Vídeos mostram pacientes recuperados da Covid-19 deixando hospitais sob aplausos

01/05/20
 André Santa Rosa/blogfolhadosertao.com
As imagens registradas nos corredores dos hospitais fazem parte de um movimento que se repete em todo o mundo. (Foto: Reprodução/Instagram)
As imagens registradas nos corredores dos hospitais fazem parte de um movimento que se repete em todo o mundo. (Foto: Reprodução/Instagram)
Em meio a tantas notícias trágicas, as redes sociais estão sendo usadas para contar histórias vitoriosas de pacientes e profissionais da saúde: vídeos mostrando o momento em que pacientes são aplaudidos após receberem alta têm viralizado em uma corrente positiva. As imagens registradas nos corredores dos hospitais fazem parte de um movimento que se repete em todo o mundo, sempre com o intuito de levar esperança para muitos nesse momento difícil. Recentemente alguns hospitais de Pernambuco aderiram a ação e divulgaram esse momento importantíssimo para pessoas que venceram o coronavírus.
Um deles foi o Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, que registrou com muita emoção duas primeiras altas da Unidade. Na filmagem estão dois pacientes com idades de 75 anos e 91 anos, que finalmente puderam voltar para casa. Segundo a publicação da Secretária de Saúde, o primeiro estava internado desde o dia 14 de abril, já o segundo estava no HRRBC, também em leito de enfermaria, desde o último dia 20. A saída do hospital foi marcada por aplausos e clima de vitória. Segundo Breno Moreira Fernandes, gestor administrativo, esse tipo de ação partiu dos próprios pacientes e funcionários do hospital. “A ideia partiu de todo hospital que trabalha na emergência. Combinamos sempre que a gente conseguisse alguma recuperação, faríamos essa campanha positiva; sempre que a gente tiver um paciente em isolamento recuperado vamos fazer essa ‘despedida do hospital'”.
O gestor ressalta que o movimento que tomou as redes sociais não é só como um momento de descontração, mas uma ação para aumentar o ânimo e a autoestima da equipe, que por conta do cenário pandêmico, trabalha sob muita pressão. “Ajuda bstante no clima do hospital. Inclusive, além dos vídeos, colocamos à disposição de toda equipe um acompanhamento psicologico. O clima é tenso pelo desconhecimento da doença, pela letalidade e o crescimento no número de casos. Se você assistir as imagens, dá um ar de que as pessoas estão felizes e com aquele tom de vitória, principalmente por serem pacientes com idades avançadas e parte do grupo de risco”.
Outro vídeo divulgado nas redes, a equipe de um hospital do Janga, em Paulista, celebra a alta de duas pacientes. Maria Ramos, de 64 anos, passou 11 dias internada e Sandra Rejane de 45 anos, passou oito. Sob aplausos, Maria Ramos fez um discurso emocionada  para agradecer aos profissionais de saúde que acompanharam seu processo de recuperação. “Nós temos que acreditar e confiar. Ter muita fé em Deus, a gente entra por uma porta e vai sair pela mesma porta”, completou.
O hospital teve três altas desde quando começou a receber pacientes da Covid-19 no dia 17 de abril. Pedro Mandu, gerente administrativo, conta que a ação surgiu de maneira espontânea e serve para animar a equipe mesmo com as dificuldades de trabalho. “A iniciativa é espontânea da equipe. Tem peso muito grande e uma carga nesse ambiente hospitalar. É até uma forma de motivar os colaboradores para se empenharem cada vez mais. Nesse momento, quem mais tem sofrido além do paciente é a equipe de assistência. Falta EPI e, mesmo que busque, não tem quem forneça, e os profissionais se empenham em estar e não faltar”, finaliza.
PACIENTES RECUPERADOS 
No boletim divulgado nessa quinta-feira (30), o Brasil registrou cerca de 34.132 estão recuperados. Em Pernambuco, um total de  1.074 pacientes recuperados. Vale ressaltar que a taxa de letalidade do Brasil é a 8ª maior do mundo e com pouca testagem. A OMS também resaltou no dia (26), que não existem evidências de que pacientes recuperados não podem ser contaminados novamente.

Deixe um comentário