Sucesso: Amupe atinge a marca de 3,5 milhões de EPIs distribuídos

04/08/20

 

Por  Eunice Couto/blogfolhadosertao.com
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo  
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) concluiu ontem (03/08), o processo de entrega de mais de 1,2 milhão de máscaras cirúrgicas, com três camadas, para os municípios pernambucanos. Finalizada a logística, a entidade atinge a marca de 3,5 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) distribuídos para as 184 cidades pernambucanas.Desde o início da pandemia causada pela covid-19 em Pernambuco, a Amupe está ao lado dos municípios, orientando as gestões e articulando pleitos de interesse público do povo pernambucano. Além dos EPIs distribuídos, a Associação também entregou às prefeituras 100 mil testes rápidos para o coronavírus e 50 mil litros de álcool 70%.

Desde a semana passada, partes dos materiais já chegaram nas sedes das Gerências Regionais de Saúde de todo Sertão e Agreste. Ontem (03), os materiais saíram para as Gerências de Limoeiro, Palmares e Região Metropolitana do Recife. Os municípios serão os responsáveis por retirarem os insumos na Geres de sua região.

Com o intuito de ampliar testagem no Estado, a Amupe também firmou um convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para oferecer 9 mil testes mensais aos municípios pernambucanos a baixo custo  e, recentemente, disponibilizou 160 testes do tipo RT-PCR para comunidades indígenas de Pernambuco.

Para o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, “atingir a meta dos 3,4 milhões de EPIs distribuídos nos dá ainda mais gás para continuar contribuindo no combate ao vírus. O trabalho conjunto está mostrando que a união faz sim a diferença e vamos continuar nos empenhando em prol da vida de cada pernambucano”, completou.

Araripina e Ouricuri retrocedem à Etapa 2 do Plano de Convivência com a Covid-19 após aumento de casos

04/08/20

Imprensa/PE/blogfolhadoseertao.com

 

As duas cidades concentram 70% do número de registros de contágio na região do Araripe

Miniatura do anexo

O Governo de Pernambuco decretou, nesta terça-feira (04.08), o recuo da Etapa 4 para a Etapa 2 do Plano de Convivência com a Covid-19 nos municípios de Araripina e Ouricuri, que integram a IX Gerência Regional de Saúde. O período de isolamento social rígido valerá de 7 a 16 de agosto, quando os dois municípios do Sertão do Araripe terão restrição do funcionamento do comércio apenas aos serviços essenciais. A medida foi tomada em decorrência do aumento no número de casos da doença na região.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, esclareceu que, na direção contrária a da Região Metropolitana do Recife (RMR), foi observado um crescimento do número de solicitações de UTIs para casos suspeitos na 4ª Macroregião de Saúde, da qual Araripina e Ouricuri fazem parte. “Com relação aos casos na semana passada, foram 134 ocorrências de SRAG, sendo quase 60% na nona Geres, que compreende o Araripe”, explicou Longo, ressaltando que as duas cidades concentram 70% de todos os casos da regional, com um total de 52 registrados na última semana.

Ainda de acordo com o secretário, na Semana Epidemiológica (SE) 23 a região apresentou 13 casos suspeitos da doença, enquanto na SE 31 foram notificados 77 casos suspeitos. “Sempre ressaltamos que, caso fosse necessário para salvar vidas, daríamos um passo atrás. Portanto, precisamos que, durante esses dias, a população só saia de casa para o que for verdadeiramente essencial. Temos que reforçar essas atitudes de prevenção para que tenhamos um resultado positivo após esse período”, afirmou.

Entre as medidas do Governo do Estado para ampliar a capacidade de atendimento da Rede Pública está a abertura de mais dez leitos de UTI para os usuários do SUS no Hospital Santa Maria – unidade filantrópica das Medianeiras da Paz, em Araripina. Além disso, nos próximos dias, oito leitos de enfermaria do Hospital Regional de Ouricuri serão transformados em vagas de UTI. Atualmente, nas duas cidades, existem 82 leitos dedicados à Covid-19, sendo 20 de UTI.

Fotos: Pedro Menezes/SEI

Paulo Câmara ressalta as mais de 7 mil vidas salvas em Pernambuco

04/08/20
Imprensa/PE/blogfolhadosertao.com

 

Pesquisa de instituto americano projetou, em maio, cerca de 14 mil mortes no Estado até agosto

 

Paulo Câmara: medidas que deram  bom resultado no combate ao  Covid-19

 

O governador Paulo Câmara confirmou, nesta segunda-feira (03.08), a tendência de queda no número de vítimas da pandemia no Estado, e ressaltou que as medidas tomadas pelo Governo de Pernambuco no enfrentamento ao novo coronavírus conseguiram salvar mais de sete mil vidas. Em maio, o Instituto de Métricas e Avaliação da Saúde (IHME), da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, projetou que no início de agosto, Pernambuco teria contabilizado aproximadamente 14 mil mortes provocadas pela Covid-19.

Após a análise dos dados, foi constatado que o mês de julho registrou menos ocorrências que junho, maio e até mesmo abril, quando houve a aceleração do contágio em Pernambuco. “Essa curva descendente de mortes mostra que chegamos ao início de agosto com mais de sete mil vidas salvas aqui no Estado. Abertura de leitos, distribuição de máscaras, isolamento social, além de um plano de convivência feito com muita responsabilidade são exemplos do nosso esforço, que contribuiu para contrariar a previsão dos especialistas americanos”, afirmou o governador.

Paulo Câmara observou que, mesmo diante desses números, Pernambuco tem um longo caminho pela frente no combate à disseminação do vírus. “Continuamos ampliando nossa capacidade de atendimento em todas as regiões do Estado. Não há vacina, nem medicamento de eficácia comprovada contra a Covid-19. Portanto, a prevenção permanece sendo a nossa melhor estratégia para reduzir a curva de contágio da doença”, concluiu o governador.

O Instituto de Métricas e Avaliação da Saúde é uma organização global de pesquisa que fornece medidas minuciosas dos problemas da saúde mais importantes do mundo e avalia as estratégias utilizadas pelos gestores para resolver tais questões. Dezenove estados brasileiros estavam na lista analisada pela instituição.

Link com o pronunciamento do governador: https://we.tl/t-9dZCpveDG6

Confira a previsão publicada em 25 de maio: http://www.healthdata.org/sites/default/files/files/Projects/COVID/PressRelease_Brasil-Portuguese-0525.pdf

Celpe continua proibida de cortar fornecimento de energia elétrica

04/08/20

Decisão é válida para todos os consumidores residenciais do estado durante o período de pandemia. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Decisão é válida para todos os consumidores residenciais do estado durante o período de pandemia. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Apesar de a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica ter se encerrado na última sexta-feira, em Pernambuco segue valendo a proibição de fazer corte ou suspensão do fornecimento de energia elétrica. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) continua vedada de realizar a interrupção ou suspensão de todos os consumidores residenciais do estado durante o período de pandemia do coronavírus, segundo a Defensoria Pública de Pernambuco. O período de emergência foi decretado pelo governo do estado até o dia 16 de setembro, podendo ser prorrogado, independentemente da qualificação como família de baixa renda.

A Defensoria Pública obteve a liminar concedida pelo juiz Julio Cezar Santos da Silva, da 3ª Vara Cível da Capital, no dia 23 de março. Ela impede que a Celpe suspenda ou interrompa o fornecimento de energia elétrica. Além disso, segundo a decisão judicial, a concessionária deve restabelecer o fornecimento de energia elétrica para os consumidores residenciais que tiverem sofrido corte por inadimplência. Caso contrário, a pena de multa diária é de R$ 10 mil por consumidor afetado e a possibilidade de responsabilização criminal.

A ação da Defensoria Pública foi “proposta diante da essencialidade do serviço perseguido, da necessidade de isolamento domiciliar de toda a população e do impacto econômico-social sofrido pelos trabalhadores, sobretudo os autônomos e os em situação de informalidade, tudo isso decorrente do coronavírus”, afirmou o juiz.

Bolsonaro veta ajuda financeira para profissional de saúde incapacitado por Covid

04/08/20
Por: FolhaPress/blogfolhadosertao.com
 (Foto: Arquivo / Agência Brasil)
Foto: Arquivo / Agência Brasil

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou um projeto de lei que previa uma compensação financeira para os profissionais de saúde que ficassem permanente incapacitados para o trabalho por terem trabalhado no atendimento a pacientes do novo coronavírus. O benefício deveria ser pago pela União.
O veto integral do presidente foi divulgado pela Secretaria-Geral da Presidência e deve ser publicado no Diário Oficial desta terça-feira (4).
A Secretaria-Geral destaca que a proposta do Congresso Nacional tem “mérito” e “boa intenção”, mas afirma haver “obstáculos jurídico que a impedem de ser sancionada”.
O primeiro é que ela cria indenização que configura despesa continuada em período de calamidade, o que vai contra a lei. A proposição -diz o governo- tampouco apresenta estimativa do impacto financeiro da indenização que seria criada, o que contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O texto vetado garantia a compensação ao profissional de saúde incapacitado permanente em razão do seu trabalho de combate à Covid-19. Também estendia o pagamento aos agentes comunitários de saúde que ficassem incapacitados permanentemente por terem realizado visitas domiciliares durante a emergência sanitária.
A redação garantia ainda indenização para o cônjuge, dependente e herdeiros do trabalhador de saúde que tivesse falecido por conta do novo coronavírus e atuado diretamente no atendimento de pacientes da doença ou em visitas domiciliares.
O valor da indenização que seria paga ao profissional de saúde incapacitado era de R$ 50 mil, segundo o projeto de lei.
A proposição vetada também alterava outras normas para determinar que, durante a emergência sanitária, o empregado não precisaria comprovar doença durante os sete primeiros dias de afastamento do trabalho.
O governo argumenta que a matéria já foi objeto de veto presidencial recente por gerar insegurança jurídica.
“Cabe destacar que o veto presidencial não representa um ato de confronto do Poder Executivo ao Poder Legislativo. Caso o Presidente da República considere um projeto, no todo ou em parte, inconstitucional, deverá aplicar o veto jurídico para evitar uma possível acusação de Crime de Responsabilidade. Por outro lado, caso o Presidente da República considere a proposta, ou parte dela, contrária ao interesse público, poderá aplicar o veto político. Entretanto, a decisão final sobre esses vetos cabe ao Parlamento”, destacou a Secretaria-Geral.

 

 

Gonzaga Patriota sai em defesa da meia-entrada para estudantes

o4/08/20

blogfolhadosertao.com

 

Deputado federal Gonzaga Patriota

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) saiu em defesa da permanência do direito da meia-entrada em cinema para os estudantes do país. Para o parlamentar, esse é um dos poucos benefícios que os estudantes possuem para ter acesso à cultura.

“Não podemos dificultar ainda mais o acesso à cultura para os estudantes brasileiros. A meia-entrada é uma lei, sancionada em dezembro de 2013 e regulamentada em 2015. Extinguir essa conquista será um retrocesso”, avalia Patriota.

A Lei prevê a reserva para idosos, estudantes, jovens de baixa renda e deficientes de pelo menos 40% dos ingressos de meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos. Estados e municípios também possuem legislações em vigor sobre o assunto.

Ainda de acordo com o parlamentar, a solução para qualquer problema que prejudique os lucros dos cinemas, seja aumentar a fiscalização e combater as fraudes. “A solução para resolver a questão das receitas dos cinemas não deve ser extinguir um direito conquistado pelos estudantes. É preciso intensificar mais a fiscalização e combater as fraudes conferindo, por exemplo, a validade das carteiras de estudante”, explica.

O Ministério da Economia se posicionou, nesta terça-feira (04), pela extinção das regras que determinam a meia-entrada em cinemas do país. A manifestação, da Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade do ministério, é uma resposta a uma consulta pública da Agência Nacional do Cinema (Ancine) sobre o assunto. Segundo análise da Ancine, 80% dos ingressos comercializados em 2019 tiveram algum tipo de meia-entrada, e o contingente de pessoas que possui algum benefício para acesso ao cinema é superior à metade da população brasileira. A estimativa é que 96,6 milhões de pessoas sejam atingidas pela lei federal da meia-entrada.

IF Sertão-PE: Campus Salgueiro disponibiliza auxílio financeiro para inclusão digital de alunos

04/08/20
Por Robert Pinheiro/blogfolhadosertao.com

O campus Salgueiro do IF Sertão-PE lançou na última sexta-feira (31) um edital de seleção relativo ao auxílio emergencial na modalidade digital. O objetivo do auxílio é proporcionar aos alunos condições de adquirir equipamentos/internet para assistir às aulas online.

Podem concorrer a essa modalidade os alunos que já estavam matriculados nos cursos de nível médio e superior do campus, antes da pandemia, e que não tenham acesso à internet ou a equipamentos como computador e celular. Também é preciso ter renda per capita (por pessoa) da família de até 1,5 salário mínimo.

Ao contrário dos outros auxílios, nessa modalidade, o aluno poderá concorrer mesmo que receba outro tipo de bolsa ou benefício. São 300 vagas para a modalidade “acesso à internet”, com bolsa no valor de R$75, que será paga de agosto a dezembro, ou enquanto durar a suspensão das aulas presenciais, e 80 vagas na modalidade “aquisição de equipamento”, com bolsa única de 800 reais.

Para participar é preciso preencher o formulário eletrônico até o dia 09 de agosto e anexar os documentos solicitados no edital. Os estudantes que forem concorrer ao auxílio devem ficar atentos a um detalhe: a declaração de responsabilidade que deve ser assinada pelos pais ou responsáveis, se o aluno for menor de idade, tem que ser anexada no formulário já com a assinatura, ou seja: o aluno precisa imprimir a declaração, os pais ou responsáveis devem assiná-la, fotografar o documento e anexar ao formulário. Caso não apresente o documento assinado, o aluno pode ser desclassificado.

As notícias mais importantes do dia estão aqui no Podcast do jornalista Ivam Maurício

04/08/20

blogfolhadosertao.com

 

1- Caixa Econômica Federal garantiu ontem que quem teve a conta do Caixa Tem bloqueada não vai precisar esperar o desbloqueio para acessar os recursos do auxílio emergencial de R$ 600.

2 – Ministro da Justiça anuncia novo concurso da Polícia Federal com 2.000 vagas.

3 – Governo de Pernambuco rebate Tribunal de Contas do Estado e nega superfaturamento em testes para coronavírus.

 

 

Ministério da Economia avalia estender auxílio emergencial com valor reduzido até dezembro. A redução precisaria passar por aprovação no Congresso Nacional, uma vez que o governo federal só pode fazer a prorrogação por conta própria se mantiver o valor original. Até o momento o governo destinou R$ 254,4 bilhões para o auxílio emergencial, com despesa mensal de R$ 51,5 bilhões.

Caixa Econômica Federal garantiu ontem que quem teve a conta do Caixa Tem bloqueada não vai precisar esperar o desbloqueio para acessar os recursos do auxílio emergencial de R$ 600. O benefício poderá ser sacado em uma agência da Caixa, de acordo com o calendário de pagamentos do programa.

Governo federal aprovou o pagamento do auxílio emergencial para mais 1,15 milhão de brasileiros. São pessoas que precisaram contestar a primeira avaliação cadastral do governo para entrar na lista de beneficiários dos R$ 600 e vão receber o auxílio a partir de amanhã. Confira o calendário acessando o link no texto do Podcast:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2020/08/03/internas_economia,877969/calendario-do-auxilio-emergencial-de-quem-contestou-pedido-negado.shtml

Ministro da Justiça anuncia novo concurso da Polícia Federal com 2.000 vagas. Perfil para os cargos e o valor dos salários, entretanto, até agora não foram divulgados.

Prouni – Programa Universidade para Todos – divulga hoje o resultado da 2ª chamada do 2º semestre de 2020. Para consultar click no link do texto do Podcast:
http://prouniportal.mec.gov.br/

Ministério da Educação (MEC) divulga hoje os selecionados para o programa de Financiamento Estudantil (Fies). Esta é a seleção do segundo semestre de 2020: 30 mil vagas são oferecidas. O resultado poderá ser conferido na página do Fies. Link no texto do Podcast: http://fies.mec.gov.br/

E MAIS

Fachin derruba decisão de Toffoli que determinava compartilhamento de dados da Lava Jato com Procuradoria Geral da República. Decisão fortalece força tarefa da Lava Jato. Divisão entre procuradores prossegue.

Energia elétrica de inadimplentes pode ser cortada a partir de hoje.

Ministro da Casa Civil, Braga Netto, está com o novo Coronavírus. Além de Braga Netto, outros seis ministros e o presidente Jair Bolsonaro já contraíram a doença.

Maria Aparecida Firmo Ferreira, avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro, apresentou melhora no estado de saúde ontem. O tubos que a ajudavam a respirar foram retirados e ela voltou a utilizar máscara nebulizante no tratamento da covid-19. Michelle Bolsonaro também contraiu o coronavírus.

Ministério Público Federal (MPF) entrou com um recurso judicial pedindo que a União seja obrigada a disponibilizar tratamento ambulatorial precoce a pacientes de covid-19, o que inclui a cloroquina e a hidroxicloroquina.

Aretha Marcos, filha dos cantores Vanusa e Antonio Marcos, afirma que a mãe está com Alzheimer.

Fãs de ‘Chaves’ fazem abaixo-assinado pela volta das séries de Bolaños à TV. Impasse é sobre remuneração de direitos de exibição entre a emissora Televisa e herdeiros de Roberto Gómez Bolaños criador dos personagens.

ECONOMIA

Balança comercial tem superávit recorde em julho. De janeiro a julho, o saldo comercial acumulado foi positivo em US$ 30,383 bilhões de dólares.

Itaú tem queda de 40% no lucro recorrente do segundo trimestre.

Aeroporto do Recife recebe 1º voo internacional pós-coronavírus. Voo da portuguesa TAP chegou na madrugada de ontem com 240 passageiros vindos de Lisboa. Turistas brasileiros continuam barrados na União Europeia.

CAIXA DOIS

A defesa do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), divulgou uma nota, ontem, na qual informou que fechou um acordo com a Procuradoria Geral da República (PGR) para encerrar a investigação sobre caixa dois nas campanhas eleitorais dele em 2012 e em 2014. O ministro admitiu o recebimento de recursos pela JBS não declarados – Caixa Dois – à Justiça Eleitoral e acertou o pagamento de R$ 189 mil em compensação.

CORRUPÇÃO NA ESPANHA

Juan Carlos I, rei emérito da Espanha, comunica que deixará o país em meio a suspeitas de corrupção. Ele notificou a decisão ao filho em uma carta e já abandonou a residência oficial. Juan Carlos é suspeito de manter contas ilegais em países estrangeiros.

DESVIO DE RECURSOS DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA

Governo de Pernambuco rebate Tribunal de Contas do Estado e nega superfaturamento em testes para coronavírus. Em nota oficial Governo de Pernambuco esclarece que a aquisição, de forma complementar à rede estadual, do serviço de processamento e análise de amostras de pacientes suspeitos para Covid-19 por meio da técnica RT-PCR junto ao laboratório privado Genomika, ligado ao Hospital Albert Einstein, não tem qualquer irregularidade e obedeceu todos os trâmites legais da administração pública.

Ministério Público Federal em Pernambuco recorre ao Tribunal Federal TRF-5 para que investigações sobre suposta compra irregular de respiradores pela Prefeitura do Recife voltem à esfera federal. É o caso dos respiradores de porcos que o PSB – Partido Socialista Brasileiro do prefeito Geraldo Júlio – ingressou na Justiça para que a imprensa não chame de respiradores de porcos.

COVID EM PERNAMBUCO

Com mais 431 casos da Covid-19 e 35 óbitos, Pernambuco soma 98.401 confirmações e 6.669 mortes. Dos 35 óbitos, 17 ocorreram entre 12 de junho e 2 de julho. 75.388 pacientes recuperados da doença, o que representa 76,6% do total de infectados pela Covid-19 em Pernambuco. Percentual de recuperados em ascensão.

Em queda, número de casos da Covid-19 no Recife equivale a 16% das confirmações em Pernambuco em julho. Em abril, Recife concentrava 54% dos infectados no estado. Cidade completou 80 dias de redução nas taxas de contaminação da doença, segundo a prefeitura.

Julho foi o menor mês de mortes em Pernambuco.

Alunos da rede estadual terão mais uma parcela de auxílio alimentação na pandemia. Concessão de R$ 50 por estudante foi renovada por causa da prorrogação de suspensão de aulas presenciais até o dia 15 de agosto. São 322 mil estudantes, em todas as regiões do estado.

Sem auxílio da prefeitura, famílias que têm alunos na rede municipal de Olinda cobram kits de alimentação. Os produtos foram fornecidos em abril e maio pela administração municipal, mas as aulas presenciais seguem suspensas.

Governo de Pernambuco divide reabertura de órgãos e entidades públicas em três etapas. Apesar do protocolo pronto, a data de retomada presencial dos serviços públicos ainda não foi anunciada pelo governo.

Lojas do Detran nos shoppings voltam a funcionar.

COVID NO BRASIL

Brasil notificou nas últimas 24 horas 561 mortes em decorrência do novo coronavírus (covid-19), informou o Ministério da Saúde. O total de óbitos pela doença no País chegou a 94.665. Já os casos registrados subiram 16.641 no período, para 2.750.318 contaminações. Do total de casos, 1.912.319 (69,5%) correspondem aos recuperados.

Mortes por Covid-19 caem em SP pela segunda semana consecutiva. Houve uma redução de 8,8% no número de mortes pela doença.

Justiça mantém abertura de escolas particulares do Rio de Janeiro. Justiça do Rio de Janeiro negou, ontem, pedido de liminar feito pelo Ministério Público e da Defensoria Pública do estado para suspender o retorno das aulas das escolas privadas no Rio de Janeiro.

Com sistema híbrido, escolas particulares do Maranhão retomam aulas presenciais.

COVID NO MUNDO

Mundo ultrapassou a marca de 18 milhões de casos confirmados do novo coronavírus. A contagem é feita pela universidade americana Johns Hopkins, que atualiza painel em tempo real com números da pandemia.

Professores fazem carreatas contra volta às aulas nos Estados Unidos.

Portugal não registra mortes por coronavírus pela primeira vez desde março.

Governo britânico paga metade da conta para estimular público em restaurantes. Durante o mês de agosto, todas as segundas, terças e quartas-feiras, quem comer fora só vai pagar metade da conta. O esquema faz parte de um plano das autoridades britânicas para estimular a economia do país, duramente atingida pela pandemia do novo coronavírus.

Jogadores que tossirem deliberadamente em adversários ou árbitros podem receber cartões vermelhos ou amarelos, de acordo com as novas diretrizes, em vigor desde ontem, da Federação Inglesa de Futebol em meio à pandemia de Covid-19.

Argentina proíbe reuniões sociais nas casas.

AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Estão abertas as inscrições para que profissionais da saúde da Grande Florianópolis possam participar como voluntários da pesquisa para uso da vacina tríplice viral para prevenção e redução dos sintomas da Covid-19. O estudo será realizado no hospital da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cada voluntário será testado para Covid-19 antes de iniciar o estudo. Ao todo, o projeto analisará 300 voluntários. A vacina MMR, conhecida como tríplice viral, previne contra sarampo, caxumba e rubéola. A vacina já faz parte do calendário vacinal no país e não tem contraindicação.

Dias melhores virão
Até amanhã bem cedinho