Transnordestina: Viabilidade do ramal Salgueiro-Suape  é reforçada

13/06/23

Ascom Alepe

blogfolhadosertao.com.br

 

A finalização do ramal Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina é tecnicamente viável e necessária para garantir alternativa ao transporte rodoviário e também para evitar desperdício dos recursos públicos empregados na parte da linha já construída. O trecho da linha que vai de Salgueiro, no Sertão Central, até Custódia, no Sertão do Moxotó, está pronto, mas, no ano passado, o Governo Federal retirou do contrato a previsão de finalizar o projeto até o Porto de Suape.

A nova avaliação favorável à conclusão da obra é de engenheiros ouvidos nesta segunda pela Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina da Assembleia Legislativa. André Lopes, do Clube de Engenharia de Pernambuco, destacou a necessidade de retomar investimentos no modal ferroviário em todo o país, bem mais barato que o transporte por rodovias, e capaz de evitar o desgaste das estradas pelo tráfego de caminhões pesados.

Para a retomada da ferrovia até Suape, o engenheiro defendeu um aditivo ao contrato com a empresa privada Transnordestina Logística SA repassando o trecho para a empresa pública Valec. Assim, a  União assumiria a construção. “Como foi pensado no início, mas que não foi feito por causa do contrato de concessão, mas já que eles disseram que não tem interesse de construir, vamos pegar pela palavra. E aí ele vai construir a ferrovia e vai vender a capacidade de transporte para quem tem carga para transportar no local, seja qual for a empresa que tenha essa carga.

A inclusão do transporte de passageiros no projeto foi sugerida também pela presidente do Sindicato de Engenheiros de Pernambuco, Eloisa Moraes. Ela defendeu a importância das ferrovias para a integração nacional e desenvolvimento regional. A reunião da Frente Parlamentar também contou com a participação do Sindicato dos Ferroviários de Pernambuco.

Ainda nesta segunda, o coordenador, deputado João Paulo, do PT, se reuniu por videoconferência com o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cézar Ribeiro. De acordo com o parlamentar, o Governo Federal reafirmou o interesse na finalização da obra e segue em busca de uma solução sustentável e em consenso com o Tribunal de Contas da União.

João Paulo anunciou para o mês de agosto a entrega do relatório com as contribuições formuladas a partir das atividades da Frente.

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