Juristas apresentam novo pedido de impeachment contra Bolsonaro com base na CPI

08/12/21
Por Israel Medeiros
blogfolhadosertao.com.br

 

Documento é assinado por 17 juristas e um médico. Entre eles estão os ex-ministros da Justiça Miguel Reale Júnior e José Carlos Dias

 

 (crédito: Israel Medeiros/CB/D.A. Press)
(crédito: Israel Medeiros/CB/D.A. Press)

Um grupo de juristas protocolou, na tarde desta quarta-feira (8/12), novo pedido de impeachment contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) com base no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, realizada este ano no Senado Federal. O documento é assinado por 17 juristas e um médico.

“A apresentação desse pedido de impeachment é uma consequência obrigatória do exame que realizamos sobre todas as provas coligidas (coletadas) pela CPI, que realizou um trabalho extraordinário de investigação, de persecução”, justificou Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso.

“O quadro geral é extremamente preocupante, porque demonstra que o que ocorreu neste país ao longo de quase dois anos é um imenso descaso para com a vida, a saúde e desrespeito de tantos que perderam seus parentes, seus amigos. É o conjunto da obra que está relatada aqui”, pontuou.

Ele criticou o comportamento do presidente Bolsonaro durante a pandemia. “Quando foi apresentado o número de mortos, ele disse ‘e daí?’. Esse ‘e daí’ dói na minha consciência até hoje. É um desprezo e afronta à vida”, ressaltou.

Entre os signatários está outro ex-ministro da Justiça do governo FHC, José Carlos Dias, e o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, Antônio Claudio Mariz de Oliveira.

Estiveram presentes na apresentação do novo pedido os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL) e Omar Aziz (PSD-AM), que integraram a direção da CPI e que compõem o Observatório da Pandemia.

Miguel Reale Júnior disse não saber se o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), dará prosseguimento ao pedido, mas afirmou que a história cobrará aqueles que forem omissos. “Não nos cabe saber se o presidente da Câmara vai aceitar ou não. Cada um compõe a sua história. Nós estamos compondo a nossa. Agora, os outros que querem compor a história com omissões serão cobrados futuramente”, declarou o ex-ministro.

Esse já é o 142º pedido de impeachment contra Bolsonaro protocolado na Câmara. Até hoje, Arthur Lira, que é aliado do governo, não deu prosseguimento a nenhum deles.

Acabou o mistério ! : Dermatologistas descobrem causa de surto misterioso que causa lesão com coceiras na pele em Pernambuco

08/12/21

 

Cinthya Leite

blogfolhadosertao.com.br

 

“Concluímos que o mistério está resolvido e esperamos que os tratamentos corretos sejam ministrados à população”, diz a Sociedade Brasileira de Dermatologia, que divulgou nota na manhã desta quarta-feira (8)

 

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Equipe da prefeitura faz visita na comunidade do Morro dos Macacos na Guabiraba para pesquisar sobre surto de coceira na região – Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

 

Dermatologistas que atuam no Nordeste ajudaram a resolver um mistério que afetava moradores de munícipios da Região Metropolitana de Recife. Com o suporte da Sociedade Brasileira da especialidade (SBD), eles implementaram uma série de ações que permitiram identificar as causas de mais de 200 casos de dermatites registrados nas localidades. A condição foi inicialmente divulgada, pelo JC, no dia 18 de novembro. Agora, a SBD confirma que o problema tem relação com as asas de uma mariposa.

O surto de dermatites pápulo-eritêmato-pruriginosas, com aspecto urticariforme, desafiou os serviços médicos da cidade. Os casos aconteceram em duas comunidades limítrofes à mata, localizadas em uma área de reserva de mata Atlântica do Parque Estadual de Dois Irmãos, no Recife.

Como aliviar a coceira causada por lesões misteriosas na pele? Dermatologista explica:

O trabalho realizado pelos dermatologistas Cláudia Ferraz e Vidal Haddad Junior permitiu descartar várias hipóteses levantadas para explicar a origem do surto. Entre as possibilidades, estavam intoxicação por ivermectina, escabiose (sarna), picadas de insetos e outras. Contudo, não houve comprovação técnica ou científica.

“A hipótese de escabiose era absurda, pois o tipo de transmissão é outro, a distribuição e o aspecto das lesões cutâneas eram distintos e nenhum ácaro foi achado em muitas amostras de exame direto e exames histopatológicos”, cita nota técnica assinada pelos dois especialistas da SBD.

ACESSE AQUI A NOTA TÉCNICA NA ÍNTEGRA

Para identificar as causas reais, a dermatologista Cláudia Ferraz conduziu uma pesquisa sobre a história epidemiológica correta e descreveu adequadamente as lesões, o que levou a suspeitar da provável etiologia. Por sua vez, Vidal Haddad Junior, que havia testemunhado e publicado outros surtos, esclareceu a etiologia da erupção.

Especialistas falam sobre a duração dos sintomas da coceira

O gênero das mariposas; saiba por que elas causam coceira

A chave do problema repousa nas asas de mariposas do gênero Hylesia, que se reproduzem nesta época do ano e causam epidemias de dermatites em vários pontos do País. Esses insetos entram em ambientes domésticos e, ao se debaterem contra focos de luz, liberam cerdas corporais minúsculas que penetram profundamente na pele humana e causam a intensa dermatite observada.

Além da inflamação inicial, descrita na histopatologia como um infiltrado linfocitário, existe a probabilidade de formação de granulomas em fases posteriores. A dermatite permanece por dias e até semanas, devido à permanência das cerdas (“flechettes”) na pele. Essas cerdas podem ser observadas na pele e exames realizados as mostraram com clareza.

Os especialistas da SBD explicam que o tratamento é feito com foco na inflamação com corticoides tópicos e anti-histamínicos e, por vezes, dependendo da extensão das lesões, o uso de corticoides sistêmicos pode ser necessário. “Com a comprovação das cerdas no exame direto, história clínica e epidemiológica extremamente compatível e relato de mariposas no local feito pelos moradores, concluímos que o mistério está resolvido e esperamos que os tratamentos corretos sejam ministrados à população”, assinalam os dermatologistas Claudia Ferraz e Vidal Haddad Júnior.

 

 

Uma Nova Esperança para o Brasil: Simone Tebet, mulher, mãe, professora e política ! !

08/12/21

Agência o Globo

blogfolhadosertao.com.br

 

1 – MDB lança oficialmente a pré-candidatura de Simone Tebet a presidente da República
2 – Para se diferenciar dos outros presidenciáveis, a direção do MDB procurou ressaltar a trajetória política da senadora, que já foi líder do MDB
Simone Tebet

Com o objetivo de marcar posição nas eleições de 2022, o MDB lançou oficialmente nesta quarta-feira (8) a pré-candidatura à presidência da República da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Ela é a única mulher até agora a entrar na disputa e representa mais uma postulante a ocupar espaço na chamada “terceira via”, que já tem como pré-candidatos o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), e o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos).

“Está aprovada a candidatura de Simone Tebet como presidente da República”, declarou o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. O anúncio foi feito no mezanino de um hotel em Brasília, que reuniu, além dos caciques do MDB, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, e o presidente do União Brasil, Luciano Bivar.

Para se diferenciar dos outros presidenciáveis, a direção do MDB procurou ressaltar a trajetória política da senadora, que já foi líder do MDB e presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, além de ter sido vice-governadora do Mato Grosso do Sul e duas vezes prefeita de Três Lagoas. Com o slogan “Uma nova esperança para o Brasil”, ele foi apresentada no vídeo promocional como “mulher, mãe, professora e política”.

Para os dirigentes de outros partidos, como PSDB e Podemos, Tebet é vista como uma “vice ideal” para o pleito presidencial do ano que vem. Ela também enfrenta resistências de alas do MDB da região Nordeste que avaliam como opção mais viável uma aliança em torno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A senadora ganhou protagonismo por sua participação na CPI da Covid e durante a disputa pelo comando do Senado, ocorrida no início do ano. Na ocasião, Tebet saiu derrotada para Rodrigo Pacheco, que contou com o apoio de parte da bancada do MDB.

A direção do partido já colocou como data-limite até abril de 2022 para ela emplacar e alcançar pelo menos 10% das intenções de voto – na maioria das pesquisas eleitorais feitas até agora, ela ainda não pontuou. Reservadamente, caciques do MDB não descartam a composição com outros pré-candidatos da terceira via.

Chegou a Pernambuco remessa de vacinas da Janssen para iniciar o reforço

08/12/21

Imprensa PE 
blogfolhadosertao.com.br

Os 19.450 imunizantes recebidos serão distribuídos de forma proporcional entre os municípios

Miniatura do anexoMiniatura do anexo

Pernambuco recebeu, na manhã desta quarta-feira (08.12), a primeira remessa de vacinas da Janssen para iniciar a dose de reforço contra a Covid-19 naqueles que fizeram a primeira aplicação com esse imunizante. Ao todo, chegaram ao Estado 19.450 doses, que vão atender 11,2% dos 173.073 pernambucanos imunizados anteriormente com a Janssen. As vacinas chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre e foram encaminhados ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), que fará a divisão proporcional por município. A distribuição está prevista para a sexta-feira (10.12).

Inicialmente, o esquema completo da Janssen era feito apenas com uma dose única. Agora, por orientação do Ministério da Saúde, é preciso um reforço com o insumo do mesmo fabricante, com intervalo mínimo de dois meses entre as aplicações. “Estávamos na expectativa dessa chegada da Janssen para as doses de reforço. Orientamos que a população fique atenta às informações da secretaria de Saúde da sua cidade para saber qual será a estratégia de aplicação. Recebemos, neste momento, apenas pouco mais de 11% do necessário para proteção de todos aqueles que fizeram uma dose da Janssen, mas contamos com o compromisso do Ministério da Saúde para termos, ao longo das próximas semanas, o quantitativo necessário do insumo para atender a todos os pernambucanos que precisam desse imunizante”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

De acordo com o ministério, a partir das doses da Janssen já liberadas para envio aos Estados, de pouco mais de um milhão, essa distribuição contemplará integralmente os municípios com fronteiras internacionais e as estimativas de população de rua de todas as cidades do Brasil, além de começar a atender, proporcionalmente, a população em geral.

A estratégia se baseia em evidências científicas, que apontam o aumento dos níveis de anticorpos no organismo com esse reforço da Janssen, ampliando a proteção contra a Covid-19. “Pessoas que foram vacinadas com dose única da Janssen e já fizeram uma dose de reforço da Pfizer não necessitarão de mais uma dose da Janssen, tendo seu esquema vacinal considerado completo”, explicou a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo. Ela destacou a importância de observar que, caso a mulher que se vacinou anteriormente com a Janssen esteja grávida, a orientação do Ministério da Saúde é fazer o reforço com a Pfizer.

Do início da campanha de vacinação, em janeiro deste ano, até o momento, Pernambuco já recebeu 16.632.683 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 5.044.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.287.253 da Coronavac/Butantan, 7.107.750 da Pfizer/BioNTech e 193.260 da Janssen.

Fotos: Hélia Scheppa/Arquivo/SEI

Aluno da Univasf é premiado no 76o. Congresso Brasileiro de Cardiologia

08/12/21

Ascom Univasf

blogfolhadosertao.com.br

 

O sertanejo Manoel Guimarães arrebata  o primeiro lugar

 

 

O estudante do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Manoel Pereira Guimarães (foto)  conquistou o 1º lugar no 76º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) com um trabalho realizado no âmbito do Projeto de Aterosclerose Indígena (PAI). O discente é autor principal do trabalho intitulado “O impacto do processo de urbanização sobre a saúde cardiovascular: Uma análise com as populações indígenas do interior do Nordeste brasileiro” e teve como orientador o professor do Colegiado de Medicina do Campus Sede Anderson Armstrong, coordenador do PAI. A pesquisa foi apresentada na categoria Melhores Temas Livres Pôsteres – Iniciação Científica.

O trabalho premiado identificou que o estágio de urbanização aparenta ser um forte fator de risco para o desenvolvimento de agravos relacionados ao sistema cardiovascular. Guimarães, que está no 5º período da graduação, destaca que o PAI é o maior estudo envolvendo povos tradicionais indígenas no Nordeste brasileiro. O projeto foi idealizado em 2013 e, além das pesquisas, também realiza ações extensionistas para levar cuidados de saúde para comunidades tradicionais indígenas.

Para o estudante de 24 anos, o tema abordado no artigo é relevante não só para a Cardiologia, mas também para a saúde pública. “As mudanças do estilo de vida e a transição demográfica brasileira geram grandes impactos na saúde cardiovascular. Os agravos cardiovasculares, por sua vez, têm grande importância de morbimortalidade e financeira, principalmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma.

Guimarães conta é uma honra ser o interlocutor de anos de coletas e análises. “Ser agraciado com o primeiro lugar da categoria em que concorremos foi mais um fator para valorizarmos a Ciência em nosso país. Para nós, pessoas que fazem do estudo PAI o maior envolvendo povos indígenas no Nordeste, consideramos a premiação um reconhecimento de muito trabalho. A oportunidade de mostrar dados relevantes para a epidemiologia e a saúde pública brasileira deixa todos os membros do grupo orgulhosos”, ressalta.

O professor Anderson Armstrong diz que Guimarães é um exemplo a ser seguido. “Esse prêmio demonstra como a Univasf, investindo em Ciência desde cedo, vai formar excelentes pesquisadores. A conquista representa toda a formação que a Universidade investiu no estudante, a qualidade que ele tem como potencial pesquisador no futuro e a vitória de todas as pessoas que fazem parte do estudo PAI, os indígenas integrados, pesquisadores, docentes e discentes, que agora têm o reconhecimento nacional.

Congresso Brasileiro de Cardiologia visa à divulgação da produção científica nacional na área cardiovascular. A premiação, que ocorreu de forma remota durante o congresso, foi dividida em três categorias que somaram mais de mil trabalhos inscritos: pesquisador, jovem pesquisador e iniciação científica, sendo elas subdivididas nas modalidades oral e pôster.

Podcast do jornalista Ivan Maurício com as informações mais importantes do dia

08/12/21
Blogfolhadosertao.com.br
Campus da Univasf em Salgueiro  em 2021:  Um ano perdido !!!
Por Machado Freire
Enganam-se aqueles que imaginam que o povo não pensa (“o povo pensa”) como dizia o inesquecível Dom Hélder Câmara.  A juventude salgueirense  jamais esquecerá que  por falta de competência e de uma briga política  que não se explica (nem justifica),   o projeto físico do Campus da Univasf em Salgueiro  simplesmente ” não saiu do papel ”  em 2021, constituindo  UM ANO PERDIDO!.  Uma aberração, um fato inexplicável ! Como é que  um município recusa a implantação do Campus de uma Universidade Federal, quando se sabe que muitos pais não têm recursos para bancar as despesas de um ou mais filhos fora do município?  Ora, lembro que ao  ser eleito  deputado estadual, nos idos de 1982, o hoje deputado federal  Gonzaga Patriota  passou a defender a interiorização da universidade em Pernambuco logo nos primeiros dias do seu mandato. Gonzaga   estudou Direito  na cidade do Crato (CE)  viajando  de carro com outros amigos de segunda a sexta-feira  quase 200 quilômetros (ida e volta).   Dezenas de outros conterrâneos – como os saudosos José Barbosa e  Assis Carvalho  tiveram que deixar suas famílias em Salgueiro e Mirandiba para comer a “xepa”  da Casa do Estudante de Pernambuco e se tornarem médicos.  Estes e tantos  outros exemplos de muito sofrimento e garra são  “esquecidos”  hoje pelo prefeito e  a maioria dos  vereadores   de Salgueiro. Falta a eles   espírito público, sensibilidade e respeito aos eleitores e contribuintes que pagam seus salários diferenciados.   Nada justifica o que  os ”representantes”  do povo fizeram contra a população neste ano de 2021 ao recusarem o projeto do Campus da Univasf em Salgueiro.   Ora, o projeto técnico foi elaborado,   a Univasf já havia se mobilizado em busca de recursos junto ao governo federal e  o apoio das bancadas dos deputados federais e senadores de Pernambuco. Só faltou o Executivo e Legislativo Salgueirenses  dizerem um SIM ao povo. Eles negaram EDUCAÇÂO de nivel superior  a dezenas de famílias  que não têm recursos para  bancar os estudos  dos  seus filhos fora do município.    Que os pais e mães de famílias tenham um Natal digno de uma profunda reflexão   sobre o NÂO  amargo que receberam daqueles que foram eleitos para trabalhar (de verdade )  pelo desenvolvimento de Salgueiro e do Sertão Central.
——
——
——
1 –  Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco abriu inscrições para preencher 14.901 vagas em cursos técnicos gratuitos. https://g1.globo.com/pe/pernambuco/educacao/noticia/2021/12/07/secretaria-de-educacao-e-esportes-de-pe-abre-inscricoes-para-quase-15-mil-vagas-gratuitas-em-cursos-tecnicos-presenciais-e-a-distancia.ghtml

2 – Quarta-feira, 8 de dezembro de 2021 – Dia de Nossa Senhora da Conceição

3 – Presidente Bolsonaro é eleito personalidade do ano do site da revista Time. Donald Trump ficou em segundo lugar e Bolsonaro concorreu com nomes como Putin, Britney Spears e Mark Zuckerberg. Dos 9 milhões de votos contabilizados na pesquisa, presidente da República obteve o apoio de 24%.

4 – Justiça Federal condena 3 PMs e 4 empresários por desvio de verba federal destinada às vítimas de enchentes de 2010 em Pernambuco. Acusados foram sentenciados a quatro anos e quatro meses de detenção pelo delito de fraude na dispensa de licitação e a seis anos e seis meses de reclusão por peculato. Os réus são os seguintes: Empresários – Rafaela Carrazzone da Cruz Gouveia Padilha; Ricardo José de Padilha Carício; Ítalo Henrique Silva Jaques; Taciana Santos Costa. Servidores públicos – Tenente-coronel da PM Laurinaldo Félix Nascimento; Coronel aposentado da PM Waldemir José Vasconcelos de Araújo; Coronel Roberto Gomes de Melo Filho.

 

Jornalista Ivan Maurício

Um passageiro que embarcaria do Recife para São Paulo foi flagrado, pela Polícia Federal, transportando 1 milhão e 380 mil reais em espécie dentro de uma mala. Dinheiro foi apreendido e depositado numa agência da Caixa Econômica. Identidade do passageiro não foi divulgada pela Polícia Federal.

Economista aposentada Maria Eduarda Marques de Carvalho denunciou agressões sofridas durante o relacionamento que manteve por 25 anos com Pedro Eurico (FOTO). Pedro Eurico pediu afastamento do cargo de Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco logo após a entrevista dada pela ex-mulher ao NE TV, ontem. Governador Paulo Câmara aceitou pedido de demissão de Pedro Eurico.

Maria Eduarda acusa Pedro Eurico de agressões físicas e psicológicas e ameaças de morte marcaram o tempo juntos, assim como pedidos de desculpas, afirmou a mulher, que registrou dez boletins de ocorrência ao longo dos anos, o último em novembro. “Ele batia, dava murro, dava chute. A vida inteira. Ele sempre me bateu”, declarou Maria Eduarda. Pedro Eurico nega as acusações.

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/12/07/ex-mulher-denuncia-agressoes-ameacas-de-morte-e-tortura-psicologica-feitas-pelo-secretario-de-justica-de-pe-sempre-me-bateu-diz.ghtml

Presidente Jair Bolsonaro autorizou a participação de todos os alunos da rede de ensino privada no Programa Universidade para Todos (Prouni). Medida que amplia o Prouni foi publicada no Diário da União de ontem.

Bolsonaro publicou, ontem, no Diário Oficial da União Medida Provisória para garantir auxílio de R$ 400 em dezembro. Sexta-feira começa o pagamento.

OS SUPREMOS DA CORTE

Tribunal Regional Federal anulou, ontem, uma condenação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Eduardo Cunha é acusado de corrupção passiva, prevaricação, violação do sigilo funcional e lavagem de dinheiro. A denúncia contra ele foi realizada pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot no âmbito da operação Lava Jato.

ECONOMIA NO BRASIL

Brasil tem mais de 63 milhões de inadimplentes, diz Serasa. É o maior índice registrado na pesquisa mensal do órgão desde março de 2020, no início da pandemia de Covid-19.

ECONOMIA NO MUNDO

Durante a pandemia de Covid-19, os bilionários aumentaram a fatia que eles detêm da riqueza global das famílias. A porção deles saltou de pouco mais de 2% em 2020 para 3,5% em 2021. Seus patrimônios somados cresceram US$ 3,5 trilhões ao longo do ano passado. Os números aparecem no Relatório da Desigualdade Mundial, divulgado ontem.

FINANÇAS

Bolsa de Valores de São Paulo atinge maior nível em quase um mês; dólar cai a R$ 5,61.

NEGÓCIOS NO BRASIL

Bolsonaro assina contratos de 5G com operadoras. Presidente firmou dez autorizações de serviço dando a largada para a construção das redes de quinta geração.

Maksoud Plaza fecha as portas depois de 42 anos. Inaugurado em 1979, foi o primeiro hotel cinco-estrelas de São Paulo. Maksoud foi vendido por R$ 132 milhões para o grupo de logística JSL. 170 funcionários do hotel foram informados sobre o fechamento na manhã de ontem.

NEGÓCIOS NO MUNDO

Sinovac diz que vai produzir vacina eficaz contra a variante ômicron. A expectativa é que vacina fique pronta em fevereiro. Os chineses projetam uma escala de fornecimento na faixa de 1,5 bilhões de doses por ano.

CORRUPÇÃO

Polícia Federal investiga suposto superfaturamento de R$ 130 milhões em impressão de provas do Enem. Contratos foram firmados entre 2010 e 2018 (governos Lula/Dilma/Temer) com RR Donnelley e Valid. Investigação aponta enriquecimento ilícito de servidores do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Gráfica tem ligação com a família Frias proprietária da Folha de São Paulo.

MAIS CORRUPÇÃO

Ministério Público Federal decide pela prescrição do caso do triplex do ex-presidente Lula. A prescrição acontece por causa da idade de Lula, 76 anos. Ministério Público cita a decisão do STF que julgou o ex-juiz Sergio Moro parcial no processo contra Lula. Justiça tarda e falha.

DEBOCHE

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acionou o Tribunal de Justiça de São Paulo para tentar reaver R$ 815 mil relativos a cotas do triplex do Guarujá (SP). Advogados do petista entraram com a petição depois de a penhora on-line movida contra a empreiteira OAS mostrar que a empresa não tinha recursos em nenhuma de suas contas bancárias.

PRISÃO ILEGAL E CENSURA

Defesa do jornalista Wellington Macedo, preso desde setembro deste ano, solicitou à Vara de Execução Penal uma autorização para que Wellington Macedo possa viajar neste final de ano para passar o Natal ao lado dos filhos, na cidade de Sobral (Ceará). Atualmente, o jornalista cumpre prisão domiciliar em Brasília e está impedido de trabalhar e usar as redes sociais.

MAIS CENSURA

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou, ontem, que regulamentar as redes sociais é “imperativo”. Contudo, é necessário “acertar a dose”, segundo ele.

INTERNET

Rússia multa Google por não deletar conteúdo considerado ilegal Empresa já pagou mais de US$ 458 mil ao governo russo.

POLÍTICA

Governador de Pernambuco Paulo Câmara não deve ser candidato ao Senado, diz Carlos Siqueira presidente nacional do PSB.

MDB lança senadora Simone Tebet como pré-candidata à Presidência da República.

COVID EM PERNAMBUCO

Pernambuco confirmou, ontem, 359 novos casos e mais quatro mortes por Covid – dois tinham doenças preexistentes. Óbitos foram registrados entre os dias 18 de setembro e 6 de dezembro de 2021 – um intervalo de 80 dias.

COVID NO BRASIL

Brasil registrou, ontem, 274 mortes por Covid e 10.250 novos casos.

Presidente Bolsonaro chama passaporte da vacina de coleira e defende liberdade individual.

Ministro Marcelo Queiroga (Saúde) anunciou ontem que o governo adotará quarentena de 5 dias para não vacinados que venham ao Brasil.

COVID NO MUNDO

Ignorar que vacinados transmitem coronavírus é um erro, informa The Lancet – uma das mais antigas e conhecidas revistas médicas do mundo e descrita como uma das mais prestigiadas, publicada no Reino Unido. Estudo considera ser ‘negligência grosseira’ autoridades não levarem em conta esse público ao definir medidas sanitárias.

AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Brasil supera 90% de vacinados com a 1ª dose de vacina contra Covid. Mais de 378 milhões de doses foram distribuídas aos estados.

Dias melhores virão. Com certeza. Até amanhã bem cedinho. Se Deus quiser.

Para receber no seu celular o áudio do Podcast Ivan Maurício é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 86067127.

Podcast Ivan Maurício agosta está no Spotify

Inscreva-se no “Canal Ivan Maurício” no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCaXe_35VYXjqd1B9jANaVDQ

Acesse o Blog Ivan Maurício: https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/

Inscreva-se no “Ivan Maurício Podcast” no Telegram.

Curta no Twitter: https://twitter.com/ivanmauricio

E no Facebook: https://www.facebook.com/ivan.mauricio.75
[02:24, 08/12/2021] Ivan Mauricio: https://open.spotify.com/show/3Gjxg9YP9lm1KRpqHSjtvt
[02:25, 08/12/2021] Ivan Mauricio: Ex-mulher denuncia agressões sofridas durante relacionamento de 25 anos com Pedro Eurico. Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco pede afastamento do cargo.

Justiça Federal suspende processo seletivo de cursos técnicos do IFPE

08/12/21
Por Margarida Azevedo
blogfolhadoseertao.com.br

 

Liminar não interfere na seleção dos cursos superiores. O IFPE pode recorrer. Na disputa estão 3.673 vagas em cursos técnicos

 

 

 

Foto: Divulgação / IFPE
Por causa da covid-19, vestibular foi substituído por seleção baseada nas notas dos candidatos – FOTO: Foto: Divulgação / IFPE

A Justiça Federal em Pernambuco, por meio da 21ª Vara Federal, decidiu suspender o processo seletivo para cursos técnicos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Das 4.631 vagas ofertadas na instituição para o próximo semestre letivo (2022.1), 3.673 são para esses cursos técnicos, nas modalidades integrado, subsequente e Proeja. Por ser uma liminar, é uma decisão temporária, portanto cabe recurso do IFPE.

A liminar não interfere na seleção dos cursos superiores já que é um edital separado. Por causa da pandemia de covid-19, o IFPE decidiu não fazer vestibular e preencher as vagas a partir do desempenho dos candidatos no ensino fundamental, ensino médio ou no Enem (a depender da vaga pleiteada). A decisão liminar foi proferida nesta terça-feira (7) pelo juiz Francisco Antônio de Barros e Silva Neto.

Está prevista a liberação, no final da tarde desta terça-feira (07), do resultado preliminar da seleção. O IFPE recebeu a intimação por volta das 14h40. Até a publicação desta reportagem, não havia se posicionado se mantem ou não a divulgação dessa lista de candidatos.

Mas o juiz determina que o instituto deve “se abster da prática de qualquer ato até decisão judicial ulterior”. Ou seja: não deve dar continuidade ao processo seletivo até a decisão final da Justiça sobre o caso. Ele também solicita que o processo seja encaminhado para o Ministério Público Federal se posicionar.

JUSTIFICATIVAS

Conforme o edital nº 44/2021, os concorrentes serão selecionados por meio de suas médias em português e matemática no ensino fundamental ou no médio, em substituição à aplicação de provas do vestibular.

Um candidato ingressou com uma ação na Justiça Federal, no final de novembro, questionando o formato, com o argumento de que o modelo não submete os concorrentes às mesmas condições de avaliação.

Em sua decisão, o magistrado destaca que: “Na hipótese trazida a julgamento, parece-me evidente que o critério adotado para a seleção é incompatível com a isonomia, pois incapaz de medir o conhecimento dos candidatos e candidatas às vagas”, destaca Francisco Antônio.

“É nítida a desigualdade entre as instituições escolares (quer públicas, quer privadas) no que tange aos projetos pedagógicos e às metodologias de ensino e de avaliação. Mesmo dentro de uma mesma instituição, há variações perceptíveis entre os docentes, o que torna aleatório o resultado avaliativo final, incapaz de se prestar a qualquer tipo de “ranqueamento”, complementa o juiz.

Ainda no despacho, o titular da 21ª Vara Federal diz que “a metodologia de avaliação discente adotada pelas escolas é procedimento não sujeito a qualquer controle institucional nem social, portanto, com evidente défice de transparência, o que de per si impossibilita o seu uso como critério decisivo em uma seleção regida pelos princípios gerais da Administração Pública”.

Ele sugere “a necessidade de aplicação de provas impessoais, transparentes e uniformes, à semelhança dos exames vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio”. E destaca ainda que “a pandemia de covid não se presta como justificativa para a flexibilização do sistema objetivo de acesso às vagas, mormente quando foi retomada a aplicação presencial do Enem, a realização de concursos públicos e as aulas presenciais na própria rede federal de ensino.”

CIDADES

O IFPE abriu 2.355 vagas para cursos técnicos subsequente (para quem já cursou ensino médio); 1.283 para cursos técnicos integrado (estudante faz curso técnico e o ensino médio ao mesmo tempo); e 35 vagas na modalidade Proeja.

Essas vagas estão distribuídas nas unidades acadêmicas de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.

CRONOGRAMA

Pelo cronograma que consta no edital, o resultado final do processo seletivo está previsto para 17 de dezembro. Nestas quinta e sexta (9 e 10) foram os dias reservados para interposição de recursos. Com a liminar, é provável que essas datas sejam revistas. Mas ficam valendo para a seleção dos candidatos que concorrem a 958 vagas dos cursos superiores.

POSICIONAMENTO

Às 18h47, o IFPE publicou nota oficial sobre o assunto no site da instituição. Veja o comunicado:

“O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) comunica que o Processo de Ingresso 2022.1 para cursos técnicos presenciais, regido pelo Edital nº 44, de 13 de outubro de 2021, está suspenso, por força de decisão judicial proferida nos autos do Mandado de Segurança nº 0823054-77.2021.4.05.8300, até que haja nova decisão em sentido contrário.

Desse modo, a lista final das inscrições e o resultado preliminar do processo referentes aos cursos técnicos não serão publicados nesta terça-feira, 7 de dezembro de 2021, como previsto.

Comunica, ainda, que está mantida, conforme o cronograma, a publicação da lista final das inscrições e o resultado preliminar do processo referentes ao Processo de Ingresso 2022.1 para cursos superiores presenciais, regido pelo Edital nº 45, de 13 de outubro de 2021, no site ingresso.ifpe.edu.br.

Informações adicionais serão divulgadas oportunamente.”

Federação Espírita Pernambucana comemora hoje (8) 117 anos

08/12/21

Por Betânia Castro

blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo

Federação Espírita Pernambucana

Os 117 anos de atividades da Federação Espírita Pernambucana (FEP) – ou Casa de Itagiba, como também é conhecida – serão celebrados  hoje ( dia 08 de dezembro) , das 19h30 às 20h30. A sessão solene presencial e com interpretação em Libras terá espaço no auditório da instituição, no bairro do Espinheiro (Avenida João de Barros, 1629). Porém, quem desejar participar deve fazer o agendamento prévio, ligando para (81) 9.8639.0875 ou 3241.2157, na própria quarta-feira, entre 14h e 17h.  Quem preferir, poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook.

A palestra festiva será apresentada por Carlos Antônio Gonçalves, trabalhador voluntário da Federação. Ele abordará o tema “FEP 117 anos: Despertando consciências com Jesus e Kardec”. Na condução dos trabalhos, Cristina Pires, presidente da Casa.

Oferecer a todos a mensagem consoladora e orientadora do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita, por meio do estudo, da prática e da difusão. Esta é a missão da FEP desde sua fundação, em 08 de dezembro de 1904. Em seus 117 anos de história, a Casa de Itagiba vem promovendo a união solidária dos espíritas e a unificação do Movimento Espírita pernambucano.

Alerta sobre possível ameaça ao Polo de Confecções do Agreste marca reunião plenária na Alepe

08/12/21

Ascom Alepe
blogfolhadosertao.com.br

Assembleia Legislativa de Pernambuco-Alepe

 

Acordos comerciais que podem afetar o setor têxtil e o Dia Internacional dos Direitos Humanos foram os temas principais de debate na Reunião Plenária desta terça. A previsão de aumento das importações brasileiras de produtos têxteis, em função da negociação de acordos comerciais entre o Mercosul e países asiáticos, foi discutida por Diogo Moraes, do PSB. O deputado destacou estudo prévio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, que estima grandes aumentos das importações de confecções produzidas na Coreia do Sul, no Vietnã e na Indonésia, e sugeriu uma mobilização política para que o Polo de Confecções do Agreste não seja afetado.

O presidente da Comissão de DesenvolvimentoErick Lessa, do PP, fez um apelo por unidade política em torno do tema, projetando o impacto negativo da abolição das tarifas de importação sobre os têxteis, prevista para 2035. “Clamando para que todos os deputados dessa Casa remem na mesma direção, façam força para que isso não aconteça. A perspectiva da redução de uma alíquota de importação da confecção em 35% para zero, quando nós já temos uma concorrência muito com a Ásia, com a China, o Vietnã com a Coreia, imagine se essa alíquota for pra zero”.

Tony Gel, do MDB, reforçou a preocupação com a concorrência asiática no setor têxtil, destacando que as relações de trabalho na Ásia são diferentes das havidas no Brasil. O deputado ainda celebrou a passagem dos dez anos do blog do jornalista Mário Flávio.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, foi lembrado por João Paulo, do PCdoB. O parlamentar argumentou que o presidente Bolsonaro dá força para segmentos contrários à proteção dos direitos das minorias. O parlamentar ressaltou que, segundo dados da ONU, o Brasil é um dos países em que mais ativistas são mortos. “Um ativista é morto a cada oito dias em terras brasileiras, segundo relatório da ONU, o que nos torna um dos países mais letais para quem defende a terra, o meio ambiente e as minorias. São trabalhadores rurais, indígenas, pessoas LGBTQIA+, negros, que têm suas vozes silenciadas como estratégia para impedir a luta social por direitos”.

Em aparte, Joel da Harpa, do PP, defendeu que leis mais duras de combate à violência também são formas de proteger os direitos humanos. Mais cedo, o deputado demonstrou preocupação com a violência contra policiais, expressa em dados do Monitor da Violência. “O aumento dessa violência contra os policiais. Mesmo com a pandemia, o número de policiais vítimas da violência aumentou em 10%. Pernambuco também teve um aumento expressivo no número de policiais assassinados na ativa, foram 40% a mais entre os dois períodos”.

Como resposta, Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas, do PSOL, afirmou que o discurso punitivista incentiva a violência estatal contra populações marginalizadas. A deputada ainda repercutiu o pedido de condenação, por parte do Ministério Público de Pernambuco, de Sari Corte Real, patroa da mãe do menino Miguel, que caiu do nono andar de um prédio no Centro do Recife em agosto de 2020. A deputada lembrou que a mãe da criança foi obrigada a levar o filho para o trabalho porque as creches estavam fechadas, o que considerou ser um retrato da desigualdade social do Brasil.

José Queiroz, do PDT, discutiu as medidas que estão sendo adotadas na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia para conter o avanço da ômicron e criticou a demora do Governo Federal em determinar medidas sanitárias de prevenção a uma nova onda de contágio. Laura Gomes, do PSB, comparou a ausência do Governo Federal no debate sobre os órfãos da Covid à ação do Governo do Estado, por meio do Pernambuco Protege, benefício aprovado em lei estadual que estabelece auxílio para o segmento.

Já Alberto Feitosa, do PSC, defendeu o presidente Jair Bolsonaro, destacando que o País é um dos que mais vacinaram contra a Covid-19 e que o Auxílio Brasil atenuou a pobreza durante a pandemia. O parlamentar criticou a realização de grandes festas fechadas e informou que vai aguardar novos dados para emitir opinião sobre a realização do carnaval de rua em 2022.

Em posição oposta, João Paulo Costa, do Avante, defendeu a manutenção dos eventos privados como elemento importante para a retomada econômica do Estado e na geração de empregos.

Teresa Leitão, do PT, criticou o projeto de reordenamento dos institutos federais de educação, elaborado pelo Governo Federal. A deputada avalia que o Governo Bolsonaro atua para liquidar as políticas de estado na área da educação. “A proposta se resume a dividir os institutos, onde tem um passa a ter dois, para se dizer que ampliou. Para ampliar como? Para fazer o quê? Com qual proposta pedagógica? Com qual orçamento? Com qual quadro de pessoal? São perguntas sem respostas”.

O deputado Pastor Cleiton Collins registrou que, no segundo domingo de dezembro, é celebrado o Dia da Bíblia. O parlamentar exaltou a publicação como uma revelação divina de lições de vida que guiam a humanidade. No encerramento da reunião, João Paulo lamentou a morte de Sérgio Rubens, vice-presidente nacional do PCdoB, falecido no último domingo. O deputado destacou a luta de Rubens contra o regime militar e o Plenário prestou um minuto de silêncio em sua homenagem.

Ainda nesta terça, foram aprovados dois projetos, de autoria do Executivo, que destinam recursos para a saúde. Um deles determina o repasse adicional de 48 milhões de reais, pelo Governo do Estado, ao Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores, Sassepe. A outra proposta reserva 2,3 milhões de reais para o Imip, no Recife. Os recursos serão destinados à implantação de dez novos leitos de UTI de Cirurgia Cardíaca Pediátrica no centro hospitalar.