  distritos e na zona rural, a realização de eventos culturais, shows, música ao vivo, paredões, bem como veículos com potência sonora, com ou sem comercialização de ingressos

 

Prefeitura Municipal de Salgueiro

 

As restrições levaram em conta, sobretudo,    que os indicadores registrados pela Secretaria Municipal de Saúde  “demonstram a retomada crescente dos casos   de Coronavírus e que as internações pela Covid- 19 alcançaram 100%
(cem por cento) das ocupações dos leitos no hospital público do município”.

O Governo Municipal, depois de avaliar a legislação  no âmbito  do Estado e das autoridade da Saúde em nível federal decidiu, por decreto,  suspender  na sede do município, nos  distritos e na zona rural, a realização de eventos culturais, shows,  música ao vivo, paredões ou similares, com ou sem comercialização  de ingressos, em ambientes fechados ou abertos, inclusive em clubes sociais, hotéis, bares e restaurantes, shopping center, galerias
comerciais, lanchonetes, mercados e em espaços públicos”.

O decreto também fez as seguintes observações:

I – o funcionamento de restaurantes, bares, lanchonetes e demais atividades econômicas, sem a realização de música ao vivo, cujos titulares dos estabelecimentos deverão exigir, sob pena das medidas sanitárias e administrativas cabíveis, como medida de contenção do  coronavírus, a apresentação do comprovante de imunização, distanciamento mínimo e normas sanitárias relativas à higiene;

II – a realização de casamentos, formaturas e eventos sociais similares, desde que observada a limitação de 30% (trinta por cento) da capacidade do ambiente, com até no máximo 50 (cinquenta) pessoas, bem como as normas sanitárias relativas à higiene, ao distanciamento mínimo e ao uso obrigatório de máscara e o comprovante de
imunização, conforme Norma Técnica de combate à Covid-19, vedada, em qualquer caso, música ao vivo ou paredão.

“Caso o Governo do Estado de Pernambuco, no curso da vigência deste decreto, venha a adotar medidas mais restritivas ao  contingenciamento da propagação da Covid-19, estas prevalecerão”,  pontua o documento assinado pelo prefeito em exercício, Edilton Carvalho.

 

 

 

 

 

Testes na Adutora de Negreiros indicam que haverá redução no sistema de rodizio em Salgueiro

21/01/2020

 

blogfolhadosertao.com.br

 

 

Novo Sistema Adutor de Negreiros vai melhorar a distribuição de água para a população de Salgueiro

 

 

De acordo com a Compesa, em teste desde dezembro, iniciado em visita do governador Paulo Câmara durante agenda do Plano Retomada, a Adutora de Negreiros começou a operar nesta quinta (20). Iniciada em maio de 2021, o Governo do Estado, através da Compesa, investiu R$ 8 milhões na obra de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Salgueiro, beneficiando 70 mil pessoas.

A obra é composta pela implantação de captação de água sobre flutuante no Reservatório de Negreiros, componente do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. Além desta captação, foram assentados seis quilômetros de adutora para interligar no Sistema Integrado do Sertão, levando uma vazão de água suficiente que irá melhorar significativamente a oferta para a cidade. Com o início da operação do novo Sistema será possível garantir mais segurança hídrica à cidade, aumentando a oferta de água em 40%, com vazão de 200l/s.

“Após a fase de testes, foi possível levar água da Transposição até a Estação de Tratamento de Água de Salgueiro. Nossa expectativa é de que, a partir da próxima semana, quando o Sistema já estiver contínuo, seja possível reavaliar o calendário de abastecimento, conforme determinação do governador Paulo Câmara de ampliar a oferta de água para a população. Nós temos a previsão de conseguir retirar áreas da cidade do rodízio, passando a abastecê-las diariamente. Sem dúvidas, é uma grande notícia para os moradores da região”, explica a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Podcast do jornalista Ivan Mauricio com as informações mais importantes do dia

21/01/22

blogfolhadosertao.com.br

Cantora Elza Soares morre no mesmo dia que Garrincha

 

 

Cantora Elza Soares morreu ontem (20), no Rio de Janeiro, aos 91 anos. Ícone da música brasileira, Elza Soares foi estrela de festivais da música popular brasileira e eleita cantora do milênio. Seu relacionamento com craque do futebol Garrincha dominou a mídia na época. Elza Soares morre no mesmo dia que Garrincha.

 

1 – Ministério Público de Pernambuco – MPPE – lança edital de concurso público para promotor de Justiça com salário de R$ 30 mil.

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/01/ministerio-publico-de-pernambuco-mppe.html

 

2 -Líder do governo Paulo Câmara, deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB), pede a aliados que não assinem CPI para investigar caso Beatriz. CPI do Caso Beatriz já tem 12 das 17 assinaturas necessárias para ser instaurada. Mãe de Beatriz pediu que deputados assinem CPI. OAB apura conduta do advogado que mostrou carta em que suspeito teria dito ser inocente.

 

3 – Bolsonaro pede ao Suriname prioridade à Petrobras no setor de petróleo. Presidente faz uma viagem de dois dias ao Suriname e à Guiana, com foco nas recentes descobertas de reservas de petróleo com volume próximo ao do pré-sal brasileiro.

 

4- Olinda Bolsonaro, mãe do presidente Jair Bolsonaro, morreu na madrugada desta sexta-feira (21), aos 94 anos. O anúncio foi feito pelo presidente em suas redes sociais. A causa da morte ainda não foi informada.”Com pesar o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade”, escreveu ele no Twitter.Olinda Bolsonaro estava internada no Hospital São João, em Registro, no interior de São Paulo, desde a última segunda-feira (17).

 

 

jornalista Ivan Maurício

Fábio Faria processa ex-ministro Ernesto Araújo por calúnia e injúria. Ex-chanceler disse a um canal do YouTube que ministro das Comunicações teria entregue tecnologia 5G à China.

 

Vítima de Robinho ‘fala’ pela primeira vez em nove anos. Mulher ‘de origem albanesa’ que, segundo a Justiça italiana, sofreu estupro coletivo se pronunciou. Clama às mulheres que denunciem seus agressores. Condenado a nove anos de cadeia, Robinho segue calado. Se extradição de Robinho for negada, Itália pedirá execução da pena no Brasil.

 

Papa Bento XVI sabia de padres que abusaram de crianças, acusa investigação. Abusos aconteceram quando pontífice emérito era arcebispo de Munique, entre 1977 e 1981; conclusões dos investigadores sobre arquidiocese foram anunciadas ontem.

 

TELEVISÃO

 

Após deixar a Rede Globo, apresentadora Meiry Lanunce reforça Jornalismo da TV Guararapes.

 

ECONOMIA NO BRASIL

 

Produção industrial teve forte recuo em dezembro, de acordo com a CNI – Confederação Nacional da Indústria.

 

Consumo em restaurantes no Brasil recua 7,6% em novembro, aponta pesquisa.

 

ECONOMIA NO MUNDO

 

Custo da pandemia vai superar US$ 12,5 trilhões, diz FMI – Fundo Monetário Internacional. Interrupções na cadeia de abastecimento e inflação são alguns dos maiores problemas, diz diretora do órgão.

 

Inflação no Canadá atinge maior nível em 30 anos. Alimentos e habitação ficaram mais caros ao longo do ano. Os problemas na cadeia de suprimentos também pesaram no índice.

 

Puxada pela energia, inflação da Zona do Euro bate recorde. Taxa anualizada ficou em 5% no mês passado, informou agência de estatísticas da União Europeia.

 

Taxa anual de inflação ao produtor na Alemanha atinge recorde de 24,2% em dezembro.

 

FINANÇAS NO BRASIL

 

Bolsa de Valores vai à máxima do ano e se aproxima de 109 mil pontos. Dólar tem forte queda e fecha a R$ 5,41, menor valor desde novembro.

 

OS SUPREMOS DA CORTE

 

Ministro do STF – Supremo Tribunal Federal – Alexandre de Moraes determinou ontem a inclusão de cinco sites conservadores no âmbito das investigações do inquérito das chamadas fake news. Apurações seguem em segredo de Justiça, mas deputado federal Fausto Pinato chegou a citar Jornal da Cidade, Crítica Nacional e Senso Incomum.

 

SUAS EXCELÊNCIAS

 

Governador de Pernambuco Paulo Câmara abre licitação de R$ 92 mil para artigos de cama, mesa e banho no próprio gabinete. Aviso de compra foi publicado no Diário Oficial.

 

CORRUPÇÃO

 

Em carta publicada segunda-feira pelo jornal La Nación (jornal diário da Argentina), Hugo “El Pollo” Carvajal, general e ex-chefe de inteligência militar e contrainteligência durante os governos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro na Venezuela, contou detalhes sobre o embarque de malas cheias de dólares que partiram de Caracas para outros países da América e Europa. Na carta, Hugo Carvajal – que pode ser extraditado para os Estados Unidos embora preferia fazer uma delação premiada na Espanha, afirma categoricamente que financiou campanhas eleitorais do ex-presidente Lula e de Maduro. Carvajal está preso na Espanha desde setembro de 2021.

 

POLÍTICA

Senador Davi Alcolumbre trava há 5 meses projeto que barra ‘supersalários’. O senador, por meio de sua assessoria, disse que havia outras matérias ‘também relevantes’ para apreciação. Saber escolher seu Senador torna-se cada vez mais importante.

 

ELEIÇÕES

 

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, se manifestou ontem a respeito de notícias falsas que circulam nas redes sociais sobre a exigência de apresentação do chamado “passaporte da vacina” por parte dos eleitores para que seja possível votar no pleito deste ano. Em nota, o ministro disse que o boato “simplesmente não tem qualquer fundamento”.

 

Presidente nacional do PSB Carlos Siqueira diz que Paulo Câmara vai cumprir mandato até o fim e conduzirá sucessão.

 

COVID EM PERNAMBUCO

 

Pernambuco registrou, ontem, mais 2.230 casos da Covid-19 e quatro mortes – todos tinham doenças preexistentes. Mortes aconteceram entre o dia 7 de abril de 2021 e 18 de janeiro de 2022 – um intervalo de 286 dias.

 

Sala de Reboco, no Recife, suspende temporariamente suas atividades por conta do aumento dos casos de Covid.

 

Para minimizar risco de contágio, Ministério Público de Pernambuco segue Tribunal de Justiça de Pernambuco e suspende atendimento presencial.

 

Com medo de nova onda da Covid, unidades prisionais suspendem visitas nos próximos dois finais de semana.

 

Academia da Polícia Militar em Paudalho suspende atividades presenciais após 42% de alunos e funcionários contraírem Covid-19.

 

Valores cobrados por testes de Covid em farmácias e laboratórios do Recife variam em até 100%, diz Procon.

 

Falta de leitos leva Governo de Pernambuco a fazer a requisição administrativa de hospital particular no Recife. Governo de Pernambuco fechou 7 hospitais de campanha em plena pandemia. Hoje fazem falta.

 

COVID NO BRASIL

 

Brasil registrou, ontem, 350 mortes e 168.495 novos casos. Brasil registra seis vezes mais casos diários de Covid que em dezembro. Mesmo com alta de casos, Brasil registra queda na taxa de letalidade por Covid-19.

 

Anvisa autoriza, por unanimidade, CoronaVac para crianças com idade a partir de 6 anos.

 

Número de jovens que foram vacinados de forma irregular sobe para quase 60 mil.

 

Alta no número de casos de Covid entre funcionários afeta 5.500 lojas de shopping no Brasil.

 

COVID NO MUNDO

 

Mundo registra 3 milhões 790 mil de casos de Covid em 24 horas e atinge novo recorde.

 

Fora das quadras, tenista número um do mundo Djokovic investe em empresa para tratamento da Covid-19. Atleta e esposa têm 80% das ações de uma companhia que desenvolve terapias de enfrentamento do coronavírus. Djokovik sofreu restrições na Austrália por não ser vacinado.

 

França deve acabar com a maioria das restrições em fevereiro.

 

AGORA A BOA NOTÍCIA SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

 

Brasil (69,3%) tem mais vacinados com duas doses que Estados Unidos (62,8%) e Europa (62,6%).

 

Dias melhores virão, com certeza. Bom fim de semana. Até segunda-feira. Se Deus quiser.

 

Para receber no seu celular o áudio do Podcast Ivan Maurício é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 986067127.

 

Podcast Ivan Maurício agora está no Spotify

https://open.spotify.com/show/3Gjxg9YP9lm1KRpqHSjtvt

 

Inscreva-se no “Canal Ivan Maurício” no YouTube:

 Entrevista com o compositor Rui Grúdi

https://www.youtube.com/channel/UCaXe_35VYXjqd1B9jANaVDQ

 

Acesse o Blog Ivan Maurício: https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/

 

Inscreva-se no “Ivan Maurício Podcast” no Telegram:

 https://t.me/+oU6_o0Dh49k4ZWNh

 

Curta no Twitter: https://twitter.com/ivanmauricio

 

E no Facebook: https://www.facebook.com/ivan.mauricio.75

Anvisa aprova CoronaVac para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, com veto a imunocomprometidos

21/01/22

 

Por Cinthya Leite

blogfolhadosertao.com.br

A decisão foi unânime: todos os cinco diretores foram favoráveis

MIVA FILHO/SES
China foi pioneira e autorizou o uso da CoronaVac em crianças a partir de 3 anos em maio de 2021 – Foto: Miva Filho/SES

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (20), que crianças e adolescentes de 6 a 17 anos recebam a CoronaVac. A vacina é a mesma usada em adultos, e o esquema para essa faixa etária é igual ao que já é feito para as pessoas a partir de 18 anos: são duas doses aplicadas em um intervalo de 28 dias. A autorização ocorreu após um novo pedido de uso emergencial feito pelo Instituto Butantan em 15 de dezembro. A liberação não contempla pessoas desse grupo que são imunocomprometidas, aquelas que têm baixa imunidade. Mas a aplicação está autorizada para as crianças e adolescentes dessa faixa etária com comorbidades – ou seja, com doenças crônicas ou condições que podem agravar a infecção pelo coronavírus.

A decisão da Anvisa foi unânime: todos os cinco diretores da Anvisa foram favoráveis – Meiruze Sousa Freitas (relatora), Alex Machado Campos, Rômison Rodrigues Mota, Cristiane Rose Jourdan e Antônio Barra Torres (diretor-presidente). O Instituto Butantan havia solicitado a autorização para uso da CoronaVac a partir de 3 anos, mas a agência optou por esperar resultados de mais estudos feitos com crianças abaixo dos 6 anos.

Ao final da votação, o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, ressaltou que não é a agência que vai determinar quando se inicia a imunização, já que a distribuição de doses e o cronograma dependem dos Estados e especialmente da operacionalização do Ministério da Saúde.

Ainda na tarde desta quinta (20), São Paulo iniciou a aplicação da CoronaVac no público infantil. O estudante Caetano Moreira, de 9 anos, foi a primeira criança daquele Estado a ser vacinada com a CoronaVac. Além dele, mais 99 crianças foram imunizadas. Em Pernambuco, o secretário de Saúde, André Longo, disse ao JC, logo após a aprovação, que vai reunir o Comitê Técnico Estadual e os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para as definições na próxima segunda-feira (24) à tarde. Ele garantiu que há doses em estoque para iniciar a vacinação desse público o quanto antes. “O certo é o Ministério da Saúde colocar (a estratégia de vacinação para esse grupo) no PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19). Espero que não demore 30 dias, que essa manifestação (do governo federal) seja ágil, pois os pais, em maioria, querem vacinar suas crianças”, destacou André Longo.

As informações sobre a CoronaVac, enviadas à Anvisa e que baseiam o pedido de autorização para uso emergencial na população pediátrica, incluem um dossiê de segurança com os dados de 211 milhões de crianças e adolescentes que receberam a CoronaVac na China e os dados de efetividade da vacinação com o imunizante no Chile, onde ele já foi aplicado em mais de 1,5 milhão de crianças e adolescentes.

O secretário André Longo informou que o Estado tem um estoque de mais de 150 mil doses de CoronaVac. “Com aprovação da Anvisa, elas serão automaticamente revertidas para a população pediátrica. Esse total de doses representa de 14% a 15% desse grupo etário em Pernambuco”, disse Longo.

Em seu voto a favor, a diretora da Anvisa Meiruze Sousa Freitas frisou que as vacinas de vírus inativado, como a CoronaVac, continuam sendo importantes para prevenir hospitalizações e mortes por covid-19. “Aprovar o uso de mais uma vacina pediátrica é ampliar o direito do acesso ao imunobiológico que tem a finalidade de proteger a saúde, em especial em um momento em que há aumento da disseminação da variante ômicron, e a livre vontade da grande maioria dos pais para vacinar os seus filhos”, ressaltou.

Após Meiruze, o diretor Alex Machado Campos ressaltou que a CoronaVac é uma das vacinas mais ministradas do mundo. No Brasil, mais de 85 milhões de idosos foram imunizados com ela, o que responde por cerca de 25% das vacinas aplicadas no País. De acordo com Alex, o fato de a CoronaVac ser produzida com vírus inativado, uma plataforma tecnológica conhecida e tradicional, dá mais um suporte de segurança para uso no público pediátrico. “A relação benefício-risco dessa vacina é absolutamente favorável ao polo benefício. Os benefícios conhecidos são muito maiores do que os riscos potencialmente envolvidos, seja da tecnologia, seja da possibilidade de não ter a terapia para tratar das crianças”, afirmou o diretor, que ainda acrescentou: “Vacina salva e ignorância mata”.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, e os diretores Cristiane Rose Jourdan Gomes e Romison Rodrigues Mota também se posicionaram a favor da liberação da CoronaVac. Os votos se seguiram aos pareceres técnicos da Gerência de Farmacovigilância (GFARM) e da Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED), também favoráveis.

“Quando a gente olha os dados, mais especificamente comparando a razão de risco entre quem tomou a CoronaVac e quem não se vacinou, a gente vê uma perspectiva e um indicador importantíssimo do perfil de desempenho da vacina, especificamente no que diz respeito à doença sintomática da covid-19 e à hospitalização em crianças”, explicou o gerente-geral da GGMED, Gustavo Mendes. “A totalidade das evidências científicas sugere que há benefícios e segurança para a utilização da vacina na população pediátrica”, salientou Mendes.

Como estão os estudos

Os ensaios clínicos de fase 1 e 2 da CoronaVac foram realizados na China com crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, que tomaram duas doses com intervalo de 28 dias, e provaram que a vacina é segura e eficaz. Na fase 1, participaram 71 jovens; 28 dias após a vacinação, 100% deles apresentaram anticorpos. Na fase 2, participaram 479 crianças e adolescentes; no grupo que recebeu dosagem de 1,5µg, 96% dos participantes apresentaram anticorpos; no grupo que recebeu 3µg, este número foi de 100%. As reações adversas foram de leves a moderadas, sendo dor no local da aplicação e febre as mais comuns, com desaparecimento dos sintomas em até 48 horas. Os resultados foram publicados em junho na revista científica The Lancet Infectious Diseases.

Os ensaios clínicos de fase 3 estão em andamento com mais de 4 mil crianças e adolescentes de 3 a 17 anos em países como África do Sul, Chile, Malásia e Filipinas para investigar a imunogenicidade, segurança e eficácia da CoronaVac. Os primeiros resultados mostraram que a vacina tem um bom perfil de segurança: os efeitos adversos locais e sistêmicos envolveram principalmente dor no local da injeção, dor de cabeça e febre, e não ocorreram efeitos adversos graves suspeitos e inesperados.

No Chile, os ensaios clínicos com crianças trouxeram resultados melhores que os dos adultos: além de sentirem menos efeitos adversos, também apresentaram maior produção de anticorpos. Além disso, na vacinação no mundo real, que acontece há meses na China, a CoronaVac em crianças apresenta a mesma segurança e eficácia de outras faixas etárias e não foi identificado nenhum caso de miocardite, pericardite ou trombose. No país asiático, já foram aplicadas mais de 211 milhões de doses da CoronaVac em crianças.

Mais:

Governo do Estado avança na obra da Adutora do Alto Capibaribe

20/01/22

Imprensa Compesa
 
blogfolhadosertao.com.br

 

Uma das obras hídricas estruturadoras para Pernambuco, a Adutora Alto do Capibaribe, segue avançando para o atendimento de oito cidades do Agreste Setentrional e do distrito de Barra de São Miguel, na Paraíba, com água da Transposição do Rio São Francisco. A iniciativa, que recebe um investimento de R$ 89 milhões, irá beneficiar 230 mil pessoas dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério e o distrito de Barra de São Miguel, na Paraíba. A expectativa é de que a obra seja concluída em setembro deste ano.

Do total dos 70 quilômetros da adutora, 90% já foi executado, devendo toda a sua extensão ficar pronta em julho de 2022. Para setembro está prevista a conclusão das demais unidades estacionárias constantes dessa obra, que são componentes importantes para o funcionamento do novo sistema de abastecimento. Além da adutora, será construída uma captação às margens do rio Paraíba.

A obra da Adutora do Alto do Capibaribe é fruto de um convênio firmado junto à Caixa Econômica Federal, com recursos do FGTS. Ao término da obra, a Compesa contará com uma vazão de 371 litros de água por segundo, para atender cidades do Agreste, região que enfrenta historicamente adversidades hídricas devido à escassez de chuvas. Essa adutora é uma das alternativas técnicas desenhadas pelo Governo de Pernambuco para dar funcionalidade à obra da Transposição do Rio São Francisco, que se integrará também à Adutora do Agreste, outro importante equipamento hídrico para a população do Agreste.

Covid-19: Vice-governadora, Luciana Santos conntrai vírus pela terceira vez

21/01/22

ImprensaPE

blogfolhadosertao.com.br

 

Luciana Santos

 

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), comunicou nesta quinta-feira (20), que testou positivo para covid-19. Sem sintomas, a gestora realizou o teste porque foi convidada para participar da colação de grau da Faculdade de Medicina de Olinda, nesta noite.

“No início desta semana, antes de iniciar os compromissos presenciais, também havia feito um teste — já que estive em agendas em outro estado na sexta-feira — e o resultado foi negativo”, disse a vice-governadora. Essa é a terceira vez Luciana teve o diagnóstico positivo para a doença. A primeira infecção ocorreu em maio de 2020 e a segunda, em março do ano passado. Nos dois casos ela se encontrava assintomática.

Governo admite discutir com parlamentares redução do preço dos combustíveis

20/01/22

 

Agência O  Globo

blogfolhadosertao.com.br

 

A medida que está em discussão seria feita por meio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC)
A gasolina foi o item que mais contribuiu para a inflação
A gasolina foi o item que mais contribuiu para a inflação – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
presidente Jair Bolsonaro discute com parlamentares medidas para reduzir o preço de combustíveis e de energie elétrica, dois fatores que se tornaram dor de cabeça para o Palácio do Planalto em ano de eleição e que pressionam a inflação.
A medida que está em discussão seria feita por meio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC). Até agora, o que se avalia possível fazer é reduzir ou até mesmo zerar impostos federais sobre a gasolina, o diesel e a energia elétrica em momentos de crise ou de turbulência.

Outra alternativa em debate é a criação de um fundo para aliviar a pressão gerada pela alta de preços.

questão dos combustíveis virou uma bandeira política do presidente Jair Bolsonaro. Em fevereiro, o produto já deve sofrer o impacto da decisão dos governadores, que decidiram descongelar o valor do ICMS que incide sobre o produto.

Além disso, nesta semana o barril do petróleo alcançou o maior patamar desde 2014 e já há expectativa no mercado financeiro de que alcance os US$ 100.

Auxiliares de Bolsonaro que trabalham no assunto afirmam que o objetivo é que a proposta comece a tramitar a partir do início de fevereiro, na volta do recesso parlamentar.

Leia também
• Preço da gasolina nos postos sobe pela primeira vez desde novembro, diz ANP
• Material escolar: diferença de preços chega a quase 333% no Recife; veja pesquisa
• Preços dos testes de Covid-19 no Recife variam até 100%, constata Procon