16/03/23
Por Tarsina Castro
blogfolhadosertao.com.br
A cerimônia de posse foi realizada no pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª região
Entre os presentes na cerimônia estavam o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro; o prefeito do Recife, João Campos, e o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Augusto Passos Rodrigues, além de diversos políticos, secretários, desembargadores, procuradores e representantes da PF e outros órgãos de segurança.
Novo desafio
Em um discurso de posse com muitos agradecimentos à família, aos amigos e colegas de trabalho, Pádua contou histórias familiares, fez referência à casos conhecidos em que a Polícia Federal se dedicou a investigar e solucionar, resumiu a sua trajetória profissional, saudou as antigas e novas gerações de policiais e frisou o orgulho que sente por ser pernambucano, entre outros aspectos.
“A Polícia Federal ao longo da sua história precisou se modernizar e se reinventar, capacitando-se para a prevenção e o enfrentamento aos crimes que mais causaram impactos na sociedade pernambucana”, destacou Pádua.
Superlativo. Foi assim que Pádua definiu o pernambucano.
Por fim, Pádua recitou um texto de Ariano Suassuna. O superintendente afirmou que o trecho lido muito se aproxima com o pensamento dele.
“Não sou nem otimista, nem pessimista. Os otimistas são ingênuos, e os pessimistas amargos. Sou um realista esperançoso. Sou um homem da esperança. Sonho com o dia em que o sol de Deus vai espalhar justiça pelo mundo tudo”, finalizou.
Projetos
À frente da chefia da PF no Estado, Pádua quer continuar com o combate aos crimes de corrupção – marca registrada da entidade –, além de fortalecer a Delegacia de Combate aos Crimes Contra o Meio Ambiente e criar a Delegacia de Combate aos Crimes Cibernéticos.
“Também vamos priorizar o combate à crimes cibernéticos com a criação de uma diretoria no órgão central e aqui em Pernambuco está sendo criada uma Delegacia de Combate aos Crimes Cibernéticos especificamente voltada a repressão não só de crimes ciberneticos, mas a pedofilia e a pornografia infantil”, acrescentou.
Competência e legitimidade
O diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues, destacou que Pádua tem uma bagagem extensa na Polícia Federal.
“Doutor Pádua é um dos melhores quadros que a Polícia Federal tem, é um profissional experimentado, já passou em diversos setores dentro da instituição aqui em Pernambuco e fora de Pernambuco também e tem uma experiência importante para os nossos conceitos, a nossa visão de gestão, integração, e atuação com outras agências”, disse.
Competência e legitimidade reconhecida. Assim, o diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire, definiu Antônio de Pádua.
“Doutor Antônio de Pádua é um delegado de Polícia Federal com competência e legitimidade reconhecida. Aqui em Pernambuco e em nível de Brasil com certeza fará um excelente trabalho à frente da nossa superintendência regional da PF em Pernambuco que é uma das superintendências vanguardas no nosso País que é reconhecida como uma unidade de referência”, exaltou Freire.
Além do novo superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, do diretor-geral da PF e do prefeito do Recife, participaram da mesa de honra a secretária de Defesa Social em Pernambuco, Carla Patrícia Cunha; o presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto; o segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Frederico Ricardo de Almeida Neves; o corregedor regional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Élio Siqueira; o procurador regional da República em Pernambuco, Rafael Ribeiro Nogueira Filho; o comandante da Capitania dos Portos em Recife, Capitão de Mar e Guerra Frederico Medeiros Vasconcelos de Albuquerque; e o último superintendente regional da Polícia Federal em Pernambuco, Daniel Grangeiro de Souza.