31/01/24
Por Adriana Guarda
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Em visita ao SJCC, o ministro dos Transportes, Renan Filho, falou sobre a urgência da Transnordestina e de outros projetos de infraestrutura no Estado

O ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve em Pernambuco durante dois dias para acompanhar a evolução das obras de infraestrutura com recursos do governo Federal no Estado. Nesta quinta-feira (30), ele visitou o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e participou do programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal. Na entrevista, ele revelou que a estratégia da gestão do presidente Lula é ‘correr’ para garantir que a obra do trecho Salgueiro-Suape da Transnordestina esteja em andamento em 2026.
Ano de Eleições Gerais, 2026 vai marcar o início da operação do trecho da ferrovia no Ceará e no Piauí. “Nesse momento vamos precisar que o trecho de Pernambuco esteja com obras andando, porque aí nós vamos dizer: ‘Olha pessoal, já tá rodando a Transnordestina (no Ceará e Piauí) e o trecho de Pernambuco tá andando, com 2.000 pessoas trabalhando lá. Isso vai significar desenvolvimento para o Estado”, observa o ministro.
A expectativa é que o avanço da obra ajude na reeleição do presidente ou no apoio a um possível sucessor. “Com o início da obra, Lula poderá dizer: ‘quando eu assumi, tinham tirado o trecho da Transnordestina de Pernambuco e a obra estava parada. Agora tem obra andando. Terminamos no Ceará e no Piauí e vamos terminar aqui. Me dê essa chance para eu terminar essa obra. Dessa forma, acreditamos que o pernambucano compra a ideia. Esse é o nosso projeto e é isso que nós vamos fazer”, afirma Renan Filho.

PERNAMBUCO FORA
No dia 23 de dezembro de 2022, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o governo Federal e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), concessionária da Transnordestina, assinaram um aditivo de contrato retirando o trecho de Pernambuco, que vai do município de Salgueiro ao Porto de Suape do projeto da Transnordestina.
“Quando o presidente Lula venceu a eleição, e a governadora Raquel Lyra foi logo nos primeiros dias de gestão lá a Brasília. Nenhum dos dois, obviamente, aceitou retirar Pernambuco da estratégia de desenvolvimento do Nordeste. Isolar Pernambuco é uma coisa que não tem sentido. O presidente reinseriu essa obra, e ela será executada como obra pública, com recursos do orçamento”, destaca.
A expectativa é que o trecho Salgueiro-Suape, com cerca de 400 km, receba investimento total de R$ 5 bilhões. Para este ano tem previsto recurso de R$ 450 milhões. O projeto está em fase de elaboração dos projetos básico e executivo, com perspectiva de conclusão para setembro e início das obras em 2026.
MAIS RECURSOS
O ministro dos Transportes calcula que Pernambuco precisa de R$ 10 bilhões, em média, para dar conta das demandas de infraestrutura do Estado. Ele destaca a importância da terra-natal do presidente e do Nordeste nos planos do governo do petista.
“O investimento em infraestrutura em Pernambuco vem se multiplicando. Em 2022 (na gestão Bolsonaro) foi de R$ 218 milhões. Em 2023 subiu para R$ 376 milhões, em 2024 avançou para R$ 677 milhões e para este ano a previsão é de chegar a R$ 1 bilhão. Esse crescimento reflete um novo momento para Pernambuco, garantindo que obras essenciais avancem no ritmo esperado pela população”, diz Renan Filho.

OUTRAS OBRAS
Na lista de obras aguardadas há anos pelo Estado, o ministro garante que agora elas vão andar. Uma delas é o Arco Metropolitano, que vai permitir desafogar o trânsito nas cidades do Grande Recife. Além das polêmicas ambientais, Renan Filho afirma que algumas obras não saíram do pepel por falta de dinheiro. É o caso do Arco Metropolitano, que vai contornar a RMR, conectando o norte ao sul.
“O Arco Metropolitano custa R$ 3 bilhões e a operação de crédito contratada pelo Estado vai ajudar. A obra do trecho entre o município de Moreno e o Cabo de Santo Agostinho vai começar logo, porque o edital já está na rua”, diz. O governo de Pernambuco lançou a licitação no dia 28 de dezembro de 2024 e está em curso.