05/12/24
Por Machado Freire
http://blogfolhadosertao.com.br
Em entrevista exclusiva ao Blog Folha do Sertão (blogfolhadosertao.com.br) o prefeito eleito e atual vice prefeito de Araripina – principal colégio eleitoral da Região do Araripe, Evilásio Mateus (PDT) que obteve 58,1% contra 41,06% obtidos por sua adversária, Camila Modesto. Evilásio fala sobre as dificuldades enfrentadas na campanha e promete fazer uma administração centrada no entendimento com o grupo que o ajudou a vencer o pleito considerado um dos mais disputados da história de Araripina.
–
–
–
Evilásio Mateus, prefeito eleito de Araripina
–Nós vamos diminuir a estrutura, cortar alguns cargos em secretarias, para procurar otimizar o máximo o dinheiro público e investir na cidade.
-a campanha foi tranquila, entre aspas, porque foi uma das campanhas mais agressivas, das mais baixas já vistas na história da Araripina, colocada por nossos adversários, principalmente pelo atual gestor,
-Acredito que João Campos vai avaliar todo o cenário estadual a partir do ano da eleição. Então, nós vamos aguardar essa definição para poder tomar o caminho a governador.
—-
Blog Folha do Sertão: Apesar das dificuldades que você enfrentou para registrar a candidatura pelo PDT, a campanha parece ter sido tranquila, sem maiores embates com seus adversários à frente o prefeito Raimundo Pimentel. Comente, por gentileza.
Evilásio Mateus: Realmente, a disputa maior foi pelo controle do partido, mas graças a Deus o partido fez a escolha de forma democrática, eu ouvi todos os filiados e a gente teve a maioria absoluta, graças a Deus nos consolidamos como candidato do partido. Porém, a campanha foi tranquila só entre aspas, porque foi uma das campanha mais agressivas, das mais baixas já vistas na história da Araripina, colocada por nossos adversários, principalmente pelo atual gestor, um cara que eu servi a ele a vida toda, e além de demonstrar que é um traidor, é um cara ingrato, porque agiu de forma muito desleal comigo na campanha. Uma coisa que nos deixou muito tranquilos foi porque a gente acompanhava de 10 em 10 dias através de pesquisas de opinião para consumo interno e acompanhávamos também as pesquisas registradas por vários institutos e por vários meios de comunicação em Pernambuco.
Blog Folha do Sertão– Para vencer o pleito você precisou exercitar uma tremenda engenharia política, levando para o seu palanque figuras históricas, como ex-prefeitos e lideranças políticas, delas que estiveram do lado do seu principal adversário, hoje. Você foi ao encontro deles ou eles buscaram levar o apoio a você, pura e simplesmente?
Evilásio Mateus: Essa construção com as grandes lideranças, por exemplo, do ex-prefeito Bringel, do ex-prefeito Lula, da deputada Roberta Arraes, de seu esposo, o ex-prefeito Alexandre, de vários vereadores, dos distritos, onde a gente conseguiu unir os dois lados em um sol palanque, foi uma costura de muitas pessoas que repudiavam a forma que o atual prefeito conduzia o grupo político e imprimia a sua liderança no município, como também os que acreditam num projeto bem sucedido, liderado por nós, um projeto que vai buscar muito recurso para Araripina, para imprimir uma grande gestão, um projeto que tem a humildade de ouvir as lideranças, de ouvir a pessoa e, acima de tudo, tem a sensibilidade de trabalhar pelo social do nosso município. Faz muito tempo que a saúde básica em nosso município não funciona, a ação social praticamente não existe e a educação ostenta um dos piores índices do IDEB na região do Araripe.
Blog Folha do Sertão: Como você vai fazer para contemplar tantos aliados com cargos comissionados na sua administração? Vi ser preciso criar mais secretarias, departamentos, etc.
Evilásio Mateus: A questão de contemplar lideranças. A gente tem conversado desde o início para contemplar todas essas lideranças. Um dos acordos políticos para contemplar as lideranças que a gente tem de forma verbalizada é o compromisso no apoio à candidatura da deputada Roberta Arraes à sua reeleição no ano de 2026. E esse compromisso nós vamos manter com muita motivação, não somente em Araripina, mas em todo sertão pernambucano, onde a gente tem amizade, conhece algumas lideranças e vamos fazer de tudo para que essas lideranças apoie a deputada Roberta. Nós vamos diminuir a estrutura, cortar alguns cargos em secretarias, para procurar otimizar o máximo o dinheiro público e investir na cidade.
Blog Folha do Sertão: Aliás, fala-se que no “estado moderno” a tecnologia contribui muito para o enxugamento da máquina pública. O que será possível fazer em Araripina dentro desta visão modernista?
Evilásio Mateus: A visão modernista. A gente está em contato com algumas empresas proprietárias de softwares para diminuir ou acabar o uso de papel em nossa gestão. Tudo informatizado, tudo de forma digital. Vamos procurar colocar nos postos de saúde o agendamento de consultas digital. Quando o cidadão deixar o posto de atendimento, vai receber uma mensagem querendo que ele faça uma avaliação do atendimento que foi recebido, se foi bem acolhido pela equipe e caso não tenha sido bem acolhido, quem foi que faltou com esse bom trato no atendimento público a este paciente. Enfim, nós vamos tentar colocar a tecnologia a serviço de nosso governo e ao povo de Araripina aonde seja possível.
Blog Folha do Sertão: Por falar em enxugamento, a nova administração -que já deve ter os números em mãos, vai ampliar ou reduzir o número de secretarias ?
Evilásio Mateus: Há um entendimento na gente de enxugar o máximo possível. Nós iremos mudar algumas nomenclaturas, mas não há interesse em aumentar a estrutura de secretarias do município, com a exceção de um compromisso que eu fiz durante a campanha, vendo o sofrimento das mães de crianças atípicas e divergente por falta de acolhimento do poder público municipal e famílias com mais de dois anos esperando um atendimento de fisioterapeuta, de fonoaudiólogo, de neuropediatra, enfim, totalmente desassistidos. E nas escolas a falta de inclusão é muito forte em todas as escolas do município. E eu me comprometi em reunião com vários grupos de mães de crianças atípicas e neuro divergentes, que criaria no corpo da Secretaria da Educação uma Secretaria Executiva de crianças atípicas e neuro divergentes, aonde essa secretaria teria um corpo técnico direcionado para receber essas famílias, não somente as crianças, mas as famílias para ter um preparo inicial, visto que a entrada das crianças na sociedade se dá através da educação da escola. E nós estamos criando uma equipe técnica muito boa e com duas equipes multidisciplinares e atendimentos.
Blog Folha do Sertão: Todo mundo sabe que o prefeito Raimundo Pimentel – seu aliado de muitos anos, sempre foi um nepotista (colocou parentes próximos na Prefeitura) . O que você pretende fazer para evitar a prática do nepotismo ?
Evilásio Mateus: A gente está com a equipe praticamente fechada na cabeça. Estamos fazendo as últimas conversas, os últimos ajustes e nessa formação a gente não contempla de nenhuma forma os parentescos de primeiro, segundo até terceiro grau da família do prefeito.
-Blog Folha do Sertão: O que sua administração pretende fazer para a reduzir as mortes no trânsito, onde os casos de maior destaque nas estatísticas estão as motocicletas?
Evilásio Mateus: Temos um número imenso de mortes causadas por acidentes de moto. Nós vamos procurar intensificar tanto as ações educativas como, as ações de repressão. Vamos repreender todo o mau uso de veículos automotores. Nós temos uma agência de trânsito que trabalha em parceria com a Polícia Militar e eu sempre na campanha, disse que a agência de trânsito será um parceiro de todos os os habitantes de Araripina. Procurar ajudar e não atrapalhar a vida de ninguém. Mas no caso de a campanha educativa não surtindo efeito, nós temos que agir de forma mais forte com aquelas pessoas que insistem em colocar a sua vida e a vida dos outros em perigo. Vamos ampliar nossa parceria com a Polícia Militar e, além das fiscalizações das blitz que existem na sede do município, vamos levar essas ações para os distritos e nossa zona rural, principalmente naqueles localidades que têm uma grande movimentação, um grande fluxo de pessoas, a exemplo de campos de futebol, de bares, de lugares que já têm costume em reunir um grande público para festividades.
Blog Folha do Sertão: Esta seria a primeira pergunta: Qual seria a sua primeira ação de governo no ponta-pé inicial de sua administração? Para completar: E o que você vai priorizar na sua administração.
Evilásio Mateus: O ponta-pé inicial vai ser o restabelecimento dos serviços básicos que estão todos, alguns paralisados, outros praticamente ineficientes. Então a gente precisa restabelecer esses serviços básicos, como o funcionamento das ambulâncias, para atendimento ao público que necessitar desse transporte e tornar a limpeza pública eficaz. Porque, no momento, a gente está encontrando muitos “lixões” dentro da própria cidade e a coleta de lixo não está sendo feito como antes era feito, não é daquela forma programada. E a gente tem ouvido muitas reclamações sobre a ineficiência desse serviço na atualidade. Aqui em Araripina é uma coisa que eu tenho dito muito, que eu disse muito na campanha: é que nossa gestão vai ficar marcada por grandes obras, mas também irá ficar marcada pela gestão que cuidou das pessoas. Nós vamos colocar em prática o serviço básico de saúde, porque hoje é muito deficitário o atendimento na saúde básica. Então, nós vamos entrar com força para modernizar e ampliar os serviços; garantir o atendimento à população. Temos uma ideia de fazer o horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde da Família para que entrem na noite para que possa atender as pessoas que passam o dia trabalhando e não têm tempo, não têm a oportunidade de se dirigir a um médico para se consultar ou para pegar uma requisição de exames para ver como é que estão as suas taxas. Vamos também agir no social. Araripina tem uma Secretaria de Desenvolvimento Social muito falha, muito ineficiente, que deixa muito a desejar. No município de Araripina, não conhecemos nenhum programa colocado por essa secretaria. Na questão da educação, nós vamos procurar sair do último lugar do IDEB na região do Araripe para o primeiro. Já estamos em contato aí com o pessoal do IQE, que é Instituto de Qualidade de Ensino, idealizado pelo professor Marcos Magalhães. Um instituto que tem atuado em alguns municípios e todos os seus municípios têm sido destaques na educação no Estado de Pernambuco, todos os índices ficando acima da média do Estado e do País.
–
Blog Folha do Sertão: Existe, hoje, um movimento político regional onde se defende que o projeto (muito antigo) do Canal do Sertão volte a ser uma pauta importante para o Araripe. O que o prefeito Evilásio Mateus pode fazer para ajudar ajudar este movimento que é comum à toda região?
Evilásio Mateus: Sobre o projeto do Canal do Sertão, eu me coloco à disposição de todas aquelas lideranças que querem voltar a abraçar essa ideia, esse projeto. Eu estou pronto para ser um soldado na briga e na luta desta grande obra hídrica para o nosso sertão. Eu vejo nessa obra a verdadeira transformação de nosso semiárido, onde a água que seria captada no Rio São Francisco não serviria somente para abastecimento, serviria para implantarmos grandes projetos de irrigação nessas terras secas, mas, porém, férteis do nosso sertão pernambucano. E acredito que esse canal saindo do papel, se tornando realidade, ele não vai trazer só a água, ele vai trazer a esperança para um povo que espera muito uma oportunidade de emprego, uma oportunidade de ver sua região, seu município se desenvolver. Eu estou à inteira disposição de todos aqueles que queiram defender e lutar por esse projeto. Quero me colocar como um soldado nessa luta.
Blog Folha do Sertão: Todo mundo sabe que a política de hoje está muito alvoroçada e já se fala (e muito) na disputa para o governo do Estado em 2026? Como aliado dos Coelho de Petrolina, você apoiaria o prefeito do Recife, João Campos, ou acha que ainda é cedo e teria muito o que conversar com a governado Raquel Lyra, que é candidata natural à reeleição?
Evilásio Mateus: Estamos aguardando a definição do cenário estadual público. Eu tenho um alinhamento político com o deputado federal Fernando Filho, com o ex-prefeito de Petrolina, que foi candidato a governador Miguel Coelho, ao cargo que eles estiverem disputando. Eles podem contar com o meu apoio, mas essa questão de 2026, a gente não sentou ainda para falar sobre, a gente não tratou qual vai ser o projeto de governador para o nosso grupo político em 2026. Obviamente, nós temos uma governadora que está procurando se fortalecer no projeto de reeleição, e nós temos hoje um nome que é muito desejado pela população do Pernambuco, que onde a gente chega as pessoas já se colocam, já perguntam se será candidato, que é o prefeito do Recife, João Campos. Porém, até hoje, João Campos não disse a ninguém se é ou se não é candidato. Acredito que João Campos vai avaliar todo o cenário estadual a partir do ano da eleição. Então, nós vamos aguardar essa definição para poder tomar o caminho a governador.