02/01/22
Por DP
blogfolhadosertao.com.br
O excesso de água tem tirado o sono dos produtores da região (Foto: Reprodução ) |
O grande volume de chuvas que caiu em Petrolina, no Sertão do estado, durante o mês de dezembro, já causou um prejuízo de cerca de R$ 45 milhões aos produtores de uva e manga da região, que acumulam a perda de mais de 15 mil toneladas de frutas.
De acordo com produtores de uva locais, o excesso de água provocou o aumento de míldio e outras bactérias, o que pode levar ao apodrecimento das frutas. Até agora, a categoria já contabilizou uma perda de 5 mil toneladas da fruta e teme um comprometimento da safra 2022.
Além do segmento de produção de uva, que ocupa uma área de 12 mil hectares no Vale do São Francisco, os produtores de manga também sofrem com os prejuízos causados pela enxurrada. De acordo com Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), a estimativa é de que o prejuízo seja de R$ 20 milhões, com a perda de 10 mil toneladas de mangas.
Com o objetivo de diminuir as perdas, o SPR criou um grupo técnico que deverá realizar o acompanhamento das chuvas e dos os tratos culturais na região.