30/09/22
Datafolha
blogfolhadosertao.com.br
A três dias da eleição, o Instituto Datafolha divulgou, nesta quinta-feira (29), uma nova rodada de pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República.
No levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, o ex-presidente Lula (PT) aparece com 48%, oscilando um ponto a mais em comparação com a pesquisa anterior, de 15 de setembro. Com isso, ele chega a 50% dos votos válidos. Já o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), também subiu um ponto percentual e está com 34% no quadro geral, o que equivale 36% dos válidos.
A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Em seguida, vem Ciro Gomes (PDT), com 6% (na anterior, tinha 7%), e Simone Tebet (MDB), com 5%, mantendo o mesmo índice do levantamento passado. Soraya Thronicke (UB) registrou 1%, enquanto os demais candidatos – Felipe d’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU), Léo Péricles (UP), Constituinte Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) – não conseguiram pontuar.
Os votos brancos e nulos chegaram a 3%, e 2% dos entrevistados não souberam responder.
Ao todo, foram ouvidas 6.800 pessoas de 332 municípios entre os dias 27 e 29 de setembro.
Votos válidos
Sem considerar o total de brancos e nulos, Lula chegaria a 50% dos votos válidos enquanto Bolsonaro, a 36%. Ciro teria 6% e Simone Tebet, 5%. Assim, de acordo com o instituto, não é possível afirmar se haverá ou não segundo turno.
No comparativo com a sondagem anterior, o ex-presidente manteve o índice e o atual subiu um ponto, oscilando positivamente dentro da margem de erro.
Para caracterizar uma vitória no primeiro turno, é preciso que o candidato vencedor obtenha mais de 50% dos votos válidos, ultrapassando a soma de todos os outros adversários.
Segundo turno
Caso a eleição avance para o segundo turno, Lula tem 54% das intenções de voto, segundo o instituto. Já Bolsonaro tem 39%. Por mais uma vez, o petista apresentou estabilidade (teve os mesmos 54% no levantamento de 15 de setembro) enquanto o liberal oscilou um ponto para cima (tinha 38% na sondagem anterior).
Rejeição
Com relação à rejeição dos candidatos, o presidente Bolsonaro continua com o maior índice. Segundo a pesquisa, 52% dos entrevistados disseram que não votam nele de jeito nenhum. Já os que afirmam não votar em Lula equivalem a 39%. Abaixo deles, vem Ciro Gomes, com 24% de rejeição, e Tebet, com 15%. Três por cento não souberam responder, e 1% não rejeita nenhum dos candidatos.
Aprovação do governo
A pesquisa também avaliou a aprovação do Governo Bolsonaro. Segundo a sondagem, 44% dos entrevistados avaliam a gestão federal como ruim ou péssimo. Já os que aprovam são 31%, e 24% consideram como regular. O percentual de reprovação oscilou um ponto para baixo na comparação com o levantamento anterior, de 22 de setembro.