Senadora acredita que em 2026 o presidente Lula terá apenas um palanque em Pernambuco

21/01/24

Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Teresa Leitão descarta apoio a Raquel Lyra e reforça que se eleição fosse hoje candidato seria João Campos
A senadora Teresa Leitão (PT) não acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha dois palanques em Pernambuco na eleição de 2026 ao Governo do Estado. Avalia que mesmo a governadora Raquel Lyra (PSDB) migrando para o PSD, partido que integra a base do Executivo federal, será uma composição difícil porque o PSD é aliado do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), cujo nome é lembrado como possível adversário de Lula nas próximas eleições presidenciais.

A opinião da senadora vai de encontro ao que tem defendido a nomes ligados ao senador Humberto Costa. Na semana passada, o deputado João Paulo Lima e Silva disse que a gestora poderá ter o apoio do PT em uma disputa natural pela reeleição.

“É exagero dizer que Raquel será a candidata do PT. Só se houver uma reviravolta muito grande. O candidato do PT será escolhido na aliança com o presidente Lula. Não adianta tergiversar sobre isso”, pontuou Teresa Leitão em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

A senadora, que indicou Felipe Cury como secretário de Habitação do Recife, atestou que se a eleição fosse hoje, o candidato de Lula seria o prefeito João Campos. “Como faltam dois anos para as eleições, pode ser ele ou não.”

Prevê que o pleito de 2026 será difícil e o PT deve priorizar a aliança com partidos que desde o primeiro turno estiveram com o presidente Lula.  “Falo em aliança nacional, que se configura presidente e vice e desce para os Estados.”

Mesmo que o PT reveja a oposição à governadora, Teresa Leitão reforça que não será questão resolvida apenas com uma decisão de Pernambuco. Necessita de uma posição nacional.

Sem oposição
Ex-deputada estadual, Teresa Leitão alfinetou parlamentares do PT, Solidariedade, PSB e PSOL,  partidos que não apoiaram o nome de Raquel Lyra ao Governo. “Há uma dificuldade de articulação dos partidos para fazer oposição a Raquel Lyra na Assembleia Legislativa. E não sou eu que vou usar a tribuna do Senado para fazer isso.”

Vagas
Sem o titular da Educação desde o dia 10, a governadora Raquel Lyra publica no Diário Oficial de hoje, abertura de licitação para construir mais 52 creches. Também anuncia seleção para contratação temporária de 338 professores da educação especial.

Amadurecimento

O Partido Verde no Recife sai de comissão provisória para diretório. Em convenção domingo, os integrantes da legenda referendaram o nome do vereador licenciado e secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho, para comandar a legenda.

Caminhos
Mais de 30 ex-integrantes do PSOL, que em novembro deixaram a legenda, vão para o PT. O anúncio foi feito ontem ao senador Humberto Costa por Jesualdo Campos, marido de Dani Portela. A deputada continua no PSOL e deve esperar a janela partidária em 2026.

Compesa
As audiências públicas para discutir a concessão parcial da Compesa à iniciativa privada acontecem agora no Sertão. Hoje, em Petrolina, a partir das 9h, e amanhã, às 14h, em Salgueiro. Na semana passada, os encontros ocorreram no Recife e em Caruaru.

Deixe um comentário