Em despacho, ministra do Supremo diz que ‘provimentos e omissões administrativas’ que atentem contra o direito à saúde podem gerar responsabilização
O prazo de cinco dias, conforme a decisão de Cármen Lúcia, é improrrogável – Foto: Nelson JR./SCO/STF
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu cinco dias para o governo Bolsonaro explicar a consulta pública aberta pelo Ministério da Saúde sobre a vacinação de crianças contra a covid-19. Na semana passada, o ministro da pasta, Marcelo Queiroga, disse que deve requisitar prescrição médica e a assinatura de um termo de responsabilização pelos pais que quiserem imunizar os filhos de 5 a 11 anos.
Na decisão, a ministra afirmou que omissões administrativas que posterguem medidas necessárias para garantir o direito à saúde podem gerar “efeitos gravosos” a toda a sociedade. Cármen Lúcia é relatora no STF de uma ação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) contra a consulta pública determinada pela Saúde.
“O quadro descrito na peça inicial é de inegável gravidade com evidente risco de dano à saúde e à vida de crianças e adolescentes e de toda a população, neste cenário ainda presente de enfrentamento à pandemia do coronavírus”, disse a ministra, que ressaltou o perigo das novas variantes. “Mas é certo que o que se busca e se deseja é que não se pague com vidas humanas ou comprometimento da integridade das pessoas o descaso ou desacerto comprovado e previsível de decisões estatais”, acrescentou.
O prazo de cinco dias para que o governo envie informações sobre a consulta pública, conforme a decisão de Cármen Lúcia, é improrrogável. Na sequência, definiu a ministra, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PRG) terão também cinco dias para se manifestar.
Na ação protocolada no STF, a CNTM argumentou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda a imunização de crianças e adolescentes. “Não resta dúvida, portanto, mais uma vez, de que a Presidência da República e a União Federal estão conduzindo o Brasil na contramão, colocando em risco a vida de milhares de trabalhadores, aposentados, idosos, jovens e crianças, enfim, expondo a vida de nossa população ao risco de serem contaminadas e mortas pela covid-19”, informou a confederação.
Ontem, em transmissão pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o Ministério da Saúde decidirá no dia 5 de janeiro sobre a imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19, após um debate que será realizado no dia 4. “Não entendo essa gana por vacina”, declarou o chefe do Executivo.
Bolsonaro também disse que a Justiça não pode interferir nesse assunto. “Um juiz decidir sobre vacinação da minha filha? Tá de brincadeira comigo?”, criticou o presidente. O mandatário já repetiu diversas vezes que não vai vacinar a filha Laura, de 11 anos.
Em escalada desde meados de outubro, o número de infecções no mundo cresceu 46% nesta última semana, em comparação com a semana anterior
Pelo segundo ano, pandemia ofusca chegada do novo ano – Foto: Ed Jones / AFP
Milhões de pessoas em todo o mundo se preparavam nesta quinta-feira (30) para comemorações de Ano Novo drasticamente limitadas pela propagação avassaladora da covid-19, que na semana de 23 a 29 de dezembro superou o marco histórico de um milhão de casos diários.
Nos últimos sete dias, foram detectados, em média, 1,045 milhão de infecções diárias, 46% a mais do que na semana anterior, segundo um balanço da AFP divulgado nesta quinta-feira, estabelecido a partir de dados oficiais.
A covid-19, detectada há dois anos e declarada pandemia mundial em março de 2020, já matou mais de 5,4 milhões de pessoas, desencadeando crises econômicas e obrigando as sociedades a viver confinamentos intermitentes.
Até agora, a explosão de casos não se traduziu em aumento do número de mortos.
Mas a variante ômicron, embora se considere que provoque sintomas mais brandos do que as anteriores, elevou as infecções a níveis recorde.
Do México à Grécia, da França ao Brasil, o forte repique tem obrigado os governos a voltar a impor restrições e, em alguns casos, a cancelar as festas de réveillon.
O papa Francisco cancelou sua tradicional visita na véspera do Ano Novo ao presépio na Praça de São Pedro, preocupado com a propagação do coronavírus na multidão reunida, informou o Vaticano nesta quinta-feira.
“Música proibida”
Na Grécia, “a música será proibida” em bares e restaurantes, que fecharão à meia-noite e às 02h no dia 31″, alertou o ministro da Saúde, Thanos Plevris, para tentar limitar o desejo de seus compatriotas de saírem para comemorar a virada do ano.
O país registrou um novo pico de contágios diários na quarta-feira, seguindo o mesmo caminho de outros países, que há dias batem recordes de casos, como França, Reino Unido e Espanha.
Na Espanha, os festejos públicos foram cancelados na maioria das cidades, com exceção de Madri, onde está prevista uma celebração pública limitada a 7.000 pessoas, em comparação com as 18.000 de 2019. O país voltou a superar o recorde de contágios diários nesta quinta, com 161.688 casos em 24 horas.
Na França, que superou pelo segundo dia consecutivo a marca dos 200.000 novos contágios diários, as boates, fechadas desde 10 de dezembro, continuarão assim pelo menos nas primeiras três semanas de janeiro.
Além disso, os bares de Paris terão que fechar as portas às 02h e, a partir da sexta-feira, será obrigatório o uso de máscaras em ambientes externos para os maiores de 11 anos.
A Dinamarca, que atualmente tem o maior número de casos novos do mundo em relação à sua população, também superou pelo segundo dia consecutivo a marca de 20 mil infecções adicionais.
O repique de infecções também atingiu a América Latina e o Caribe, onde Cuba exigirá a partir de 5 de janeiro o esquema vacinal completo e exame PCR negativo para poder entrar no país.
A região acumula agora mais de 47 milhões de contágios e cerca de 1,6 milhão de mortes.
Na Cidade do México e em São Paulo, as autoridades cancelaram os festejos de Ano Novo por causa da covid-19.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, a praia de Copacabana, que no Ano Novo costuma reunir mais de três milhões de pessoas, terá sua capacidade limitada, não contará com os shows tradicionais na virada do ano e a queima de fogos será feita em nove locais da cidade para evitar aglomerações.
Restrições similares se multiplicam em vários países do mundo diante da virulência alarmante da nova variante.
A Indonésia, por exemplo, informou que mais de 4,2 milhões de casos confirmados, alertou que os viajantes estrangeiros serão deportados da ilha de Bali se forem surpreendidos violando as regras sanitárias durante o período das festas de fim de ano.
Bali proibiu carnavais, queima de fogos e reuniões de mais de 50 pessoas durante o período de Natal e Ano Novo.
Na Arábia Saudita, as autoridades voltaram a impor medidas de distanciamento na Grande Mesquita da cidade santa de Meca.
“À beira do colapso”
“Me preocupa enormemente que a ômicron, ao ser mais transmissível e circular ao mesmo tempo que a delta, esteja provocando uma tsunami de casos”, alertou nesta quarta-feira o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Diante desta situação, as autoridades sanitárias dos Estados Unidos – com uma média de mais de 265.000 casos diários – instaram nesta quinta-feira as pessoas a evitarem viagens em navios de cruzeiro ainda que estejam vacinadas.
“Os sistemas de saúde estão à beira do colapso”, acrescentou o diretor da OMS.
Nesta quinta-feira, o Serviço Nacional da Saúde do Reino Unido anunciou que começará a abrir hospitais de campanha temporários para conter um possível excesso de pacientes hospitalizados na Inglaterra.
Na China, os moradores da cidade de Xi’an, onde 13 milhões de pessoas permanecem confinadas, se queixavam de não encontrar alimentos suficientes, apesar de Pequim ter assegurado que a situação estava controlada.
A TV estatal mostrou imagens de trabalhadores com trajes de proteção para materiais perigosos classificando ovos, carne e verduras antes de entregar comida aos moradores de porta em porta.
Foi divulgado no Diário Oficial de Pernambuco desta quinta-feira (30) o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento da cota única, em fevereiro, terão desconto de 7%.
Quem preferir parcelar em até três cotas começará a pagar também a partir de fevereiro, sendo a última prestação em abril de 2022.
Os vencimentos das parcelas variam de acordo com o último dígito da placa do veículo. Confira a tabela:
Os carnês para pagamento serão enviados aos contribuintes a partir de janeiro pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).O boleto também pode ser emitido no site do órgão, que estará em manutenção a partir das 14h desta quinta-feira (30) até o domingo (2).
Leia também
• Hospital Veterinário abrirá 1.120 vagas em janeiro para castração de cães e gatos
• Salário mínimo será de R$ 1.212, indica integrante da equipe econômica
• Caixa Econômica de Vitória de Santo Antão é alvo de explosão
A declaração foi feita pelo secretário André Longo durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (30) – Foto: Miva Filho/SES
O secretário estadual de Saúde, André Longo, confirmou que Pernambuco já vive uma epidemia da influenza subtipo A (H3N2); ou seja, que foi identificado surto da doença em diversas regiões do Estado. “A H3N2 está concentrada na 1ª macrorregião de saúde, na Região Metropolitana, mas já a identificamos em praticamente todas as macrorregiões. Portanto, estamos vivendo hoje uma epidemia de H3N2 em meio à pandemia da covid-19”, afirmou.
Longo também relacionou a gripe ao crescimento de 59% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na última semana. Os dados epidemiológicos relacionados à covid-19, contudo, continuam estáveis. “Esse aumento, pelos nossos dados, não está relacionado à covid. A positividade geral pelo coronavírus continua estável, com positividade entre 4% e 6% nas últimas semanas.
Para dar conta da nova demanda, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou a abertura de novos leitos. Desde a última sexta-feira (24), 193 leitos já tinham sido abertos, sendo 36 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao longo das próximas semanas, ainda serão abertos mais 200 leitos, sendo 128 de terapia intensiva. Longo afirmou ainda não ver necessidade para reabertura de hospitais de campanha.
“Nós já mobilizamos 193 leitos desde sexta da semana passada. Destes, 36 foram de UTI. Hoje está prevista a abertura de mais 20, 10 no Oswaldo de Freitas, e 10 no Memorial Guararapes. Mais ainda serão abertos nos próximos dias, cerca de 108 de UTI, e 95 de enfermaria”, afirmou.
Longo pediu para que cuidados preventivos, como uso de máscara, lavagem de mãos e isolamento e testagem em caso de sintomas, sejam reforçados. “As contaminações estão ocorrendo dentro das residências. Então, se você tiver qualquer sintoma de gripe, faça o auto-isolamento e coloque a máscara, mesmo estando dentro de casa. E precisamos de uma atenção toda especial com os idosos, as crianças e pessoas com comorbidades severas, que são mais suscetíveis ao agravamento. Este é um momento de proteger as pessoas que amamos. E as pessoas que amamos só estarão seguras se reforçarmos os cuidados individuais”, destacou.
Para ampliar a detecção da covid-19, um novo ponto de testagem foi implementado pela SES-PE. Ele funcionará na área externa antiga Fusam – Fundação de Saúde Amaury de Medeiros, na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, no Recife. Quem se dirigir ao local poderá realizar o teste rápido de antígeno para detecção do vírus e saber o resultado em cerca de 20 minutos. O posto de testagem funcionará de domingo a domingo, das 8h às 17h.
“A Covid-19 continua circulando e ainda é uma grave ameaça. A forma mais eficaz e segura de se proteger contra a doença é com a vacina. Precisamos fazer o alerta para que quem tomou a primeira dose, conclua o esquema com a segunda. Além disso, precisamos avançar com a dose de reforço. Especialmente para os idosos, este reforço vacinal é crucial”, explicou. Atualmente, mais de 560 mil pernambucanos estão em atraso com a segunda dose. Já em relação à dose de reforço, atualmente, a cobertura está em 18,48% entre o público elegível para vacinação.
Governador estava ao lado da primeira-dama, Ana Luiza Câmara, do prefeito do Recife, João Campos, e de secretários estaduais e municipais
O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza Câmara participaram, na manhã desta quinta-feira (30.12), da tradicional Missa de Ação de Graças realizada na Matriz de Casa Forte, na Zona Norte do Recife. A celebração foi presidida pelo padre Fábio Paz, à frente da paróquia.
Após a celebração da missa, o governador falou sobre esperança e fé para o ano de 2022. “A mensagem que eu gostaria de deixar para o próximo ano é a da esperança. Passamos por mais um ano de superação. Vamos continuar cuidando da saúde da população, mas vamos também trabalhar muito para gerar emprego e renda. Que 2022 seja um ano de realizações, de paz, saúde e alegria para o povo pernambucano”, disse.
Além do governador Paulo Câmara, participaram da missa o prefeito do Recife, João Campos; os secretários estaduais José Neto (Casa Civil), André Longo (Saúde), Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação), Sileno Guedes (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), Marcelo Barros (Educação e Esportes), Cloves Benevides (Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas), Gilberto Freyre Neto (Cultura), Geraldo Julio (Desenvolvimento Econômico), e Tomé Franca (Desenvolvimento Urbano e Habitação); além do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberto Santana, do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e secretários municipais do Recife.
O edital de licitação foi assinado na manhã desta quinta-feira (30.12) e prevê investimento de R$ 130,9 milhões.
O governador Paulo Câmara autorizou, nesta quinta-feira (30.12), a construção de 126 quadras poliesportivas nas escolas da rede estadual de ensino. Os equipamentos serão distribuídos em 62 municípios e representam um investimento de R$ 130,9 milhões. O edital de licitação foi assinado pelo governador e pelo secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, no Palácio do Campo das Princesas.
“Nós vamos ter a condição de investir mais de 130 milhões de reais em favor da nossa educação pública com atividades esportivas e culturais em um local adequado. Temos muito o que avançar, somos referência no Brasil, mas sabemos que temos muito o que fazer. O ensino em tempo integral vai ser universalizado em 2022 e nós vamos melhorar a infraestrutura de todas as escolas”, destacou o governador.
A instalação de quadras poliesportivas visam ajudar no desenvolvimento social dos estudantes e da educação pública, bem como incentivar os jovens à prática de atividades físicas. “Estes são importantes equipamentos para toda a comunidade escolar. Nosso compromisso é instalar quadras cobertas em todas as escolas que tiverem terreno disponível”, ressaltou o secretário Marcelo Barros.
Serão beneficiados os municípios de Afogados da Ingazeira (1), Afrânio (1), Amaraji (1), Angelina (1), Araripina (5), Belém de maria (1), Belém do São Francisco (1), belo jardim (1), Betânia (1), Bezerros (1), Bodocó (1) Bom Conselho (1), Brejo da Madre de Deus (1), Buíque (2), Camaragibe (1), Canhotinho (1), Caruaru (6), Cedro (1), Correntes (2), Cupira (2), Custódia (1), Flores (2), Escada (1), Gameleira (1), Garanhuns (7), Goiana (1), Granito (1), Iati (1), Ibimirim (2), Igarassu (1), Ipubi (1), Itambé (1), Jaboatão dos Guararapes (7), Jatobá (2), Jurema (1), Lagoa do Ouro (1), Lagoa Grande (2), Mirandiba (1), Moreno (3), Olinda (8), Orocó (1), Ouricuri (1), Parnamirim (1), Paulista (3), Petrolândia (1), Petrolina (9), Recife (8), Salgueiro (5), Santa Cruz do Capibaribe (1), Santa Cruz da Baixa Verde (2), Santa Maria da Boa Vista (1), São José do Egito (2), São Lourenço da Mata (1), Serra Talhada (3), Sertânia (2), Tabira (1), Tacaratu (2), Taquaritinga do Norte (1), Toritama (1), Verdejante (1), Vertentes (1), Vitória de Santo Antão (1).
Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes; o secretário executivo de Educação, João Charamba; o prefeito do Recife, João Campos; o presidente do PSB, Carlos Siqueira; e os deputados federais Danilo Cabral, Milton Coelho e Tadeu Alencar.
Desejamos a todos os amigos e amigas, leitores e seguidores do blogfolhadosertao.com.br um ANO NOVO abençoado por Deus. Que todos os eleitores e contribuintes façam valer o seu direito constitucional de cidadão e jamais se dobrem às maledicências de políticos que desrespeitam a Constituição Federativa do Brasil. Lutemos por nossos direitos conquistados na luta de todos os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros. Na Unidade do Espírito Santo, amém !
1 – Prazo de inscrição para concurso do Censo IBGE 2022 é prorrogado para 21 de janeiro de 2022.
3 – Sobe para 25 o número de mortos por causa das chuvas no sul da Bahia. Ministro da Saúde Marcelo Queiroga sobrevoa áreas atingidas pelas chuvas na Bahia e anuncia liberação de mais R$ 12 milhões para o Estado. ‘Ajuda humanitária’ argentina para Bahia era fake: apenas dez pessoas para montar barracas e serviços de almoxarifado. Velha imprensa repetiu notícia falsa divulgada pelo governador Rui Costa do PT – aquele do Consórcio Nordeste – com manchetes e textos iguais em jornais concorrentes. De maneira nenhuma a ajuda foi desprezada pelo Brasil, disse embaixador da Argentina em entrevista à CNN. Mas o Governo da Bahia mantém o desejo de receber ajuda humanitária, venha de onde vier.
4 – Em Minas Gerais chuva deixa 6 mortos e obriga 14 mil a sair de casa. 124 municípios em situação de emergência em Minas. Chuva deixa Rio de Janeiro em estágio de atenção, e 32 sirenes são acionadas. Chuvas atingem litoral norte de São Paulo; ruas de Ilhabela ficam alagadas.
jornalista Ivan Maurício
Desoneração da folha de pessoal será sancionada nesta sexta (31), garante presidente Bolsonaro. Desoneração da folha é um mecanismo que permite às empresas dos 17 setores beneficiados pagarem alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários.
Presidente disse ainda que sancionará isenção de IPI para taxistas; informação foi dada durante live de ontem.
Auxílio Brasil: veja o calendário de pagamentos em 2022 clicando no link do texto do Podcast. Terceira parcela do programa Auxílio Brasil, que substitui o Bolsa Família, começará a ser paga em 18 de janeiro.
Com 11 mortes causadas por gripe Influenza A H2N3 em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde está convertendo leitos para atender pacientes com quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Estado já abriu 193 vagas, sendo 36 de UTI.
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou ontem a entrega de 6.500 novos leitos permanentes de UTI no Brasil. Em sua conta no Twitter, o ministro da Saúde disse que o investimento foi de R$ 2,6 bilhões.
Projeto que permite abertura de contas em moeda estrangeira é sancionado pelo presidente Bolsonaro. De acordo com o texto, o Banco Central deve ficar responsável por regulamentar as regras e como deverá funcionar a abertura de contas com moeda estrangeira.
Governo libera R$ 3,5 bi para internet a alunos de escolas públicas.
Transporte Rodoviário: Itapemirim suspende 16 linhas e deixa e atender 73 mercados.
Mega da Virada: Apostador tem até 17 horas desta sexta-feira para jogar. Prêmio é estimado em R$ 350 milhões.
Após ser cancelada em 2020, Corrida de São Silvestre volta a fechar o ano esportivo no Brasil.
Bandidos explodem caixas eletrônicos em agência da Caixa Econômica em Vitória de Santo Antão.
Ex-deputado federal Silvio Costa recebeu, ontem, alta hospitalar.
Corpo do cantor Maurílio é enterrado, após carreata, em Imperatriz, Maranhão.Escritora Lya Luft morre, aos 83 anos, em Porto Alegre. Lya Luft publicou 23 livros, entre romances, poemas, crônicas, ensaios e livros infantis. Ela também lecionou em grandes universidades do país e foi colunista de jornais.
ECONOMIA NO BRASIL
Presidente Bolsonaro anuncia salário mínimo de R$ 1.212 em 2022. Valor será cerca de 10% maior do que o pago em 2021.
NEGÓCIOS NO BRASIL
Desde a aprovação do Marco Legal do Saneamento, em julho de 2020, foram concedidos ao menos dez grandes contratos para execução de obras. A onda de investimentos privados em saneamento já chegou a R$ 42 bilhões em valores contratados em um ano e meio.
NEGÓCIOS NO MUNDO
Samsung e Micron, dois dos maiores fabricantes de chips de memória do mundo, alertaram que as rígidas restrições contra a Covid-19 na cidade chinesa de Xian podem atrapalhar seus locais de fabricação de chips na região.
FINANÇAS NO BRASIL
Bolsa de Valores brasileira perde 11,93% no ano e registra o pior resultado desde 2015.
Pix já é usado por 71% dos brasileiros pouco mais de um ano após sua estreia, de acordo com o Radar Febraban, Federação Brasileira de Bancos.
OS SUPREMOS DA CORTE
Partido da Causa Operária (PCO) voltou a divergir das outras siglas de esquerda. O site do partido publicou, ontem, um artigo em que pede a libertação do que chama de “presos políticos bolsonaristas”. Texto menciona especificamente as figuras do ex-deputado Roberto Jefferson e do deputado Daniel Silveira, que tiveram suas prisões decretadas pelo Supremo Tribunal Federal – “de forma totalmente arbitrária” – sob a alegação de que eles promoveram ataques às instituições.
SUAS EXCELÊNCIAS
Câmara dos Deputados gastará R$ 2,1 milhões para reformar apartamentos funcionais de deputados em quatro prédios em Brasília. A licitação foi anunciada no início de dezembro, às vésperas do recesso parlamentar, e será aberta no próximo dia 17 de janeiro.
DESVIO DE RECURSOS DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA
Deputada estadual Priscila Krause apresentou aos órgãos de controle documentos adicionais a representações protocoladas por ela em maio de 2020 sobre compras, via dispensa de licitação, de materiais hospitalares adquiridos pela Secretaria de Saúde do Recife na gestão do ex-prefeito Geraldo Julio (PSB). Os ofícios protocolados no Ministério Público Federal (MPF), no Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) revelam casos de superfaturamento e irregularidades em licitações.
COVID EM PERNAMBUCO
Pernambuco confirmou mais 373 casos e nove mortes por Covid – seis tinham doenças preexistentes. Mortes confirmadas ontem ocorreram entre 6 de julho e 29 de dezembro de 2021 – um intervalo de 182 dias.
COVID NO BRASIL
Brasil registrou, ontem, 167 mortes e 13.405 novos casos.
Maiores hospitais de SP registram alta de casos de Covid em dezembro.
Surto de covid-19 atinge dois cruzeiros na costa brasileira: 146 casos. Todos estavam vacinados.
Ministério da Educação proíbe exigência de passaporte sanitário nos institutos federais de ensino.
Na Paraíba, passaporte de vacina passará a ser obrigatório em salões de beleza e praças de alimentação.
COVID NO MUNDO
Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha do seriado Chaves, 71 anos, foi às redes sociais ontem anunciar que foi diagnosticada com a Covid-19.
Portugal tem 28,5 mil novos casos de Covid e bate recorde da pandemia.
Mundo registrou, ontem, recorde de 1,3 milhão de casos em 24 horas.
AGORA A BOA NOTÍCIA
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS
África do Sul já passou pelo pior momento da 4ª onda da Covid, sugerem indicadores.
A todos que nos acompanharam, fica nossa mensagem de esperança e um Ano Novo de muita luta e conquistas.
Dias melhores virão. Com certeza.
Até segunda-feira bem cedinho. Se Deus quiser.
Para receber no seu celular o áudio do Podcast Ivan Maurício é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 86067127.