Pela primeira vez, em transmissão on-line, Paulo Câmama empossa Lucas Ramos na Secretaria de Ciência e Tecnologia.

03/08/20

Imprensa/PE/blogfolhadosertao.com

Miniatura do anexo

Nesta segunda-feira (3), o governador Paulo Câmara empossou o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos (PSB), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, transmitida on-line, através do YouTube. Sendo a primeira na história do Estado que uma cerimônia foi realizada desta forma. Ainda contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros (PP) e do ex-secretário da pasta, que reassume o mandato na Alepe, Aluísio Lessa (PSB).O novo secretário destacou a importância do desenvolvimento do setor, ampliando o diálogo com diversas áreas. “Vamos fazer um pacto pelo uso e disseminação consciente da tecnologia como meio de nos aproximar de uma grande rede – setores produtivos, academia, centros de pesquisa e Governo, criando oportunidade para todos aqueles que sonham em transformar nossa sociedade para melhor através da inovação”, afirmou.

Lucas Ramos agradeceu a oportunidade e o convite feito pelo governador. “Nos sentimos honrados em fazer parte dessa equipe de secretários de Estado e confiança do poder executivo em escolher um sertanejo de petrolina em uma pasta tão estratégica para apoiar o crescimento sustentável de Pernambuco. Seguiremos com grande disposição de fomentar o desenvolvimento do nosso Estado por igual, do Sertão ao cais”, disse.

Ao empossar Lucas Ramos, o governador reforçou o compromisso de continuar impulsionando o desenvolvimento do setor no Estado. “Pernambuco vai continuar avançando, se nós tivermos definições muito claras de onde queremos chegar. Apostar em ciência, tecnologia e inovação é apostar no futuro, nas soluções e no enfrentamento às grandes questões nacionais, e isso nós sempre fizemos”, destacou.

Ministro Gilmar Mendes derruba veto do presidente Bolsonaro sobre uso de máscaras

03/08/20

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que liberava as prisões brasileiras de adotarem o uso de máscaras. Com isso, o uso da máscara é obrigatório nas detenções e em estabelecimentos de cumprimento de medidas socioeducativas.

Mendes considerou o veto de Bolsonaro impróprio já que ele baixou a medida depois que a lei já estava publicada e, portanto, valendo. A ação foi apresentada ao Supremo pelo PDT.

Apesar do Congresso Nacional ter aprovado lei que disciplina o uso de máscaras em todo o território brasileiro, em junho, Bolsonaro interditou vários trechos dela, como em relação a órgãos e entidades públicas e em estabelecimentos comerciais, industriais, templos religiosos, instituições de ensino e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas.

Assembleia da Amupe: Prefeitos mostram preocupação sobre a volta às aulas durante pandemia

03/08/20

Eunice Couto/blogfolhadosertao.com

 

Em assembleia da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o governador Paulo Câmara, o secretário de Saúde, André Longo e o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio apresentaram aos prefeitos pernambucanos o planejamento do Estado para a volta às aulas.

 

 

José Patriota e o governador Paulo Câmara em assembleia  da Amupe

Na oportunidade, também foram informados dados preliminares sobre a proliferação do novo coronavírus em diferentes regiões do Estado e os gestores se mostraram preocupados com a retomada do ensino presencial.

Em primeiro momento, o governador Paulo Câmara fez um panorama da situação do coronavírus no Estado e concluiu que a região do Sertão do Araripe é que a que requer mais cuidados. Segundo o secretário de saúde, André Longo, “esperávamos que o avanço positivo ocorresse de forma uniforme em todo o Estado, mas, no Sertão do Araripe, os números não nos agradam. No entanto, nós temos investido muito na ampliação da testagem e agora estamos trabalhando para trazer ao Estado a testagem em massa”, salientou.

No tocante à volta as aulas, o secretário de Educação, Fred Amancio fez uma apresentação do plano de retomada aos prefeitos e afirmou que a ação só será possível caso os dados epidemiológicos do Estado continuem em queda. “A gente só vai retomar com as aulas se os números epidemiológicos continuarem evoluindo de maneira positiva. A educação tem um papel importante na sociedade, pois quanto mais tempo os alunos estão fora da escola, mais cresce a desigualdade. Estimamos um aumento da evasão escolar e será um desafio grande trazer os alunos de volta”, comentou.

O prefeito de Carpina, Manoel Botafogo, afirmou que “um levantamento foi feito e constatamos que 80% dos pais não levarão as crianças para as escolas”. Essa foi a mesma observação da prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, que também se mostrou preocupada com a queda de arrecadação do Fundeb, “o que estamos recebendo só dá pra pagar a folha de pagamento, tivemos uma queda aqui em São Bento de R$ 2,5 milhões”, enfatizou a gestora. Os prefeitos também mostraram consonância com a não retomada das aulas ainda este ano, “um ano se perde e se recupera, a vida nós não podemos perder”, afirmou o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis.

“A reunião foi muito válida. Tudo que ouvi dos prefeitos foi muito importante para construirmos uma agenda única”, frisou o governador Paulo Câmara. O secretário de Educação, Fred Amancio afirmou que “será necessária a ampliação do transporte escolar” e destacou que a perda de conteúdo vai gerar um “impacto negativo, a longo prazo, que os estudantes terão, devido a falta de aulas presenciais”.

Para o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, essa é a primeira reunião de uma série de encontros que podem acontecer com a mesma temática. “Consideramos que essa primeira etapa é de escuta. Cada prefeito traz a preocupação da sua cidade, da sua região. É um assunto complexo que requer cuidado. A decisão desses pontos precisam ter um arranjo que envolve a todos.”, concluiu.

Bolsonaro terceiriza presidência e sai em campanha

03/07/20
blogfolhaosertao.com

Por Helena Chagas*

Jair Bolsonaro está terceirizando a presidência da República para Paulo Guedes. Já em sua primeira campanha – vai ficando claro que ele está na segunda -, ele mostrou grande dependência do Posto Ipiranga nas questões da economia – que, a rigor, são as principais num país em recessão e crise social. Agora, ao se distanciar cada vez mais de problemas  cruciais, como criar ou não a nova CPMF, ou a quem nomear para comandar o maior banco público – sem contar a crónica postura de quem não tem nada com isso quando se trata de pandemia – ele chega onde queria: mais do que um presidente-candidato, que governa de olho na reeleição, é um candidato-presidente, cuja principal atividade parece ser fazer campanha para 2022, e não presidir o país.

Neste domingo, Bolsonaro foi de moto a uma padaria no Lago Norte. Lá, confirmou o que muita gente já desconfiava: deixou na mão de Guedes a responsabilidade pela criação do novo tributo sobre pagamentos, que até ontem era objeto de sua ojeriza. Mas, no domingo ensolarado, o presidente da República mostrou não ter nada contra o novo tributo se sua criação for compensada pela redução de outros. Quais? Não tem a menor ideia.

E vai ser bom para o país reduzir a carga tributária de empresários, na folha de pagamentos, ou da classe média, no Imposto de Renda, e aumentar a de toda a população com a nova CPMF? Também parece não ter pensado muito sobre esse assunto, que está com Guedes. Por fim, concluiu: “Se o povo não quiser, então deixa como está…”.

De forma parecida, abordou a nomeação do novo presidente do Banco do Brasil, André Brandão, anunciada no fim de semana: “Parece que está fechado sim”. Se há alguém que, num regime presidencialista, não precisa usar o verbo parecer relacionado a atos que saem publicados no Diário oficial, esse alguém é o presidente da República.

Esse é o jeito Bolsonaro de (não) governar: terceiriza a economia para Paulo Guedes, a pandemia para o general Pazuello, o desmatamento e as queimadas para a dupla Hamilton Mourão-Ricardo Salles e sai por aí em campanha. Com isso, tenta escapar do desgaste natural de quem governa. Há dois riscos: 1. dar tudo errado e a culpa recair em seus ombros do mesmo jeito, pois afinal ele foi eleito para cuidar disso; 2. dar tudo certo e o pessoal descobrir que não precisa mais de intermediários.

*Jornalista

Salgueiro e Santa Cruz ficam no 1×1 na primeira partida da final do Pernambucano

03/08/20
Por FelipeFarias/JC/blogfolhadosertao.com
 

Os gols da partida foram marcados por Renato, para o Carcará, e Danny Morais empatou para o Tricolor. Próximo duelo é na quarta-feira (2), às 21h30, no estádio do Arruda.

Foto: Rafael Melo/ Santa CruzDanny Morais marcou o gol de empate do Santa Cruz na final diante do Salgueiro – FOTO: Foto: Rafael Melo/ Santa Cruz

A história se repetiu. Assim como aconteceu em 2015, quando Salgueiro e Santa Cruz ficaram no empate (0x0), no Sertão do Estado, na primeira partida da final do Estadual daquela edição; no confronto deste domingo (2), as duas equipes também empataram, desta vez em 1×1, no estádio Cornélio de Barros, pela final do Campeonato Pernambucano 2020. Os gols da partida foram marcados por Renato, para o Carcará, e Danny Morais empatou para o Tricolor.

Os dois times voltam a se enfrentar em confronto decisivo na quarta-feira (5), às 21h30, no estádio do Arruda. Quem vencer, fatura o título Estadual. Um novo empate, o troféu será decidido nos pênaltis.

O JOGO

A movimentação da primeira partida da final começou antes mesmo de a bola rolar no estádio Cornélio de Barros. Como o técnico do Salgueiro, português Daniel Neri, surpreendeu e entrou entrou com dois centroavantes – Muller Fernandes e Ciel -, Itamar Schulle fez uma mudança de última hora e escalou o Santa Cruz com três zagueiros… Acionando Célio Santos na vaga de Victor Rangel para ter um jogador a mais no sistema defensivo, deixando um defensor sempre na sobra. Com a zaga mais povoada, os laterais Toty e Fabiano ganharam mais liberdade para chegar ao ataque.

Mesmo sendo uma partida decisiva, as duas equipes não fizeram muita cerimônia nos primeiros minutos e logo partiram para a ofensiva, nada de estudar o adversário. O início movimentado e com alta intensidade, também seria refletido no placar e, com 15 minutos, a rede já tinha balançado duas vezes.

Aos 13, após bola disputada pelo alto na defensiva do Santa Cruz, a bola sobra para Renato chutar de fora da área e, apesar de o arremate não ter saído tão forte, o goleiro Maycon Cleiton acabou aceitando e levou um frango: 1×0. Porém, a resposta tricolor foi imediata. Dois minutos depois, Danny Morais aproveitou escanteio cobrado por Didira, subiu mais que a zaga do Salgueiro e raspou na bola para empatar a partida: 1×1.

O confronto seguia bastante agitado, com a bola ficando pouco tempo parada… Entretanto, as chances de gols diminuíram. A marcação dos dois times se mostrava bastante eficiente e ninguém dava espaço para o adversário. Com isso, a alternativa passou a ser nas bolas paradas. Aos 27, por exemplo, Ciel tentou desempatar o confronto em uma cobrança de falta, mas a bola passou por cima da meta de Maycon Cleiton.

Na segunda etapa, Itamar Schulle desfez do esquema com três zagueiros e resolveu povoar o meio de campo, tirando Célio Santos e optando pela entrada do volante Tinga. Com a marcação reforçada, a Cobra Coral conseguia neutralizar as ações ofensivas do Carcará e, de quebra, conseguia, mesmo que timidamente, levar perigo ao goleiro César Tanaka. Aos oito, Didira cobrou falta lateral com veneno… a bola ganhou curva e, para evitar que ela entrasse, o arqueiro salgueirense desviou com a ponta dos dedos.

Dono das bolas paradas do Salgueiro, o veterano Ciel, de 38 anos, mais uma vez tentou levar perigo à Maycon Cleiton, aos 19 minutos, ao cobrar falta da entrada da área, mas a bola não ganhou direção e mais uma vez foi por cima. Com as duas equipes sem encaixar boas jogadas, devido a boa marcação de cada cada lado, a tentativa de tirar a igualdade do clube seguia sendo através das bolas paradas. Aos 37 foi a vez do Santa Cruz, que levantou a bola na área para a cabeçada de Danny Morais para a defesa tranquila de César Tanaka.

Com o placar construído no primeiro tempo, a partida terminou em 1×1, com os dois times indo para o confronto no estádio do Arruda sem vantagem na busca pelo título Pernambucano.

Ficha do jogo
SALGUEIRO

César Tanaka; Sinho, Ranieri, Arthur e Daniel; Bruno Sena, Willian Daltro e Renato (Raimundinho); Alisson (Tarcísio), Ciel e Muller Fernandes (Thomas Anderson). Técnico: Daniel Neri.

SANTA CRUZ

Maycon Cleiton; Danny Morais, William Alves e Célio Santos (Tinga); Toty, André (Bileu), Paulinho, Didira (Jeremias) e Fabiano; Derlis Alegre (Victor Rangel) e Pipico. Técnico: Itamar Schulle.

Local: estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro (PE).
Árbitro: Rodrigo Pereira.
Assistentes: John Andson e Dhiego Cavalcanti.
Gols: Renato, aos 13 minutos, e Danny Morais, aos 15, do 1º tempo.
Cartões amarelos: Bruno Sena, Arthur, Daniel, Tarcísio (SAL) e André (STC).

As notícias mais importantes do dia estão aqui no Podcast do jornalista Ivan Maurício

03/08/20

blogfolhadosertao.com

 

1 – Nascidos no mês de junho podem sacar o FGTS hoje (3).

2 – Por 56 votos a 10, Executiva Nacional do PT confirma a deputada Marilia Arraes como candidata à Prefeitura do Recife.

3 – Denúncia da revista digital Crusoé: Duas empresas do grupo de Sebastião Figueiroa foram contratadas pelas campanhas do senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo de Jair Bolsonaro, de 2014, e de um de seus filhos, Miguel Coelho, na campanha de 2016 para prefeito de Petrolina, a quinta maior cidade de Pernambuco e base política do clã dos Coelhos.

 

Serasa lança nova campanha para limpar nome por R$ 100. Com a extensão da campanha, empresa estima que mais de 25 milhões de dívidas poderão ser quitadas pelo site da Serasa Limpa Nome. Serasa lançou uma campanha que permite que as pessoas que estão endividadas de até R$ 1 mil possam quintar as dívidas por R$ 100. Quem tiver débitos entre R$ 200 e R$ 1000 com empresas como Ativos S.A, Tricard, Santander, Recovery, BMG e credsystem poderão quitá-los por R$ 100. Também é possível consultar o aplicativo da Serasa. O consumidor poderá ver a sua situação de crédito através do número do CPF.

FGTS
Nascidos em junho podem sacar FGTS nesta segunda-feira.

Acompanhantes de pacientes denunciam superlotação e aglomeração em corredor do Hospital Getúlio Vargas, no Recife. A realidade de pacientes nos corredores e de superlotação no Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, no Recife, não mudou durante a pandemia da Covid-19. Denúncias de acompanhantes de quem está internado no local apontam que as aglomerações têm sido constantes, apesar das recomendações de distanciamento social para prevenir o novo coronavírus. Faltam camas. Não tem cadeiras para acompanhantes. Corpos de pessoas que faleceram passam pelo corredor superlotado. Em março deste ano, o Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco denunciou que insumos como sabão, papel toalha e álcool em gel estavam em quantidade insuficiente em hospitais estaduais localizados no Recife.

Agreste e Sertão avançam em plano de reabertura nesta 2ª feira. No Agreste, poderão reabrir academias de ginástica, comércio de veículos e locadoras, bares e restaurantes – entre 6h e 20h e com 50% da capacidade – e serviços de escritório com 50% da capacidade. Já na região cujas cidades-polo são Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, estará autorizado o funcionamento dos serviços de escritório com 50% da capacidade, e das atividades comerciais de venda e aluguel de automóveis.

Área da Feira da Sulanca em Caruaru recebe fiscalização de quase 300 PMs para evitar aglomerações. A Feira da Sulanca está suspensa por causa da pandemia do novo coronavírus.

Decisão do Facebook de bloquear o acesso também do exterior de contas de bolsonaristas não deve encerrar a queda de braço com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Isso porque o Facebook, além de declarar que irá recorrer da nova decisão de Alexandre de Moraes, limitou-se a estender para outros países o acesso a contas que já não podiam ser vistas no Brasil (perfis cujos endereços haviam sido detalhados pelo próprio ministro no último dia 22). Censura absurda e autoritária do Ministro Alexandre Moraes.

Presidente do Tribunal de Contas da União, ministro José Múcio Monteiro, resolveu dispensar de suas funções o auditor federal Edimilson Eremita de Oliveira por ter destratado a ministra Ana Arraes, na reunião virtual da última terça-feira.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Por 56 votos a 10, Executiva Nacional do PT confirma a deputada Marilia Arraes como candidata à Prefeitura do Recife. Marília vai disputar com seu primo João Campos, que confirmou sua candidatura pelo PSB. Podemos oficializa candidatura da delegada Patrícia Domingos no Recife amanhã. Deputado federal Túlio Gadelha se apresenta como candidato a prefeito do Recife pelo PDT mas é contestado de grupo liderado do Wolney e José Queiroz, que comanda a comissão provisória do PDT de Pernambuco há mais de três décadas. Provisória ou eterna?

Deputado estadual Lucas Ramos assume secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo de Pernambuco e sai do páreo na disputa eleitoral pela prefeitura de Petrolina. Ex-prefeito Júlio Lóssio poderá ter apoio do PSB.

Ex-deputado federal Silvio Costa desiste da candidatura a prefeito de Jaboatão. Pista livre para Anderson Ferreira. Até o ex-adversário Neco está do seu lado.

CASO DO MENINO MIGUEL

”Está muito difícil o silêncio na minha casa”, afirma Mirtes Renata de Souza, mãe do menino que caiu do 9º. andar da chamada Torres Gêmeas no Recife após ser deixado sozinho no elevador por sua patroa Sari Corte Real. Sessenta dias depois do ocorrido, Mirtes espera justiça.

E MAIS

Meia-entrada passa a valer para pessoas com idade a partir dos 60 anos em Pernambuco. Em show musical, circo, cinema, atividades sociais e esportivas aprovou Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Violência sexual. Líder espiritual é acusado de abusar de mulheres na Bahia. Segundo integrantes de seita, Jair Tércio Cunha Costa recorria a técnicas de manipulação psicológica.

Sem acordo sobre direitos de imagem. Seriado Chaves, criado em 1970, sai do ar em toda a América Latina.

CORRUPÇÃO

Denúncia da revista digital Crusoé: Duas empresas do grupo de Sebastião Figueiroa foram contratadas pelas campanhas do senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo de Jair Bolsonaro, de 2014, e de um de seus filhos, Miguel Coelho, na campanha de 2016 para prefeito de Petrolina, a quinta maior cidade de Pernambuco e base política do clã dos Coelhos. Os dois não são investigados e até o momento as operações realizaram apenas buscas relacionadas ao grupo de Figueiroa. Assessoria do senador Fernando Bezerra, por meio de nota, disse que o senador não é alvo das investigações e que as campanhas eleitorais tiveram as prestações de contas aprovadas pela Justiça Eleitoral. Prefeito Miguel Coelho disse que as contratações feitas pela Prefeitura de Petrolina “são realizadas de acordo com a legislação vigente”.

Não foram só os Bezerra Coelho: Segundo o TSE, 65 candidatos pagaram R$ 6,9 milhões à UNIPAUTA, em 2018, pelo fornecimento de material de campanha. Empresa de Sebastião Figueiroa foi alvo de três Operações da Polícia Federal e da Polícia Civil de Pernambuco nos últimos dias.

Já em 2016, a UNIPAUTA recebeu R$ 2.309.105,70 por serviços prestados a 165 candidatos, sendo que naquele ano, o principal cliente da UNIPAUTA nas eleições foi o Diretório Municipal do PSB, com R$ 446.753,20, o que equivaleu a 19% dos pagamentos recebidos pela empresa naquela eleição.

Grupo de Figueiroa é suspeito de fraudar licitações do governo estadual por mais de uma década. Os valores dos contratos sob suspeita somam ao menos 132 milhões de reais.

Para ler a reportagem da revista digital Crusoé completa clique no link do texto do Podcast:

Empresas investigadas atuaram em campanhas de líder do governo e de seu filho

E MAIS CORRUPÇÃO
Delegado Diego Pinheiro, do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, intimou todos os 13 vereadores de Paudalho para que prestem depoimentos, perante àquela autoridade policial, no próximo dia 6 de agosto. Ofício não especifica as eventuais irregularidades que estariam sob investigação da Polícia Civil e sobre as quais os vereadores deverão depor.

DESVIO DE RECURSOS DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA

Paulo Câmara retira R$ 70 milhões do enfrentamento do coronavírus para pagar dívida pública. Governador Paulo Câmara fez um decreto para retirar R$ 70 milhões enviados pelo Governo Federal para o enfrentamento do coronavírus. Os recursos serão usados para pagamento de dívida externa, segundo o decreto. O governo Bolsonaro tinha enviado os R$ 70 milhões dentro do “Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus”.

Tribunal de Contas de Pernambuco encaminhou um Alerta de Responsabilização ao Secretário de Saúde do Estado, André Longo, sobre possíveis irregularidades – sobrepreço – em um contrato para aquisição de 30 mil testes em (PCR-Tempo Real) de Covid-19 em Pernambuco. A contratação, que possui valor global de R$ 5.700.000,00, surgiu a partir da Dispensa Emergencial cuja empresa vencedora foi a Genomika Diagnósticos S/A.

Publica o Blog de Noélia Brito: Prefeito Geraldo Julio aciona a justiça para proibir que respiradores comprados a empresa veterinária por sua gestão sejam chamados de respiradores de porcos pela imprensa. ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – diz que os 500 respiradores comprados pela Prefeitura do Recife não podem ser usados em humanos. Então, vivemos no país da piada pronta.

Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) expediu cautelar para suspender pagamentos da “prestação de serviços de engenharia no Hospital Nossa Sra. das Graças (antigo Alfa), localizado em Boa Viagem, Recife. A proposta de medida cautelar foi do Núcleo de Engenharia do TCE e foi acatada pelo relator do processo, conselheiro Carlos Porto.

Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro apresentou um pedido ao Supremo Tribunal Federal no sábado para que a corte reconsidere decisão do ministro Dias Toffoli que decidiu no dia 27 de julho dissolver a comissão especial que analisa o processo de impeachment contra o governador do Estado, Wilson Witzel. Governador é acusado de desvio de recursos da Saúde durante a pandemia.

COVID EM PERNAMBUCO

Pernambuco tem 97.970 casos da Covid e 6.634 mortes, após registrar mais 1.224 infectados e 37 óbitos. Com relação às 37 mortes, a Secretaria Estadual de Saúde informou que 24 delas ocorreram entre o dia 6 de maio e 9 de julho. Aumenta para 74,8% o número de recuperados totalizando 73.370. O maior percentual de recuperados.

Governo de Pernambuco prorrogou a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino em todo o Estado até o dia de 15 de agosto.

Lojas da Compesa retomam atendimento presencial com agendamento e protocolos devido à pandemia da Covid-19. Após marcação feita exclusivamente pela internet, população pode ser atendida presencialmente de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Hospital de campanha do Cabo começa a ser desativado.

COVID NO BRASIL

País registrou 25,8 mil casos em 24 horas e 541 óbitos. Brasil ultrapassa 94 mil mortos por covid-19, segundo o Ministério da Saúde.

Nove estados e Distrito Federal podem voltar às aulas nas escolas particulares. Professores e trabalhadores em educação, no entanto, dizem que não estão sendo consultados para a definição dos protocolos de segurança e que temem um retorno às aulas.

Prefeitura de São Paulo desativa grande parte do Hospital de Campanha do Anhembi.

Mais quatro parques serão reabertos na capital e na região metropolitana de São Paulo, a partir de hoje. Com as novas permissões, 14 parques estarão reabertos em São Paulo.

Bar com cerca de 400 pessoas é lacrado em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Guarda municipal retira cerca de 400 pessoas das praias do Rio de Janeiro no fim de semana.

Motel é multado em R$ 20 mil por festa clandestina em Goiás.

COVID NO MUNDO

Reino Unido reimpõe restrições e adia planos de reabertura. Premiê diz que governo não pode ser complacente e deve agir rápido para impedir que novos surtos de Covid se espalhem por todo o território britânico.

Japão e Vietnã temem avanço da covid-19 após recordes de casos. “Teremos que considerar um estado de emergência para Tóquio se a situação continuar a piorar”, disse a governadora da capital do Japão.

Com 200 mil mortos, América Latina é a 2ª região mais afetada no mundo pelo coronavírus.

Bolívia encerra ano letivo por limitações no ensino virtual.

AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Vacina contra covid-19 à base de tabaco vai começar ensaios clínicos. British American Tobacco, fabricante dos cigarros Lucky Strike, espera autorização de agência de controle de remédios norte-america para começar os testes.

Idoso de 89 anos costura máscaras de tecido para doar a comunidades carentes de Pernambuco. Os tecidos e a máquina de costura sempre estiveram presentes na rotina de Raymundo Guedes Gondim, de 89 anos e, durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus, não poderia ser diferente. Incentivado pelo filho, ele uniu duas de suas paixões, a costura e a solidariedade, para confeccionar máscaras e doá-las a comunidades carentes de Pernambuco. Autodidata, seu Raymundo aprendeu a costurar em casa e fazia de tudo: Fantasia de carnaval, vestido de noiva, alfaiataria. As máscaras produzidas Seu Raymundo são destinadas ao projeto Comunidade Protegida, do instituto Cidadania para Todos.

Dias melhores virão
Até amanhã bem cedinho

Justiça apura caso de juiz que cometeu erro e mandou devolver droga a preso

03/08/20
Por: Diario de Pernambuco/blogafolhadosertao.com

 (Foto: Divulgação / TJPE)
Foto: Divulgação / TJPE

A Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco emitiu nota oficial informando que o caso do juiz Pierre Souto Maior Coutinho Amorim, que cometeu um erro na redação de uma decisão e terminou ordenando que a polícia devolvesse entorpecentes a um preso em flagrante, está sendo apurado pela Corregedoria Nacional de Justiça e pela Corregedoria Geral de Justiça de Pernambuco.

Segundo o TJPE, o magistrado informou que houve equívoco na digitação efetuada na decisão que apreciou a prisão em flagrante de Jarlan da Silva Santos, na terça-feira (28/7), em audiência realizada no 6º Polo de Audiências de Custódia em Caruaru. Jarlan da Silva Santos foi liberado porque o Juízo considerou a prisão em flagrante ilegal, tendo sido, na ocasião da decisão, determinada a devolução de seus bens.

O juiz, ao pontuar a ressalva “devolva-se os bens do preso”, teve a intenção de acrescentar “menos o entorpecente”. No entanto, devido a erro do corretor textual ou até mesmo por digitação errônea, segundo explicou ao tribunal grafia foi registrada com “mesmo o entorpecente”. Tão logo o magistrado percebeu o equívoco, emitiu decisão com errata, ressaltando que o entorpecente não foi devolvido ao preso. As informações estão sendo apuradas pelos órgãos competentes, segundo o TJPE.

Leia a nota do TJPE na íntegra
NOTA DE ESCLARECIMENTO DO TJPE
 
Em relação ao caso do juiz Pierre Souto Maior Coutinho Amorim, a Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco esclarece que o caso está sendo tratado pela Corregedoria Nacional de Justiça e pela Corregedoria Geral de Justiça de Pernambuco, que abriram procedimento para apurar os fatos. Por meio da nossa Assessoria de Comunicação, as informações prestadas pelo Juiz destacam que houve equívoco na digitação efetuada na decisão que apreciou a prisão em flagrante de Jarlan da Silva Santos, na última terça-feira (28/7), em audiência realizada no 6 º Polo de Audiências de Custódia em Caruaru. Jarlan da Silva Santos foi liberado porque o Juízo considerou a prisão em flagrante ilegal, tendo sido, na ocasião da decisão, determinada a devolução de seus bens. O juiz ao pontuar a ressalva “devolva-se os bens do preso”, acrescentou “menos o entorpecente”, no entanto, devido a erro do corretor textual ou até mesmo por digitação errônea, a grafia foi registrada com “mesmo o entorpecente”. Tão logo o magistrado percebeu o equívoco, emitiu decisão com errata, ressaltando que o entorpecente não foi devolvido ao preso. As informações estão sendo apuradas pelos órgãos competentes conforme destacado acima.