Pastor chama Nossa Senhora da Conceição de ‘demônio’ é denunciado pela vereadora Liana Cirne

16/12/21

Por Jamildo Melo

blogfolhadosertao.com.br

“Com seus ataques, o senhor Aijalon desrespeita nossa Fé e o direito à liberdade de culto e crença, assegurado pela Constituição Federal”, disse a parlamentar petista

 

Arthur Marrocos/Divulgação
A vereadora pede respeito do pastor com as demais religiões – Foto: Arthur Marrocos/Divulgação

A vereadora  do Recife, Liana Cirne – PT( foto) apresentou, nesta quinta-feira (16), representação criminal por intolerância religiosa contra o pastor Aijalon Berto.

Durante as festividades de Nossa Senhora do Conceição, celebradas no último dia 8 de dezembro, em suas redes sociais, o pastor disse que “boa parte dos recifenses, hoje prestaram homenagem a um DEMÔNIO”, atacando a Igreja Católica e os fiéis que compareceram à Festa do Morro.

Em sua postagem, o pastor Aijalon Berto afirma que a Festa do Morro é uma homenagem ao demônio e atribui a violência e a desigualdade social no Estado à Nossa Senhora da Conceição e à fé dos católicos.

“Com seus ataques, o senhor Aijalon desrespeita nossa Fé e o direito à liberdade de culto e crença, assegurado pela Constituição Federal”, disse a parlamentar petista.

“Não é a primeira vez que o pastor ataca fiéis de outras religiões. Desta vez foi nossa Igreja Católica, mas ele também já foi intolerante com as religiões de matriz africana. Em julho, apresentamos representação contra o mesmo pastor por uma série de ataques à intervenção artística ‘Do Orun ao Aiye: Afrika Elementar’, no Túnel da Abolição da Benfica”, afirmou.

De acordo com a parlamentar, na ocasião, a intervenção artística foi denominada por Aijalon Berto como portal em reverência a demônios ancestrais e geracionais.

A vereadora subiu o Morro da Conceição “de joelhos” na madrugada do último dia 8 para pagar uma promessa.

“É inadmissível que, em pleno século 21, ainda estejamos assistindo a cenas de intolerância e perseguição religiosa como essas. O Brasil é um Estado laico e garantir a liberdade religiosa é um dever de qualquer parlamentar.”

Univasf ABRE seleção para mestrado e doutorado em Ciência Animal

16/12/21
AscomUnivasf
blogfolhadosertao.com.br
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para o processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos com ingresso em 2022. Há oito vagas disponíveis para o mestrado e sete para o doutorado. As inscrições podem ser efetuadas gratuitamente até 14 de janeiro.

Os interessados devem se inscrever pelo Sistema de Inscrição em Processos Seletivos (PS) da Univasf. Como determina o Edital Nº 32/2021, disponível no PS, podem participar do processo seletivo para o mestrado diplomados ou portadores de declaração de conclusão de curso nas áreas de Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Pesca, Ciências Biológicas ou em áreas afins das Ciências Agrárias. Para o doutorado, é necessário ter diploma de mestrado ou declaração de defesa de mestrado nas mesmas áreas. No ato da inscrição, o candidato deve anexar os documentos exigidos no edital em formato PDF.

As vagas disponibilizadas serão distribuídas entre os professores do programa. Do total de vagas para ambos os cursos, uma de cada será destinada aos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Univasf. Conforme o edital, há reserva de vagas para ações afirmativas: duas vagas do mestrado e uma do doutorado se destinam aos candidatos aprovados autodeclarados negros, indígenas ou pessoas com deficiência.

O processo seletivo será realizado em duas etapas, avaliação da proposta simples do projeto de pesquisa e avaliação do currículo. A divulgação do resultado final da seleção será feita a partir do dia 4 de fevereiro de 2021 pelo site do PS. A pré-matrícula está prevista para ser realizada a partir de 21 de fevereiro de 2022. O cronograma completo do processo seletivo está disponível no Anexo VIII do edital.

O PPGCA está estruturado na área de concentração da Produção Animal e conta com três linhas de pesquisa: “Nutrição Animal”, “Biotecnologia e Genética Aplicadas ao Manejo Animal” e “Forragicultura e Pastagens”. Mais informações sobre o programa, corpo docente e o processo seletivo estão disponíveis no site do PPGCA.

Compesa moderniza Agência Virtual para garantir segurança e comodidade na prestação dos serviços

16/12/21

Ascom Compesa

blogfolhadosertao.com.br

 

Miniatura do anexo

A partir de hoje (16), entra no ar a nova Agência Virtual da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), hospedada no site da empresa (www.compesa.com.br), que ganhou novos requisitos de segurança e layout moderno com o intuito de facilitar a navegabilidade e usabilidade pelos clientes. Pela internet, diversos serviços podem ser solicitados, de forma ágil e segura, sem a necessidade do deslocamento ao atendimento presencial, nas lojas da empresa.A partir da reestruturação do atendimento virtual, o cliente terá ainda mais confiabilidade e segurança de suas solicitações e dados, pois a ferramenta tem um sistema de login e senha, que são obrigatórios para realização de alguns tipos de serviços, como negociação de débito e acesso aos conteúdos protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados. “O nosso objetivo é garantir a segurança dos dados dos nossos clientes, para que eles se sintam seguros em buscar os nossos serviços pela internet, com rapidez e comodidade”, pontua o diretor Comercial e de Atendimento da Compesa, Carlos Júnior.A Compesa vem investindo em tecnologia para aperfeiçoar a sua política de relacionamento com o cliente. “Numa sociedade tecnológica e conectada, as empresas precisam aperfeiçoar os seus sistemas para oferecer cada vez mais facilidades para que os clientes possam ter acesso aos serviços de forma ágil, a partir de um clique, sem sair de casa”, comenta Carlos Júnior. Para facilitar a vida dos clientes, a Compesa desenvolveu o aplicativo Compesa Mobile, disponível para os dispositivos IOS e Androide, que disponibiliza os mesmos serviços da Agência Virtual e que também acompanhará a exigência de login e senha para acesso a determinados atendimentos.A nova Agência Virtual traz os serviços dispostos em categorias, de forma intuitiva, amigável, responsiva e com a facilidade de localizar o tipo de demanda por tema. “O layout moderno facilita a abertura de serviços pelo site, que é a nossa expectativa, pois desejamos atrair cada vez mais clientes para o atendimento virtual”, reforça o diretor. Dos 26 serviços oferecidos na agência virtual, 17 deles precisarão agora do uso de login e senha. São eles: mudança de titularidade (troca de nome da conta), inclusão na tarifa social, solicitação de contrato do cliente, pagamento por cartão, certidão negativa de débitos, segunda via da conta, inclusão de débito automático, fatura por e-mail, baixa de fatura, revisão de consumo, alteração de data de vencimento da conta, estrutura tarifária, solicitação de conta em Braile, religação de água e restabelecimento de ligação. O site continuará disponibilizando serviços sem a necessidade de senha, a exemplo da consulta do calendário de abastecimento.

Foto:  Aluisio Moreira

Podcast do jornalista Ivan Maurício com as informações mais importantes do dia

16/12/21

blogfolhadosertao.com.br

 

A ascensão e queda (brusca) de Fernando Bezerra Coelho

 

O animal político (por excelência) Fernando Bezerra Coelho  jamais   imaginou que tropeçaria nas próprias pernas  e  perderia  a parada para o senador  mineiro Antonio Anastasia (vitória acachapante de  52 votos a 7 )   na disputa do comando do Tribunal de Contas da União-TCU.  Claro que  não!  FBC cantou vitória com antecedência  e recebeu de forma cavilosa,  o apoio de um bom número de veículos  de comunicação (principalmente do Sertão pernambucano)  que o colocavam como  FAVORITO .  Realmente, era o que se esperava. FBC  “trabalhou” de forma redobrada para ajudar  o governo de Bolsonaro  na condição de  líder até ontem,  tendo  recebido pedido de amigos para continuar.     O “dia triste” de FBC aconteceu -por coincidência  no 15 de dezembro (aniversário de Miguel Arraes de Alencar)  que acumulou muitas decepções do neto do velho Fernando Bezerra (líder político em Ouricuri) e que era amigo pessoal do ex-governador.  Já o neto de Arraes, Eduardo Campos fez tudo para agradecer a vinda de FBC para o palanque socialista, mesmo tendo que enfrentar “cara feia” de políticos reconhecidamente de esquerda, como o ex-senador Mansueto de Lavor (que enfrentou os Coelho em Petrolina durante muitas décadas) . Foi Eduardo quem deu o mandado de senador a FBC. Mas como a gulodice do neto do coronel Quelé é incontida, ele sempre quis MAIS. Aliou-se a Bolsonaro  para  “se dar bem”. E, com isto, continuou comandando a Codevasf que ampliou o “raio de ação”  de forma estratosférica  para beneficiar figuras como o senador Davi Alcolumbre, com endereço  no longinquo Amapa.  Aliás, a chamada grande imprensa  comentou que  o ex-presidente do  Senado teria abocanhado um projeto de mais de 20 milhões, objeto de uma tal orçamento secreto.  Resta saber, agora, se FBC -sem liderança do governo e   tendo sido recusado para a presidência do  TCU, o que ele está preparando para  garantir a candidatura do filho Miguel a governador de Pernambuco,  continuar com  o controle da Codevasf e assegurar a reeleição de Fernando Filho para deputado federal, Antonio para deputado estadual. E se ele vai ter apoio suficiente para a reeleição  no senado da República.  Como será o recomeço de  FBC, heim ?   (Machado Freire )

 

 

1 – Honda está com inscrições abertas para processo seletivo no curso de Formação de Profissionais no Recife. O curso é uma iniciativa da marca, voltada a jovens moradores da região para atuarem em diferentes áreas do mercado de trabalho. https://www.folhape.com.br/colunistas/blogdosconcursos/honda-abre-curso-de-formacao-para-profissionais-do-recife-saiba-como-se-inscrever/28659/

2 – China encerra embargo de carne bovina brasileira, diz Ministério da Agricultura. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Frigoríficos, as exportações de carne bovina brasileira caíram 43% em outubro na comparação com o mesmo período de 2020.

3 – Ditadura sanitária. Maioria do STF – Supremo Tribunal Federal – mantém o passaporte da vacina. Documento vale para viajantes vindos do exterior. Decisão viola a Constituição Federal no seu artigo 5º. e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

4 – Para evitar atritos entre Bolsonaro e o STF, só com Lexotan, diz General Heleno. Ministro de Segurança Institucional também afirmou que teme uma nova tentativa de homicídio contra Bolsonaro no ano que vem.

 

 

Jornalista Ivan Maurício

 

PEC dos Precatórios: Câmara aprova em 2º turno mudanças do Senado. Texto será promulgado diretamente pelo Congresso, o que deve ocorrer ainda nesta semana. Garantido o Auxílio Brasil de R$ 415 durante o ano de 2022.

Presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, assinou, ontem, uma ordem executiva para combater organizações criminosas e redes de tráfico de drogas internacionais, entre elas o Primeiro Comando da Capital – PCC – do Brasil, que, de acordo com o documento, podem ter bens bloqueados. Inteligência norte-americana suspeita de ligação PCC com políticos e partidos brasileiros e da América Latina, entre eles o PT, na lavagem de dinheiro.

Juiz federal titular da 6ª Vara da Seção Judiciária de Pernambuco, Hélio Silvio Ourém Campos, deferiu parcialmente, ontem, uma ação ordinária movida pelo advogado Almir Reis (candidato derrotado) e determinou “a suspensão dos efeitos da eleição realizada na OAB/PE, para o triênio 2022/2024, até a decisão de mérito, mantendo-se a atual gestão nos cargos de Conselheiros, Diretores e Presidente e Vice-presidente” da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco. Chapa da situação vai recorrer.

Câmara dos Deputados aprovou, ontem, a proposta do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, de incentivo à navegação na costa brasileira, chamado de BR do Mar. Como a matéria já foi analisada pelo Senado, seguirá diretamente para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Projeto libera progressivamente o uso de navios estrangeiros na navegação de cabotagem (entre portos nacionais) sem a obrigação de contratar a construção de embarcações em estaleiros brasileiros.

Uber: Maioria no TST – Tribunal Superior do Trabalho – reconhece vínculo de emprego entre app e motorista. Depois de dois votos a favor de trabalhador na 3ª Turma, julgamento foi suspenso por pedido de vista.

Cantor sertanejo Maurílio Ribeiro, de 28 anos, (FOTO), dupla de Luiza, apresenta quadro grave em UTI. Maurílio sofreu três paradas cardíacas após passar mal durante gravação de DVD na noite e foi encaminhado ao Hospital Jardim América, em Goiânia. Maurílio tomou as duas dose da vacina contra o coronavírus. Médico diz que seu quadro é gravíssimo.

Atlético Mineiro é o campeão da Copa do Brasil após derrotar homônimo do Paraná por 4 a 0.

Presidente da Argentina, Alberto Fernández, propôs que Buenos Aires deixe de ser a capital do país. “Todos os dias penso se a capital da Argentina não deveria estar em um lugar diferente de Buenos Aires”, disse Alberto Fernández.

IMPRENSA

Jornalista Joezil Barros, 84 anos, ex-dirigente dos Diários Associados e do Diario de Pernambuco, com infecção pulmonar, está intubado.

INTERNET

Vida de Bicho: Editora Globo lança maior portal sobre pets do Brasil.

https://revistacasaejardim.globo.com/Vi da-de-Bicho/

Facebook alega que fact-checking (agências de checagens de fatos) é “opinião”. Para escapar de indenização milionária, plataforma acaba admitindo, nas entrelinhas, aquilo que todos já sabiam: checagem de fatos é disfarce para censura ideológica.

ECONOMIA NO BRASIL
Indicador de Inflação por Faixa de Renda, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apontou, ontem, que a taxa de inflação no Brasil desacelerou para todas as faixas de renda durante o mês de novembro. Índice mostra que a desaceleração do indicador foi mais significativa para a população mais pobre do país, com renda de até R$ 1.808,79.

POLÍTICA

Após ter nome recusado para o Tribunal de Contas da União, senador pernambucano Fernando Bezerra deixa liderança de governo. Recebeu apenas 7 votos e se sentiu “traído”.

Ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) se desfiliou do PSDB, hoje, após mais de 33 anos no partido. Alckmin conversa com PSB sobre sua filiação. Alckmin pode ser o candidato a vice de Lula.

Bancos, corretoras e grandes empresas do mercado financeiro pagaram pela realização de pelo menos 22 pesquisas de intenção de voto para presidente nas eleições de 2022. Os levantamentos são divulgados desde outubro de 2020 e aparecem com frequência em jornais, revistas e telejornais em grandes emissoras de TV. Alguns desses estudos foram contratados para serem realizados regularmente. Pesquisa eleitoral virou um grande negócio no Brasil.

CORRUPÇÃO

Ciro e Cid Gomes foram alvos, ontem, de operação da Polícia Federal. Operação Colosseum apura fraudes na licitação de obras do estádio Arena Castelão entre 2010 e 2013, quando Cid Gomes era o governador do Ceará. Após operação da Polícia Federal, Lula prestou solidariedade a Ciro Gomes e Cid Gomes. Segundo o juiz Danilo Dias Vasconcelos de Almeida, os empresários da Galvão Engenharia realizaram/promoveram pagamentos sistemáticos de propinas aos irmãos Cid e Ciro Gomes. Ciro teve sigilos quebrados.

COVID EM PERNAMBUCO

Há cinco dias sem registrar casos leves, Pernambuco confirma mais 12 infecções e oito mortes – sete tinham doenças preexistentes. Oito óbitos confirmados ontem ocorreram entre o dia 31 de janeiro e 14 de dezembro de 2021 – um intervalo de 318 dias.

COVID NO BRASIL

Brasil registrou, ontem, 227 mortes por Covid-19. Média móvel é de 150.

Ministério Público Federal pede indenização da União a famílias e vítimas graves de Covid-19. Valor da ação é estimado em R$ 62,5 bilhões. Os cinco procuradores da República que assinam a ação afirmam que a União deve ser responsabilizada devido a atos dolosos e culposos praticados por agentes públicos na condução da pandemia, especialmente pelo presidente Jair Bolsonaro.

AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

66% da população do Brasil está totalmente imunizada; são mais de 140,7 milhões de pessoas. Mais do que nos Estados Unidos.

Dias melhores virão. Com certeza.
Até amanhã bem cedinho. Se Deus quiser.

Para receber no seu celular o áudio do Podcast Ivan Maurício é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 86067127.

Podcast Ivan Maurício agosta está no Spotify

Inscreva-se no “Canal Ivan Maurício” no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCaXe_35VYXjqd1B9jANaVDQ

Acesse o Blog Ivan Maurício: https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/

Inscreva-se no “Ivan Maurício Podcast” no Telegram:
https://t.me/+oU6_o0Dh49k4ZWNh

Curta no Twitter: https://twitter.com/ivanmauricio

E no Facebook: https://www.facebook.com/ivan.mauricio.75

NOTA OFICIAL DO PODCAST – Após 40 anos trabalhando em análise de pesquisa em todo Brasil e no exterior, informo que nosso Podcast não divulgará resultados de pesquisas eleitorais por não enxergar nenhuma base científica em sondagens feitas com tanta antecedência do pleito e sem candidaturas definidas. Essas pesquisas feitas de forma apressada servem apenas para construir narrativas e ajudar na captação de recursos financeiros para candidaturas.
[02:59, 16/12/2021] Ivan Mauricio: https://open.spotify.com/show/3Gjxg9YP9lm1KRpqHSjtvt
[03:06, 16/12/2021] Ivan Mauricio: Cantor sertanejo Maurílio, 28 anos, dupla de Luiza, sofreu 3 paradas cardíacas, apresentando quadro grave em UTI.

MPF diz que governo Bolsonaro minimizou pandemia e pede indenização de R$ 62,5 bilhões para vítimas

16/12/21
O Globo
blogfolhadosertao.com.br

 

 

Ministério Público Federal (MPF) enviou à Justiça, ontem (15), um pedido para que a União seja condenada a reparar as perdas das famílias e vítimas da Covid-19. O valor total da ação, que pede reparação a familiares dos mortos e sobreviventes com sequelas graves, foi estimado em R$ 62,5 bilhões. O órgão também quer que o governo federal mapeie e formule política pública de assistência a quem sofre com a chamada “Covid longa“.

No documento, assinado por cinco procuradores da República, o órgão solicita a declaração expressa de desculpas do governo brasileiro às famílias das vítimas, além da responsabilização da União pelos atos praticados, dolosa e culposamente, por diversos agentes públicos federais, na condução da pandemia do coronavírus. O caso vai tramitar perante a 20ª vara Cível de Justiça Federal.

“A responsabilidade da União não recai diretamente sobre as vidas e saúde perdidas, mas sobre a chance que esses indivíduos teriam de não se infectar e, portanto, de não sofrer os agravos decorrentes da doença”, destacam os procuradores Luciana Loureiro Oliveira, Ana Carolina Alves Araújo Roman, Felipe Fritz Braga, Melina Castro Montoya Flores e Mário Alves Medeiros.

Na ação, os procuradores citam falas do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao longo da pandemia que demonstram o tratamento dado pelo chefe do Executivo ao tema. Na visão dos integrantes do MPF, o presidente minimizou a gravidade do problema.

“A aparente insensibilidade do Presidente da República (e de diversos outros agentes federais), na condução da pandemia de Covid-19, resta manifestada em várias de suas declarações. No particular, a falta de empatia aparentemente demonstrada pelo povo a quem representa qualifica, ainda mais negativamente, a conduta do Presidente da República, em função de sua especial posição de líder máximo da nação”, apontam.

Para o MPF, ao longo do período da pandemia, não se observaram condutas dos representantes da União lamentando os mortos e os sobreviventes com sequelas da Covid-19, tampouco visitando hospitais, acolhendo vítimas ou solidarizando-se com os cidadãos brasileiros.

“Ao contrário, o Presidente Jair Bolsonaro, líder máximo da nação, em diversas ocasiões, zombou e duvidou do número de óbitos, chamou de “maricas” e cheios de “mimimi” aqueles que se preocupavam com o vírus e com as suas nefastas consequências para a população”, afirmaram.

Entre as declarações de Bolsonaro elencadas pelos procuraodres está, por exemplo, a que foi feita em março de 2021, em cerimônia realizada em Goiás no auge da pandemia no Brasil:

“Chega de frescura, de mimimi. Vão ficar chorando até quando? Temos que enfrentar os problemas, respeitar, obviamente, os mais idosos, aqueles que têm doenças, comorbidades. Mas onde vai parar o Brasil se nós pararmos?”, disse o presidente.

A ação civil pública pede que as famílias dos mortos pela Covid-19 sejam indenizadas em, pelo menos, R$ 100 mil, e as famílias de sobreviventes com sequelas graves/persistentes, em R$ 50 mil. Além dessa indenização, R$ 1 bilhão deve ser revertido ao Fundo Federal dos Direitos Difusos, como forma de reparação do dano moral coletivo, para ser aplicado obrigatoriamente em ações, programas ou projetos de desenvolvimento científico.

“Os pacientes acometidos pela Covid longa não podem esperar! Seu direito à saúde e à qualidade de vida precisa ser garantido imediatamente e, considerando a inércia do Poder Público Federal ao longo de toda a pandemia, somente uma determinação do Poder Judiciário poderá mover os órgãos competentes a adotarem providências no sentido de garantir o atendimento integral de saúde aos milhões de sobreviventes com sequelas da Covid-19, mediante a elaboração de diretrizes de saúde específicas para essa população”, afirmam.

Como consequência da omissão governamental, o MPF cita a vacinação “lenta e pouco eficiente da população”, que permitiu a perda de vidas em sucessão incontrolável, mesmo após o início da imunização e ainda pode estimular o surgimento de novas mutações do SARS-CoV-2111, eventualmente resistentes aos anticorpos das pessoas previamente infectadas e às próprias vacinas.

O MPF também destacou condutas adotadas pelo governo federal, como a opção ilegal e anticientífica na busca pela imunidade de rebanho e a consequente adoção do chamado “tratamento precoce”.

“Malgrado cientes da falta de comprovação científica e dos riscos que medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina podiam encerrar, os gestores federais seguiram indicando o “tratamento precoce”, ao qual posteriormente foram acrescentados outros medicamentos, como ivermectina, nitadoxanida, vitamina D e zinco, além dos antibióticos azitromicina e doxiciclina, compondo o chamado “kit Covid””, apontaram.

Leia também
• Eficácia de todas as vacinas em uso no Brasil superam testes clínicos, diz Fiocruz
• Ciro após Justiça determinar quebra de sigilo: ‘Bolsonaro transformou o Brasil num Estado Policial’
• Eduardo Bolsonaro critica China após queda de embargo a carne brasileira

Famílias do território de Suape recebem certificação para produção de mel de abelha

16/12/21
ImprensaSuape
blogfolhadosertao.com

Solenidade de entrega do documento aconteceu no Centro Administrativo da estatal, em Ipojuca

 

Produtores recebem certificados

A empresa Suape capacitou 30 famílias de comunidades do território do Complexo Industrial Portuário para desenvolverem o Projeto de Meliponicultura, que consiste na criação e preservação de abelhas sem ferrão. A iniciativa visa fomentar o desenvolvimento social e a geração de renda em sintonia com a preservação da natureza, de acordo com os compromissos da atual gestão da estatal. O investimento é de R$ 321,2 mil e o programa está sendo executado pela Associação dos Apicultores e Meliponicultores do Cabo de Santo Agostinho, entidade contratada por licitação.

Na manhã desta quarta-feira (15), no auditório do centro administrativo do Porto de Suape, em Ipojuca, os participantes do projeto foram recepcionados pelo titular da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da empresa, Carlos Cavalcanti, que realizou a entrega dos certificados de conclusão de curso e dos kits necessários para que os futuros apicultores possam trabalhar em segurança. O presidente da associação dos apicultores, Antônio Ferreira Júnior, também participou da solenidade.

As capacitações foram realizadas nas comunidades dos engenhos Massangana, Tiriri e Boa Vista 2, localizadas no Cabo de Santo Agostinho. O projeto consiste na implantação de 30 meliponários, cada um com 20 colmeias (5 matrizes e 15 estruturas vazias para multiplicação e captura), todos localizados em unidades familiares. A ação também contempla oficinas sobre a biodiversidade do território e o manejo das abelhas.

“O projeto reforça o compromisso do Porto de Suape com os moradores do território. Os momentos de escuta com os representantes dessas comunidades são fundamentais para entender as reais necessidades de cada localidade e, dessa forma, propor ações e projetos que fomentem, cada vez mais, as microeconomias”, afirmou Carlos Cavalcanti.

Para Jose Ildo Nascimento, 36 anos, um dos participantes contemplados pelo projeto, a oportunidade de aprendizagem chega em boa hora: “Eu sempre me interessei por abelhas e tinha curiosidade de aprender a trabalhar com as espécies sem ferrão. Sou pedreiro e agricultor, mas, há cinco anos, tenho a apicultura como complemento de renda. Essa capacitação vai ajudar muito”, ressaltou.

Também conhecidas como “melíponas”, as abelhas sem ferrão povoam diversos biomas brasileiros com mais de 300 espécies. A atividade auxilia no equilíbrio biológico dos ecossistemas e na preservação de espécies vegetais. A equipe da associação de apicultores utiliza a técnica de caixas-iscas para a captação de colmeias que forem identificadas em troncos de árvores envelhecidas para serem deslocadas para o meliponário das comunidades.

Paulo Câmara lança programa de prevenção e tratamento do câncer do colo de útero

16/12/21
ImprensaPE
blogfolhadosertao.com.br

 


Em 2022, a ação vai rastrear e acompanhar mulheres moradoras do Recife e de oito cidades da Mata Sul, coletando materiais, por meio de PCR, que ajudam a diagnosticar a doença

 

 

O governador Paulo Câmara  (foto ) lançou, nesta quarta-feira (15.12), um programa em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que tem como objetivo prevenir e tratar o câncer do colo de útero. Segundo dados obtidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), em 2022 são esperados 730 novos casos da doença em Pernambuco. Em razão disso, no próximo ano serão feitos rastreamentos e o acompanhamento de 80 mil mulheres moradoras do Recife e de oito cidades da Mata Sul – Cortês, Amaraji, Lagoa dos Gatos, Ribeirão, Primavera, Tamandaré, São Benedito do Sul e Barreiros. O investimento na iniciativa é da ordem de R$ 6 milhões.

“O Programa Útero é Vida vai ao encontro do que nós precisamos neste momento, que é a melhoria da saúde pública da nossa população. E nós preparamos a nossa rede, compramos equipamentos, temos uma consultoria técnica junto com a OPAS, qualificamos as nossas equipes e agora temos condições de ir a campo junto com os municípios para fazer todo um diagnóstico, os exames, e encontrar as mulheres que precisam da prevenção”, destacou Paulo Câmara.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, destacou que, caso descoberto em estágio inicial, esse tipo de câncer é totalmente curável. “Em Pernambuco, temos indicadores e números insatisfatórios, com uma pernambucana morta a cada dia. Existe uma grande necessidade do exame de rastreamento”, disse.

Com os resultados iniciais obtidos após o rastreamento e acompanhamento no próximo ano, a SES-PE vai expandir o programa para todas as regiões do Estado. O aperfeiçoamento da linha de cuidado passa pelo rastreio e detecção da lesão no colo do útero até a assistência na atenção especializada para o tratamento dessa ferida pré-cancerígena, que pode se transformar num tumor grave. Além disso, o programa prevê chegar ao patamar preconizado pela OMS para 2030, de 90% das adolescentes pernambucanas vacinadas contra a doença (HPV), 70% de mulheres rastreadas – na faixa etária de 35 a 45 anos – e, para completar, 90% das mulheres tratadas.

TESTAGEM – Durante o evento de hoje, também foi assinada uma Carta Acordo entre o Instituto de Pesquisas de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o Instituto de Medicina Tropical (IMT), da Universidade de São Paulo (USP), com o objetivo de desenvolver um novo teste de HPV por PCR de baixo custo. Durante a pandemia da Covid-19, o Estado adquiriu máquinas de RT-PCR que, com a redução dos indicadores, serão utilizadas para analisar, com alto rendimento, a coleta do material feita pelo profissional de saúde ou mesmo por meio da autocoleta, a partir de 2022, ajudando no diagnóstico do câncer do colo de útero.

A cerimônia também contou com as presenças da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque; do vice-diretor da OPAS, Jarbas Barbosa; da representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross; da servidora da Secretaria Estadual de Saúde e consultora local SES/OPAS, Letícia Katz; do diretor do Instituto Ageu Magalhães/Fiocruz Pernambuco, Pedro Miguel; da presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Jurema Teles.

Também presentes o gerente de desenvolvimento de negócios do IBMP, Lucas Rosseti; o diretor do Lika/UFPE, José Luiz de Lima; a superintendente de Atenção à Saúde do Imip, Adriana Scavuzzi; a pesquisadora do Lika Danielle Valeska; o representante da Fiocruz Ceará, Odorico Monteiro; o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Consems-PE), José Edson de Souza; o deputado federal Gonzaga Patriota; o deputado estadual João Paulo; e as prefeitas Fátima Borba (Cortês) e Aline Gouveia (Amaraji).

Foto: Heudes Regis/SEI

Atlético-MG vence Athletico-PR e conquista Copa do Brasil e a tríplice coroa

16/12/21

Por Marcos Leandro/Com Estadão Conteúdo

blogfolhadosertao.com

Com gols de Keno e Hulk, o Atlético-MG voltou a vencer o Athletico-PR, desta vez por 2×1, sacramentando o título da Copa do Brasil. Galo faturou também Brasileirão e o Mineiro
ROBSON MAFRA / ESTADÃO CONTEÚDO
Hulk marcou o segundo gol do Atlético-MG contra o Athletico-PR – Foto: Robson Mafra/Estadão Conteúdo 

Com gols de Keno e Hulk, o Atlético-MG voltou a vencer o Athletico-PR, desta vez por 2×1, sacramentando o título da Copa do Brasil em grande estilo na noite desta quarta-feira (15). Diante de 34 mil rubro-negros, que fizeram muito barulho na Arena da Baixada, o Galo confirmou seu favoritismo – tinha vencido o primeiro jogo por 4×0, no Mineirão -, e faturou mais uma taça na temporada. 

A melhor temporada da centenária história do Atlético-MG – a fundação ocorreu em 1908 – só não foi perfeita porque o time ficou pelo caminho na Copa Libertadores. Foi parado na semifinal pelo Palmeiras, que acabaria campeão.

TORCIDA CONTRÁRIA

De uma coisa o Athletico não pode reclamar: de falta de apoio. Os torcedores do time paranaense fizeram de tudo para empurrar o time dentro da arena – fora, ocorreu atos desagradáveis como as pedradas no ônibus com a delegação mineira, que teve um vidro quebrado, sem consequência para os jogadores. E como o teto retrátil da Arena da Baixada foi fechado sob o argumento da chuva, o estádio se tornou uma panela de pressão.

O problema para os paranaenses é que o Atlético não é o melhor time do Brasil por acaso. É também uma equipe “cascuda”, que soube explorar o inútil recurso utilizado inicialmente pelos jogadores do Athletico: o jogo pesado, às vezes violento, argumento típico dos derrotados. E desprovidos de inteligência.

Isso porque, a cada jogada mais ríspida, os jogadores do Atlético se estatelavam no gramado, parando o jogo. Ótimo para quem tinha quatro gols de vantagem.

GOL ANULADO

Quando percebeu que havia uma chance de reverter o resultado seria jogando, o Athletico até fez gol, em lance em que Cittadini cruzou e Pedro Rocha concluiu, mas o gol foi anulado com auxílio do VAR porque a bola tocou na mão do atacante.

Mas, para piorar, as poucas esperanças dos paranaenses acabaram de vez aos 24 minutos, num contra-ataque do Atlético. Com espaço, Vargas rolou para Zaracho na direita. O argentino avançou e cruzou rasteiro para Keno completar.

Humilde residência: veja em quantos milhões está avaliada a casa que Hulk, do Atlético-MG, vive em Belo Horizonte

O Athletico sentiu o gol e nem a única jogada que tinha, os cruzamentos na área, conseguiu fazer por algum tempo. Já o time mineiro, bem posicionado em campo para interceptar as tentativas adversária e com bom repertório de jogadas ofensivas, acabou criando dois boas chances de ampliar.

Para o Athletico, além de inferior técnica e taticamente, as coisas não davam mesmo certo. Tanto que aos 38 minutos perdeu por contusão Renato Kayzer, bom jogador, mas ontem muito descontrolado e mais preocupado em discutir do que em jogar. Ao ter de sair, o atacante deixou o campo chorando copiosamente.

GOLPE FINAL

Na etapa final, com o time mudado, o Athletico fez pressão, criou boas chances e teve um gol de Mingotti anulado por impedimento milimétrico do atacante.

Atlético-MG anuncia novo fornecedor de material para 2022; confira

O Atlético, porém, tinha a seu favor o fato de poder esperar apenas o tempo passar. Ainda assim, teve chances e ampliou aos 30 minutos, quando Hulk recebeu de Savarino, invadiu e encobriu Santos com um belo toque de esquerda.

Derrota sacramentada, a torcida paranaense deu uma demonstração de amor ao time, reconhecendo o trabalho dos vice-campeões. E foi recompensada com o gol de honra, marcado por Jaderson aos 41 minutos. Festa mesmo, porém, fez a torcida do melhor time do Brasil.

FICHA DO JOGO:

ATHLETICO-PR – Santos; Marcinho (Khellven), Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Abner; Erick, Léo Citadini (Jader), Christian (Canesin) e Terans; Pedro Rocha (Jaderson) e Renato Kayzer (Mingotti). Técnico: Alberto Valentim.

ATLÉTICO-MG – Everson; Mariano, Igor Rabelo, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair (Tchê Tchê) e Zaracho (Savarino); Hulk (Sasha), Vargas (Nacho Fernández) e Keno (Calebe). Técnico: Cuca.

GOLS – Keno, aos 24 minutos do primeiro tempo. Hulk, aos 30, e Jaderson, aos 41 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Renato Kayzer, Abner, Vargas, Cittadini, Jair

ÁRBITRO – Anderson Daronco (RS).

RENDA – Não divulgada.

PÚBLICO – 34.050 pagantes.

LOCAL – Arena da Baixada, em Curitiba (PR).