23/09/20
Há 4 meses Julia, 36, esta internada com Aplasia Medular Severa. (Foto: Cortesia.) |
A recifense Julia Soares Alexandre, de 36 anos está internada esperando há quatro meses um transplante de medula óssea. A jovem médica encontra-se internada no Hospital Clinic Barcelona, na Espanha, recebeu o diagnóstico de Aplasia Medular Severa, uma doença rara e muito grave que diminui a produção dos grupos de células sanguíneas (hemácias, plaquetas e leucócitos) levando à anemia e ao alto risco de sangramento, com necessidade de transfusões de sangue, além de comprometer muito a imunidade, tornando-a ainda mais vulnerável a infecções graves por todos os tipos de agentes infecciosos (vírus, bactérias e fungos).
Há cerca de quatro ano ela teve que se submeter a uma cirurgia no cérebro para retirada de um tumor benigno. A cirurgia foi bem sucedida, mas o tumor reapareceu e ela teve que fazer novamente outra cirurgia. Conseguindo, desta vez, a cura definitiva.
O transplante de medula óssea é a única alternativa para Julia sobreviver e voltar a vida normal. Na última segunda-feira (21), amigos e familiares se reuniram na campanha #TodosPorJulia em busca de um doador compatível.
A campanha está mobilizando a todos para fazerem o teste e ver a compatibilidade. O exame é de sangue normal chamado HLA A, B, C e DR, é totalmente gratuito. No Recife, é feito no Hemope e em todas as cidades do país que possuam Hemocentros, centros de coleta do Cadastro Nacional de Doadores de Medula. Realizado o exame, o resultado será incluso no Redome – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, um cadastro onde será verificada a compatibilidade, tudo acompanhado pela equipe de Hematologia do Hospital Clinic Barcelona. Sendo compatível, o transplante é um procedimento simples, com uma simples agulha, não fica cicatriz, não precisa sequer de internamento hospitalar.
“Julia jamais mediu esforços para ajudar quem precisa, é muito alegre e divertida, uma irmã maravilhosa, tem uma sede de viver e cheia de planos. A família e os amigos são seu tesouro e bem mais precioso. É uma mãezona. Uma mulher decidida, que se impõe pela sabedoria. Esperamos encontrar logo um doador ou doadora para que possamos diminuir esse sofrimento”, disse Jarbas Júnior, irmão de Julia.