Prefeito de Salgueiro   continuará  respondendo processo na Justiça Federal em liberdade

11/06/20

Ascom/Justiça Federal/blogfolhadosdertao.com

 

Clebel Cordeiro, por decisão do TRF-5,   terá  reembolso da fiança de cem salários mínimos e  não será mais obrigado a comparecer  mensalmente à Justiça Federal  para justificar suas atividades e deslocamentos

 

Clebel Cordeiro foi preso plela PF em dezembro de 2019 (foto Ed Vieira)

 

 Preso pela Polícia Federal em dezembro de 2019,  sob  acusação de furtar água da transposição do São Francisco para sua fazenda, além de usurpação  de propriedade da União, o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro responderá ao processo na Justiça Federal em liberdade.  O Tribunal Regional Federal da 5ª. Região(TREF-5)  atendeu recurso da defesa do prefeito considerando   a prisão ilegal e determinou a devolução dos  cem salários mínimos  pagos como fiança. Clebel  também não  estará mais  obrigado a comparecer mensalmente  à justiça para justificar as suas atividades e  deslocamentos.

A decisão da Segunda Turma  do TRF-5 considerou excessivas as medidas referentes à mudança de endereço, proibição de sair do município, comunicar suas atividades em Juízo e a aplicação de multa, já que o acusado é prefeito do município de Salgueiro (PE), com endereço certo e ocupação fixa.

Contudo, ficou firmado o compromisso de comparecimento pessoal do acusado  a todos os atos do processo.  As supostas condutas imputadas ao acusado não guardam relação com o desempenho do mandado eletivo de prefeito municipal. A competência pelo processamento e julgamento deste processo criminal será da Justiça Federal de Pernambuco (JFPE).

O julgamento do recurso ocorreu no dia 19 de maio de 2020, tendo como relator o  desembargador federal convocado Bianor Arruda Bezerra Neto, em substituição ao desembargador federal Leonardo Carvalho. Participaram da sessão os desembargadores federais Paulo Roberto de Oliveira Lima e Frederico Wildson da Silva Dantas (convocado em substituição ao desembargador Federal Paulo Cordeiro).

O acórdão do recurso no TRF-5 transitou em julgado no dia 5 de junho de 2020, sem haver novo recurso do acusado ou do Ministério Público Federal (MPF), que foram intimados sobre o teor da decisão colegiada do TRF5 nos dias 19 e 21 de maio, respectivamente. Por ter transitado em julgado, o recurso no Tribunal foi arquivado.

Decisão do TRF-5  é festejada  por aliados do  prefeito

A decisão do TRF-5   foi recebida  pelo prefeito e seus aliados como uma vitória do grupo dominante, que considerou o resultado como uma vitória polí4tica e chegou a ser considerada ( de forma equivocada) como  sentença ( o decisão ) final da Justiça.

Mesmo com recomendação contrária  do Ministério Público do Estado,  por causa da pandemia do coronavírus,  aliados de Clebel Cordeiro comemoram a  decisão do TRF-5   com demorada queima de fogos de artifício , como  se fosse  “fim de uma sentença condenatória”, digna de uma larga comemoração.

Na reunião virtual de ontem,  na  Câmara Municipal, vereadores da bancada governista fizeram pronunciamentos referenciando o prefeito e sua família, como se o feito da justiça tivesse resultado numa “vitória política” do grupo da situação.

A bancada oposicionista rechaçou as insinuações de que  Clebel Cordeiro foi preso e está processado  por ter sido acusado  de aliados do grupo  historicamento apelidado de Zebra. “Foram técnicos do Ministério da Integração Nacional  que levaram o caso à Polícia Federal”, explicou a vereadora Eliane Alves, do PSB, dando a entender que não se trata de uma  questão política, mas policial.

Grupos de apoiadores  passaram o dia de ontem  fazendo galanteios e bajulações gratuitas  ao grupo dominante,  colocando “lenha na fogueira” da pré-campanha que visa a reeleição do prefeito de Salgueiro que está embalada, com o anúncio constante de “ordens de serviço” de obras de calçamento  na periferia da cidade.

Deixe um comentário