Santa Cruz garante primeiro lugar na etapa final do Pernambucano

Equipe do técnico Itamar Schulle chegou a 25 pontos e não pode mais ser alcançada faltando uma rodada para o fim da primeira fase

Bobby Fabisak/JC Imagem
Santa Cruz recebeu o Decisão sem público no Arruda como medida de contenção do coronavírus – FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

O Santa Cruz garantiu o primeiro lugar na fase inicial do Campeonato Pernambucano com uma rodada de antecedência. Na tarde deste domingo (15), derrotou o Decisão, por 2×1, no Arruda, em duelo da oitava rodada. Os gols da Cobra Coral foram marcados por Jeremias e Fabiano. Já Aruá diminuiu para o time de Bonito. A partida aconteceu de portões fechados, como medida de contenção ao novo coronavírus, o covid-19.

 Com a vitória, o tricolor chegou a 22 pontos e não pode mais ser alcançado por nenhum time, mesmo restando uma rodada para o término da primeira fase. Já o Decisão segue em oitavo, com 4.

 O JOGO

A partida começou com o Santa Cruz cedendo espaços para o Decisão. O time de Bonito aproveitou e quase abriu o placar antes mesmo dos quatro minutos no Arruda. Após tabela de Esquerdinha e Pedro Maycon, a bola foi rolada para Felipe Almeida chutar cruzado. A bola saiu a direita do goleiro coral.

Após a boa chance, a equipe do técnico Nilson optou por apertar a marcação no Santa Cruz e desceu praticamente toda para o campo de ataque dos corais. Sem encontrar muitas brechas para sair jogando, a Cobra Coral começou a investir nos lançamentos. Aos 15 Pipico inverteu para Júnior, que cruzou na área. A zaga do Decisão se atrapalhou e Pipico apareceu para finalizar, mas Henrique defendeu.

Três minutos depois, o camisa 9 do Santa Cruz desequilibrou novamente. Em bela arrancada pelo setor esquerdo, tocou para Chiquinho que deixou na área, mas Patrick desperdiçou. O gol do Santa Cruz saiu aos 19, em rápido contra-ataque. Chiquinho avançou, deixou para Jeremias que inaugurou o placar no Arruda.

Aos 33, Maico Clayton evitou que o Decisão chegasse ao empate com bela defesa do chute forte de Pedro Maycon.

Após o gol, o Santa Cruz se acomodou, enquanto o Decisão continuou buscando as oportunidades. A chance apareceu aos 41. Felipe Almeida encontrou um verdadeiro corredor no meio da defesa coral e tocou para Aruá, que mandou para o fundo das redes, deixando tudo igual no José do Rego Maciel.

O gol dos visitantes reacendeu a atenção do Santa Cruz na partida. Tanto que a equipe de Itamar Schulle passou à frente quatro minutos depois. Fabiano aproveitou o cruzamento de Jemerias e testou sem chances para Henrique.

No segundo tempo, o Decisão novamente recuou para o campo de ataque do Santa Cruz, na expectativa de arrancar um contra-ataque. A partida ficou truncada, sem muitos lances de chute a gol. O primeiro aconteceu apenas aos 18, no cruzamento de Júnior para Pipico, que cabeceou por cima do gol de Henrique. As duas equipes caíram de rendimento e o jogo seguiu morno.

O Santa Cruz só voltou a ameaçar a área do time de Bonito aos 30, em cobrança de falta rasteira de Chiquinho, após expulsão de Raykar. Um minuto depois, Júnior subiu à linha de fundo e cruzou para Pipico, que chutou para a defesa de Henrique.

O tricolor perdeu nova oportunidade de ampliar aos 35. Chiquinho deixou na medida para o camisa 9 finalizar. O arqueiro do Decisão voltou a fazer grande defesa. Dois minutos depois, o atacante desperdiçou mais uma. Recebeu sozinho, em posição regular, e avançou em velocidade. Cara a cara com Henrique, porém, tentou a cavadinha e errou.

Mesmo com um homem a mais, o tricolor esbarrou na falta de precisão e não conseguiu ampliar o marcador no Arruda.

Educador Paulo Freire, patrono da Educação em Pernambuco

Orgulho de Pernambuco !

Paulo Freire  é o criador do método inovador no ensino da alfabetização para adultos

Após ser aprovado na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que concede ao educador e filósofo Paulo Freire o título de Patrono da Educação de Pernambuco será sancionado pelo governador Paulo Câmara nesta segunda-feira (16), às 11h, em ato realizado no Palácio do Campo das Princesas.

Será um momento de celebração por tudo o que Paulo Freire significa para a nossa educação, pois acreditamos no poder transformador de uma educação verdadeiramente alicerçada na Pedagogia Freireana“, diz o deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB), autor do projeto que originou a lei.

Devemos muito a Paulo Freire e ao seu legado. Se a educação pública de Pernambuco hoje é uma das melhores do Brasil, é porque entendemos que precisamos valorizar as relações e a construção cultural de cada uma e de cada um dentro do processo educacional, como defendia nosso patrono da educação brasileira, da educação da cidade do Recife e, agora, do estado de Pernambuco“, justifica o parlamentar.

Com centenário de nascimento marcado para 19 de setembro de 2021, uma série de ações em comemoração à data estão sendo preparadas em homenagem a Paulo Freire. Além da Lei que será sancionada pelo governador Paulo Câmara, a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, da qual o Professor Paulo Dutra é vice-presidente, aprovou um projeto que cria uma comissão especial de preparação para as ações referentes aos 100 anos de nascimento do educador.

Autor de mais de 40 livros, Paulo Reglus Neves Freire, é reconhecido mundialmente como um dos mais importantes pensadores brasileiros do século XX. “Pedagogia do Oprimido”, sua obra mais famosa, é considerada terceira mais citada em trabalhos acadêmicos da área de humanas em todo o mundo.

Será um momento de celebração por tudo o que Paulo Freire significa para a nossa educação, pois acreditamos no poder transformador de uma educação verdadeiramente alicerçada na Pedagogia Freireana“, diz o deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB), autor do projeto que originou a lei.

Devemos muito a Paulo Freire e ao seu legado. Se a educação pública de Pernambuco hoje é uma das melhores do Brasil, é porque entendemos que precisamos valorizar as relações e a construção cultural de cada uma e de cada um dentro do processo educacional, como defendia nosso patrono da educação brasileira, da educação da cidade do Recife e, agora, do estado de Pernambuco“, justifica o parlamentar.

Fernando Bezerra Coelho teria sido avisado sobre busca em seu gabinete durante operação da Polícia Federal

E agora, José ?

A suspeita da Polícia Federal de que o senador teve informação prévia é baseada entre conversa com seu advogado, combinando uma nota oficial sobre a operação na noite anterior das buscas.

Foto: Reprodução/ Redes Socais

Em setembro do ano de 2019, a Polícia Federal fez uma busca no gabinete e na casa do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Com autorização da Justiça, os agentes recolheram documentos, e-mails e telefones à caça de provas que pudessem vincular o parlamentar a desvios de recursos de obras públicas na época em que ele foi ministro da Integração Nacional no governo de Dilma Rousseff.

O material apreendido, incluindo 120 000 reais em dinheiro na casa do filho do senador, ainda está sendo analisado pelos peritos, mas um diálogo aparentemente irrelevante encontrado no celular do parlamentar chamou atenção. A conversa era entre Bezerra e o advogado dele, André Callegari. Nela, os dois combinam os termos de uma nota oficial sobre uma operação da PF que seria divulgada. Detalhe: a troca de mensagens ocorreu na noite que antecedeu as buscas — o que, para os investigadores, sugere que eles souberam antecipadamente o que aconteceria na manhã seguinte.

As mensagens, trocadas via Whats­App, foram localizadas no aparelho do senador. Horas depois da operação, no dia 19, o parlamentar divulgou um comunicado à imprensa em que criticava a incursão policial e atribuía a busca a uma suposta perseguição política diante da “atuação combativa do senador contra determinados interesses”.