Governo  fará mais investimentos  para complementar a abertura de novos leitos de UTI nos municípios

30/04/20

Imprensa/PE/blogfolhadosertao.com

Apoio possibilitará a ampliação da assistência aos pacientes com a Covid-19 no Estado

O governador Paulo Câmara anunciou, ontem (29), um reforço de recursos do Tesouro Estadual para complementar o custo da abertura e da manutenção de novos leitos de UTI nos municípios pernambucanos.

De acordo com o governador, serão repassados diariamente R$ 400 para cada leito de UTI credenciado pelos municípios junto ao Ministério da Saúde para o enfrentamento ao novo coronavírus.

“A ideia é ampliar a nossa capacidade de assistência aos pacientes com a Covid-19, garantindo o melhor atendimento possível. É um esforço adicional do Governo de Pernambuco que, tenho certeza, vai contribuir muito no enfrentamento à doença”, afirmou Paulo Câmara. Inicialmente, serão destinados R$ 4 milhões à iniciativa.

Na quertafeira (28), o governador e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, anunciaram que a parceria entre as gestões estadual e municipal já disponibilizou 1.132 novos leitos para o tratamento dos pacientes do coronavírus. Desses, 677 são leitos de enfermaria e 455 são UTIs totalmente equipadas e preparadas para atender a população.

Também no início desta semana Paulo Câmara anunciou a implantação de novos leitos de UTIs e enfermarias em mais 12 municípios da Região Metropolitana do Recife e do interior. Os leitos estão nas cidades de Moreno, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Olinda, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Salgueiro e Petrolina. E ressaltou que o processo de abertura de vagas vai continuar em maio. Caruaru, Serra Talhada e Petrolina, por exemplo, receberão novos leitos e vão inaugurar três hospitais de campanha.

Univasf Paulo Afonso (BA) realiza hoje (30) formatura antecipada de mais 23 estudantes de Medicina

30/04/20
Ascom/Univasf/logfolhadosertao.com

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)  realiza hoje(30),  a formatura antecipada da primeira turma de Medicina do campus de Paulo Afonso (BA).

A colação de grau será oficializada em solenidade por videoconferência, às 9h, para 23 estudantes que decidiram conjuntamente com a Pró-reitoria de Ensino (Proen) e a coordenaçãAo do respectivo Colegiado Acadêmico pela antecipação da graduação em aproximadamente um semestre.

 Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Univasf criou o projeto Saúde em Libras Covid-19.

A iniciativa reúne um grupo voluntário de 15 tradutores e intérpretes de Libras de instituições de ensino da região.

O objetivo é auxiliar a comunicação no atendimento de pessoas surdas nas unidades de saúde durante a pandemia do novo coronavírus.

Quem detalha o funcionamento desse serviço é o tradutor e intérprete do NAI-Univasf, Davi Lima .