Com medo do coronavírus, TRT de Pernambuco libera servidores públicos para ‘trabalharem de casa’

por jamildo Melo

Por decisão do plenário do TRT de Pernambuco, as unidades judiciárias e administrativas do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) estão autorizadas a permitir que servidores realizem suas atividades pela modalidade de teletrabalho (de casa), acima do limite de 30% da lotação no setor.

A decisão colegiada se deu como política de prevenção diante dos riscos de transmissão do Coronavírus, causador da COVID-19, doença que já atingiu mais de 100 países e é classificada pela Organização Mundial da Saúde como uma epidemia.

A medida é tomada sem que haja prejuízo no incremento da produtividade previsto na norma, cabendo a cada gestor assegurar que o percentual da equipe em atividade presencial (no TRT e Varas) seja suficiente para a adequada prestação de serviços.

Segundo o TRT, todas as audiências nas Varas do Trabalho e nos Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) de primeiro e segundo graus, bem como as sessões do Tribunal e das Turmas estão mantidas e não sofrerão qualquer impacto com a medida.

Situações referentes a servidores que exercem atividades incompatíveis com a modalidade de teletrabalho e as descritas no art. 5º da Resolução Administrativa TRT 05/2016, a exemplo daqueles em estágio probatório, segundo o TRT, podem ser relativizadas pelo superior hierárquico a partir de requerimento fundamentado do interessado, ficando autorizada a avaliação do Núcleo de Saúde do TRT6 sempre que necessário.

Servidores “em teletrabalho” são a modalidade tem por objetivo aumentar a produtividade dos serviços realizados no âmbito da Justiça do Trabalho, bem como contribuir com os programas de gestão socioambiental.

Periodicamente os gestores encaminham à Comissão de Gestão do Teletrabalho relatório contendo, dentre outras coisas, os resultados alcançados, especialmente quanto ao incremento da produtividade, o que reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Além disso, segundo o TRT, os servidores devem desenvolver atividades compatíveis com o teletrabalho e atender as exigências do manual de instruções para exercer a modalidade, que contém regras quanto ao acesso à internet, especificações de equipamento e sistema operacional para o uso do Processo Judicial eletrônico, dentre outros.

(com informações da Divisão de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região)

Belém do São Francisco se despede amanhã (quarta) do seu filho Charles Sá

Charles Sá e sua esposa Aparecida Araújo e Sá

Por Machado Freire

 

O sepultamento do ex-secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Belém do São Francisco, Charles  Sá, 54 anos – que faleceu  dia 9 de acidente automobilístico (o carro que dirigia chocou-se com um ônibus escolar na estrada entre Serra talhada e Floresta) está marcado para a manhã desta quarta-feira (11)  no cemitério de  sua terra natal.

     Charles Sá – que deixou viúva e três filhos, era uma pessoa envolvente,   aguerrida e muito apegada   às coisas de sua terra, onde  com muito esforço e determinação,  exerceu uma série de atividades – de pequeno comerciante e representante comercial do Jornal do Commercio,  a Conselheiro Tutelar da Criança e do Adolescente,   Secretário Executivo do Gabinete do Prefeito,  Secretário de Saúde e, por último,  comandava a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Município, cujo trabalho estava elevando cada vez mais o nome  da comunidade belemita.

       Uma das coisas que deixaram Charles Sá  extremamente  satisfeito, foi a indicação de sua esposa, a educadora Aparecida Araújo Sá, para a direção   da Escola Olindina Roriz Dantas, unidade modelo  de ensino para crianças  que moram que  no meio rural, projetada e construída pela empresa Agrodan.

        Charles  tentou ingressar na política local, mas desistiu, enquanto  seu irmão Tadeu Sá,  foi vereador e continua militando na Advocacia. Outra grande satisfação de Charles Sá era com seus filhos  Caio, Felipe e Mateus, todos estudantes universitários, em cursos diferenciados como odontologia e direito.

         Luto oficial.  O prefeito e o vice de Belém do São Francisco, Licínio Lustosa e  Rômulo Roriz, respectivamente, divulgaram uma nota de pesar nesta terça-feira, 10, lamentando o falecimento do ex-secretário de Saúde, que atualmente comandava a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Charles Sá.

“Neste momento de dor, rogamos a Deus para que encontrem a força necessária para superar este momento de perda irreparável’, diz a nota, acrescentando que o prefeito decretou luto oficial de três dias no município.

           Acidente.  No acidente  que  aconteceu  numa área conhecida como “Trevo de Serra Talhada”, no cruzamento das rodovias PE-360 e PE-390, morreram duas pessoas: Charles Sá e a senhora  Gilmária  Maria de Souza e mais duas pessoas ficaram feridas