Podcast do jornalista Ivan Maurício com as informações mais importantes do dia

14/12/21

blogfolhadosertao.com.br

 

Bolsonaro diz a forrozeiros que ‘é proibido usar máscara’ no Planalto

 

A imprensa destaca hoje  que o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou  ontem  ( segunda-feira (13) a forrozeiros que é “proibido” usar máscara no Palácio do Planalto. O equipamento de proteção é recomendado por autoridades de saúde como forma de ajudar a evitar a transmissão do vírus da Covid-19.   A declaração ocorreu ao lado do ministro do Turismo, Gilson Machado, quando o chefe do Executivo recebia um grupo de artistas nordestinos durante uma apresentação de forró, momentos antes de um evento no Planalto, que comemorou o dia do Forró, o aniversário de Luiz Gonzaga e em reconhecimento do ritmo como Patrimônio Cultural do Brasil.  As imagens foram postadas nas redes sociais do presidente em uma live. “Aqui é proibido usar máscara”, disse o presidente, apontando a um dos presentes. O presidente escuta: “Eita”. E em seguida emenda: “Filma mesmo, filma”. A Covid-19 já matou mais de 600 mil pessoas no país e o mundo e o Brasil enfrenta o surgimento de uma nova cepa, a ômicron. Além de tecer críticas pelo combate ao vírus por medidas como lockdown, o presidente frequentemente critica o passaporte vacinal até mesmo para viajantes vindos de outros países e se nega a se imunizar contra a doença.  Significa que o Brasil está sob o comando (político-administrativo)  de um sujeito que contraria todas as recomendações feitas no mundo inteiro (por autoridades sanitárias internacionais)  que buscam preservar a vida  no enfrentamento da Covid 19 e outras variantes que estão tirando o sono de muita gente.   As ações nada recomendáveis de Bolsonaro são próprias de uma pessoa  que quer “aparecer” na mídia de qualquer forma, mas de fato ele precisa de um exame de sanidade e abandonar   a vida pública. Ele tem tempo para isto !  (Machado Freire )

 

1 – A Rede D’Or São Luiz está com inscrições abertas para o seu 2º Programa de Trainee. São 16 vagas para todo o país, para cargos de liderança ou especialista na área de operação hospitalar. https://www.folhape.com.br/colunistas/blogdosconcursos/rede-dor-abre-vagas-em-todo-o-brasil-para-programa-trainee-saiba-como-se-inscrever/28635/

2 – Após chuvas, Bahia tem onze mortes e 51 cidades em emergência. São 220 mil pessoas afetadas pelos temporais e deslizamentos; 15.199 pessoas estão desalojadas e 6.371 desabrigadas. Chuvas no norte de Minas Gerais já deixaram duas mortes e 1.800 desabrigados.

3 – Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac – afirmou que sistema que causa precipitações no Grande Recife é diferente do responsável pelas chuvas que causaram prejuízos e mortes no sul da Bahia. Chuvas deve prosseguir durante o dia de hoje de forma mais amena.

4 – Governo Federal deve zerar fila do Auxílio Brasil neste ano, afirma João Roma, ministro da Cidadania. Mais 2 milhões de pessoas devem receber benefício, que já começou a ser pago.

 

Jornalista Ivan Maurício

Câmara dos Deputados aprovou, ontem, texto-base de projeto que permite volta das ferrovias privadas. 9 primeiros contratos de autorização ferroviária já foram assinados, entre eles o trecho da Transnordestina que liga o porto de Suape ao Piauí.

Presidente Jair Bolsonaro oficializou ontem (dia do nascimento de Luiz Gonzaga) o Forró com o título de Patrimônio Cultural do Brasil durante evento ocorrido no Palácio do Planalto. Estavam presentes Alcymar Monteiro, Novinho da Paraíba, Mano Walter, Vicentinho do Arcordeon, entre outros.

 

Prefeito João Campos contrata BNDES para ‘privatizar’ Parques da Jaqueira, Capibaribe, Santana, Caiara, Macaxeira e Dona Lindu. Trata-se de concessão administrativa revela o blog de Jamildo Melo.

Contrariando o voto popular, editores da Time escolhem Elon Musk. Presidente Jair Bolsonaro havia sido eleito como a ‘Personalidade do Ano’ com nove milhões de votos na pesquisa.

Internado há duas semanas, o ex-presidente da Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) Rubinho Valença, faleceu, ontem, aos 56 anos. Rubem de Souza Valença Filho era advogado, compositor, poeta e produtor cultural. Durante sua gestão na Fundarpe foi criado o Festival de Inverno de Garanhuns. Causa da morte não foi divulgada.

TELEVISÃO

Jornal Nacional perdeu mais de 40% dos aparelhos de TV ligados no país neste século. Então, ao menos duas em cada cinco TVs que em 2001 sintonizavam o principal telejornal da Globo no horário nobre, deixaram de fazê-lo nos últimos 20 anos.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Aquecimento global e Co2 estão ampliando florestas, dizem especialistas. Um estudo da Nature mostrou que nos últimos 35 anos o planeta teve aumento de cobertura florestal em mais de 2,24 milhões de quilômetros quadrados. Especialistas apontam relação com Co2. Nature é uma revista científica interdisciplinar britânica, publicada pela primeira vez em 4 de novembro de 1869.

CASO PEDRO EURICO

Em nova entrevista a Rede Globo, a ex-mulher do Pedro Eurico, Maria Eduarda Marques de Carvalho contou como se iniciavam os inúmeros episódios de violência que sofreu durante mais de 20 anos por parte do ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos. Conta que sofreu violência sexual e que levava cusparadas no rosto. Pedro Eurico foi indiciado por cinco crimes: estupro consumado, lesão corporal, perseguição, violência psicológica e descumprimento de medida protetiva. Pedro Eurico nega agressões e diz que tudo é uma disputa por patrimônio, embora tenha sido casado com separação parcial de bens.

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/12/13/quando-ele-via-que-eu-era-firme-numa-posicao-ai-ele-partia-para-a-violencia-para-o-chute-diz-ex-mulher-do-ex-secretario-pedro-eurico.ghtml

Tribunal de Justiça de Pernambuco participou delegação ao XIII Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, realizado no Palácio da Justiça, em Teresina, sede do Tribunal de Justiça do Piauí. Logo em seguida o Tribunal de Justiça de Pernambuco concedeu a Pedro Eurico o Prêmio Justiça Social.

CASO BEATRIZ

Pedindo justiça, caminhada dos pais da menina Beatriz Angélica recebe apoio em cidades do Sertão. A menina foi assassinada com 42 facadas dentro do colégio Maria Auxiliadora, em Petrolina no dia 10 de dezembro de 2015 e até agora ninguém foi preso. Os pais da criança estão caminhando há uma semana (FOTO), de Petrolina com destino a Recife. A intenção é cobrar respostas sobre as investigações do crime.

ECONOMIA NO BRASIL

Depois de 35 semanas de alta, mercado reduz estimativa de inflação. Inflação oficial do país, deve terminar 2021 em 10,05%. A previsão anterior era 10,18%.

FINANÇAS

Pix bate novo recorde de transações diárias: 50,3 milhões.

NEGÓCIOS NO BRASIL
Companhia de alimentos JBS adquiriu 100% do Grupo King’s — dono de uma marca premium de charcutaria italiana. O investimento é de US$ 92,5 milhões (quase R$ 520 milhões).

Exportações de ovos brasileiros crescem 86%, aponta Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo. O levantamento revela que a quantidade embarcada chegou a quase 9 mil toneladas nos últimos 11 meses.

SUAS EXCELÊNCIAS

Pros e Podemos estão entre os partidos que resolveram gastar o dinheiro público do Fundo Partidário para instalar suas sedes nacionais em mansões fabulosas. No caso do Pros, cujo proprietário usou recursos extraídos do bolso do pagador de impostos até para comprar helicóptero, revela o jornalista Cláudio Humberto.

POLÍTICA

Jones Manoel lança pré-candidatura ao Governo de Pernambuco pelo Partido Comunista Brasileiro – PCB.

CARTEL

Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade e Polícia Federal investigam cartel de empresas que prestam serviços de coleta de lixo hospitalar no Distrito Federal e em 7 estados, inclusive Pernambuco. Suspeita é que empresas combinavam preços e condições para obter vantagens em licitações.

COVID EM PERNAMBUCO

Sem registrar casos leves devido ataque a sites do Ministério da Saúde, Pernambuco confirmou. Ontem, mais dez infecções por Covid e cinco mortes. Óbitos ocorreram entre o dia 27 de abril de 2020 e 12 de dezembro de 2021 – um intervalo de 594 dias.

Recife premia quem tomou vacina contra Covid-19 com celulares. A partir da primeira aplicação, morador cadastrado no Conecta Recife começa a concorrer a um dos 90 aparelhos do programa. Sorteios são diários e vão até 30 de dezembro.

COVID NO BRASIL

Brasil registrou, ontem, 48 mortes e 2.082 novos casos.

Ministério da Saúde sofre novo ataque de hackers; rede interna ficou fora do ar.

AGU – Advocacia Geral da União – recorre de decisão de ministro Luís Roberto Barroso e pede que Supremo aceite ‘comprovante de recuperação’ da Covid.

Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – começa a cobrar certificado de vacinação para entrada no país. Agência atende a decisão do Supremo Tribunal Federal, que proibiu a entrada de não vacinados pelas fronteiras.

COVID NO MUNDO

Reino Unido confirma 1ª morte ligada à Ômicron.

Argentina tem alta de 61% nos casos de Covid-19 nas últimas 2 semanas.

AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Somando a primeira, a segunda, a dose única e a dose de reforço são 320.579.489 doses aplicadas desde o começo da vacinação. Mais que os Estados Unidos.

Dias melhores virão. Com certeza.
Até amanhã bem cedinho. Se Deus quiser.

Para receber no seu celular o áudio do Podcast Ivan Maurício é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 86067127.

Podcast Ivan Maurício agosta está no Spotify

Inscreva-se no “Canal Ivan Maurício” no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCaXe_35VYXjqd1B9jANaVDQ

Acesse o Blog Ivan Maurício: https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/

Inscreva-se no “Ivan Maurício Podcast” no Telegram:
https://t.me/+oU6_o0Dh49k4ZWNh

Curta no Twitter: https://twitter.com/ivanmauricio

E no Facebook: https://www.facebook.com/ivan.mauricio.75
[01:50, 14/12/2021] Ivan Mauricio: País da menina Beatriz fazem caminhada de Petrolina até o Recife pedindo justiça. Beatriz foi assassinada dentro do colégio em 2015 e até agora ninguém foi preso.

Fernando Bezerra Coelho, alvo de ao menos seis processos na Justiça, é favorito para ser ministro do TCU

14/12/21
Por Igor Maciel
blogfolhadosertao.com.br

Órgão é responsável por fiscalizar uso de verbas e julgar, exatamente, casos como os de FBC. Além do pernambucano, outros dois senadores estão na briga

NE10
Fernando Bezerra Coelho, líder do governo Bolsonaro no Senado – Foto: NE10
A eleição para a próxima vaga do TCU, que acontece nesta terça-feira (14), no Senado, é curiosa.

Primeiro porque todos são vistos como favoritos. Os três candidatos estão bem colocados nas discussões internas.

Antônio Anastasia (PSD-MG), Kátia Abreu (PP-TO) e o pernambucano Fernando Bezerra Coelho (MDB) dizem que têm os votos necessários para serem escolhidos.

Dos três, apenas Anastasia não tem ou não está sendo apoiado por alguém com problemas na Justiça, incluindo o Tribunal de Contas.

Ele é o menos provável para ser eleito.

Kátia Abreu, uma das favoritas, apesar de não ter processos contra ela, tem como principais cabos eleitorais Renan Calheiros (MDB) e Ciro Nogueira (PP), que dispensam maiores explicações sobre seus currículos como investigados.

Ela também conta com apoio do PT. Os petistas estão de olho na vaga no Senado, já que o suplente dela é do partido.

O outro favorito é o pernambucano Fernando Bezerra Coelho. FBC consegue a proeza de ser alvo de pelo menos seis inquéritos ou procedimentos na Justiça e em tribunais de contas em todos os cargos que ocupou antes do Senado.

É acusado de crimes que teriam sido cometidos quando foi prefeito de Petrolina (PE), secretário de Desenvolvimento de PE, dirigente do porto de Suape e também quando foi Ministro da Integração Nacional no governo do PT.

Só isso.

A função do ministro do Tribunal de Contas da União é, vejam só, fiscalizar o uso de dinheiro e julgar as contas de gestores públicos, entre outras coisas.

Na prática, para quem é investigado, estar lá dentro ou eleger um ministro resolve a vida.

E esta vaga, aberta com a saída de Raimundo Carrero, é de escolha exclusiva do Senado.

Em fevereiro de 2022, outra vaga será aberta com a saída de Ana Arraes, atual presidente do TCU. Ana só se aposenta e deixa o cargo em julho, quando completará 75 anos, mas a eleição do substituto deve ser adiantada por causa das eleições.

A vaga da pernambucana é exclusiva para escolha da Câmara dos Deputados.

Alepe: Comissão de Justiça aprova projeto que concede licença-paternidade a servidores do Estado

14/12/21

Ascom Alepe

blogfolhadosertao.com.br

 

A proposta que confere novo disciplinamento à licença-paternidade do servidor público da administração direta, autárquica e fundacional foi aprovada, nesta segunda, pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa. De acordo com a matéria acatada, o prazo de licença-paternidade vai passar de 15 para 20 dias consecutivos, seja por nascimento ou adoção de filhos. Outros acréscimos à legislação permitem a ampliação para até 180 dias consecutivos a duração da licença para o servidor estadual, na hipótese de morte da mãe durante o período de licença-maternidade. A medida tem a finalidade de proteger os direitos do recém-nascido, garantindo que receba os cuidados básicos essenciais nos primeiros meses de vida.

A matéria também padroniza as regras para a licença-maternidade da servidora estadual que adotar ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção. Ela terá o direito a 180 dias, independentemente da idade do filho. A norma em vigor atualmente no estado de Pernambuco define prazos diferentes de licença para adotantes, de acordo com a idade da criança. Numa das hipóteses previstas no regramento atual, a licença é de apenas 60 dias, caso a criança esteja na faixa etária entre quatro e oito anos.

Emenda aditiva ao projeto, de autoria de Priscila Krause, foi aprovada. A modificação proposta pela deputada define que o prazo da licença-maternidade não será computado no caso de necessidade de internamento do recém-nascido e/ou da mãe após o parto, durante o período de permanência no hospital até a alta médica.

Nesta segunda, a Comissão de Justiça também aprovou outras 13 propostas. Dentre elas, o substitutivo da Comissão de Administração ao projeto que modifica a lei estadual sobre critérios de contratação de empresas para execução de serviços terceirizados com a administração pública do Estado. A alteração, sugerida pelo deputado Clodoaldo Magalhães, do PSB, proíbe a utilização da mão de obra de trabalhadores condenados pela prática de homofobia e transfobia.

A matéria gerou questionamentos por parte do deputado Alberto Feitosa, do PSC:  “A pessoa já foi punida pela justiça, já respondeu a um processo, ela está punida. E aí então ela vai sofrer uma nova punição, dessa vez administrativa. E mais: o que é mais atuante do ponto de vista da ressocialização de quem recebeu a punição é o trabalho, é o emprego. É ele poder então se inserir no mercado de trabalho, prover os seus dependentes e ali, no ambiente de trabalho, ele poder então ir se ressocializando”. Feitosa acrescentou que a iniciativa é um exemplo de ativismo legislativo.

Aluísio Lessa, do PSB, e João Paulo Lima, do PCdoB, discordaram. Os deputados argumentaram que o projeto original já havia recebido o parecer favorável do Colegiado de Justiça, pela sua legalidade, antes de receber o substitutivo da Comissão de Administração. Para Aluísio Lessa, relator da matéria, não há inconstitucionalidade na proposta: “Na linha contrária de que você está punindo pela segunda vez um condenado, também quem sofre o crime de homofobia e transfobia seria punido igualmente pela segunda vez, deputado Feitosa. Então nosso parecer será mantido pela aprovação do substitutivo”.

Outra matéria acatada nessa segunda acrescenta incisos na lei estadual que instituiu a Política da Pesca Artesanal no Estado de Pernambuco, com a finalidade de valorizar o trabalho de mulheres pescadoras, aquicultoras e marisqueiras. A iniciativa da deputada Delegada Gleide Ângelo, do PSB, foi aprovada nos termos do substitutivo apresentado pelo deputado Antônio Moraes, do PP. Ao final dos trabalhos, o presidente do Colegiado, Waldemar Borges, do PSB, convocou uma reunião extraordinária para esta terça, às sete e trinta da manhã, para que os deputados possam deliberar sobre uma pauta de mais de 80 projetos.

 

Procape busca pacientes com hipertensão e que já tiveram AVC Isquêmico para estudo

14/12/21

P>or Tarsila Castro

blogfolhadosertao.com.br

Em Pernambuco, as inscrições podem ser realizadas através do telefone: (81) 9.9722-6611 (WhatsApp)

Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape)
Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape) – Foto: Diego Nigro/Arquivo Folha

Centro de Pesquisa de Doenças Cardiovasculares, do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape), no Recife, está procurando cerca de mil voluntários com histórico de hipertensão arterial e Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquêmico para participarem de um ensaio clínico que busca identificar melhores formas de controle da pressão.

No Estado, as inscrições podem ser realizadas através do telefone: (81) 9.9722-6611 (WhatsApp). Atualmente, mais de 300 pacientes pernambucanos estão inscritos no projeto.

Os médicos pernambucanos da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) pretendem acompanhar os voluntários durante quatro anos para identificar novas maneiras de prevenir, controlar e tratar a hipertensão e, consequentemente, os problemas advindos como infarto, AVC e doenças renais.

O voluntário que se candidatar terá garantido acompanhamento médico e acesso a medicamentos gratuitamente durante o tempo que durar o estudo. 

“O mundo não sabe qual é a melhor pressão para um controle daquelas pessoas que já tiveram um AVC. É um estudo muito importante não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro. Podem participar pessoas a partir de 18 anos que já tiveram um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico e sejam portadoras de hipertensão (pressão acima de 130) ou uso de medicação hipertensiva”, destacou o investigador Principal do Procape/UPE e médico cardiologista Audes Feitosa.

Ainda segundo o médico, mais de 30% da população do Estado é hipertensa. Além disso, quando a pressão arterial é controlada, mais de 50% dos derrames cerebrais são prevenidos.

Para que o problema de hipertensão seja evitado, o paciente deve fazer uma mudança no estilo de vida.

“É preciso controlar o peso, fazer atividade física regular pelo menos três vezes por semana, totalizando pelo menos 150 minutos e diminuir o consumo de sal. Com isso, a gente vai ter uma pressão melhor controlada e baixa chance de hipertensão. Para o tratamento da doença, a base também é a mudança do estilo de vida e, caso a pressão não seja controlada, começa a utilização da medicação antihipertensiva para controlar”, acrescentou o médico.

Sobe para dez o número de mortes em enchentes na Bahia; mais de 220 mil foram afetados

14/12/21
Por Agência Brasil
blogfolhadosertao.com.br

 

Até agora há 51 municípios em estado de emergência  no Estado da Bahia
As chuvas fortes que atingem a Bahia já deixaram pelo menos 10 mortos no estado
As chuvas fortes que atingem a Bahia já deixaram pelo menos 10 mortos no estado – Foto: Isac Nóbrega/PR

As chuvas fortes que atingem a Bahia já deixaram pelo menos 10 mortos no estado. Segundo o último balanço divulgado pela Defesa Civil estadual no início da tarde desta nesta segunda-feira (13), nas regiões mais afetadas cerca de 15.199 pessoas estão desalojadas e 6.371 desabrigadas. A população atingida chega a mais de 220 mil pessoas.

Os temporais na última semana fizeram rios transbordarem, casas foram inundadas, e com estradas e pontes destruídas algumas cidades estão ilhadas e incomunicáveis. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou situação de emergência em pelo menos 51 municípios. Já o governo federal reconheceu até agora o estado de emergência em 24 municípios baianos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os municípios mais afetados no extremo sul são: Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itanhém, Mucuri, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda, além de Jucuruçú, Medeiros Neto, Prado, Itamaraju, esses quatro últimos também concentram juntos o maior número de desabrigados 3.956. No sul do estado foram atingidas as cidades de Mascote, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Camacan e Belmonte.

Embora a chuva tenha diminuído significativamente e em muitas localidades as águas estejam baixando, a força-tarefa mobilizada pelo governo do estado para atendimento à população no extremo sul com equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Grupamento Aéreo da Polícia Militar e a Defesa Civil do estado seguem atuando.

Mais de 1,5 mil cestas básicas, além de roupas, água e itens de uso pessoal já foram distribuídos pelos grupamentos de bombeiros militares das cidades de Porto Seguro e Eunápolis. Os donativos foram recolhidos pela população e entregues com ajuda dos agentes.

Recuperação

A partir de hoje, o governo da Bahia inicia o planejamento para recuperação das cidades afetadas. “Vamos iniciar a recuperação e reconstrução de muitas casas que foram perdidas. Vamos iniciar essa reconstrução em um local mais adequado, mais alto, fora do alcance das águas dos rios. Nesta segunda, vamos fazer uma grande reunião com as secretarias e prefeitos para decidir novas ações”, disse o governador Rui Costa.

Ontem (12), o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou as regiões afetadas acompanhado pelos ministros da Cidadania, João Roma; do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno; e da Saúde, Marcelo Queiroga.

Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou a liberação de R$ 5,8 milhões para os municípios de Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba.

O governo federal também autorizou o emprego de tropas do Exército no resgate e realocação de pessoas desabrigadas pelas enchentes e inundações. Uma Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional, com a liberação de R$ 1,2 milhão para emprego nas ações de emergência em Eunápolis já está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o MDR, a expectativa é que as demais liberações saiam ainda hoje em edição extra do DOU.