Afogados da Ingazeira amplia testagem da população para covid-19

05/08/20

Ascom PMAI/blogfolhadosertao.com

 

Miniatura do anexo

Por determinação do Prefeito José Patriota, a Secretaria Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira vai ampliar ainda mais a testagem da população para covid-19. Até ontem (04), 1.799 afogadenses já haviam sido testados para a doença.

Além dos mil testes rápidos adquiridos com recursos próprios pela Prefeitura, dos testes RT-PCR obtidos via convênio firmado entre a AMUPE e a UFPE e dos testes de swab feitos no LACEN – laboratório do Governo de Pernambuco, a Prefeitura está licitando a compra de mais seis mil testes. A informação foi repassada pelo Vice-Prefeito Alessandro Palmeira, durante a testagem do idosos da ASAVAP, realizada nesta terça (04), com as presenças do Vice-Prefeito e do Secretário de Saúde de Afogados, Artur Amorim.

“A ampliação da testagem, a identificação e isolamento dos casos positivos, suspeitos e seus contatos, tem se mostrado a maneira mais eficaz de controlar a proliferação desenfreada do vírus em nossa cidade. Aliado, é claro, ao monitoramento rigoroso do isolamento dessas pessoas, e ao uso de máscaras por todos que precisarem sair de casa,” destacou o Vice-Prefeito Alessandro Palmeira.

Segundo o Vice-Prefeito, a meta preconizada pela Organização Mundial de Saúde, é a testagem de pelo menos 25% da população. Poucos, ou nenhum município do Brasil, conseguiram ainda atingir essa meta. O Brasil continua sendo um dos países que menos testa para covid-19 no mundo. Em comunidade oficial, divulgado ainda em Abril, a OMS já recomendava ser “essencial ter dados acurados em tempo real sobre os testes dos suspeitos, o isolamento e rastreamento dos contatos e a capacidade de atendimento dos serviços de saúde”. 

Sobre a testagem na ASAVAP, temos a felicidade de informar que todos os 60 idosos testaram negativo para a doença. “Quero, em nome da Prefeitura, parabenizar os cuidadores e os responsáveis pela ASAVAP, por manterem um rigoroso protocolo de acesso à instituição, o que vem salvaguardando e protegendo a vida dos idosos, mantendo eles longe da ameaça do coronavírus,” finalizou Alessandro Palmeira.

Deixe um comentário