14/0/23
Ascom Alepe
blogfolhadosertao.com.br
Coordenadoras da Marcha das Margaridas participaram da reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, nesta terça. Elas pediram apoio para garantir a saída de uma delegação de 3 mil mulheres de Pernambuco rumo à manifestação, marcada para os dias 15 e 16 de agosto em Brasília. Domênica Rodrigues, da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco, a Fetape, destacou o tema desta edição.
“A pauta da marcha hoje é pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver. Pelo bem viver de todas as mulheres, de mulheres negras, indígenas, pescadoras, assalariadas, mulheres trans. Então, todas as mulheres na perspectiva de pensar a Marcha das Margaridas, no Estado de Pernambuco, são todas de fato.”
Apoio financeiro para alimentação e transporte, a instalação de uma feira da Marcha das Margaridas no espaço da Assembleia Legislativa e uma sessão solene no dia 8 de agosto para o lançamento do evento foram alguns dos encaminhamentos anunciados pela deputada Rosa Amorim, do PT. A deputada integra um grupo de trabalho de parlamentares que também pretende elaborar um pacote de ações legislativas a partir dos 13 eixos políticos da marcha.
A presidente do Colegiado, deputada Delegada Gleide Ângelo, do PSB, também pediu apoio pela instalação de unidades da Casa da Mulher Brasileira em municípios do interior do Estado, em parceria com o Ministério das Mulheres. Os espaços reúnem em um só lugar diversos serviços de enfrentamento à violência.