01/06/23
AscomAlepe
blogfolhadoseertao.com.br
A Comissão de Agricultura da Alepe aprovou, nesta quarta, proposta que prevê um aumento na oferta de carne caprina e ovina na merenda escolar do Estado, com benefícios para os alunos e também para os produtores, com o reforço na economia regional. A ideia é que, nos casos em que a regionalização da escola justifique, elas passem a representar, preferencialmente, 50% da composição alimentar proteica, em comparação com a oferta de carne de aves e bovina.
O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Justiça a projeto de lei do deputado Fabrizio Ferraz, do Solidariedade. A matéria teve como relatora a deputada Rosa Amorim, do PT, que elogiou a iniciativa, ressaltando a criação de caprinos no Agreste e no Sertão, um importante setor da economia das regiões.
“Nada mais justo do que a merenda escolar também abarcar as realidades locais, e isso ajuda quem produz, isso também faz com que a própria cultura local esteja presente na merenda escolar dos estudantes, dos adolescentes, das crianças, então a gente vê muito positiva e inclusive reforçar as proteínas que às vezes falta, fica faltando na merenda escolar”.
Ainda na reunião, o deputado Luciano Duque, do Solidariedade, cobrou do Estado o cumprimento de lei estadual, aprovada em 2022, que determina o incentivo ao mel de abelha ou de engenho nas escolas localizadas em regiões produtoras.
Outro projeto que busca fortalecer a economia regional, também discutido nesta quarta, propõe a criação da Rota dos Vinhos. A proposta é do deputado Antônio Coelho, do União, recebeu substitutivo da Comissão de Justiça e teve aprovação da Comissão de Assuntos Municipais. A Rota dos Vinho vai englobar os municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, todos no Sertão do São Francisco, além de Garanhuns, no Agreste Meridional.