Comissão de Mulheres da FENAJ lança pesquisa sobre mães jornalistas e pandemia

11/08/20
Fenaj/blogfolhadosertao.com

O questionário poderá ser respondido até o dia 17 de agosto de 2020, pelo link https://forms.gle/XLm5AXQwksJiqQyH7 e leva entre três e cinco minutos para ser preenchido.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), por meio da sua Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas, lançou na última  sexta-feira a pesquisa “Mães jornalistas e o contexto da pandemia”, em um esforço para mapear a situação das profissionais do Jornalismo em relação ao exercício cumulativo de atividades laborais, afazeres domésticos e cuidados com os filhos.

A pesquisa é um esforço necessário para compreender os dilemas que estão sendo enfrentados pelas mães jornalistas que, a despeito de exercerem uma atividade essencial, também não deixam de acumular outras responsabilidades decorrentes da divisão sexual do trabalho, como os cuidados com o lar, os filhos e parentes.

De acordo com Samira de Castro, segunda vice-presidenta da FENAJ e integrante da Comissão de Mulheres, a Federação já realizou este ano, por meio de seus Departamentos de Saúde e de Mobilização, duas pesquisas relativas à saúde e às condições de trabalho de toda a categoria em meio à crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.

“Mas a Comissão de Mulheres se propôs a realizar esse novo levantamento a partir de uma pesquisa da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), cuja principal constatação foi de que mais da metade das mulheres jornalistas experimentou um aumento das desigualdades de gênero na pandemia. Por isso, queremos agora obter informações sobre mães jornalistas brasileiras nesse atual contexto que envolve adoecimentos, cuidados familiares, teletrabalho e educação dos filhos”, explica a dirigente.

A pesquisa “Mães jornalistas e o contexto da pandemia” contempla questões sobre o perfil dessas trabalhadoras, as condições de trabalho, a situação familiar dessas mulheres e a opinião delas sobre a volta às aulas presenciais dos filhos. “Também achamos importante inserir as jornalistas no debate sobre o retorno às aulas presenciais, que já vem sendo feito pelas trabalhadoras e mães de diversas categorias, notadamente as ligadas à Educação”, completa Aline Rios, representante do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindijorPR) na Comissão de Mulheres da FENAJ.

Com a divulgação do questionário, agora o esforço da Comissão de Mulheres da FENAJ se concentra em mobilizar mães jornalistas do Brasil todo para participarem do levantamento.

Proposta de reforma tributária apoiada por governadores é detalhada pelo secretário da Fazenda de Pernambuco

11/08/20
Ascom/Alepe/blogfolhadosertao.com
Secretário da Fazenda Décio Padilha

É um verdadeiro manicômio tributário. Nós estamos diante de um manicômio tributário. Então o Comsefaz, diante desse primeiro item, de uma destruição, nos últimos vinte e poucos anos, do ambiente de negócios do país, o Comsefaz entendeu em montar um comitê com 13 secretários dos 27, eu coordenando, e sempre levar os estudos para o grande grupo, aprovar e depois levar para o fórum dos governadores, e assim foi feito”.

A avaliação sobre a complexidade do sistema tributário brasileiro e a necessidade da reforma foi apresentada nessa terça pelo secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, durante reunião extraordinária remota da Comissão de Finanças da Alepe. O gestor estadual defendeu a proposta elaborada pelos secretários da Fazenda dos Estados e encabeçada pelos governadores, que simplifica o sistema ao substituir cinco impostos por dois, criando o chamado IVA Amplo. Esse tributo sobre bens, direitos e serviços viria para substituir PIS, COFINS e o Imposto sobre os Produtos Industrializados (IPI), no âmbito federal, além do ICMS nos Estados e o ISS, principal fonte de arrecadação dos municípios.

Segundo Padilha, a proposição, que tramita no Congresso como substitutivo, cria harmonia nacional em torno do tema, e tem a simpatia do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia. A tão criticada regressividade tributária, com o pobre pagando mais do que o rico, também é alvo de mudanças sugeridas pelo comitê nacional de secretários.

Já a primeira parte da proposta de reforma tributária do Governo Federal, encaminhada em julho ao Congresso, recebeu críticas do secretário da Fazenda. Décio Padilha citou pontos negativos como a tramitação em regime de urgência, a discussão dividida por etapas, além da criação do Imposto sobre Transações Financeiras: “Tributo sobre transação financeira é a velha CPMF com nome diferente, extremamente regressiva, essa terceira ou quarta fase da proposta do Governo Federal que o comitê nacional é contrário, ela é regressiva porque é uma alíquota de 0,2%, para arrecadar 60 bi ao ano”.

O secretário explica que a contribuição penaliza os mais pobres e é extremamente cumulativa, incidindo sobre operações como a aquisição de insumos, vendas pelo varejo e atacado, e na compra efetuada pelo consumidor final. Padilha ainda responsabilizou o modelo tributário brasileiro atual pela “destruição” do ambiente de negócios e alertou que a queda do PIB nacional deve chegar a 6% no final do ano.

A apresentação do secretário contou com a participação de vários deputados. Isaltino Nascimento, do PSB, opinou que a proposta do Governo Federal de unificar PIS e COFINS ameaça políticas públicas de saúde e assistência social: “Agora o Governo pretende acabar com isso, reduzir a alíquota e isso significa inviabilizar, na minha ótica, a ação pro SUS e pro SUAS, essa é a minha leitura.” Isaltino acrescentou que um debate tão relevante para o país não deveria ocorrer em período pré-eleitoral, e que a discussão deve passar antes pelas Assembleias e prefeituras.

População de rua de Arcoverde recebe ações de Assistência Social para enfrentamento ao Covid-19

11/08/20

Ascom/PMA/bblogfolhadosertao.com

 

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Arcoverde dá continuidade para ações de enfrentamento às desigualdades sociais, tendo como público prioritário a população de rua. As ações de identificação dessa população visam ofertar orientações e formas de prevenção envolvendo o Coronavírus, reduzindo o contágio que, diante do cenário de crise econômica provocada pela pandemia, tem exigido do poder público políticas para amenizar a situação da referida população vulnerável, que enfrenta uma série de dificuldades em garantir o mínimo para sobreviver.

Durante esta semana, de 10 a 14 de agosto, a equipe de abordagem social composta por assistente social, psicólogos e educadores sociais estará mapeando os territórios mais vulneráveis e identificando esses atores, além de distribuir o jantar e insumos como máscara e álcool em gel.

A partir do próximo dia 17, a Secretaria de Assistência Social, com o apoio do SESC – Serviço Social do Comércio, estará implantando a Arena Emergencial de Apoio a População em Situação de Rua, a qual vai funcionar na quadra do SESC Arcoverde, das 10h às 14h, ofertando ações de saúde e cidadania, além da entrega de alimentação e kit de higiene pessoal à população em situação de rua.

“Essa é mais uma ação da gestão da Prefeita Madalena Britto, que busca alcançar a todos, principalmente aqueles que mais precisam”, afirma Patrícia Cursino Padilha, secretária de Assistência Social de Arcoverde.

“Garantir os direitos fundamentais à população excluída da sociedade é também buscar mecanismo de combater o avanço da infecção da Covid-19. Juntos vamos fazer a inclusão e cidadania ganharem as ruas”, ressalta Patrícia.

Fotos: PMA/Divulgação

Concurso literário e uma live marcam os 92 anos de emancipação política de Cabrobórário e live

11/08/20

Ascom/blogfolhadosertao.com

As comemorações dos 92 anos de reemancipação política administrativa da cidade de Cabrobó, no sertão de Pernambuco, serão diferentes como medida preventiva contra o novo coronavírus. Para fortalecer a cultura nordestina, a Secretaria Municipal de Educação – SEDUC, realiza o concurso literário “Cabrobó, nossa terra, nosso orgulho”, com a participação de estudantes da rede pública municipal de Ensino Fundamental (do 5º ao 9° ano) nas categorias História em Quadrinhos, Poema, Memória, Crônica e Artigo de Opinião. Obras inéditas, escritas em língua portuguesa.

De acordo com a secretária de Educação do município, Wilkislaine Carvalho, as etapas de criação e apresentação das produções já estão movimentando as escolas, de forma virtual. “A culminância, também de forma virtual, acontecerá no dia 11 de setembro, dia do aniversário da cidade, com a divulgação dos premiados e a apresentação dos trabalhos nas categorias”, ressaltou.

Ainda segundo a secretária, no dia do aniversário da cidade será realizada uma live com a participação de vários artistas da região e apresentação de diversas curiosidades históricas de Cabrobó. “Na live iremos premiar os ganhadores do 1º lugar de cada gênero literário com um Tablet; 2º lugar: 01 mini caixa de som e no 3° lugar: 01 fone de ouvido supra articular”, concluiu.

Os textos enviados pelas escolas passarão por uma comissão julgadora formada por três professores da área de língua portuguesa, não sendo permitido fazer parte da comissão, professores das escolas participantes.

A comissão escolherá 03 (três textos de cada gênero, logo após os 3 textos, passarão por uma avaliação pública que começa a partir das 00h às 23h, do dia 08 de setembro e será realizada uma votação por meio de curtidas nas redes sociais Instagram: ttps://www.instagram.com/seduc_cabrobo/?hl=ptbr ; e o Facebook: https://www.facebook.com/seduc.cabrobo da Secretária de Educação.

O impacto da pandemia de Covid-19 na saúde da mulher

11/08/20

blogfolhadoseertao.com

* Liziê Franco

 

A pandemia do novo coronavirus impacta diretamente na saúde das mulheres sendo um dos grupos mais vulneráveis visto que constituem um arcabouço injusto de desigualdades sociais, culturais, econômicas, e políticas. No decorrer de décadas as mulheres sempre encontraram barreiras da assistência no sistema público de saúde seja preventiva, reprodutiva, curativa ou hospitalar principalmente aquelas em condições de extrema pobreza.

Apesar de nos últimos anos as políticas públicas de saúde da mulher sofrer avanços através de implantações significativas no seu contexto histórico como a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher , o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal , a Política Nacional de Direitos Sexuais e Reprodutivos, a Política Nacional de Atenção Integral a Reprodução Humana Assistida , a Política Nacional de Planejamento familiar e Plano Integrado de Enfrentamento da Feminização da Epidemia de Aids, a Política Nacional pelo Parto Natural e Contra Cesáreas Desnecessárias não garantiu o direito ao acesso diante a pandemia da Covid-19

A interrupção de serviços preventivos e curativos foi evidenciada no decorrer da pandemia comprometendo em diversos aspectos a saúde da mulher. Manter o acesso a serviços essenciais como testagens, tratamentos, vacinações, exames de prevenção para câncer cervical e mamário, planejamento familiar é de extrema importância e terá reflexo nos próximos meses que sucedem a pandemia. Não devemos esquecer que os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres permanecem vigentes durante e após pandemia do novo coronavirus.

Estudos comprovam a associação do aumento de gestação indesejada com a diminuição do acesso a contraceptivos o que pode implicar em abortamentos induzidos e clandestinos submetendo a risco de morte principalmente nas mulheres jovens, pobres, sem companheiros e ausência de apoio familiar. Segundo a Organização Mundial de Saúde cerca de 74 milhões de mulheres no mundo que vivem em países de rendas médias e baixas engravidam desintencionalmente dessas 25 milhões realizaram abortos em condições inseguras ocasionando 47 mil mortes maternas.

No Brasil cerca de 500 mil abortos inseguros são realizados anualmente. Estatísticas como essa comprovam a gravidade e a complexidade da gravidez indesejada tornando um importante problema de saúde pública. Reafirmar e colocar em prática políticas públicas estruturadas e efetivas de atenção à saúde da mulher pautada no cenário pandêmico e pós-pandêmico do novocoronavirus assegurando protocolos de segurança sanitária bem como o acesso a todos os procedimentos, tratamentos, educação sexual, planejamento familiar inerente à saúde feminina conduz a consolidação da garantia dos direitos a saúde e humanos.

*Sanitarista e trabalha no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco

As notícias mais importantes do dia estão aqui no Podcast do jornalista Ivan Maurício

11/08/20
blogfolhadosertao.com

1 – Companhias Aéreas baixam preços. Pela 1ª vez, maioria paga menos de R$ 300 para voar.

2 – Chacina deixa cinco mortos e 12 feridos em Ipojuca, no Grande Recife. Entre os mortos, estão três homens e duas mulheres.

3 -Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, ontem, a segunda fase da vacina contra o novo coronavírus que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.

4 – Ministério Público Federal denuncia presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e mais nove por suspeita de desvio de mais de R$ 2,5 milhões do Sesi – Serviço Social da Indústria.

Em documento, Presidência da República associa mortes de covid-19 no Brasil a governadores e prefeitos.Em relatório enviado pelo Palácio do Planalto a parlamentares da base do governo no Congresso, nomes de governadores e prefeitos estão vinculados à quantidade de óbitos nos seus respectivos estados e municípios. Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aparece em primeiro, com 13.352 novos diagnósticos da covid-19. Na sequência, estão os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 4.569; da Bahia, Rui Costa (PT), com 3.509; de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 3.400; e de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), com 3.167. No ranking dos prefeitos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), é o primeiro, com 213.507 ocorrências. Brasília aparece na sequência, com 121.824, mas o documento não incluiu o nome do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), no documento. Completam a lista os prefeitos do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), com 74.403 casos; de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), com 62.226; e de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), com 43.907.

Entrevista coletiva de Trump é interrompida por tiroteio próximo à Casa Branca. Minutos após o início da entrevista, sobre os decretos assinados no fim de semana, o mandatário americano foi retirado da sala rapidamente. Serviço secreto atira em suspeito do lado de fora da Casa Branca.

AJUDA HUMANITÁRIA

Ministério da Saúde enviará 300 ventiladores pulmonares e 100 mil máscaras ao Líbano. Primeiro-ministro do Líbano anuncia renúncia do governo. Renúncia de premiê do Líbano deve aumentar instabilidade política. Juiz federal Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, decidiu ontem autorizar a viagem do ex-presidente Michel Temer (MDB) ao Líbano, que será o chefe da missão humanitária.

Presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli está no quarto e passa bem, mas ainda sem previsão de alta. Diagnosticado com pneumonite alérgica.

Ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio não homologa acordo de Onyx Lorenzoni para encerrar investigação de caixa 2.

União foi condenada pela Justiça a pagar R$ 59 mil de indenização por ofensas do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, ao coordenador da Lava Jato no Paraná, Deltan Dallagnol. Ministro Gilmar Mendes usou os seguintes adjetivos para se referir aos integrantes da Lava Jato: “cretinos”, “gentalha”, “covardes”, “gângster”, “espúrios” e “vendilhões do templo.

Fundação Joaquim Nabuco recebe doação de cerca de 30 mil itens de valor documental e intelectual do acervo do ex-governador Miguel Arraes.

ECONOMIA

Companhias Aéreas baixam preços. Pela 1ª vez, maioria paga menos de R$ 300 para voar. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelam que o valor médio das passagens domésticas está em R$ 270,37 por trecho. Esse é o menor valor nominal da série histórica iniciada em 2002.

Na crise da covid-19, bancos privados emprestaram mais a grandes empresas do que as PMEs. Grandes bancos cuidaram de seus grandes clientes durante a pandemia. Informa o jornalista Fernando Castilho, colunista de economia do Jornal do Commercio.

BTG Pactual informou, ontem, que o ex-secretário do Tesouro Nacional Mansueto Almeida será sócio e economista-chefe do banco a partir de janeiro, após cumprir quarentena de 6 meses.

VIOLÊNCIA

Chacina deixa cinco mortos e 12 feridos em Ipojuca, no Grande Recife. Entre os mortos, estão três homens e duas mulheres. Polícia acredita que o crime ocorrido na noite do domingo, em dois locais na cidade, foi motivado pela disputa pelo comando do tráfico de drogas na região.

Uma operação contra o tráfico interestadual de drogas resultou na apreensão de uma metralhadora calibre ponto 30, com capacidade para derrubar helicópteros e destruir carros-fortes. Na ação, a polícia pernambucana recolheu 232 munições para esta arma e dois fuzis, calibres 556 e 762, além de entorpecentes. Cinco pessoas foram presas, sendo quatro em Pernambuco e uma, no Rio Grande do Norte.

Blogueiro Áquila Bruno Silva, 36 anos, e o seu filho de 11 anos, foram executados, em Rio Formoso, litoral sul de Pernambuco.

CORRUPÇÃO EM PAULISTA

Prefeito do Paulista, Júnior Matuto (PSB), foi reempossado, na Câmara Municipal da cidade. Dos quinze vereadores daquele município, apenas oito compareceram a cerimônia. Junior Matuto foi afastado da Prefeitura durante a deflagração de operações policiais para investigar crimes como peculato e lavagem de dinheiro. Porém, na última quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu uma liminar que determinou a suspensão do afastamento do prefeito e autorizou a sua volta ao comando de Paulista.

E MAIS CORRUPÇÃO

Ministério Público Federal denuncia presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e mais nove por suspeita de desvio de mais de R$ 2,5 milhões do Sesi – Serviço Social da Indústria. Segundo Ministério Público Federal, além de Robson Braga, foram denunciados outros então dirigentes da entidade e empresários investigados na Operação Fantoche. Sérgio Xavier, ex-secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do governo Paulo Câmara e um dos responsáveis por construir o programa de Governo de Marina Silva à Presidência, agora é um dos denunciados na operação Fantoche. Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra Sérgio Xavier e mais nove pessoas investigadas por desvio de mais de R$ 2,5 milhões do Serviço Social da Indústria (Sesi), liberados em contrato de patrocínio do projeto Relix Pernambuco 2014, firmado entre o Departamento Regional do Sesi no estado e o Instituto Origami. A denúncia é a primeira decorrente da Operação Fantoche, deflagrada em fevereiro de 2019, em razão de fraudes em licitações e contratos para desvio de recursos públicos.

Ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho não precisa mais usar tornozeleira eletrônica, determina Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal. Ricardo Coutinho é acusado de desviar 134 milhões da Saúde e da Educação. Gilmar Mendes é campeão em facilitar a vida de denunciados.

DESVIO DE RECURSOS DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) deu início à fase de julgamento da auditoria especial que trata da compra, por parte da Secretaria de Saúde do Recife, de ventiladores pulmonares ainda não liberados para utilização em seres humanos – os famosos respiradores de porcos. As compras já foram alvos de duas operações da Polícia Federal na sede da Prefeitura do Recife (Operação Apneia e Operação Apneia II). Apesar de a Gerência de Contas da Capital já ter concluído a auditoria desde 26 de junho e dos envolvidos terem sido notificados para apresentar defesa até 29 de julho, o diretor Financeiro, Felipe Soares Bittencourt, não apresentou suas alegações no prazo, solicitando adiamento, concedido pelo relator, conselheiro Carlos Neves, que já foi advogado eleitoral do PSB.

COVID EM PERNAMBUCO

Com mais 247 casos e 29 mortes, Pernambuco registra 105.381 confirmações e 6.970 óbitos pela Covid-19. Do total de 29 mortes confirmadas, ontem, 16 óbitos aconteceram entre os dias 26 de junho e 6 de agosto. 13 ocorreram nos últimos três dias.

Escolas privadas cobram do Governo de Pernambuco urgência na divulgação de data para volta às aulas presenciais.

Shoppings do Grande Recife voltam a operar até às 22h.

Representantes de várias categorias ligadas ao setor de eventos se reuniram, ontem, no Centro do Recife. Eles defenderam, ao menos, a realização de casamentos e formaturas.

Está valendo desde ontem o toque de recolher em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, após o aumento do número de casos da Covid-19 no município. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). A medida valerá das 20h às 05h, até o dia 24 de agosto.

COVID NO BRASIL

Ministério da Saúde registrou ontem 22.048 novos casos e 703 mortes por Covid-19. Ao todo, o país soma 3.057.470 diagnósticos e 101.752 mortes pela doença causada pelo novo coronavírus. 2.163.812 brasileiros tenham se recuperado da doença.

Rio de Janeiro autoriza volta de eventos corporativos e de negócios.

Cerca de 110 mil alunos voltaram às aulas presenciais em Manaus nesta segunda.

Campeonato Brasileiro muda regras para testes de Covid após problema na 1ª rodada. Clubes poderão escolher laboratório. Jogo entre Goiás e São Paulo foi adiado no domingo.

COVID NO MUNDO

Mundo ultrapassa 20 milhões de casos oficiais de coronavírus. O registro ocorre cerca de um mês e meio depois da confirmação dos primeiros 10 milhões de casos, confirmados em 28 de junho.

Por covid e violência, Embaixada dos Etados Unidos alerta americanos a não viajar ao Brasil.

Ator espanhol Antonio Banderas anunciou, ontem, por meio do Twitter, que testou positivo para o novo coronavírus. O ator completa 60 anos nesta mesma data, e disse que está comemorando seu aniversário em quarentena.

AGORA A BOA NOTÍCIA
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, ontem, a segunda fase da vacina contra o novo coronavírus que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Com isso, os voluntários brasileiros que já receberam a primeira dose poderão tomar a segunda respeitando um intervalo entre 4 e 6 semanas. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União.

Dias melhores virão
Até amanhã bem cedinho