Pernambuco contabilizou hoje 200 novos casos da Covid-19

15/04/20

Imprensa-PE/blogfolhadosertao.com

No total, são 1.484 casos confirmados e 143 óbitos

provocados pelo  novo coronavírus no Estado

 

Nesta quarta-feira (15.04), Pernambuco confirmou 200 novos casos da Covid-19. Agora, o Estado totaliza 1.484 casos confirmados. Também foram confirmadas laboratorialmente 28 novas mortes, sendo 17 homens e 11 mulheres, com idades de 18 a 94 anos, ocorridas entre os dias 08 e 14 deste mês. Os pacientes que foram a óbito tinham idades entre 18 e 94 anos. No total, o Estado contabiliza 143 mortes pela Covid-19, além de 69 pacientes recuperados da doença.


Segue  o boletim Covid-19 atualizado hoje pela Secretaria de Saúde do Estado:

O boletim epidemiológico desta quarta-feira (15.04), Pernambuco confirmou 200 novos casos da Covid-19. Com isso, o Estado totaliza 1.484 ocorrências do novo coronavírus. Desses, 942 estão em isolamento domiciliar e 331 internados, sendo 68 em UTI e 263 em leitos de enfermaria. Além disso, o boletim aponta 68 pacientes já recuperados da doença. Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 60 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Também foram confirmadas laboratorialmente 28 novas mortes (17 homens e 11 mulheres), de pessoas residentes no Recife (12), Jaboatão dos Guararapes (3), Olinda (3), Paulista (2), Limoeiro (2) Ipojuca (1), São Lourenço (1), Camaragibe (1), Bom Conselho (1), Igarassu (1) e Cabo de Santo Agostinho (1). Os pacientes tinham idades entre 18 e 94 anos, e faleceram entre os dias 08.04 e 14.04. Com isso, o Estado totaliza 143 mortes pela Covid-19.

As faixas etárias dos novos óbitos são as seguintes: 10 a 19 anos (01); 20 a 29 01); 40 a 49 (02); 50 a 59: (03); 60 a 69: (07); 70 a 79: (05) e e com 80 anos ou mais: (09).

Dos 28 pacientes que vieram à óbito, 20 apresentavam comorbidades, como hipertensão (10), diabetes (09), histórico de tabagismo (04), cardiopatia (02), doença pulmonar obstrutiva crônica (02), entre outras – um paciente pode ter mais  e uma comorbidade. Outros 4 não tinham comorbidades e 4 estão em investigação pelos municípios.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 486 casos foram confirmados e 369 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal), ou privadas. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

Oswaldo Cruz ganha mais dez leitos

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quartafeira (15.04), a abertura de mais dez novos leitos de UTI no Hospital UniversitárioOswaldo Cruz (HUOC), unidade de referência em tratamento de pessoas infectadas com o novo coronavírus. Com as novas vagas, passa para 43 o número de leitos deterapia intensiva no HUOC, além dos 133 leitos de enfermaria já existentes, todos dedicados exclusivamente ao tratamento de pacientes da Covid-19.

Outros dez novos leitos de UTI deverão ser ativados no Oswaldo Cruz na próximasemana, informou Paulo Câmara, ressaltando que para que isso acontecesse, foi destinado pelo Governo do Estado um montante de R$ 7 milhões ao HUOC em 2020.O governador também destacou a nomeação de mais 224 novos profissionais de saúde para atuar na unidade.

“Aproveito para agradecer à dedicação de todos os profissionais de saúde e de apoio,em nome dos médicos e enfermeiros do Oswaldo Cruz, pela dedicação ecompromisso com que têm encarado esse desafio. Agradeço também o empenho da Secretaria Estadual de Saúde, que tem conseguido garantir os equipamentos e insumos necessários ao trabalho nos hospitais, num cenário de escassez mundial desses itens”, afirmou Paulo Câmara.

Em seguida, dirigindo-se novamente aos pernambucanos, o governador frisou aseriedade do cenário, e repetiu o apelo para que todos permaneçam em casa. “Você que acha que não tem problema de estar na rua, de visitar parentes e amigos e ignorar as recomendações sanitárias, veja o preço que os países do mundo que relaxaram com relação ao isolamento estão pagando. Ainda é tempo de rever essa posição e agir com responsabilidade”, concluiu.

Mandetta não aceita demissão de auxiliar

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, durante a coletiva de imprensa sobre à infecção pelo novo coronavírusO secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, durante a coletiva de imprensa sobre à infecção pelo novo coronavírus

O ministro participou na tarde de hoje  de uma coletiva de imprensa nesta tarde ao lado de sua equipe e a informação oficial é que o ministro Mandetta não aceitou o pedido de demissão do auxiliar Wanderson de Oliveira.

“Ele apresentou um papel ai de manhã mas eu devolvi na hora. Entramos juntos e vamos sair juntos”, explicou o ministro.

Na fala, ele elogiou os governadores dos Estados e disse que foi graças ao trabalho deles que a curva da epidemia não se elevou tanto quanto no exterior.Mandetta disse que sabe que não é insubstituível e que nunca disse isto, ao contrário.
Na entrevista, ele disse que a equipe era uma família e que escolheu sua equipe por currículos, em uma critica indireta ao presidente.
“Sabe como eu fiz? com teste… olho no olho, vendo se era gente firme”.

Meio caminho andado: Brasil a caminho do remédio salvador

15/04/20

Ministro Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia

 

Cientistas brasileiros vão testar, em 500 pacientes, um medicamento, quase sem efeitos colaterais, com eficácia de 94% em células infectadas pelo novo coronavírus, com resultado, no máximo, em um mês. A informação foi divulgada, hoje, pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

Segundo ele, o país também desenvolve equipamento de inteligência artificial para testar pessoas com suspeita de Covid-19. A resposta é em um minuto e o teste utiliza reagentes nacionais. “Vacinas demoram mais do que o reposicionamento de drogas, mas estamos trabalhando com vacina dupla, tanto para Influenza quanto para a Covid”, disse. “Só a ciência pode combater o vírus”, ressaltou Pontes.

O ministro não divulgou o nome do remédio para “não haver corrida” às compras. Isso porque é um fármaco conhecido, amplamente disponível no mercado, de acordo Marcelo Morales, secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “Teremos nas nossas mãos, desenvolvido no Brasil, no máximo, na metade de maio, a solução de um tratamento, com remédio disponível inclusive em formulação pediátrica”, afirmou Pontes.

O remédio será testado em 500 pacientes em sete hospitais, cinco no Rio de Janeiro, um em São Paulo e outro em Brasília. A administração do medicamento será diária, durante cinco dias, com mais nove dias de observação. “Em 14 dias, poderemos ver se os efeitos em pacientes serão os mesmos já comprovados em células infectadas”, destacou o ministro. O ensaio clínico será feito com pacientes que estão internados para o acompanhamento dos sintomas e da carga viral.

Segundo o MCTIC, o protocolo será uma administração randomizada, ou seja, nem médicos nem pacientes saberão quem está tomando a medicação e quem está recebendo placebos. “Quero agradecer a comissão de ética do Ministério da Saúde, que fez a aprovação do protocolo dos testes clínicos. Nas próximas semanas, teremos os resultados”, disse Pontes.

Morre Germano Coelho, ex-prefeito de olinda

15/04/20
Por Magno Martins
Edição  Ítala Alves/blogfolhadosertao.com
Ex- prefeito de Olinda, Germano Coelho

Morreu, na manhã de hoje, o ex-prefeito de Olinda Germano Coelho(foto). O educador tinha 93 anos e a causa da morte foi um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O sepultamento irá acontecer no Cemitério Parque das Flores, no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife.

Germano de Vasconcelos Coelho era paraibano. Ele nasceu na cidade de Brejo de Areias. Ele foi professor do curso de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Advogado, educador e humanista.

Germano Coelho foi prefeito de Olinda por duas vezes (1977/1980 e 1993/1996) e foi o responsável para que o município conquistasse o título de Cidade Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco em 1982.

O ex-prefeito de Olinda era irmão de Gilvandro Coelho, que faleceu em 2019, e o ex-deputado  Fernando Coelho, que presidiu a Comissão da Verdade e que também faleceu no ano passado.


Adeus, Germano Coelho

Por Ivan Mauricio*

“Tem gente que sonha com coisas possíveis e dizem não. Eu sonho com coisas impossíveis e pergunto: Por que não?”

Esta frase estava na porta do gabinete do prefeito de Olinda Germano Coelho quando ele me convidou para ser seu chefe de gabinete. O professor Germano faleceu, hoje, mas sua pergunta continua na cabeça de todos que conviveram com ele.

Estamos vivendo um momento difícil da humanidade e mais do que nunca fica a pergunta do querido Germano.

Por que não entender que a Terra é um ser vivo que precisa ser respeitada?

Por que aceitar calado que 40% da humanidade não tem água para que seus habitantes possam lavar as mãos com sabão e evitar o coronavírus?

Por que Olinda, na beira de um mar da História e olhando tantos monumentos, vive cercada pela miséria dos seus habitantes da periferia?

*Jornalista

Com quase 1,3 mil casos confirmados e 115 mortes, estado faz apelo à população: “acreditem na gravidade da situação”

15/04/20

Por DP/blogfolhadosertao.com

Entre essa segunda-feira e esta terça, foram abertos 37 novos leitos de UTI no estado. (Foto: Piero Cruciatti/AFP )
Entre segunda-feira e  terça, foram abertos 37 novos leitos de UTI no estado. (Foto: Piero Cruciatti/AFP )

 

Com a ocupação dos novos leitos de UTI criados para a Covid-19 variando entre 80% e 90%, o secretário estadual de Saúde, André Longo, fez um apelo, nesta terça-feira (14), para que os pernambucanos mantenham o distanciamento social. Na tarde desta terça, a ocupação dos 204 leitos de UTI do estado exclusivos para o novo coronavírus era de 88%, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde(SES-PE). “Acreditem na gravidade da situação. Não alimentem falsas esperanças. O vírus não tá indo embora”, disse o secretário. Dos 1.284 casos confirmados no estado, 425 são profissionais de saúde. Pernambuco totaliza 115 mortes por Covid-19.

Entre os dias 20 e 23 de março, a taxa de ocupação de leitos de UTI no estado era de 49%. Atualmente, mesmo com a abertura de novas vagas, o índice tem variado entre 80% e 90%, às vezes superando a marca dos 90%, segundo André Longo. “Nos últimos 30 dias, abrimos 467 novos leitos, sendo 204 de UTI. É um recorde na saúde pública no estado, mas a velocidade da doença pode comprometer esse esforço”, afirmou o secretário.

Nesta terça, dos 204 leitos de UTI abertos, 180 estavam ocupados. A ocupação média dos novos leitos está em 74% com pacientes com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, suspeitos e confirmados da Covid-19. Leitos de enfermaria têm ocupação de 64% e de UTI, 88%.

Um hospital privado, localizado na Zona Sul do Recife, que estava desativado desde 2018, foi requisitado administrativamente pelo governo de Pernambuco. A unidade está passando por reformas e abrirá os primeiros leitos ainda esta semana, passando a compor a rede estadual de saúde, atuando de forma dedicada, exclusivamente, para a atenção aos pacientes com a Covid-19. Ao todo, a estrutura contará com 230 leitos, sendo 100 de UTI. Hospitais de campanha serão abertos em três cidades do interior do estado.

Em nota, a SES-PE informa que o governo de Pernambuco “continua monitorando, por meio do Gabinete de Crise, comandado pessoalmente pelo governador Paulo Câmara, a evolução da doença no estado e no Brasil, e a partir da necessidade, essa rede será incrementada, seja com a contratação de leitos junto à rede privada, seja com novos leitos na rede própria”.

Há três semanas, a média de internações por Síndrome respiratória aguda grave (Srag) era de 21 por dia. Agora, são cerca de 45 diariamente. “Cada um dos pernambucanos pode fazer a sua parte para a capacidade atual do sistema não transbordar. Você pode adoecer e não ter um leito, seja na rede pública ou privada”, enfatizou Longo. Nas UTIs do estado, 63 pacientes têm diagnóstico fechado que confirma a Covid-19. Outros 117 tem Srag e aguardam resultado de exame para o novo coronavírus ou tiveram a condição provocada por outro agente.

Entre essa segunda-feira (13) e esta terça, foram abertos mais 37 leitos de UTI. “Tentamos estar sempre um passo à frente do vírus. Seguimos um cronograma que envolve uma série de ações e que tem como prioridade a abertura de novos leitos diariamente”, pontuou o secretário estadual de Saúde.

O médico Demetrius Montenegro, chefe do setor de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), explicou ainda que o tempo de permanência dos pacientes nos leitos gera uma necessidade de manutenção das medidas de distanciamento social. Segundo ele, o tempo médio de ocupação nas enfermarias é entre cinco e sete dias. Nas UTIs, porém, o tempo salta para 21 dias. “O leito fica preso por um tempo prolongado, r isso, as pessoas precisam continuar em casa e caso apresente qualquer sintoma gripal, se isolar”, ressaltou.

Números

No boletim epidemiológico desta terça-feira, Pernambuco confirmou mais 130 novos casos da Covid-19. Com isso, o estado totaliza 1.284 ocorrências do novo coronavírus. Desses, 773 estão em isolamento domiciliar e 328 internados, sendo 63 em UTI e 265 em leitos de enfermaria. O mais recente boletim aponta 68 pacientes já recuperados da doença.

Foram confirmadas laboratorialmente 13 novas mortes, sendo 10 mulheres e três homens, ocorridas entre os dias 3 e 13 deste mês. Os pacientes que foram a óbito tinham idades entre 45 e 95 anos. Agora, o estado totaliza 115 mortes pela Covid-19.Sobre o fato de o número de óbitos ser superior ao de recuperados em Pernambuco, o secretário estadual de Saúde explicou que isso se deve ao fato de ser necessário aguardar os 14 dias de quartentena do paciente, além de 72 horas sem novos sintomas. “O tempo entre a confirmação e a constatação da cura é de mais de 15 dias. A tendência é não conseguirmos acompanhar todas as recuperações. Além disso, não são testados os casos leves, ou seja, as curas são de pessoas que tinham algum agravamento. O acúmulo de óbitos acaba sendo maior ao longo do tempo”, esclareceu.

Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 58 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha e de ocorrências de pacientes de outros estados e países. Dos casos confirmados no estado, 736 pacientes são mulheres (57,3%) e 548 (42,7%) são homens. Dos óbitos registrados em Pernambuco, 65 eram homens (56,5%) e 50 eram mulheres (43,5%).

Profissionais de saúde

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 425 casos foram confirmados e 358 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal), ou privadas. Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

Testes

Ao todo, Pernambuco já realizou 4.244 testes da Covid-19. Desses, 3.290 foram feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e 954 por laboratórios privados. Nas últimas 24 horas, foram realizados 320 testes, sendo 278 pelo Lacen-PE e 42 por unidades privadas. Como o estado tem 1.284 casos confirmados, significa que 2.960 casos suspeitos da Covid-19 foram descartados no estado.

Prefeitura de Afgados da Ingazeira distribui quatro mil kits de merenda escolar

15/04/20

Por Ascom PMAI/blogfolhadosertao.com

Família de alunos em quarentena recebe kitt de merenda escolar

 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira deu início, terça (14), a distribuição de kits com merenda escolar para quatro mil alunos da rede municipal de ensino. A distribuição teve início na Escola Geraldo Cipriano localizada na zona rural  e Letícia de Campos Góes, que fica na área urbana, respectivamente..

“Estamos priorizando os alunos em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a quantidade de alimentos distribuída é proporcional à quantidade de alunos que aquela família tem na Escola. Um ou dois alunos, a família tem direito a um kit merenda. Com três filhos matriculados, dois kits; quatro filhos, três kits; com cinco filhos na escola, a família tem direito a quatro kits,” informou a Secretária de Educação de Afogados, Veratânia Moraes.

Outro aspecto importante na distribuição da merenda é que os alunos com necessidades alimentares especiais, como alergia a glúten ou outras restrições, estão recebendo seus kits condizentes com essas necessidades e obedecendo às orientações médicas. São sessenta alunos, ao todo, nessa situação.

Dentre vários itens, os kits contem açúcar, feijão, arroz, achocolatado, macarrão, xerém, leite em pó, biscoito, flocos de milho, dentre outros. Em cada escola, para evitar aglomerações, as famílias foram comunicadas dos seus horários de recebimento, de acordo com a turma em que os filhos estudam.

A Secretaria de Educação informa que nesta quarta (15), haverá a entrega dos kits aos alunos das Escolas São Sebastião e Francisca Lira. Elas estarão abertas das 8h às 17h para procederem a entrega. Cada Escola entrará em contato com as famílias para agendar os melhores horários, e assim evitar aglomerações.

A garantia da merenda para os alunos durante esse período de isolamento social conta com recursos, majoritariamente, da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, mais o aporte do Governo Federal e o apoio do Governo de Pernambuco, por intermédio do IPA.