28/04/20
Por Machado Freire
e Didi Galvão
Gildenor Pires também foi promotor público e professor em Salgueiro
O corpo do promotor de Justiça Gildenor Pires, 85 anos, que faleceu de morte natural nesta segunda-feira (27), no Recife, foi cremado hoje (terça-28) pela manhã no Memorial Guararapes, na Capital pernambucana, depois de uma cerimônia religiosa com a participação de familiares e amigos.
Gildenor Pires nasceu em Santa Maria da Boa Vista, mas foi em Cabrobó que ele criou raízes mais profundas. Na “Terra da cebola”, o representante do Ministério Público tornou-se cidadão cabroboense, foi candidato a prefeito, e, como vereador presidiu a Câmara Municipal . E deu sua contribuição ao município como secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Cabrobó.
O promotor Gildenor Pires exerceu suas atividades em mais de uma comarca do Sertão, a exemplo de Salgueiro onde ele também deu sua contribuição à Educação, como professor do Colégio Dom Malan, como lembra o advogado Alvinho Patriota, que posteriormente participou de ações no Forum onde Gildenor Pires representava o Ministério Público.
Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, Gildenor Pires foi nomeado Promotor de Justiça pelo MPPE anos depois, função que desempenhou com bastante empenho e dedicação, tendo sua trajetória homenageada pela OAB, com a Medalha Joaquim Amazonas, a mais alta comenda da instituição aos advogados que somam 50 anos de exercício da advocacia sem mácula em sua conduta ético- profissional.
Gildenor Pires deixa a viúva dona Gildaci e os filhos, Gildenor Júnior, João Henrique, Adriana Pires, Carlos Romero e Paulo Guilherme.
Nota: o desejo da família era de que os funerais ocorressem em Cabrobó, o que não foi possível por conta da pandemia decorrente do coronavírus. Nós que fazemos o Blog Folha do Sertão e o jornal Folha do Sertão nos solidarezamos com os familiares e amigos deste que por muitos anos primamos de um bom, respeitoso e duradouro relacionamento. Gildenor Pires deixou muitos amigos de verdade e será reconhecido pelo todo Poderoso, Na Unidade do Espírito Santo.