Lula diz que Brasil volta para “Discussões sobre o futuro do planeta” e cobra promessas de países ricos

17/11/22

Por Lucas Moraes

Lula fez seu primeiro discurso internacional nesta quarta-feira (16), no Egito

AHMAD GHARABLI / AFP
Acompanhe o discurso de Lula ao vivo no COP27 – FOTO: AHMAD GHARABLI / AFP
Em um discurso duro, mas sem referências diretas, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trouxe indicativos de como será sua gestão na questão ambiental e climática, além de trazer o Brasil de volta ao centro do debate. Segundo Lula, em sua fala de 30 minutos (primeiro discurso internacional após a eleição), a presença dele na COP-27 “é o reconhecimento de que o mundo tem pressa de ver o Brasil participando novamente das discussões sobre o futuro do planeta e de todos os seres que nele habitam.”.

“Estou hoje aqui para dizer que o Brasil está pronto para se juntar novamente aos esforços para a construção de um planeta mais saudável. De um mundo mais justo, capaz de acolher com dignidade a totalidade de seus habitantes – e não apenas uma minoria privilegiada”, disse o petista.

Lula cobrou dos países ricos a responsabilidade de promessas já feitas mas que até agora pouco efeito prático tiveram.

“Eu não sei quantos representantes de países ricos têm aqui, mas eu quero dizer que a minha volta foi para cobrar aqui que foi prometido na COP15. Em 2009, os países presentes à COP15, em Copenhague, comprometeram-se em mobilizar US$ 100 bilhões por ano, a partir de 2020, para ajudar os países menos desenvolvidos a enfrentarem a mudança climática”, disparou.

Deixe um comentário