O primeiro pedaço de bolo é a dona da festa durante eventos com o presidente Lula

04/12/25   –    http://blogfolhadosertao.com.br  –   Por Betânia Santana
Prefeito João Campos e governadora Raquel Lyra dividem espaço nas agendas em Pernambuco
A festa nem tinha começado e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), organizou tudo para comer o primeiro pedaço de bolo. Saiu de Brasília no mesmo voo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a terceira visita do petista a Pernambuco este ano.

As outras duas foram em maio, para Salgueiro, no Sertão; e em agosto, quando esteve em Goiana e no Recife.

João Campos também foi o primeiro político a discursar no evento que anunciou a ampliação da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, no Grande Recife.

“A história do nosso estado é uma história antes e depois do presidente Lula”, enalteceu, em fala que durou menos de três minutos, como se não precisasse dizer mais nada.

Mais quatro pessoas discursaram e a governadora Raquel Lyra (PSD) chegou para mostrar quem era a dona da festa. Estava orgulhosa. Fez um pronunciamento vibrante.

E, embora tenha sugerido ser hora de cuidar do povo e dizer que eleição se disputa na urna, agiu como candidatissima. Sustentou a bandeira de Pernambuco e agradeceu ao presidente por ter escolhido o dia de seu aniversário de 47 anos para dois anúncios importantes.

O outro foi a entrega da Barragem de Panelas II, em Cupira, no Agreste, onde chegou a ser vaiada. Mas não esmoreceu. “Não é fácil vir aqui. Talvez se eu fosse homem, não estivesse sendo vaiada. Mas isso não me para. Isso me traz mais força”, disparou.

O presidente foi neutro em seu discurso, mesmo que se saiba da estreita relação com o prefeito João Campos. Não fez sequer referência a nenhum dos dois virtuais candidatos ao governo de Pernambuco. Optou por mostrar sua indignação com casos de feminicídio no país.

Quando a morte é suave
O choro de Janja nos últimos casos de violência contra a mulher, registrados pelo país, levou o presidente Lula a convocar os homens a pararem de bater e matar suas companheiras. “Não existe pena para punir. Até a morte é suave”, destacou, citando o homem que incendiou a casa, matou a mulher e quatro filhos, na Caxangá, Recife.

Imagens marcantes
Logo após desembarcarem na base aérea do Recife, foi Janja quem puxou a governadora Raquel Lyra para garantir foto ao lado dela e do presidente Lula. O prefeito João Campos, que veio no mesmo voo com o casal, também assegurou uma selfie na chegada.

Redemocratização
Os 40 anos da eleição municipal de 1985, que marcou a redemocratização com a vitória do prefeito Jarbas Vasconcelos (PSB-PE) no Recife, serão celebrados hoje. O encontro terá como tema “Esse cara é a cara da democracia”. Às 17h, no Centro Debate, na Boa Vista.

Esforço concentrado
A vereadora de Olinda Eugênia Lima (PT) criticou disputas internas no partido. ÀRádio Folha, a parlamentar observou que a sigla tem perdido tempo com brigas, quando deveria concentrar-se para reeleger o presidente Lula e aumentar a presença no Legislativo.

 

Deixe um comentário