Plano de Saúde custeará tratamento multidisciplinar para criança com autismo em duas clínicas especializadas

07/12/21

Ascom TJPE
blogfolhadosertao.com.br

O tratamento multidisciplinar está assegurado como um dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista pela Lei 12.764/12, para garantir o acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades. Com esse fundamento, a 5ª Vara Cível de Olinda concedeu tutela provisória de urgência antecipada incidental, determinando que o plano de saúde custeie o completo tratamento multidisciplinar rescrito em laudo médico para uma criança portadora de autismo.

A decisão judicial definiu que o tratamento será feito por profissionais especializados em duas clínicas que não integram a rede credenciada da empresa, substituindo o tratamento parcial que o plano havia oferecido em uma clínica não especializada. 

Devido à emergência da situação, a tutela foi concedida em menos de 24 horas após a sua distribuição no TJPE. Em caso de descumprimento da tutela concedida, o plano de saúde poderá pagar multa única no valor de R$ 5.000,00. A empresa pode recorrer da decisão liminar proferida no dia 12 de novembro deste ano.

O tratamento que deverá ser oferecido ao paciente inclui um terapeuta com certificado ABA; acompanhante terapêutico (psicólogo, pedagogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta motor ou fonoaudiólogo ou, ainda, estudantes dessas áreas) em 5 vezes por semana no ambiente escolar e domiciliar durante 20 horas por semana; psicólogo – 2 vezes por semana – 1 hora por semana – TCC; fonoaudiólogo com certificação em PECS – PROMPT – 2 horas por semana; terapeuta ocupacional – 4 vezes por semana AVDS – 2 horas por semana; terapeuta ocupacional especializado em integração sensorial – 4 vezes por semana – 2 horas por semana; psicopedagogo – 2 vezes por semana – 1 hora por semana e psicomotricidade relacional – 3 vezes por semana – 1 hora e 30 min por semana. 

A psicomotricidade funcional será realizada em uma clínica especializada, enquanto os demais itens do tratamento serão realizados em outro estabelecimento especializado. O plano de saúde deverá pagar mensalmente as duas unidades pelos serviços prestados.

De acordo com a juíza de Direito, Adrianne Maria Ribeiro de Souza, magistrada titular da 5ª Vara Cível de Olinda, o caso atende os pressupostos que são exigidos pelo Código de Processo Cível para o acolhimento do pedido de tutela: elementos que evidenciem a probabilidade do direito, o perigo de dano e/ou o risco ao resultado útil do processo. 

“Quanto à presença de elementos que evidenciem o direito alegado, entendo que o laudo do médico neurologista infantil Dr. Ronaldo Beltrão – CRM 13.371 é bastante conclusivo no que diz respeito ao demandante ser portador do transtorno do espectro autista e necessitar imediatamente (precoce), como exposto na inicial, de tratamento multidisciplinar intensivo para viabilizar a obtenção de resultados satisfatórios. Merece destaque, nesse particular, a afirmação do referido médico de que “devido a plasticidade cerebral, o tratamento precoce tem uma resposta melhor, podendo modificar a história natural do transtorno de maneira favorável” e “a falta deste tratamento pode interferir no prognóstico e conseqüentemente na qualidade de vida do paciente”. Útil registrar ainda que há justificativa técnica em relação à necessidade de o tratamento ser realizado com profissionais capacitados, tendo o referido médico destacado que “todas as terapias devem ser realizadas por profissionais qualificados, capacitados e reinados para atendimento ao paciente com TEA”, escreveu a juíza na decisão.

“No que diz respeito ao perigo de dano, entendo que a afirmação do referido médico quanto à necessidade de início do tratamento ser urgente e de forma intensiva é suficiente para demonstrar que a ausência dos serviços profissionais indicados poderá, de fato, trazer sérios prejuízos ao desenvolvimento social e cognitivo do autor, recomendando, desse modo, o pleno atendimento ao planejamento feito pelo neurologista infantil, que, nesse momento, revela-se adequado ao quadro clínico constatado no laudo”, fundamentou a magistrada. 

O Judiciário tem permitido que os planos de saúde oferecem o tratamento multidisciplinar em clínicas de sua rede credenciada, desde que tais unidades estejam compatíveis com as exigências médicas e sejam capazes de atender ao que foi proposto pelo médico do paciente. “Importante registrar que o caso em tela revela certa particularidade que carece de análise. É que, em casos análogos enfrentados por esse juízo, tem-se permitido à operadora de plano de saúde o oferecimento dos serviços através da rede credenciada, inclusive, já tendo sido deferido o pedido do plano no sentido de que o tratamento multidisciplinar seja feito integralmente em uma clínica credenciada. Ocorre que, no caso em análise, não obstante a operadora tenha autorizado parcialmente os serviços solicitados, a parte demandante trouxe aos autos diversos elementos que revelam de maneira bastante verossímeis a impossibilidade de prestação dos serviços em atendimento às recomendações feitas pelo médico neurologista, seja porque a referida unidade de tratamento não possui (nesse momento) os profissionais indicados ou mesmo porque os profissionais não são capacitados para atender com plenitude o tratamento para os portadores do transtorno do espectro autista”. 

A juíza de Direito, Adrianne Maria Ribeiro de Souza, também destacou que decisão poderá ser revista se o plano de saúde conseguir prestar, em sua rede credenciada, o completo tratamento multidisciplinar nos termos do laudo do neurologista infantil. “Em respeito ao direito ao tratamento adequado e visando o pleno atendimento às necessidades do autor, entendo recomendável que o tratamento seja realizado nos exatos termos em que foi solicitado pela parte autora, resguardando-se o direito à saúde e ao tratamento indicado, não se olvidando, porém, para a possibilidade de rever a presente decisão se a parte demandada, a qualquer tempo, conseguir demonstrar nos autos que suas clínicas estão aptas a fornecer o tratamento nos moldes prescritos pelo neurologista”. 

Processo 0024474-09.2021.8.17.2990

Verdejante ganha escola padrão com vagas para 780 alunos

07/12/21

AscomPMV

blogfolhadosertao

 

Inauguração da Escola Joaquim Tavares de Sá  foi prestigiada pela população  e visitantes

 

Uma obra que demandou tempo,  enfrentou dificuldades  e muita paciência mas que  foi   inaugurada festivamente na manhã de hoje(7)   sendo lembrada como  Nova Escola   Joaquim Tavares  de Sá ,  uma homenagem ao ex-prefeito   que sempre foi  defensor da Educação pública em Verdejante.

O estabelecimento  que marca  a administração do prefeito Haroldo Tavares,   conta  com  uma estrutura moderna – padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)  e dispôe e  12 (doze) salas de aula e 08 (oito) blocos distintos, sendo eles: administrativo; pedagógico (biblioteca, auditório); pedagógico (informática, laboratório, grêmio); serviço (cozinha, pátio coberto); pedagógico (salas de aula e sanitários); pedagógico (salas de aula e vestiários) e quadra coberta.

De acordo com o prefeito, foram investidos mais de quatro milhões de reais na obra, recursos do Governo Federal. A contrapartida do município foi  a disponibilidade do terreno adequado à dimensão da escola, que tem capacidade para 780 alunos, em dois turnos (matutino e vespertino), e 390 alunos em período integral.

 Haroldo Tavares  chama  a atenção para o fato de se trata da obra  de maior  infraestrutura escolar do município  e constitui  -não resta dúvida,   um passo importante para o desenvolvimento da educação de Verdejante, assegurando: “Nosso esforço sempre é para oferecer mais e melhor à população verdejantense. Queremos que os professores se sintam acolhidos no seu local de trabalho, bem como as crianças gostem de estar na sala de aula, além do mais que os pais fiquem satisfeitos com o conforto e cuidados que oferecemos a seus filhos”.

A solenidade  de inauguração organizada pelo secretário de Educação Heder Tavares, contou com a participação do deputado federal Augusto Coutinho e do vice-presidente do FNDE, Gabriel Medeiros Vilar.

 

Alepe: Projeto que beneficia profissionais da educação na pandemia é aprovado em comissão

07/12/21

AscomAlepe

 

blogfolhadosertao.com.br

 

Pandemia: Educação tem aprovação na Alepe

 

 

Dois projetos de lei relativos a pagamentos adicionais aos profissionais da educação em função dos serviços prestados durante a pandemia da Covid-19 foram discutidos na Comissão de Justiça da Alepe, nesta segunda. A proposta que inclui os professores temporários como destinatários dos recursos financeiros para a contratação de soluções de conectividade móvel ou fixa foi aprovada por unanimidade.

A legislação atual destina até 50 reais mensais, por 12 meses, para a contratação de serviços de telecomunicação e até 5 mil reais para a compra de equipamentos de informática com as especificações necessárias para as atividades didáticas, mas não contempla professores temporários, o que é alterado pela proposição.  O texto foi encaminhado pelo Governo do Estado.

Já a matéria que inclui os profissionais que exercem atividades de manutenção e desenvolvimento do ensino, pedagógicas ou administrativas no pagamento do Valoriza Fundeb 2021 foi rejeitada pelo Colegiado. O relator da proposta, Antônio Moraes, do PP, explicou que o texto, encaminhado pela Comissão de Educação, não pode ser aprovado porque a legislação do Fundeb destina os recursos exclusivamente aos profissionais que trabalham na área de ensino.

“Essa emenda é inconstitucional. Você não pode pagar Fundeb para outra categoria que não aquela ligada diretamente ao ensino. O que a gente está vendo é uma agressão no Interior, os deputados são colocados como se estivessem votando contra a categoria da educação. O parecer é pela rejeição. Se dependesse deste deputado, nós votaríamos para que todos tivessem direito, administrativo, contratados, todos. Mas infelizmente a gente sabe que isso não é possível”.

O deputado João Paulo, do PCdoB, concordou que a medida seria inconstitucional e sugeriu a discussão, junto ao Governo do Estado, de uma solução para que  os demais profissionais que trabalharam durante a pandemia sejam contemplados de alguma forma.

Ainda na reunião desta segunda, o repasse adicional de 48 milhões de reais, pelo Governo do Estado, ao Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores, Sassepe, foi aprovado por unanimidade. Segundo a justificativa da matéria, encaminhada pelo Executivo estadual, o montante será transferido de forma excepcional, em 2021, em razão de diversas ações implementadas para atendimento à saúde de seus beneficiários.

A deliberação sobre o projeto de lei complementar que aborda a promoção dos militares, encaminhada pelo Executivo, foi retirada de pauta por sugestão do líder do Governo, Isaltino Nascimento, do PSB, para que as propostas de emendas sejam reavaliadas. A proposição, que tramita em regime de urgência, deve voltar ao Colegiado na reunião marcada para esta terça.

Podcast do jornalista Ivan Maurício com as informações mais importantes do dia

07/12/21

blogfolhadosertao.com.br

 

TCU identifica 350 mil pessoas que receberam auxílio irregularmente

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) informou que uma auditoria identificou indícios de recebimento indevido do Auxílio Emergencial por 350 mil pessoas. O valor pago é estimado em R$ 100 milhões. Os dados foram divulgados ontem (6), por meio do acórdão da auditoria. Ao analisar a folha de pagamento de abril a julho deste ano, a equipe de fiscalização encontrou casos de beneficiários que receberam o auxílio e possuíam emprego formal em órgão público; que recebiam algum benefício da Previdência Social; outro tipo de auxílio do governo, além de situações envolvendo empresários e pessoas com CPF irregular.  A partir de agora, os órgãos responsáveis pelo repasse serão comunicados para revisar os cadastros de benefícios. O pagamento do auxílio foi encerrado no mês passado, quando os inscritos no CadÚnico foram transferidos para o Auxílio Brasil, novo programa social do governo federal.  Na semana passada, o Ministério da Cidadania começou a enviar mensagens de celular orientando a devolução voluntária de recursos recebidos indevidamente do auxílio emergencial.  Com dados VERGONHOSOS como estes  (que  nos  faz Lembrar Charles De Goulle: O Brasil não é um país sério), é hora de  assegurar  com firmeza e decepção:   os “atores -ladrões” que retiram  esta migalha dos pobres de verdade,  não têm  o mínimo de vergonha na cara,  sentimento e solidariedade diante   de milhões de desempregados e daqueles  que esmolam nas periferias , retiram comida estragada nos lixões – disputando restos de alimentos com os urubus.  Tenho certeza que estes abutres humanos que recebem estes “auxílios ” indevidamente, têm pai, mãe, filhos e até participam de reuniões das igrejas. E  ainda aparecem como “gente boa” no meio do seu convívio familiar e social, quando, na verdade, deveriam estar  na cadeia. Papai dizia assim: “meus filhos, o que não é nosso, é alheio”. ( Machado Freire )

1 –  Inscrições para os cursos técnicos gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Pernambuco (Senar/PE) serão abertas. Além das capacitações que já eram realizadas em Agronegócio e Fruticultura, há uma novidade para 2022. Curso de Zootecnia será aberto e a cidade polo eleita foi Garanhuns.

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/agro/2021/12/senar-pe-abre-inscricao-para-cursos-tecnicos-gratuitos.html

2 – Medida Provisória vai garantir pagamento do Auxílio Brasil no dia 10, disse ministro da Cidadania João Roma.

3 – Réveillon: Prefeitura do Recife proíbe comércio, toldos, mesas e outros itens na orla de Boa Viagem.

4 – Petrobras informou ontem, por meio de um comunicado, que ainda não tomou nenhuma decisão a respeito de mudanças nos preços do combustível. Petrobras se posicionou depois de declarações do presidente Jair Bolsonaro no domingo 5, que Petrobras começaria nesta semana a anunciar redução no preço do combustível.

 

 

Jornalista Ivan Maurício

Cesta básica do Recife apresentou queda de 2,66% no mês de novembro. A pesquisa, realizada pelo Procon Pernambuco, foi feita nos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e além de Goiana, Gravatá, Vitória de Santo Antão, Carpina e Palmares.

Princípio ativo do Viagra mostra potencial para prevenir Alzheimer. Estudo analisou 7 milhões de pacientes e viu incidência da doença reduzir 69%.

Ministério da Saúde firmou ontem parceria com a Universidade de Oxford para a instalação de uma unidade de pesquisa da instituição no Brasil.

Ministra Rosa Weber, do STF, liberou, ontem, a retomada da execução orçamentária das emendas de relator, divulgadas pelo grandes veículos da imprensa como “orçamento secreto”. Na decisão, Rosa Weber diz que devem ser observadas as regras do ato conjunto aprovado pelo Congresso Nacional na última semana para dar transparência às emendas.

De 2022 a 2025, até R$ 19,7 bilhões do FGTS serão disponibilizados para saneamento. Ao todo, mais de 13,5 milhões de brasileiros serão beneficiados com as intervenções nesse período.

Número de focos de queimada em novembro de 2021 foi o mais baixo registrado para o período desde o ano de 2018. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados ontem pelo Ministério do Meio Ambiente.

Exame de DNA confirma que homem que alegou ter encontrado bebê em sacola, em Olinda, é pai da criança e companheira dele, a mãe.

Governo de Pernambuco pede ao Tribunal de Contas da União revogação de liminar em que Ministério Público acusou Estado de usar verbas do Fundeb para pagar aposentadorias.

PTB denuncia suposto uso indevido de helicóptero pela vice-governadora de Pernambuco. Diretor estadual do PTB, Coronel Meira, denunciou ao Ministério Público de Pernambuco a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) de usar um helicóptero do Grupo Tático Aéreo da Polícia Militar de Pernambuco para participar de uma festa particular, na casa do atual Secretário de Saúde de Gravatá, Dr. Edson de Souza. Fotos e vídeos foram anexados à denúncia.

Oito denunciados por irregularidades na execução e fiscalização da obra da BR-101 viraram réus. É que a Justiça Federal em Pernambuco acatou a denúncia feita pelo Ministério Público Federal no caso que envolve as investigações da Operação Outline. Entre eles, estão ex-dirigentes do Departamento estadual de Estradas de Rodagem (DER). No texto o Ministério Público Federal apontou os nomes dos acusados que viraram réus. São eles: Silvano José Queiroga de Carvalho Filho, então diretor de Operações e Construções do DER/PE e gestor do Contrato 006/2017 e a mulher dele, Priscilla Ferraz Magalhães Queiroga de Carvalho, que teria atuado como “laranja” no esquema. Estão nessa relação também Schebna Machado de Albuquerque, ordenador de despesas do DER/PE; Júlio César Gomes da Silva, sócio-proprietário da Construtora Andrade Guedes; Fábio de Almeida Ferreira Lima, engenheiro da construtora responsável pela obra e Lúcio Max Ferreira Mota, também representante da Andrade Guedes.

Governo Paulo Câmara vai reformar sede do DER por R$ 7 milhões.

Pelé volta a ser internado em São Paulo aos 81 anos.

Jornalista e comunicador Samir Abou Hana teve leve melhora, mas permanece intubado na UTI.

Mila Moreira (FOTO), atriz e modelo, morreu, ontem, no Rio de Janeiro. Aos 75 anos, artista estava internada em hospital. Mila Moreira foi uma das primeiras modelos a atuar e esteve em novelas como ‘Plumas e Paetês’ e ‘Marron Glacé’. Causa da morte não foi divulgada.

OS SUPREMOS DA CORTE

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, dá 48 horas para governo decidir sobre passaporte da vacina. De acordo com o ministro do STF, a medida tem de ser tomada ‘diante da inércia do governo federal’.

STF mantém engavetados 9 processos contra o senador Renan Calheiros. Tem processo na gaveta há mais de seis anos.

Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes mandou desbloquear os bens de Alexandre Baldy, ex-secretário de Transportes Metropolitanos do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). A informação é da revista Crusoé. Baldy responde a uma denúncia feita pela Lava Jato no Rio de Janeiro devido ao suposto recebimento de R$ 2,6 milhões em propinas relacionadas a contratos do governo de Goiás e da Fiocruz, entre 2014 e 2018.

Após revogação da Lei de Segurança Nacional, deputado federal Daniel Silveira tenta extinguir processo no STF; pedido é negado pelo ministro Alexandre de Moraes. Daniel Silveira continua preso com base numa lei do regime militar que o STF revogou.

Ministro Ricardo Lewandowski, do STF, determinou o arquivamento de 2 inquéritos que tramitam na Justiça Eleitoral de São Paulo para investigar suposto caixa 2 praticado pelo empresário Benjamin Steinbruch, presidente da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).

Supremo Tribunal Federal (STF) pretende gastar mais de R$ 16 milhões para custear cerca de 200 recepcionistas durante o período de um ano. O processo licitatório já foi aberto e deve ser realizado na sexta-feira 10. Informações do site O Antagonista.

Justica brasileira é a mais cara do mundo segundo o jornalista José Roberto Guzzo. Em 2020, ano em relação ao qual estão disponíveis os números oficiais mais recentes, a Justiça brasileira gastou mais de R$ 100 bilhões. É o dobro, de todo o “auxílio emergencial” a ser pago em 2022. Justiça brasileira sustenta 433 mil funcionários, entre os quais 18 mil juízes, mais de 20 servidores para cada magistrado. Despesas com o Judiciário representam 1,3% do PIB – a soma de todas as riquezas e serviços do Brasil.

ECONOMIA NO BRASIL

Se o PIB brasileiro de 2021 for de 4,7%, como indica a mediana das projeções do Boletim Focus divulgado ontem, o país terminará o ano com a economia num patamar 0,6% acima de 2019, ano anterior à pandemia.

Poupança tem saque recorde em novembro: R$ 12,4 bilhões. Trata-se do maior resgate para o mês de toda a série histórica do levantamento, iniciada em 1995. Dados são do Banco Central.

Preço da passagem aérea é o mais alto desde 2013. Valor médio da tarifa subiu 45,3% no terceiro trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – diz que produção de veículos cresceu 15% em novembro. Já em relação ao mesmo período do ano passado, houve queda de 13,5%.

NEGÓCIOS NO BRASIL

Carnes de frango e suína ganham espaço no Natal. Vendas de kits natalinos devem crescer até 3% neste ano, estima Associação Brasileira de Proteína Animal.

Indústria de chocolate produziu 511 mil toneladas de janeiro a setembro de 2021, de acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates. O valor representa um crescimento de 44%, quando comparado com o mesmo período de 2020.

FINANÇAS

Dólar fecha a R$ 5,69, maior valor desde abril. Bolsa de Valores, Bolsa de Valores, por sua vez, emendou terceira alta consecutiva e encerrou o pregão com avanço de 1,9%, aos 107 mil pontos.

POLÍTICA

Após renunciar ao cargo de procurador do MPF (Ministério Público Federal) para ingressar na carreira política, o ex-coordenador da operação Lava Jato Deltan Dallagnol vai se filiar ao Podemos na próxima sexta-feira (10) em Curitiba (Paraná). Deltan Dallagnol dá razão aqueles que ele acusou e rebatiam dizendo que Dallagnol agia com interesses políticos eleitorais no cargo de procurador.

COVID EM PERNAMBUCO

Pernambuco confirmou, ontem, mais 134 casos de Covid e nove mortes – sete tinham doenças preexistentes. Nove mortes, embora tenham sido confirmadas ontem, ocorreram entre o dia 6 de outubro e 5 de dezembro de 2021 – um intervalo de 60 dias.

Parque de Dois Irmãos exigirá apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19.

‘Passaporte da vacina’ contra Covid começa a ser cobrado para entrada em órgãos públicos de Pernambuco. Medida é válida para servidores e público em geral, que devem apresentar documento com foto e comprovante físico da vacina ou passaporte eletrônico via aplicativo do Conecte SUS.

COVID NO BRASIL

Brasil registrou, ontem, 108 mortes e 4.385 novos casos. Média móvel de mortes no país segue abaixo de 200 pelo terceiro dia.

COVID NO MUNDO

Governo do Japão lista miocardite e pericardite como efeitos colaterais das vacinas da Pfizer e Moderna com mais frequência em crianças e adolescentes do sexo masculino dos 10 aos 19 anos de idade.

China lidera exportações de vacina contra Covid-19. China produz quase a metade das vacinas em todo o mundo.

Rússia confirma primeiros casos de nova variante e restringe viagens. Depois da identificação da nova cepa, os estrangeiros do sul da África estão impedidos de entrar no país.

AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

314 milhões e 661 mil doses de vacinas contra a Covid foram aplicadas desde o começo da vacinação. Proporcionalmente, mais que os Estados Unidos.

Dias melhores virão. Com certeza.
Até amanhã bem cedinho. Se Deus quiser.

Para receber no seu celular o áudio do Podcast Ivan Maurício é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 86067127.

Podcast Ivan Maurício agosta está no Spotify

Inscreva-se no “Canal Ivan Maurício” no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCaXe_35VYXjqd1B9jANaVDQ

Acesse o Blog Ivan Maurício: https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/

Inscreva-se no “Ivan Maurício Podcast” no Telegram.

Curta no Twitter: https://twitter.com/ivanmauricio

E no Facebook: https://www.facebook.com/ivan.mauricio.75
[03:06, 07/12/2021] Ivan Mauricio: https://open.spotify.com/show/3Gjxg9YP9lm1KRpqHSjtvt
[03:07, 07/12/2021] Ivan Mauricio: Mila Moreira, atriz e modelo, morre aos 75 anos. Fez sucesso em novelas como Plumas e Paetês e Marrom Glacê.(foto)

Atlético de Salgueiro lança novos uniformes para a temporada 2022: Pernambucano, Copa Brasil e Série D do Brasileirão

07/12/21

GE- Salgueiro

blogfolhadosertao.com.br


Uniformes do Salgueiro para a temporada 2022 — Foto: Rodrigo Avelar / SAC

Uniformes do Salgueiro para a temporada 2022 — Foto: Rodrigo Avelar / SAC

O Salgueiro lançou os uniformes que serão utilizados pelo clube durante a temporada 2022, quando o time vai disputar o Pernambucano, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D. Os novos mantos do Carcará foram apresentados em desfile, realizado no final da tarde do domingo, no shopping da cidade.

Os uniformes forma confeccionados pela PraticSport. As peças podem ser compradas na loja oficial do Salgueiro ou pelo WhatsApp (87) 98878-8930, por R$ 140.

Confira as fotos
Novos uniformes do Salgueiro — Foto: Rodrigo Avelar / SAC

Novos uniformes do Salgueiro — Foto: Rodrigo Avelar / SAC

Uniformes do Salgueiro para a temporada 2022 — Foto: Rodrigo Avelar / SAC

Uniformes do Salgueiro para a temporada 2022 — Foto: Rodrigo Avelar /SAC

Uniformes do Salgueiro para a temporada 2022 — Foto: Rodrigo Avelar /SAC

Uniformes do Salgueiro para a temporada 2022 — Foto: Rodrigo Avelar /SAC

Uniformes do Salgueiro para a temporada 2022 — Foto: Rodrigo Avelar / SAC

Uniformes do Salgueiro para a temporada 2022 — Foto: Rodrigo Avelar / SAC

Uniformes do Salgueiro para a temporada 2022 — Foto: Rodrigo Avelar / SAC

Uniformes do Salgueiro para a temporada 2022 — Foto: Rodrigo Avelar / SAC

Uniformes do Salgueiro para a temporada 2022 — Foto: Rodrigo Avelar / SAC

Uniformes do Salgueiro para a temporada 2022 — Foto: Rodrigo Avelar / SAC

Na penúltima partida da Série A , Sport bate a Chapecoense (também rebaixada) por 1 x 0

07/12/21

Por William Tavares
blogfolhadosdertao.com.br
Prata da casa marcou o tento que garantiu o triunfo por 1×0, na Arena Condá, pela Série A
Juba comemora gol
Juba comemora gol – Foto: Anderson Stevens/ Sport Club do Recife

Já rebaixados, Chapecoense e Sport tinham “objetivos morais” a serem alcançados no duelo desta segunda (6), na Arena Condá, pela 37ª rodada. Os mandantes queriam evitar a pecha de ter a pior campanha da história dos pontos corridos da Série A. Meta que esbarrou no golaço de Juba. O Leão venceu por 1×0 e terminou sua participação como visitante no torneio com um triunfo. O compromisso derradeiro dos rubro-negros (19º, com 37) será na quinta (9), perante o Athlético/PR, na Arena de Pernambuco.

De início, nem parecia um jogo entre dois times sem ambições na Série A. Basta dizer que, antes dos 10 minutos, o árbitro já precisou sacar o cartão vermelho para expulsar Geuvânio, da Chapecoense, após falta dura em Zé Welison. Ninguém pode falar que faltou disposição aos times. Quanto à qualidade técnica…ela passou longe.

Embora com um a mais em campo, o Sport arriscou pouco e passou longe de pressionar a Chape. As melhores chances foram em chutes de fora da área – mesma estratégia que os mandantes adotaram. Trellez e Mikael ocupavam o mesmo espaço na área e não conseguiam encaixar ofensivamente.

As entradas dos pratas da casa Juba, Cristiano, Pedro Victor e Flávio acordaram o Sport na partida. Já na primeira jogada, o lateral cruzou na medida para Mikael, de cabeça, quase abrir o placar. Com mais posse de bola, o Leão ainda carecia de criatividade.

O placar de 0x0 explicava um dos motivos que fez ambos os times serem rebaixados: o fraco aproveitamento no ataque. Donos dos dois piores ataques do torneio, Chape e Sport não faziam por merecer algo diferente. Eis que, aos 42, Luciano Juba muda a história. Um chute de longe, que acerta o travessão e morre no fundo das redes. O primeiro gol do garoto no profissional. O da vitória.

Ficha técnica

Chapecoense 0

João Paulo; Ronei, Joílson, Ignácio e Mancha; Renê Júnior (Busanello), Moisés (Ryan), Marquinhos e Mike (Rodriguinho); Geuvânio e Perotti (Henrique). Técnico: Felipe Endres.

Sport 1

Mailson; Ewerthon, Sabino, Thyere e Chico (Luciano Juba); Marcão (Ronaldo), Zé Welison (Cristiano), Everton Felipe e Gustavo (Pedro Victor); Tréllez (Flávio) e Mikael. Técnico: Gustavo Florentín.

Local: Arena Condá (Chapecó (SC)

Bolsonaro abre o jogo: “Não vou dizer que meu governo não tem corrupção”

07/12/21

Correio Braziliense

blogfolhadosertao.com.br

“Se tiver qualquer problema no meu governo, a gente vai investigar. Eu não posso dar conta de mais de 20 mil servidores comissionados, mais ministérios com 300 mil funcionários”, afirmou o presidente

 

 (crédito: Isac Nóbrega/PR)
(crédito: Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro disse  nesta segunda-feira (6/12) que não iria afirmar que não há casos de corrupção em seu governo. No entanto, salientou que, se ocorrer, será devidamente investigado. A declaração ocorreu durante conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

“Não vou dizer que meu governo não tem corrupção porque a gente não sabe o que acontece. Se tiver qualquer problema no meu governo, a gente vai investigar. Eu não posso dar conta de mais de 20 mil servidores comissionados, mais ministérios com 300 mil funcionários. A grande maioria são pessoas honestas?”, apontou.

No entanto, o chefe do Executivo já disse em várias ocasiões que seu governo não possui casos de corrupção. Em um deles, no discurso da ONU, ele destacou que governa há 2 anos e 8 meses “sem qualquer caso concreto de corrupção”.

Em julho, diante da investigação da CPI da covid-19, Bolsonaro voltou a afirmar que, apesar da propensão para malversação de recursos públicos e dos supostos esquemas envolvendo a pasta, seu governo não tem casos de corrupção

Alepe debate impactos da seca no semiárido pernambucano

07/12/21

Deputados Jô  Cavalcanti e Doriel Barros

 

O semiárido ocupa cerca de 87% do território pernambucano, abrangendo 122 municípios, em que vivem três milhões e setecentas mil pessoas, das quais cerca de quinhentas e oitenta mil vivem da agricultura familiar. Os dados foram apresentados em audiência pública realizada conjuntamente pelas Comissões de Agricultura e de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta segunda. O pedido para a realização do encontro partiu da ASA-PE, Articulação no Semiárido de Pernambuco, rede que atua na defesa dos direitos dos povos e comunidades da região.

O representante da entidade, Alexandre Pires, se preocupa com os efeitos da seca e solicitou a estruturação dos comitês e das políticas públicas voltadas para os pequenos agricultores. Ele afirmou que a falta de diálogo com o Governo do Estado dificulta a proposição de soluções para o semiárido. “Para a gente, ela é muito importante, essa audiência, porque ela nos dá oportunidade da gente poder expor para a sociedade quais são os limites que, na nossa casa, tem sido sempre limites bastante grandes, da garantia da participação por parte do Governo do Estado de Pernambuco, da participação social. Na verdade, a gente, enquanto organizações da sociedade civil, nós temos nos sentido alijados, excluídos do processo de discussão.”

Em março deste ano, o Governo do Estado decretou situação de emergência em cento e nove municípios do semiárido devido à estiagem. Apesar dos decretos, os participantes disseram que pouco tem sido feito para amenizar a situação dos moradores dessas cidades. É o que afirma a codeputada Joelma Carla, representante do mandato coletivo Juntas, do PSOL. “Diversas famílias agricultoras relatam sobre o impacto ocasionado pela falta da chuva, além de fragilidades na operação carro pipa, na previsão da perda de safra e do aumento no preço dos alimentos da região. Somado a tudo isso, essas famílias ainda enfrentam os efeitos da pandemia da Covid-19, dessa crise econômica e de um Governo Federal que retira direitos sociais e destrói as políticas públicas e protetivas.”

O professor Geraldo Eugênio, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, destacou que a discussão sobre a seca deve ser permanente, já que trata-se de um fenômeno cíclico. Entretanto, ressaltou que o tema não foi citado por nenhum dos candidatos nas últimas eleições presidenciais. Para mudar esse quadro, defendeu a interiorização das universidades e dos debates sobre o assunto. “A expansão das universidades, da educação no semiárido, é extremamente positiva. São nesses jovens que estão realmente hoje ingressando e saindo dessa universidade que nós iremos ter o futuro do semiárido de forma diferente e consolidada. Enquanto se der a gestão de secas a partir de comissões centradas no Recife, vocês vão me desculpar, mas não tem a mínima chance de ter sucesso, como não teve sucesso em nenhum local do mundo.”

A Secretaria de Agricultura do Governo do Estado não enviou representante à audiência pública. Os convidados das pastas de Educação e Esportes, Meio Ambiente, Planejamento e Gestão e Casa Civil se colocaram à disposição para articular soluções para os problemas apresentados pelas sete entidades participantes do encontro.

Os deputados Doriel Barros, do PT, e Jô Cavalcanti, das Juntas, do PSOL, se comprometeram a cobrar respostas do Governo do Estado. O vídeo completo da audiência pública está disponível no canal da TV Alepe no Youtube.