Acomodação: Rearrumação no primeiro escalão do Governo Estado abre espaço para novos aliados

02/11/23
Por Betânia Santana/Folhape
http://blogfolhadosertao.com.br
Duas entre oito secretarias que viveram mudanças no comando estão sem titular. E também devem ser desmembradas
Em dez meses de gestão, a governadora Raquel Lyra (PSDB) oficializou ontem a oitava mudança no primeiro escalão do Governo. A rearrumação, comenta-se nos bastidores, abre espaço para integrantes de outros partidos com os quais a chefe do Executivo vem se articulando. Duas secretarias de Estado estão sendo ocupadas por interinos. Justiça e Direitos Humanos tem à frente o secretário-executivo, Flávio Oliveira, desde o dia 19 de outubro, quando Lucinha Mota assumiu vaga de vereadora na Câmara de Petrolina, no Sertão.E a contar de ontem, a de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas também está sem titular. O secretário-executivo de Assistência Social, Carlos Braga, responde interinamente porque Carolina Cabral assumiu Projetos Estratégicos. A secretaria estava sendo ocupada temporariamente pelo secretário-executivo, Marcelo Bruto, porque Diogo Bezerra assumiu Mobilidade e Infraestrutura, no lugar de Evandro Avelar.

As duas secretarias com interinos também deverão ser desmembradas. A proposta da governadora, anunciada no fim de outubro durante Encontro Nacional do Colegiado de Gestores (Congemas), é dar mais ênfase a políticas públicas para crianças e juventude. Ainda vai dividir a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, tirando dela o sistema penitenciário. Hoje o secretário-executivo Paulo Paes de Araújo responde pelo sistema, mas a pasta não foi criada oficialmente.

A primeira mudança no secretariado aconteceu com a saída de Silvério Pessoa, da Cultura. Quem assumiu o comando foi Cacau de Paula, filha do ministro da Pesca, André de Paula. A movimentação sacramentou a saída do Partido Social Democrático (PSD) da base do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a ida para o governo de Raquel Lyra.

Outras secretarias que tiveram mudança: Mulher (Mariana Mello substituiu Regina Célia Barbosa); Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (Ellen Viégas sucedeu Aloísio Ferraz) e Defesa Social (Alessandro Carvalho ficou no lugar de Carla Patrícia Cunha).

Deixe um comentário