Prefeito anuncia primeiro caso suspeito de Coronavirus e fecha acesso de vans de outros municípios a Araripina

Raimundo Pimentel disse que não permitirá o acesso de vans de outros municípios a Araripina a partir deste domingo (22)

Prefeito Raimundo Pimentel

ARARIPINA- O prefeito de Araripina,  Raimundo Pimentel, anunciou na noite deste sábado (21), o primeiro caso suspeito do novo coronavírus no município., adiantando que  ” o paciente ficará isolado até que o resultado seja confirmando ou descartando” .

  O prefeito, que é médico,  afirmou ao se dirigir  à população do Araripina  que  gostaria  de   “deixar  vocês atualizados e informar mais uma medida que iremos tomar a partir deste domingo”, salientou  afirmando que “em em nossa cidade surgiu um caso suspeito e  as providências já estão sendo tomadas e o paciente ficará isolado até que saia o resultado confirmando ou descartando a Covid-19”, afirmou.

 No pronunciamento  pela internet, Pimentel  advertiu  que partir deste domingo (22), ” as entradas do município serão fechadas para as vans que vêm de outras cidades, especialmente das localidades que registraram casos da Covid 19,  sendo preciso, para isto, colocar em ação os serviços da Guarda Municipal”.

 

Alívio: mais duas pessoas têm cura clínica do novo Coronavírus no Estado

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), confirmou, neste sábado (21/03), dois novos casos de cura da Covid-19, no estado, subindo para três, as pacientes recuperadas da enfermidade. Os novos casos de cura são de uma adolescente de 16 anos, que foi diagnosticada com a doença após retornar de uma viagem aos Estados Unidos e uma mulher de 30 anos, sem histórico de viagem. As duas estavam em isolamento domiciliar.

Na sexta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde já havia anunciado a recuperação de uma senhora de 66 anos, residente no Recife, que, ao lado do marido, configurou os dois primeiros casos da doença no território pernambucano.

Nas últimas 24h, o Estado confirmou mais 2 casos da doença, passando para 33 confirmações – destes, apenas 5 estão hospitalizados; os outros cumprem isolamento domiciliar (25), ou já estão curados (3).

O Governo de Pernambuco deu continuidade, neste sábado (21/03), à operação de traslado dos passageiros e tripulantes do navio Silver Shadow, retido no Porto do Recife desde o último dia 12 de março, devido à confirmação de dois casos de infecção pelo novo coronavírus entre seus ocupantes. Às 8h, teve início a retirada de um grupo de 22 turistas, que foram levados de ônibus e escoltados até o Aeroporto Internacional do Recife, onde às 11h30 embarcaram para o Canadá. Outro contingente, de 10 pessoas, saiu do navio por volta das 15h30. O grupo seguiu em dois voos que tinham como destino final o Uruguai e o México.

Todo o procedimento segue regras de segurança, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizando avaliação clínica prévia de todas as pessoas que deixarão o Silver Shadow. A operação, coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), teve início na sexta-feira (20/03), quando 205 passageiros foram trasladados. Um total de 237 turistas já deixaram o navio. Permanecem a bordo 103 americanos no aguardo de autorização para retornar ao seu país de origem.

Essa operação conta com a integração da Anvisa, Polícia Federal, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, CTTU e Guarda Municipal do Recife, além da Silversea, empresa proprietária do navio, da administração do Aeroporto do Recife e das embaixadas e consulados dos países de origem de passageiros e tripulantes, que somam cerca de 600 pessoas. Estão sendo utilizados ônibus e caminhões de carga para transportar as pessoas e suas bagagens. Todos os 120 profissionais envolvidos no procedimento utilizam equipamento de proteção individual e atendem a normas sanitárias para evitar contaminação pela Covid-19.