Além do prefeito Patriota e do Francisco Dirceu, também participaram da videoconferência o residente do Procon Estadual, gestores locais do Procon, Ministério Público Federal e representantes da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos e da Febraban-Federação Brasileira de Bancos.
José Patriota cobrou a ampliação do expediente bancário aos sábados, a abertura mais cedo do sistema – para facilitar o acesso aos caixas eletrônicos, a ampliação do abastecimento de numerário destinado às lotéricas; a desinfecção dos ambientes do caixas-eletrônicos e a suspensão de todos os encargos relacionados aos créditos consignados para os servidores públicos, com a prorrogação dos prazos para pagamento.
“Não saí satisfeito, não. Apesar da conversa bonita, os representantes dos bancos não se mostraram nem um pouco flexíveis para contribuir com a diminuição do caos que está vigorando nas agências bancárias. Disse a eles que terão muitos problemas com os consumidores e com as prefeiturs, e que o caminho será a judicialização das questões que debatemos,” informou Patriota.
O representante da Febraban pediu o prazo de uma semana para responder às recomendações e reivindicações.
Confira, abaixo, as recomendações contidas no documento da Procuradoria Geral de Justiça, que foi enviado para a Febraban, para a Assessoria Ministerial de Comunicação Social e para os Centros de Apoio Operacional às promotorias de defesa do consumidor, saúde, cidadania e criminal:
RECOMENDAR à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que:
1-Nesse momento excepcional equacione e sistematize junto a todos os agentes pagadores uma forma organizada e segura de proceder e efetuar os referidos pagamentos com a finalidade básica de reduzir a possibilidade exponencial de contaminação pela proximidade das pessoas nas filas;
2- Para operacionalizar objetivamente os procedimentos, elabore e sistematize a prévia higienização dos ambientes de circulação, observando rigorosamente todas as normas sanitárias, visando minimizar a transmissão do Coronavírus nos bancos e loterias;
3- Disponibilize o apoio de maior número de colaboradores para auxiliar o consumidor, visando reduzir o máximo que puder o tempo de permanência nas filas do interior, autoatendimento e parte externa das agências, observando sempre a distância regulamentar;
4- Para facilitar o acesso dos usuários, providencie a inserção, na tela inicial dos terminais eletrônicos de um passo a passo autodidata esclarecendo o consumidor sobre como utilizar o terminal, visando agilizar o atendimento;
5 – Providenciem a afixação de cartazes nas salas dos terminais eletrônicos com informações claras e objetivas esclarecendo o consumidor sobre a utilização dos caixas eletrônicos.