A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Pernambuco nesta terça-feira (2) foi marcada pela entrega e anúncio de investimentos retomados após um período de interrupção. Primeiro compromisso de Lula no estado, a assinatura da ampliação da Refinaria Abreu e Lima, da Petrobrás, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, vai possibilitar dobrar a capacidade de produção diária para 260 mil barris em 2029.
O presidente esteve acompanhado da governadora Raquel Lyra (PSD), e do prefeito do Recife, João Campos (PSB), além de ministros e parlamentares aliados.
O investimento de R$ 12 bilhões será todo custeado pela estatal e prevê ainda a instalação de uma usina fotovoltaica na unidade. No discurso, o presidente defendeu a importância da refinaria para a geração de emprego e renda para o Nordeste. Lula lembrou a operação Lava a Jato, quando foi questionada a necessidade de implantação da planta fabril da Petrobrás em Pernambuco.
“Fui acusado de fazer uma obra desnecessária. A Petrobrás não precisava de uma nova refinaria. Fazer isso (a ampliação) é a demonstração de que esse país é soberano, tem na Petrobras a sua mais importante empresa e o dinheiro que a Petrobras consegue produzir neste país tem que se transformar em benefício para o povo brasileiro. Benefício significa investimento, significa emprego, significa salário e significa dignidade do povo brasileiro. É por isso que nós estamos concluindo”, declarou.
A governadora Raquel Lyra (PSD) fez questão de agradecer a Lula pela implantação da refinaria no estado. Ela destacou a retomada das obras paralisadas no estado e afirmou que Pernambuco vive um novo momento.
“Obrigado, presidente, por não desistir da refinaria, por não desistir de Pernambuco, por não desistir de tantas obras paralisadas. Nós encontramos mais de 400 em Pernambuco em janeiro de 2023. Mas a gente, como o senhor, não fomos buscar culpados, fomos buscar trabalhar. Unimos o time comprometido, ouvimos o povo, construímos com as lideranças políticas um momento diferente do nosso estado. E obras paralisadas há muito tempo hoje viram realidade em Pernambuco”, frisou Raquel Lyra.
Já o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos) destacou os investimentos do governo federal em Pernambuco, que afirmou estarem no maior patamar da história.
“Por onde temos andado no nosso Estado, temos observado um conjunto de obras do Governo Federal. É a duplicação da BR-423, são seis institutos federais, mais de 25 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida, além de investimentos em educação, saúde e infraestrutura que têm colocado Pernambuco na rota do desenvolvimento econômico”, salientou Costa Filho.
Lembrando o primeiro mandato de Lula à frente do Executivo federal, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), exaltou a decisão política de construir a indústria petroquímica em Pernambuco.
“A história do nosso estado é uma história antes e depois do presidente Lula. A decisão de fazer a refinaria em Pernambuco, trazer geração de emprego e renda é uma decisão que se não fosse um nordestino, pernambucano na presidência do Brasil, certamente a gente não estaria vivendo esse tempo”, enfatizou.
Barragem
Lula encerrou a passagem por Pernambuco com a entrega da Barragem de Panelas II, no município de Cupira, e o anúncio da retomada da construção da Barragem de Igarapeba, em São Benedito do Sul. Mais uma vez ao lado da governadora Raquel Lyra (PSD), do prefeito do Recife, João Campos (PSB) e de ministros de estado e parlamentares aliados, o presidente lembrou a origem pernambucana e disse se sentir orgulhoso de fazer a entrega;
“Quando apertamos aquele botão e vimos aquela água jorrando, para quem saiu na seca do Nordeste ver uma coisa daquela, fica realizado como ser humano. Mas temos que fazer muito mais”, declarou.
As barragens estavam com as obras paralisadas há, pelo menos, dez anos. Elas foram projetadas para conter enchentes após desastres terem devastado cidades da Mata Sul do estado em 2010. O investimento para a retomada das obras foi partilhado entre os governos federal e estadual e somam mais de R$ 200 milhões.
Leia também
• João Campos exalta Lula e lembra o pai, em evento na Refinaria Abreu e Lima
• Lula em Pernambuco: presidente anuncia retomada em investimento na refinaria e em barragem; confira a programação oficial
• Ampliação da Refinaria Abreu e Lima deverão gerar mais dez mil empregos