07/12/23
Ascom Alepe
http://blogfolhadosertao.com.br
–
–
A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe promoveu, na última terça, uma audiência pública sobre produção de uvas, vinhos e enoturismo. O evento ocorreu no distrito de Vermelhos, no município de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco. A principal reivindicação apresentada pelos participantes foi o aumento do incentivo ao enoturismo na região, por meio de melhorias da infraestrutura e da atração de empreendimentos como hotéis e novas rotas aéreas.
A audiência foi comandada pelo presidente do Colegiado, deputado Mário Ricardo, do Republicanos, e teve participação de parlamentares do estado, empresários e gestores públicos, além de lideranças locais e da sociedade civil. Para o empresário Jorge Garziera, ex-prefeito de Lagoa Grande e pioneiro na produção de vinhos da região, o incentivo ao enoturismo – que é o turismo voltado para vinícolas e regiões produtoras de vinho – ajuda a movimentar vários serviços da economia local.
“Ele agrega muitos entes que estão dentro do nosso dia a dia. Ele mexe com mais de quinhentos, mais de seiscentos serviços que precisa ter numa região. A gente precisa de faxineira, precisa de cozinheiros, precisa de pessoal em hotéis, em vans, ar condicionado… A gente precisa de gente que mexe com a vida do dia a dia.”
Ele também acredita que, devido à possibilidade de produção de vinhos durante todo o ano, o Vale do São Francisco tem um diferencial em relação às outras regiões do mundo. “Nós somos uma região insuperável. Nós temos uma capacidade e uma condição de fazer o que os outros não têm. Porque a gente faz uvas, vinhos, sucos, mostos, frisantes, espumantes todos os dias do ano. O nosso turista, ele vem aqui e em uma semana ele vê um ano.”
De acordo com o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, o fomento ao enoturismo na região depende de parcerias entre o setor público e a sociedade civil. “Essa união, essa parceria, essa crença é que faz que cada vez mais já dentro da nossa concepção de união entre trabalhadores, entre os empresários, entre o sistema s, que nós acreditamos que cada vez mais a gente se engaje nesse contexto. E nós conseguimos envolver todos os segmentos dentro de Lagoa Grande, principalmente as famílias, pela necessidade, pelas perspectivas e pelas oportunidades que isso pode trazer.”
Neste sentido, o deputado federal Fernando Monteiro, do PP, afirmou que vai destinar 4 milhões e 500 mil reais em emenda parlamentar para a criação de um parque no distrito de Vermelhos. O deputado estadual Jarbas Filho, do MDB, noticiou o início da coleta de assinaturas para a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Enoturismo na Alepe.
O secretário de Turismo do Recife, Antonio Coelho, destacou a necessidade de ampliar as conexões entre o Vale do São Francisco e as outras partes do Brasil. Ele salientou que atualmente apenas uma companhia aérea opera voos de linha no aeroporto de Petrolina, o principal da região. Ele também cobrou isenção de ICMS para empresas aéreas que operam dentro do Estado e mais investimento na promoção turística da área.
Segundo o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Mário Ricardo, após a escuta dos atores da cadeia do enoturismo, as demandas vão ser levadas ao parlamento para viabilizar os investimentos necessários. “Aqui nós temos já o principal atrativo, que é a uva, que é o vinho. Precisa agora de incentivo para que hotéis cheguem à região, para que a infraestrutura chegue à região, para poder efetivamente fazer com que essa região se torne um destino turístico. O potencial tem, e agora é preciso o investimento.”
Ele também se comprometeu a levar a questão da baixa oferta de voos para Petrolina ao ministro de Portos e Aeroportos, o pernambucano Silvio Costa Filho.