08/06/23
Ascom Sedepe
blogfolhadosertao.com.br
Encontro alinhou diretrizes com os Empreendimentos Econômicos Solidários que vão ocupar, gratuitamente, o estande institucional da Secretaria na feira
—
A sede da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), localizada na área central do Recife, recebeu representantes de 18 Empreendimentos Econômicos Solidários, de diversas regiões do estado, nesta segunda-feira.
O encontro teve como objetivo alinhar as diretrizes para a exposição dos produtos confeccionados por essas organizações populares, no estande institucional da SEDEPE, na 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). Os contemplados com o uso gratuito do espaço foram eleitos por meio de Edital de Chamamento Público lançado pela Secretaria.
O Secretário Executivo de Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo da SEDEPE, Carlos Frederico Ferreira fez a abertura da reunião. Ele considera a exposição importante para proporcionar visibilidade a esses empreendedores, com a criação e expansão de uma rede de relacionamentos, que pode formar conexões comerciais com outros estados e países. O gestor lembra que o conceito de Economia Solidária está intimamente ligado à autogestão, uma forte característica do empreendedorismo. “A Economia Solidária é vista pelo Governo de Pernambuco como um dos recursos para reduzir a desigualdade social, porque ela sugere alternativas de funcionamento para empresas, sobretudo de pequeno porte, criando trabalho e renda para segmentos da população, eventualmente, excluídos do circuito de geração de negócios”, afirma.
EXPECTATIVAS – Essa gama de possibilidades faz parte das expectativas da artesã Edilza Maria de Lima, representante da Maneirartes. Um dos grupos selecionados para o estande da SEDEPE, o empreendimento existe desde 2016, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. As três famílias envolvidas se dedicam à atividade de reaproveitar pneus descartados para produzir peças que vão desde utensílios domésticos, como bandejas e espelhos, a artigos decorativos para jardins de portes variados. Os itens costumam ser expostos e comercializados em feiras agroecológicas. “A oportunidade de participar da Fenearte, oferecida pela SEDEPE, empodera a gente, porque conseguimos expor de uma forma extremamente proveitosa. Além das famílias, outras pessoas agregadas ao empreendimento se beneficiam da exposição”, comemora Edilza.
As vagas oferecidas pelo edital não beneficiam apenas o artesanato do Grande Recife, contemplando também representantes do Agreste e do Sertão do estado. É o caso da Associação dos Artesãos de Feira Nova (ARTEFEN). A entidade é composta por 16 integrantes, que confeccionam produtos de diferentes modalidades artesanais, como crochê, utensílios de barro, pintura em tecido, peças de cipó, e, em especial, comidas típicas (à base de mandioca) do município conhecido como “Terra da Farinha”. Segundo Éric Leonardo de Souza, representante da ARTEFEN, o grupo está empolgado com o evento. “Todo mundo que é da Associação tem um vínculo com a agricultura familiar, com o que é feito, de fato, em casa. Para nós, é muito importante ter esse espaço, em parceria com o Governo do Estado, para valorizar ainda mais a nossa cultura e nosso artesanato, gerando renda”, destaca.
DIRETRIZES – A reunião na sede da SEDEPE afinou tópicos relacionados à logística do evento, como funcionamento do caixa, distribuição de credenciais para expositores, disposição de peças no estande e acomodação dos produtos, entre outras determinações. A 23ª Fenearte se realizará de 05 a 16 de julho de 2023, no Centro de Convenções de Pernambuco, situado no limite entre Olinda e Recife. Os empreendimentos eleitos para compor o estande da SEDEPE poderão ocupar o espaço estabelecido durante todo o período da feira.
A lista com os 18 expositores selecionados pode ser consultada no site sedepe.pe.gov.br. Em caso de dúvidas, os participantes podem entrar em contato com a Secretaria por meio do telefone (81) 3183-7027, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h