Estado autoriza inicio do processo de retorno das aulas presenciais em Pernambuco

31/08/20
Imprensa PE/blogfolhadosertao.com
Retomada será escalonada, começando no dia 8 de setembro, e dividida em quatro etapas. 
Foi prorrogado também o decreto que suspende as aulas da educação básica
Secretários fred Amancio (Educação ) e André Longo, da Saúde. Foto Heudes Regis

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (31.08), durante coletiva de imprensa, a autorização para o início do processo de retomada das aulas presenciais do ensino superior, incluindo as respectivas datas para cada etapa. A permissão contempla as macrorregiões 1, 2 e 4, valendo para esta última apenas a 8ª Gerência Regional de Saúde (Geres), sediada em Petrolina. Também foi anunciada a prorrogação do decreto de suspensão das aulas da educação básica até o dia 15 de setembro. É importante lembrar que aulas práticas e práticas de estágio curricular para o ensino superior já tinham sido liberadas pelo Governo do Estado.

A retomada das aulas presenciais do ensino superior acontecerá de forma escalonada, com a primeira etapa prevista para o dia 8 de setembro. Nessa fase, as instituições de ensino só poderão receber até 25% da sua capacidade, dando prioridade aos concluintes. No dia 14 de setembro, as faculdades e universidades poderão retomar as atividades com até 50% da capacidade de estudantes. O retorno às aulas presenciais deste segmento de ensino segue nos dias 21 e 28 de setembro, estando as instituições de ensino autorizadas a retomarem as atividades com 75% e 100% de sua capacidade, respectivamente.

As instituições devem seguir todas as normas estabelecidas no protocolo setorial da educação, respeitando orientações sobre distanciamento social, medidas de proteção e prevenção, bem como de monitoramento e orientação. Até o final da próxima semana, será publicada uma nova versão do protocolo setorial.

As instituições e os estudantes decidirão sobre o início do processo de retomada das aulas presenciais, desde que observem as regras estabelecidas pelo Governo do Estado. As unidades de ensino poderão optar pela manutenção das aulas à distância ou pela retomada das aulas presenciais e oferta de ensino híbrido, combinando atividades presenciais e não presenciais.

“O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, após análise dos números da pandemia em Pernambuco, autorizou o início da retomada das aulas presenciais nas instituições de ensino superior. Também foi levada em consideração a faixa etária desses estudantes, a grande maioria com mais de 18 anos. Mas é importante ressaltar que o plano de retomada está diretamente ligado ao monitoramento do comitê e, se necessário, esse cronograma de evolução das etapas de retorno às atividades presenciais do ensino superior poderá ser reconsiderado a partir dos dados da Covid-19”, explicou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.

CURSOS LIVRES – O Governo de Pernambuco já tinha autorizado a retomada das aulas presenciais dos cursos livres (línguas, formação e qualificação profissional, música e outros). Esses cursos são atividades de ensino que não se enquadram como educação básica ou ensino superior. Não está autorizada ainda a retomada dos cursos preparatórios para o ENEM, SSA e outros vestibulares, ou cursos de disciplinas específicas da educação básica (matérias isoladas, por exemplo), assim como os cursos técnicos do nível médio.

A retomada das aulas presenciais dos cursos livres está acontecendo de forma escalonada desde o dia 17 de agosto, etapa em que as instituições de ensino estavam autorizadas a atender estudantes a partir de 18 anos e receber até 25% da sua capacidade. No dia 24 de agosto, as instituições ofertantes de cursos livres deram início à segunda etapa da retomada, atendendo até 50% da capacidade de estudantes, com idade mínima de 15 anos. A partir desta segunda-feira (31.08), as instituições poderão contar com 75% da capacidade do corpo discente, com alunos a partir de 11 anos de idade. No dia 8 de setembro, início da última etapa, os cursos livres poderão atender a 100% da capacidade de estudantes.

Doutor Caio, uma lembrança eterna !

 

30/08/20

blogfolhadosertao.com

Por * Ítalo Rocha Leitão

 

A morte, em 2006, de Caio Magarinos de Souza Leão, queera advogado, jornalista e publicitário, deixou tristes não apenas seus familiares e amigos. A intelectualidade e a boemia do Recife também ficaram de luto. Doutor Caio, como costumávamos chamá-lo, era um profundo conhecedor das artes plásticas.

Nas rodas boêmias, era a conversa mais agradável e consistente que se podia ouvir nas noites recifenses das últimas décadas. Pessoas famosas privaram desse prazer: O cineasta americano Orson Welles, o cantor e compositor pernambucano Antônio Maria, e os baianos Dorival Caymi e Jorge Amado, entre outros.

Existe o intelectual da literatura, da música, da cultura popular e há o intelectual das artes plásticas. Doutor Caio se enquadrava nesse último campo. Conhecia e amava a pintura como ninguém. Pode-se afirmar que foi um dos primeiros marchands de Pernambuco.
E, além da pintura, adorava a vida. Tinha uma relação de amor com os fins de semana. Já na terça-feira entrava em contagem regressiva e começava a armazenar gelo em casa.

Políticos, artistas, músicos, jornalistas e intelectuais assinavam o ponto nas noites de sexta-feira e nas manhãs dos sábados, na casa dele. Isso era sagrado. Nada era formal nesses encontros. A ordem do anfitrião era para todo mundo jogar conversa fora e beber Bacardi com coca-cola. Essa era a bebida preferida dele, pela qual tinha verdadeira devoção.

Os convidados deviam segui-lo. Quando não o faziam, ele servia, por educação, outra bebida. Mas, no íntimo, não ficava nada satisfeito. E tinha resposta pra tudo. Sempre carregada de bom humor. Principalmente para os que iam pela primeira vez à casa dele. Certa ocasião, um “marinheiro de primeira viagem” vendo Doutor Caio tomar a bebida predileta com tanto gosto e avidez caiu na besteira de perguntar se ele não tinha disenteria no dia seguinte por causa da coca. Doutor Caio respondeu na hora: “Meu filho, se Coca-Cola desse caganeira, os Estados Unidos já tinham se acabado de tanta merda!”.

Era assim o nosso querido amigo. Irreverente, bem humorado, bom anfitrião e implacável com quem lhe perguntasse bobagem. Como pobre mortal, tive o prazer de frequentar a casa dele por mais de 20 anos. Conheci doutor Caio no início da década de 80. Meu orgulho era ter um amigo com uma diferença de idade tão absurda em relação à minha, quase 40 anos. E essa convivência foi agradabilíssima. E confesso que muitas vezes o achei até mais jovem do que eu. Era um estilo de vida muito solto, muito livre, de preocupação quase perto de zero. Ele era feliz à maneira dele. E sabia disso.

Era nesse ambiente agradável, cercado de obras de arte, cheio de vida inteligente, que muitos gostavam de ir para ouvir as histórias fantásticas de Doutor Caio. Bebíamos rodeados de cultura. Nas paredes, João Câmara, Francisco Brennand, Bajado, Cícero Dias, Portinari, Corbiniano Lins. Ao lado de Dona Leni, sua mulher, que morreu antes dele, e dos filhos João Augusto, Caio e Luiz Felipe, Doutor Caio viveu sempre feliz. Frequentavam a casa dele os médicos Antônio Carlos Figueira e Lula Arraes, este último seu sobrinho, filho da irmã dele, Dona Célia Arraes de Souza Leão, primeira mulher do ex-governador Miguel Arraes.

E também os jornalistas Amin Stepple, Geneton Moraes Neto, Ivanildo Sampaio, Rosalvo Melo, Márcio Acioly, o advogado Paulo Henrique Maciel, o publicitário Plínio Boy, Toinho Pedrosa, Tony e uma infinidade de amigos que Doutor Caio sabia muito bem cultivar. Eram noites intermináveis e gostosas. Mil gargalhadas com as histórias fantásticas e hiperbolísticas contadas pelo anfitrião. “Doutor, na semana passada eu tive uma ressaca tão grande que foi preciso cortar de faca.”

Quanto mais ele repetia isso, mais a gente achava graça. Quem o contrariava nessas noites de alegria e muita brincadeira, ganhava um título pomposo: “Sacana da bandeira americana” ou “Traidor da pátria, da família e do direito”.

Na manhã do dia 22 de fevereiro de 2006, a morte – esta, sim, a verdadeira “sacana da bandeira americana” – levou Doutor Caio para longe de todos nós. E lá se foi Doutor Caio Magarinos de Souza Leão, fulo da vida com a “traidora da pátria, da família e do direito.”

* Ítalo Rocha Leitão é jornalista da TV Globo Recife

Em meio à pandemia do Corona Vírus, IF Sertão-PE realiza histórica colação de grau on-line

31/08/20

blogfolhadosertao.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     O IF Sertão-PE informou hoje que   na  quinta-feira (27)  realizou a primeira cerimônia de outorga de grau virtual da instituição. A solenidade marcou a conclusão de curso superior para 56 estudantes dos cursos de Bacharelado em Agronomia, Gestão da Tecnologia da Informação, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Física, Licenciatura em Música, Licenciatura em Química, Sistemas para Internet e Tecnologia em Alimentos dos campi Salgueiro, Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta e Ouricuri.

A Cerimônia foi presidida pela Reitora Leopoldina Veras e transmitida ao vivo pelo canal de You Tube Oficial do IF Sertão-PE, onde os familiares e amigos dos concludentes puderam além de acompanhar o evento, interagir e homenagear a conquista dos novos profissionais.

A realização dessa modalidade especial de cerimônia de conclusão de curso foi instituída seguindo as recomendações sanitárias visando a prevenção contra a disseminação da Covid-19. Para a reitora Leopoldina Veras o momento teve um grande significado institucional e sentimental.

“Inicialmente foi um sentimento misto de ansiedade, expectativa, mas ao mesmo tempo de segurança pela dedicação e empenho de todos nos campi e reitoria para a realização de forma que todos indistintamente pudessem estar mesmo distantes geograficamente mas, bem perto uns dos outros, colegas, professores, familiares…ficou a ausência do abraço, mas compreensível. Foi percebida a alegria, a emoção e a vibração de todos em cada momento da cerimônia.”, disse a reitora que no seu discurso não conteve as lágrimas ao perceber o cumprimento do papel social do Instituto.

Podcast do jornalista Ivan Maurício, com as informações mais importantes do dia

31/08/20

blogfolhadosertao.com

 

1 – Um ano após a chegada de manchas de óleo no litoral do Nordeste: um dos maiores desastres ambientais do país. Nada foi esclarecido. E ninguém foi punido.

2 – Distanciamento físico de 1 ou 2 metros, medida preventiva recomendada pelas autoridades de saúde mundiais, pode não ser o suficiente para evitar a transmissão da Covid-19.

3 – Primeiro, foi uma chuva de meteoritos caiu em Santa Filomena, no dia 19 de agosto. Agora, a pequena cidade do sertão de Pernambuco vê brotarem pesquisadores e “caçadores de meteoritos” do Brasil e de outros países.

4 -CORRUPÇÃO NA IGREJA CATÓLICA-  Irmã de padre Robson de Oliveira é investigada por suspeita de ter sido ‘laranja’ em desvio de R$ 120 milhões doados por fiéis.

MAIS UM CASO ESTUPRO NO ESPÍRITO SANTO, MENINA TEM 11 ANOS

Menina de 11 anos grávida após estupro sofre para acessar aborto legal. Episódio ocorre duas semanas após caso de menina capixaba que precisou viajar a Recife. Menina de 11 anos reside em Mucurici, interior do Espírito Santo, e não está conseguindo acesso aos hospitais que se recusam a fazer o aborto legal. Menina é vitima de estupro supostamente pelo namorado de sua avó. Gestação foi identificada na última quinta-feira.

CONFIRMADO: FOI O TIO QUEM ESTUPROU MENINA DE 10 ANOS

Exame de DNA comprova que tio estuprou, no Espírito Santo, menina de 10 anos.

FGTS

Caixa Econômica Federal credita nesta segunda-feira saque emergencial para nascidos em setembro cadastrados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

IMPOSTO DE RENDA

Imposto de Renda: Receita paga restituições do 4º lote nesta segunda-feira. Ao todo, 4,47 milhões contribuintes vão receber R$ 5,7 bilhões. Saiba como fazer a consulta:

https://g1.globo.com/economia/imposto-de-renda/2020/noticia/2020/08/31/imposto-de-renda-receita-paga-restituicoes-do-4o-lote-nesta-segunda-feira.ghtml

Presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, determina a compra das férias de juízes federais e do trabalho pelos tribunais. Decisão vai custar R$ 167 milhões aos cofres públicos.

Distanciamento físico de 1 ou 2 metros, medida preventiva recomendada pelas autoridades de saúde mundiais, pode não ser o suficiente para evitar a transmissão da Covid-19. É o que aponta um estudo realizado pela Universidade de Oxford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Novos tremores de terra foram sentidos, ontem, no Recôncavo Baiano Terremoto de 4.2 na escala Richter é registrado em municípios da Bahia. Não há registro de feridos. De acordo com o centro, o primeiro tremor foi registrados às 7h45 e o segundo, um pouco mais brando, por volta das 8h20 de ontem. Não há registro de ocorrências graves ou feridos. Relato de um morador da cidade baiana de Mutuípe: “Parecia um trator passado por baixo da terra”.

Veja vídeos de momentos do terremoto na Bahia:

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/08/30/veja-videos-do-terremoto-na-bahia

Obras de recuperação da barragem Jati, no Ceará, concluídas ontem. Cerca de 80 pessoas trabalharam ininterruptamente no local onde tubulação rompeu no último dia 21. Barragem Jati faz parte do projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco.

Primeiro, foi uma chuva de meteoritos caiu em Santa Filomena, no dia 19 de agosto. Agora, a pequena cidade do sertão de Pernambuco vê brotarem pesquisadores e “caçadores de meteoritos” do Brasil e de outros países. Junto dos moradores, eles vasculham terrenos e mata em busca das pedras. A única pousada da cidade, que funciona junto de posto de gasolina, virou “centro comercial”, onde meteoritos maiores podem valer mais de R$ 100 mil.

Uma lancha explodiu ontem e deixou cinco pessoas feridas, na Praia de Maria Farinha, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma das pessoas foi socorrida sem sentir as pernas.

Após 15 anos, o jogador brasileiro Neymar Jr. não estará mais na lista de atletas patrocinados pela Nike. A saída de Neymar do time, que inclui craques como o Cristiano Ronaldo, está marcada para o próximo dia 31 de agosto, segundo informou a Nike. Puma é favorita a patrocinar Neymar após jogador romper com a Nike.

Atriz e ex-secretária da Cultura Regina Duarte sofreu uma queda nas ruas de São Paulo e precisou passar por cirurgia após quebrar três dentes.

Tuíte publicado no perfil oficial de Chadwick Boseman para anunciar a morte do ator tornou-se o mais curtido da história da rede social. Curtido por 6,9 milhões de pessoas, além de registrar mais de 3 milhões de retuítes e 159 mil comentários. Chadwick Boseman, que interpretou o Pantera Negra nos cinemas, morreu de câncer de cólon.

Funcionários do Diario de Pernambuco decretaram estado de greve e estão com quatro meses de salários atrasados.

Problema no ar-condicionado provoca fechamento de UTI pediátrica no Hospital Oswaldo Cruz no Recife. Previsão de normalização é em 15 dias.

Jornal do Commercio publica reportagem intitulada “A morte do BRT pernambucano” com o seguinte comentário: “Impressiona a inabilidade do Governo de Pernambuco – administrativa, financeira e política – para cuidar de um patrimônio que ele mesmo construiu e prometeu a população como sendo algo que dignificaria o transporte público coletivo da Região Metropolitana do Recife.”

ECONOMIA

TIM começou a devolver R$ 4 milhões em cobranças indevidas a clientes.

Estados Unidos informaram que vão reduzir as cotas de importação de aço do Brasil no quarto trimestre, mas não divulgaram o percentual. Segundo apurou a CNN, o corte chega a 83%.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Por causa da pandemia, Tribunal Superior Eleitoral amplia horário da votação em uma hora. Com isso, as urnas das eleições municipais serão abertas mais cedo e ficarão aptas a receber votos das 7h às 17h, sempre no horário local.

Tribunal Superior Eleitoral equipara ‘livemícios’ a ‘showmícios’ e veda prática nas eleições 2020. Lives com caráter eleitoral feita por cantores estão proibidas.

FLORDELIS
Um depoimento obtido pelo Fantástico da investigação que aponta a deputada federal Flordelis (PSD-RJ) como mandante do assassinato do marido, pastor Anderson do Carmo, mostra que a parlamentar teria oferecido uma filha afetiva do casal para pastores estrangeiros.

CORRUPÇÃO NA IGREJA CATÓLICA

Irmã de padre Robson de Oliveira é investigada por suspeita de ter sido ‘laranja’ em desvio de R$ 120 milhões doados por fiéis. Segundo o Ministério Público, ela mora em uma casa de luxo que pertence à Associação Filhos do Pai Eterno – Afipe – e participou de 24 operações imobiliárias suspeitas. Padre Robson é suspeito de pagar servidores públicos com dinheiro da Afipe para que destruíssem arquivos comprometedores.

CORRUPÇÃO EM PAULISTA

Delegado Diego Pinheiro, da Polícia Civil, confirmou que a empresa Casa de Farinha, da família Pontual, cujo pai, Romero, é do Conselho de Ética do PSB, foi um dos alvos da Operação Locatário 2, que investiga esquema de corrupção, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro na Prefeitura do Paulista. Ainda segundo o delegado, um dos sócios da empresa também foi alvo de buscas e apreensões. O nome desse sócio não foi revelado. Ainda segundo a Polícia Civil, foram identificados depósitos bancários de empresários, por meio de interposta pessoa, para o Prefeito do Paulista, Junior Matuto.

CORRUPÇÃO

Dias antes de a Operação Placebo ganhar as ruas, em 26 de maio, o governador Wilson Witzel repassou R$ 15 mil em espécie a Pastor Everaldo, presidente do PSC, segundo relato de Edmar Santos, ex-secretário de Saúde do Rio. A movimentação financeira teria ocorrido dentro do Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador. De acordo com Edmar Santos, que fechou acordo de colaboração premiada, foi o próprio Pastor Everaldo quem contou sobre o dinheiro. O presidente do PSC teria relatado que Witzel demonstrara temor de que policiais encontrassem os recursos durante operação de busca. Doleiro Victor Hugo Barroso, que operava dinheiro desviado do governo do Rio de Janeiro se entregou a Polícia Federal ontem e está preso. Pastor Everaldo, presidente nacional do PSC, também está preso. Wilson Witzel afastado por 180 dias do governo do Rio de Janeiro.

MAIS TRAFICANTES QUE POLÍCIA NO RIO DE JANEIRO

Segundo o procurador de Justiça Marcelo Rocha Monteiro, a quantidade de traficantes supera a de policiais militares no Rio de Janeiro: já são 56 mil, enquanto o efetivo de PMs chega a 44 mil. Além de mais numerosos, os criminosos também dispõem de armamento pesado.

DESVIOS DE RECURSOS DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA

Revista Veja teve acesso a um documento da Polícia Federal que aponta Pernambuco como o Estado com o maior número de irregularidades investigadas na pandemia. Pernambuco está à frente do Amapá, que vem em segundo e do Rio de Janeiro e do Pará, que vêm em terceiro. No momento, a Polícia Federal realiza 39 investigações, que estão em curso, apenas para desvios na pandemia. Investigadores já levantam que cerca de 60% dos 1,3 bilhão de reais destinados pelo Governo Federal para o combate à pandemia foram desviados, o que corresponde a 775 milhões.

Ministério Público de Pernambuco instaura Inquérito para investigar contratos da Prefeitura do Cabo com empresas de Sebastião Figueiroa, alvo da Polícia Federal e pede compartilhamento de provas. Promotoria de Defesa da Cidadania do Cabo de Santo Agostinho, determinou a instauração do Inquérito Civil, para apurar supostas irregularidades em contratos firmados entre empresas vinculadas a Sebastião Figueiroa e a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. O empresário e suas empresas foram alvo da Operação Casa de Papel, que investiga suspeitas de que “entre março e maio de 2020, gestores dos Fundos Municipais de Saúde das Prefeituras de Recife, Cabo de Santo Agostinho, Olinda e Paulista desviaram recursos públicos ao contratar, sem prévia licitação, a empresa AJS COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO LTDA. ME. para fornecimento de produtos médico hospitalares na monta total de R$ 8.751.840,00. “A Covid deve bater a Copa do Mundo em casos de carrupção e volume de recursos”, estima um investigador do caso.

A empresa de pequeno porte Saúde Brasil Comércio de Medicamentos Médicos Eirelli, alvo da Operação Antídoto da Polícia Federal em junho, foi constituída em meados de 2017, no Recife, exclusivamente para negociar com a Secretaria de Saúde da gestão Geraldo Julio. Esse é um dos oito indícios de irregularidades apontados por auditoria especial realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, concluída em 27 de julho passado e que aguarda para ser julgada nas próximas semanas.

COVID EM PERNAMBUCO

Pernambuco confirma mais 943 casos de coronavírus e 27 mortes e totaliza 125.094 confirmações e 7.574 óbitos. 24 óbitos (89% do total) ocorreram entre os dias 1º de junho e 22 de agosto. 105.859 pacientes já foram recuperados da doença.

A partir da segunda-feira, parte de Pernambuco chega à oitava fase do Plano de Convivência com a Covid-19. Com isso, passa a ser permitida a retomada do comércio de praia, das atividades de museus e exposições e o funcionamento de 100% do efetivo de trabalhadores de escritórios. Autorização é válida para Região Metropolitana do Recife e parte da Zona da Mata. O governo do estado divulgou protocolos específicos para o funcionamento desses estabelecimentos, com regras para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Clique aqui:
https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2020/08/30/comercio-de-praia-museus-e-exposicoes-voltam-a-funcionar-na-8a-fase-do-plano-de-convivencia-com-a-covid-19-veja-regras.ghtml

COVID NO BRASIL

Brasil registrou ontem mais 16.158 casos e 366 mortes pela Covid-19. Ao todo, o país soma 3.862.311 diagnósticos e 120.828 vítimas fatais da doença causada pelo novo coronavírus. Os números são bastante inferiores à média registrada na última semana, de cerca de 890 mortes e 37 mil casos diários. Brasil tem mais de 3 milhões de recuperados da Covid-19.

Pior momento passou e estamos iniciando a descida do platô, diz governador de São Paulo, João Doria.

Mais de 100 presos já morreram por Covid-19 em presídios brasileiros.

Apenas cinco estados têm previsão para reabrir escolas; situação de Pernambuco segue indefinida. Só o Amazonas já voltou. Na maioria da rede municipal das capitais e nos colégios particulares não há datas previstas para retomada das atividades presenciais.

Em ato na Avenida Paulista, grupo de mães e pais médicos pediram, ontem, a reabertura das escolas em São Paulo.

Com temperaturas altas, aglomerações são registradas nas praias de São Paulo e Rio de Janeiro.

Cidades da Baixada Santista liberam ambulantes nas praias.

Papa Francisco doou ao Brasil 18 respiradores e seis aparelhos de ultrassom portáteis para uso no combate à Covid-19. A entrega oficial dos equipamentos foi realizada ontem.

Pela primeira vez desde 1956, Barretos, em São Paulo, deixa de realizar a Festa do Peão de Boiadeiro.

COVID NO MUNDO

Mundo ultrapassa 25 milhões de casos de novo coronavírus, segundo dados da Universidade de Medicina Johns Hopkins.

Ministério da Saúde da França registrou ontem mais de 5.400 novos casos de Covid-19.

Polícia interrompeu uma rave ilegal durante a madrugada do domingo (30), em uma floresta na região leste da Inglaterra, dias depois de o governo britânico introduzir medidas mais duras para combater “violações graves” das restrições contra Covid-19, incluindo multas de 10.000 libras (13.000 dólares).

AGORA A BOA NOTÍCIA SOBRE
O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Brasil está realizando 27 estudos sobre o uso de plasma de pessoas que tiveram Covid-19 no tratamento de pacientes com a doença. A técnica, que já foi utilizada em pandemias anteriores, é uma esperança na luta contra os efeitos do novo coronavírus no organismo.

Dias melhores virão.
Até amanhã bem cedinho.

Para receber no seu celular o áudio do Podcast é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 999601162.

Se quiser ouvir agora o áudio temos sete opções de aplicativos na nossa parceria com o blog Falou & Disse:

Santa se impõe, derrota Imperatriz e segue líder no Grupo A

30/08/20
Por Alan Lopes/folhape/blogfolhadosertao.com

 

Gols de Denilson e Chiquinho confirmaram boa fase da Cobra Coral nas primeiras rodadas da Série C
Denilson e William Alves fizeram 'dobradinha' da defesa no primeiro gol tricolor
O Santa deu continuidade à arrancada na largada da Série C neste sábado e superou o Imperatriz, por 2×0, no Arruda. Os tricolores foram superiores ao longo dos 90 minutos e não encontraram obstáculos para dominar os maranhenses. Com o resultado, a Cobra Coral mantém a invencibilidade e a liderança no Grupo A. O próximo compromisso está marcado para o próximo sábado (5), quando visita o Vila Nova, em Goiânia.

Momentos antes do início do jogo, surgiram informações que Toty estava fora do jogo. Um dos destaques do Santa no início da Terceirona, o lateral-direito sofreu uma entorse no tornozelo direito no último treino antes da partida e foi substituído por Augusto Potiguar. Embora estivesse mais propositivo, o Santa sentiu a ausência de Toty e pouco variou as chegadas no ataque nos minutos iniciais. Junior era alçado no lado esquerdo e cruzava na área, sem aproximação dos companheiros. Já Augusto Potiguar estava acanhado no lado direito, sem contribuir ofensivamente. O Imperatriz, por sua vez, apostava no contra-ataque, mas a transição era lenta e os tricolores recuperavam a bola sem esforço.

No entanto, o cenário mudou aos 20 minutos. Após cobrança de escanteio caprichada, a combinação da zaga tricolor funcionou no ataque. William Alves desviou e Denilson pegou a sobra em seguida. A vantagem demorou um pouco a surtir efeito no gramado, mas estabeleceu a sequência do roteiro na primeira etapa. O Santa tomou o controle das ações do jogo e colocou em prática sua superioridade. Aos 34, Augusto Potiguar pegou bem na entrada da área e Uóston salvou os maranhenses. O goleiro fez mais defesas e impediu uma diferença maior no placar antes da ida ao vestiário.

Na volta do intervalo, o Cavalo do Aço tentou incomodar mais e emplacar uma marcação pressão. Porém, o compromisso defensivo do Tricolor, alinhado à fragilidade dos visitantes, provocou a estabilidade do cenário visto no primeiro tempo. As equipes cansaram, o que dificultou a manutenção do ritmo da etapa inicial. Sem sofrer sustos, o Santa seguiu aparecendo no último terço. Aos 27, Paulinho atravessou a ala esquerda e observou Chiquinho na área. Sem marcação, o meia pegou de primeira e não deu chances ao goleiro. O Cavalo de Aço não encontrou forças para reverter o placar, dando tranquilidade ao Santa, como foi durante os 90 minutos.

Santa Cruz 2

Maycon Cleiton; Augusto Potiguar, William Alves, Denilson e Júnior; André (Bileu), Paulinho (Tinga) e Chiquinho; Didira (Jeremias), Jaderson e Victor Rangel (Mayco Félix).

Imperatriz/MA 0

Uóston; Xandão (Henrique Mattos), Marcelino e Ramon (Vinícius Machado) (Thiago); Makeka (Lorran), Daniel Peixoto, Nonato, Cesinha e Hudson; Lucas Campos (Bruno Smith) e Anderson Cavalo. Técnico: Luís dos Reis.

Local: Estádio do Arruda (Recife/PE)
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL). Assistentes: Ruan Luiz de Barros Silva e Cláudio Camilo da Silva (trio de AL)
Gols: Denilson (aos 20 do 1ºT) e Chiquinho (aos 27 do 2ºT)
Cartão amarelo: Xandão (IMP), Nonato (IMP), Anderson Cavalo

TSE amplia horário de votação em uma hora, e eleitores irão às urnas das 7h às 17h

29/08/20
folhape/blogfolhadosertao.com
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, decidiu na noite desta quinta-feira (27) ampliar o horário de votação nas Eleições Municipais de 2020 em uma hora por conta da pandemia da Covid-19. A intenção é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação.

Com isso, os quase 148 milhões de eleitores aptos a participar do pleito irão às urnas de 7h as 17h (considerando o horário local) no primeiro turno, marcado para 15 de novembro, e, onde for necessário, no segundo turno, marcado para 29 de novembro.

O horário foi definido após análise de estatísticos do tribunal e avaliação de uma consultoria técnica, formada por especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper e Universidade de São Paulo (USP).

O TSE também definiu, por orientação da consultoria sanitária formada pela Fiocruz, Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein, que haverá horário de votação preferencial de 7h as 10h para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus.

O ministro Barroso afirmou que a antecipação do início da votação para 7h – em lugar da extensão para 18 h — atende pleito dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). “Após ouvirmos os presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais e os respectivos diretores-gerais, ficou decidido, por unanimidade, que este horário será de 7 horas da manhã às 17 horas. Não foi possível estender para mais tarde do que isso porque, em muitas partes do Brasil, depois dessa hora, há dificuldade de transporte e há problemas de violência.”

Com informações do site do TSE

Santa Cruz recebe o Imperatriz/MA visando assegurar liderança na Série C

Tricolor não poderá contar com Célio Santos e Pipico, ainda na transição física após tratamento de lesão; Danny Morais, segue no DM e está fora
Itamar Schulle, técnico do Santa Cruz
Descansado, vindo de uma semana livre para treinos, o Santa Cruz entra em campo,  hoje (29), quando recebe o Imperatriz/MA, às 17h, no estádio do Arruda. A partida será válida pela quarta rodada do Grupo A da Série C. Líder com sete pontos, após um empate e três triunfos consecutivos, o Tricolor vai para o confronto desfalcado, mas ciente da responsabilidade de pontuar em casa para se manter na ponta da tabela.

O time comandado por Itamar Schülle vem embalado, após o bom resultado construído fora de casa, na rodada passada, ante o Botafogo/PB. O triunfo por 2×1 estabeleceu o melhor início de campanha do clube entre as participações na Terceira Divisão – a primeira experiência tricolor nesta série foi em 2008.

O retrospecto recente dos jogos entre o Tricolor e o Imperatriz se apresentam favoráveis. Em 2019, o Santa Cruz bateu o Cavalo de Aço por 1×0, no Maranhão e, depois, precisando da vitória a todo custo, emplacou um marcante 3×2, em duelo disputado na Arena de Pernambuco. Longe da pressão que o clube encarara no ano passado, o técnico Itamar Schülle não lançará a campo força máxima neste sábado. Não por opção, entretanto. Com a transição física iniciada somente ontem, após recuperação de lesão na coxa esquerda, Célio Santos e Pipico dificilmente poderão ser utilizados. Danny Morais é outra ausência certa, ainda tratando uma contusão no adutor da coxa esquerda.

Para repor as vagas, Schülle deve entrar com Denilson no lugar do capitão tricolor na zaga. Recém-chegado, Elivelton não foi regularizado a tempo e não fica à disposição de Schülle. Na lateral esquerda, Júnior deve ser alçado novamente, da mesma forma que Victor Rangel na vaga de Pipico, no ataque.

Sobre o oponente deste sábado, Maycon Cleiton está confiante que a equipe tricolor tem capacidade para desarmar as principais alternativas dos maranhenses. “A gente analisou certinho, conferimos os pontos fortes para não cometer erros e aniquilar a jogada deles. Fizemos uma boa preparação, então vamos entrar fortes para o jogo”.

Imperatriz/MA

O Cavalo de Aço vem de um empate sem gols contra o Remo, em casa. Na oitava posição do Grupo A, com um ponto, este será apenas o segundo jogo do time comandado por Luís dos Reis na competição. Ao longo desta temporada, foram sete vitórias em 18 jogos disputados. O time ainda tenta se reeguer depois da eliminação nas quartas de final do Campeonato Maranhense, há pouco mais de uma semana.

Ficha técnica

Santa Cruz

Maycon Cleiton; Toty, Denilson, William Alves e Júnior; André, Paulinho e Chiquinho; Didira, Jáderson (Negueba) e Victor Rangel. Técnico: Itamar Schülle.

Imperatriz/MA

Henal; Hudson, Xandão, Ramon e Lorran; Daniel Peixoto, Nonato e Vinícius Machado; Lucas Campos, Thiaguinho e Anderson Cavalo. Técnico: Luís dos Reis.

Local: Estádio do Arruda (Recife/PE)
Horário: 17h
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL). Assistentes: Ruan Luiz de Barros Silva e Cláudio Camilo da Silva (trio de AL)
Transmissão: DAZN e Band

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Butantan prevê entrega de 45 milhões de doses da vacina ao SUS até dezembro

29/08/20

Por Ana Mendonça/DP/blogfolhadosertao.com

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta sexta-feira (28) que a previsão dada pela instituição ao Ministério da Saúde é de fornecer 45 milhões de doses da vacina CoronaVac ao Sistema Único de Saúde (SUS) até dezembro de 2020.
“Asseguramos que em dezembro teremos 45 milhões de doses disponíveis para o SUS”, afirmou Dimas em entrevista coletiva do governo do estado de São Paulo. “Podíamos integralizar esse volume até 60 milhões em março e 100 milhões em maio. Formalizamos essa possibilidade”, explicou.
A vacina desenvolvida pelo laboratório chinês SinoVac foi aplicada em cerca de 9 mil voluntários selecionados pelo Instituto Butantan e desenvolveu imunidade contra o coronavírus em 97% dos casos. Os testes também comprovaram que a vacina precisará ser aplicada em duas doses, com uma diferença de 14 dias entre uma e outra.
Dimas Covas se encontrou na última quarta-feira (26) com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, em Brasília. Depois da reunião, ele afirmou que o fornecimento da CoronaVac para o SUS está fechado.

Paulo Câmara entrega novos equipamentos que quadruplicam processamento de exames no Lacen-PE

29/08/20
ImprensaPE/blogfolhadosertao.com
Com investimento da ordem de R$ 6 milhões, máquinas vão quadruplicar a capacidade de processamento de exames de biologia molecular para Covid-19 em Pernambuco
Governador Paulo Câmara e o secretário de Saúde André Longo-Foto Diogo Nigro

 

 

Em visita ao Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), nesta sexta-feira (28.08), o governador Paulo Câmara inaugurou dois novos equipamentos que vão ampliar a capacidade de processamento de testagem das atuais 800 amostras diárias para 3,2 mil. Foram investidos, por meio da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), R$ 6 milhões nos equipamentos, além da compra de 120 mil testes RT-PCR.  No Diário Oficial de hoje, foi publicada autorização para a convocação de mais 39 biomédicos e farmacêuticos/bioquímicos, aprovados em seleção, para reforçar o quadro do Lacen.
 
“A pandemia da Covid-19 mostrou a necessidade de estarmos cada vez mais preparados para os desafios que possam acontecer no futuro. A testagem, o diagnóstico, os exames laboratoriais precisam e têm uma relevância fundamental nesse processo. Pernambuco sai na frente, mais uma vez, com a aquisição de máquinas que vão dar uma capacidade de testagem quatro vezes maior que a atual. Vai dar celeridade e qualidade, a um custo menor, e vamos estar preparados para o futuro”, afirmou Paulo Câmara.
 
Os novos equipamentos, de última geração e importados, vão fazer a extração do RNA das amostras do material biológico coletado e o processamento do exame de RT-PCR em si, automatizando esse processo e permitindo quadruplicar a capacidade de produção diária. Desde o início da pandemia da Covid-19, o Lacen-PE já processou mais de 73 mil exames de biologia molecular (RT-PCR), considerado padrão ouro por ser mais sensível e detectar a atividade viral em sua fase mais aguda, ou seja, quando a carga de transmissão do paciente está mais alta. Esse quantitativo representa 50% de toda a produção desse tipo de exame no Estado.
 
Além dos 120 mil kits de testagem comprados via Facepe, o Governo do Estado também foi responsável por adquirir mais de 57,5 mil exames do tipo RT-PCR para o Lacen e laboratórios conveniados. Outros 102 mil foram repassados pelo Ministério da Saúde, e houve a doação de outros 56 mil do Grupo Unilever, Petrobrás e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Por meio da Secretaria Estadual de Saúde, ainda foram comprados outros equipamentos para o laboratório (freezer, extrator, termoiclador, entre outros), além de insumos (swab, kits de amplificação) e equipamentos de proteção individual (EPIs) para garantir a atuação com segurança dos profissionais que circulam por áreas com risco biológico.
 
“Esse novo parque tecnológico, com essas duas máquinas, transformam a virologia em Pernambuco. As máquinas automatizadas, tanto de extração de RNA quanto de processamento, são o que há de melhor no mundo à disposição do povo de Pernambuco, à disposição dos valorosos técnicos do Lacen, que começaram esse processo aqui manualmente, mas com muito afinco, com muito zelo, fazendo um trabalho de manhã, de tarde e de noite para dar resposta a essa pandemia. Agora, a gente consegue entregar para eles equipamentos de última geração que vão fazer a diferença para podermos entregar exames de qualidade e no menor espaço de tempo”, declarou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
 
RECURSOS HUMANOS – Para garantir essa ampliação, vários investimentos no quadro de pessoal estão sendo realizados no Lacen desde o início da pandemia. Ao todo, 268 profissionais ampliaram o quadro do laboratório, entre biomédicos, farmacêuticos, bioquímicos, sanitaristas e demais técnicos. Desses, 51 foram aprovados em concurso público. Os outros 217 são oriundos de seleções públicas, sendo que 39 deles foram chamados em publicação do Diário Oficial desta sexta. Com isso, já são cerca de 450 profissionais na instituição.
 
“Com a convocação de novos profissionais que o governador está fazendo, além dos investimentos em infraestrutura que estamos fazendo aqui – e com a perspectiva de ampliar ainda mais na medida em que formos melhorando a infraestrutura e a chegada dos recursos humanos – esperamos chegar até a sextuplicar essa capacidade de produção de exames na área molecular de RT-PCR”, destacou André Longo.
 
PROCESSAMENTO EM PETROLINA – A partir da próxima segunda-feira (31.08), começa a funcionar o primeiro centro de processamento de exames de biologia molecular (RT-PCR) para detecção do vírus da Covid-19 no interior do Estado. As análises serão feitas no laboratório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, a partir de uma parceria entre essa instituição, a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Educação, a Prefeitura de Petrolina e parceiros privados. Inicialmente, a produção será de 30 exames diários, atendendo à demanda dos sete municípios da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres). A expectativa é chegar a 500 testes processados semanalmente, atendendo toda a IV Macrorregional de Saúde, que integra, além da VIII Geres, a VII (Salgueiro) e a IX (Ouricuri). A Univasf cedeu toda a infraestrutura e pessoal – professores e alunos ficarão responsáveis pelas análises – para que o trabalho pudesse ser efetivado.
 
TESTES REALIZADOS – Até o momento, foram realizados mais de 321 mil exames para a detecção da Covid-19 em pacientes no Estado. Desse total, mais de 146,7 mil foram do tipo RT-PCR e demais testes rápidos. Dos testes de biologia molecular, mais de 123 mil (84%) foram processados no Lacen e nos laboratórios parceiros e conveniados. Os outros 16% foram realizados na rede privada. De acordo com a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Ivis) do Ministério da Saúde, Pernambuco é o 7º Estado do país que mais realizou exames do tipo RT-PCR no Brasil.

No RJ, propaganda enganosa na política

28/08/20
Por Ney Lopes/blogfolhadosertao.com

Governador Wilson Mitzel, do Rio de Janeiro

 

Nesta manhã, a Polícia Federal, cumprindo ordem do STJ, afastou do cargo, por suspeita de corrupção, o governador Wilson Mitzel, do Rio de Janeiro, eleito pela legenda do PSC, aliado de primeira hora do presidente Bolsonaro. Decretou prisões de pessoas ligadas ao seu esquema político.

Witzel fez parte da “nova política” brasileira, na eleição de 2018. Apresentou-se e o povo acreditou como um político não profissional com experiência no combate à corrupção.

Witzel é servidor público com passagens pela Marinha, o Instituto de Previdência do Município do Rio (Previ-Rio) e a Defensoria Pública. É professor e ex-presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio e do Espírito Santo, com carreira na Justiça Federal por 17 anos.

Centrou sua campanha em dois pilares: o combate à corrupção e à criminalidade, num Estado que tinha um ex-governador (Sérgio Cabral Filho, do MDB) preso e condenado a mais de cem anos de prisão acusado de chefiar um esquema de corrupção, e que há décadas vem mergulhado na violência urbana.

Com o slogan “mudando o Rio com juízo”, e vendendo-se como alguém que “deixou de ser excelência para se juntar ao povo”, o candidato do PSC defendeu uma força-tarefa contra a corrupção, o narcotráfico e as milícias.

Na campanha de 2018 ele declarou: “A população está absolutamente decepcionada com a política. Eu sinto muita receptividade quando digo que sou juiz federal, que não sou político de carreira”.

CONCLUSÃO: O “novo” vira “velho”. Quem condenou a “política”, usou essa mesma “política” para chegar ao governo e fazer o que fez.

O povo, com esse exemplo, deve ficar de “olho aberto”.

Não há “novo”, nem “velho” na disputa política.

Na verdade, o que existe é a “propaganda enganosa”, que se apoia no combate a atos desbaonadores e condenáveis praticados por agentes públicos, como foram no passado os casos apurados pela Lava Jato.

Tais circunstancias demonstram a necessidade do voto consciente do eleitor,  que pressupõe a análise e pesquisa da vida pregressa do candidato.

Uma regra deverá ser o afastamento daqueles que  transformam dever em virtude.

Por exemplo: quem prega honestidade, quando essa condição é dever do cidadão e não virtude.

Tal preocupação não nega o direito do candidato condenar as práticas indecorosas, no manejo do dinheiro público.

Por outro lado, um elemento fundamental na escolha é a identificação da experiencia de quem busque  o voto, que não pode ser afastado do rol de opções, em nome de que somente o “novo” teria virtudes para o exercício do mandato.

É injusto considerar liminarmente praticante da “velha política”, quem já milite há tempo na vida pública.

Até porque, sempre existirão “novos já velhos” e “os velhos ainda novos”.

A cautela recomenda que, na hipótese do eleitor votar errado, a única alternativa será acreditar na Democracia, que oferece os meios de correção do  equívoco nas urnas.

A diferença é que nas ditaduras, os “novos” conseguem  preservar a  sua aparência sem máculas, por serem protegidos pela armadura da força e da prepotência.

Nas democracias, com todas as imperfeições,  esses tipos sempre terminam desnudados perante a população, quer seja pelo Poder Judiciário, ou os mecanismos do Legislativo.

O meio mais rápido é através da justiça, pilar das liberdades públicas, que por isto deve ser preservado a qualquer preço.

Propor o fechamento dos tribunais, alegando  eventuais erros nos julgamentos,  significa  colocar nas mãos do autoritarismo as decisões coletivas.

Witzel é o exemplo mais recente, da necessidade do funcionamento livre da Justiça brasileira..

Somente esses tribunais, em curto prazo, podem punir  casos como esse do Rio de Janeiro, em que a propaganda enganosa  transformou a “nova política” em  “velha política”.